Dicas para fazer penteado semi preso e não errar!
Por Rafaela Oliveira
É muito bom ter a liberdade de ter o cabelo da forma que a gente quiser, não é mesmo? E se você quer entrar no clube das alisadas, tá tudo bem! Existem diversos tipos de alisamento seguros no mercado e você pode encontrar aquele que melhor vai se encaixar no resultado que deseja.
Na busca pelo liso perfeito e saudável, uma pergunta costuma pairar na cabeça das interessadas: tem como alisar o cabelo naturalmente? Se você já tem o cabelo liso ou levemente ondulado, mas mesmo assim fica sempre por dentro das novidades para descobrir como alisar o cabelo naturalmente, com aquele efeito “liso escorrido”, essa matéria é para você! Trouxemos receitinhas caseiras que vão te dar uma forcinha para você conquistar as madeixas lisérrimas sem sair de casa.
A resposta para essa pergunta não é tão simples e o mais adequado seja “depende”. Como os alisamentos naturais não possuem agentes químicos pesados, eles não forçam os cabelos a alterar sua estrutura natural, coisa que os alisamentos profissionais e as escovas progressivas fazem através de agentes sintéticos poderosíssimos.
No entanto, em alguns casos específicos, os alisamentos naturais são o bastante para deixar um cabelo que já é liso mais liso, ou tornar um cabelo ondulado em um perfeito liso escorrido! Os alisamentos naturais não tem poder para alterar a estrutura dos fios do cabelo, entretanto, a maioria dos processos giram em torno de selar naturalmente as escamas do cabelo e manter a característica esticada do fio por mais tempo.
Esse efeito em cabelos mais ondulados deixa os fios com menos volume, fazendo com que eles retenham mais água e nutrientes, tornando-os naturalmente mais pesados, o que no final cria o aspecto de liso. E nos cabelos naturalmente lisos mantém esse efeito por mais tempo, reduzindo o frizz e dando um aspecto mais alinhado às madeixas.
Como os processos de alisamento natural trabalham com óleos, cremes ou outros produtos que não agridem os fios do cabelo, assim como não costumam possuir componentes químicos agressivos, elas não fazem mal à saúde capilar.
Isso faz com que as hidratações promovidas pelos processos de alisamento natural acabem se intensificando, pois ao mesmo tempo que alisam o cabelo, o mantém sempre hidratado e cuidado. Esse efeito, a longo prazo, torna o cabelo cada vez mais saudável, já que as hidratações feitas se tornam apenas um processo de manutenção da saúde dos fios, não um processo de redução ou reparação dos danos causados pelo processo de alisamento.
O primeiro dos grandes benefícios do alisamento natural é que ele não tem poder de alterar a estrutura natural dos fios do cabelo. Essa alteração estrutural faz com que o cabelo perca grande parte da capacidade de absorção dos nutrientes e pode tornar os fios muito porosos e frágeis.
O alisamento natural, além de agredir menos o cabelo, torna o efeito menos duradouro, perfeito para quem gosta de estar sempre mudando o visual, podendo alternar entre uma aparência mais lisa e uma mais ondulada sem perder a hidratação ou passar por processos químicos radicais.
Um grande medo das gestantes e lactantes no que diz respeito aos cuidados de beleza durante esses dois períodos de suas vidas é o que pode ser utilizado ou feito para que não haja danos aos seus bebês. Isso porque há uma lista grande de restrições a certos produtos, medicamentos e até procedimentos estéticos presentes no mercado.
Grande parte dos alisamentos naturais, como o de amido de milho, podem ser feitos sem medo por gestantes e lactantes, já que trabalham com ingredientes naturais presentes no dia a dia de quase todas as mamães. Esses alisamentos não contém produtos nocivos nem aos bebês nem às mães.
Passo 1: faça um mingau misturando um pouco de amido de milho com água e coloque no fogo baixo até engrossar. Lembre-se de ir mexendo. Quando terminar, deixe esfriar.
Passo 2: misture o mingau morno com duas colheres da sua máscara de hidratação preferida em um recipiente e reserve.
Passo 3: na hora do banho lave o cabelo com o seu shampoo de preferência e retire o excesso de água com uma toalha ou tecido de algodão.
Passo 4: aplique a mistura no comprimento e pontas do cabelo, passando mecha por mecha.
Passo 5: aguarde por volta de 30 minutos e enxágue com bastante água para retirar.
Passo 6: depois, é só finalizar com o condicionador e enxaguar novamente.
Passo 1: lave o cabelo com o seu shampoo preferido e retire o excesso de água como já ensinamos.
Passo 2: em um recipiente adicione duas colheres de sopa da máscara de hidratação que você mais gosta, meia colher de chá de óleo de coco e misture bem.
Passo 3: aplique a mistura no cabelo mecha a mecha e, em seguida, coloque uma touca térmica.
Passo 4: aguarde 30 minutos e enxágue bem para retirar a hidratação.
Passo 5: finalize com condicionador e enxague bem depois.
Passo 1: abra uma folha de babosa com o auxílio de uma faca e retire a polpa do seu interior.
Passo 2: lave o cabelo apenas com shampoo e retire o excesso de água.
Passo 3: aplique a babosa no cabelo usando um pincel. Se você quiser, você também pode misturar a polpa com creme de hidratação, fica a sua escolha.
Passo 4: aguarde 30 minutos e enxágue.
Passo 5: por fim, aplique o condicionador e enxágue mais uma vez depois da pausa.
Passo 1: em um recipiente, adicione três colheres de sopa da máscara de hidratação da sua escolha, duas colheres de sopa de mel e misture muito bem.
Passo 2: aplique no comprimento e pontas do cabelo úmido, depois de lavar com shampoo.
Passo 3: aguarde uma hora usando uma touca térmica ou aquela de banho mesmo.
Passo 4: enxágue muito bem para retirar todos os resíduos de mel.
Passo 5: aplique o condicionador nas pontas, aguarde o tempo indicado e enxágue.
Depois de aprender como alisar o cabelo naturalmente é claro que não deixaríamos de informar sobre como manter esse efeito liso por mais tempo. A primeira dica é estar em dia com sua hidratação, já que cabelos bem hidratados tendem a manter as cutículas seladas por mais tempo, e isso auxilia a manter o aspecto liso, saudável e sedoso do cabelo.
Uma outra dica é usar uma touquinha feita de uma meia calça, antes de dormir. Você pode vestir a touca deixando o cabelo o menos dobrado possível dentro da touca. Pentear o cabelo de forma que ele “enrole” o contorno de sua cabeça e fixar com grampos de maneira que não marquem o cabelo é um ótimo jeito. Vista a touca e no dia seguinte seu cabelo ainda terá mantido o aspecto liso. Para fazer a touca de meia calça basta cortar as duas pernas e amarrar os furos. Assim, a parte que comporta o bumbum será onde a cabeça e o cabelo ficarão, e o elástico da cintura ajudará a segurar o cabelo dentro da touca durante a noite.
Uma última dica para manter os fios lisos por mais tempo diz respeito aos cuidados semanais e sempre usar produtos de cuidados diários próprios para cabelos lisos ou alisados. Esses produtos são produzidos pensando nas características destes tipos de fios e levam também em consideração suas necessidades. Por isso, eles possuem em suas composições ativos que ajudam a alinhar os fios, reduzir o frizz e, claro, manter o efeito liso por muito mais tempo.
Para você que é uma lisa ou alisada com todo orgulho, a Salon Line tem linhas feitas especialmente para os cuidados diários dos fios! Conheça 3 kits de produtos que deixam o cabelo mais liso.
Com D-pantenol, água de coco e aloe vera, Meu Liso Extremo oferece um tratamento completo, que proporciona fios alinhados, extremamente lisos e hidratados, além de garantir zero frizz nos cabelos.
Com amido de milho, proteína de trigo e aminoácidos, Meu Liso Muito + Liso proporciona efeito extremamente liso no cabelo, nutrição e selagem dos fios, além de alinhamento perfeito, ação antifrizz e proteção contra as altas temperaturas das ferramentas de calor.
Com D-pantenol, creatina e colágeno vegetal, Meu Liso Demais garante alinhamento capilar, pontas seladas, hidratação profunda sem perder o movimento natural dos fios, além de finalização com proteção térmica, zero frizz e movimento natural.
Antes de tudo, é sempre bacana destacar que nada melhor do que investir em maneiras naturais de deixar o seu cabelo mais liso. Isso porque, abusar de procedimentos químicos para deixar os cabelos alinhados pode acabar danificando o seu fio, deixando-o poroso e frágil.
Investir em uma hidratação caseira ou mesmo produtos hidratantes sem químicas vai deixar as madeixas muito mais saudáveis e, claro, com aquele efeito mega liso que você ama! Ou seja, é unir o útil ao agradável, porque trata os fios enquanto deixa-os mais belos ao mesmo tempo.
Entretanto, é importante saber que estes tipos de tratamento servem apenas para deixar os fios que já são naturalmente lisos mais lisos e alinhados ou, no máximo, podem funcionar se o seu cabelo for levemente ondulado. Em outras palavras, investir nesses métodos para alisar um cabelo cacheado ou crespo não vai funcionar, ok?
Agora que você já sabe como alisar o cabelo naturalmente, experimente as receitinhas e desfile com madeixas lisas por aí sempre que quiser!
Sim, é possível alisar o cabelo naturalmente em casa, mas é importante ter em mente que o resultado pode variar dependendo do tipo e textura do cabelo. Alguns cabelos podem não ficar completamente lisos, mas é possível obter uma redução significativa no volume e no frizz.
A duração do efeito do alisamento natural varia de pessoa para pessoa. Geralmente, o efeito dura de algumas lavagens até algumas semanas, dependendo dos cuidados e produtos utilizados.
Alguns ingredientes populares para alisar o cabelo naturalmente incluem leite de coco, óleo de coco, suco de limão, leite e mel. Esses ingredientes podem ajudar a relaxar os fios e proporcionar uma aparência mais lisa temporariamente.
Sim, é possível alisar o cabelo naturalmente mesmo que ele seja cacheado ou crespo. No entanto, é importante lembrar que o resultado pode variar, e que a estrutura natural do cabelo pode influenciar o grau de alisamento alcançado.
Para manter o efeito liso por mais tempo, é importante seguir uma rotina de cuidados capilares que inclua a utilização de produtos adequados para cabelos alisados, como shampoos e condicionadores específicos, hidratação regular, proteção térmica e evitar o uso excessivo de ferramentas de calor.