Escova progressiva: tudo que você precisa saber sobre

  •  Icone Calendario30 de setembro de 2022
  •  Icone Relogio 10:24
  •  
  • Luana Queiroz
 Mulher negra de cabelo alisado por escova progressiva. Ela tem o cabelo preto e longo e está em pé de frente para uma janela, lendo uma revista

Muitas mulheres procuram cabelos práticos e saudáveis, não é mesmo? A escova progressiva é uma das principais alternativas quando as pessoas buscam por cabelos alinhados e fáceis de organizar.

A progressiva carrega esse nome pelo efeito gradativo que traz aos cabelos, deixando-os mais lisos a cada aplicação. Essa técnica de alisar o cabelo é muito utilizada pelas mulheres de cabelos ondulados, cacheados e crespos, afinal de contas, a progressiva consegue deixar os fios com essas curvaturas alinhados, sem volume e com o frizz controlado.

Se você deseja experimentar o resultado incrível que a escova progressiva pode oferecer, esse conteúdo é pra você!

O que é escova progressiva?

A escova progressiva é um procedimento químico que alisa os cabelos gradativamente, diminuindo o volume, o frizz e as ondulações.

Há pouco tempo atrás, a técnica incluía uma grande quantidade de formol na composição, porém, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) garantiu que o ingrediente apresentava riscos à saúde e determinou que apenas 0,2% deste elemento deveria ser usado nos procedimentos.

Atualmente, as progressivas são praticamente sem formol na fórmula, devendo ser aplicada novamente a cada dois meses para continuar apresentando um resultado significativo. Geralmente, o procedimento leva queratina e cremes emolientes que ajudam na saúde, hidratação e restauração das mechas.

Mulher negra de cabelo alisado por escova progressiva. Ela tem o cabelo preto e longo e está em pé de frente para uma janela, lendo algo em um tablet

Quais os cuidados antes da escova progressiva?

Antes de fazer a escova progressiva alguns cuidados devem ser tomados, uma vez que a técnica trata-se de uma mudança de estrutura dos fios que é irreversível e pode causar danos ao cabelo.

O primeiro passo antes de realizar o procedimento é procurar um profissional de confiança – você nunca deve fazer uma escova progressiva sozinha na sua casa, ok? Certifique-se com o profissional sobre o uso de formol na fórmula do creme alisante, já que muitos cabeleireiros ignoram a proibição do uso excessivo do elemento.

Outro cuidado que deve ser tomado antes de aplicar a química nos fios é a respeito da realização do teste de mecha. Ele é o único procedimento capaz de determinar se o cabelo está forte e saudável para passar pelo processo, além de livre de substâncias não compatíveis.

Já para proteger os fios e prepará-los para a transformação, faça uma reconstrução capilar na semana anterior à escova progressiva. E, antes da aplicação do produto, faça uma lavagem profunda, de preferência com um shampoo antirresíduo.

Quais são os prós e contras da escova progressiva?

A escova progressiva é uma maravilha nas primeiras aplicações, não é verdade? Essa técnica de alisamento capilar consegue atribuir aos cabelos tudo que promete nos primeiros meses, ou seja:

  • Cabelos alinhados
  • Lisos
  • Sedosos
  • Brilhantes
  • Macios
  • Emolientes
  • Livres de frizz

Porém, com o passar do tempo, se os cuidados com os cabelos quimicamente tratados não forem tomados adequadamente, os resultados podem mudar, apresentando:

  • Ressecamento
  • Oleosidade
  • Embaraço
  • Opacidade
  • Pontas duplas
  • Elasticidade
  • Fragilidade

Para evitar que o cabelo se danifique com o uso excessivo do produto, é preciso se atentar e usar linhas de tratamento indicadas para fios quimicamente tratados. Além disso, a reconstrução capilar deve fazer parte da rotina dos cabelos com química.

Mulher negra de cabelo liso, preto e longo, com progressiva. Ela está na praia, de costas para o mar e usa um óculos escuro

Como a escova progressiva é feita?

Junto a seu profissional de confiança no salão de beleza, o processo da progressiva começa com a lavagem profunda dos fios. Depois, os fios são secados e, em seguida, o produto alisante é aplicado.

Após o cabelo todo estar com o produto, ele é secado novamente e aí vem uma das etapas mais importantes: o uso da prancha. O profissional vai modelar os fios com a ajuda da ferramenta, deixando-os com o efeito liso.

Por fim, as madeixas são lavadas novamente, podendo ser aplicado um creme de tratamento para deixá-las mais brilhantes e saudáveis.

Como cuidar do cabelo com progressiva?

Os cuidados posteriores à escova progressiva são quase os mesmos para quem realiza outras técnicas de alisamento:

  • Evite lavar o cabelo todos os dias, isso pode fazer o efeito do produto sair mais rápido.
  • Utilize sempre shampoo com pH neutro e sem sal nas lavagens.
  • Siga um cronograma capilar completo assim que realizar o procedimento.
  • Use produtos indicados para cabelos quimicamente tratados.

Como lavar o cabelo depois da progressiva?

Já que a lavagem é muito importante, mas no caso da escova progressiva pode reduzir o efeito proporcionado pela técnica, como lavar os fios sem comprometer o liso e nem a saúde capilar? Vem que a gente te ajuda!

  • Alterne os dias de lavagem: para manter o efeito da progressiva por mais tempo é necessário intercalar os dias de lavar o cabelo. Ou seja, lave o cabelo dia sim e dia não.
  • Reveze o tipo de shampoo: para fios lisos e limpos, o tipo de shampoo faz muita diferença. Por isso, alterne entre um shampoo sem sal e outro para cabelos quimicamente tratados.
  • Deixe de lado o shampoo antirresíduo: embora a limpeza profunda seja importante antes da escova progressiva, o shampoo antirresíduo pode retirar não apenas a sujeira acumulada, mas também o alisamento.

Quanto tempo dura uma progressiva?

A escova progressiva pode durar em média de 2 a 3 meses, dependendo dos cuidados que a pessoa tenha com os fios alisados. Ou seja, para que a progressiva dure esse tempo estimado, é preciso seguir os cuidados necessários para cabelos quimicamente tratados, além de cuidados básicos, ou seja, não se esqueça de manter em dia o cronograma capilar.

Dicas de como fazer a progressiva durar mais

Para garantir o efeito liso por mais tempo, seguir algumas dicas básicas para fios com escova progressiva é fundamental! Anote aí essas dicas rápidas:

  • Não use shampoo antirresíduos
  • Lave o cabelo a cada 2 dias
  • Siga um cronograma capilar
  • Use produtos para cabelos quimicamente tratados
  • Finalize os fios com o secador (sem esquecer o protetor térmico!)
Mulher negra de cabelo alisado curto, castanho escuro. Ela está sorrindo e acenando para a câmera

Dúvidas frequentes sobre a escova progressiva

Qual shampoo usar depois da progressiva?

Dê preferência em utilizar shampoos pensados para cabelos quimicamente tratados. Os shampoos mais indicados são aqueles que possuem o pH neutro e sejam sem sal. Isso vai limpar seu cabelo e manter o efeito da progressiva por mais tempo.

Quem amamenta pode fazer progressiva?

A resposta para essa pergunta é não. Assim como para as gestantes, a escova progressiva possui na composição substâncias tóxicas que podem ser nocivas para as lactantes. No entanto, o uso de escova e chapinha são liberados, assim como as receitinhas caseiras de alisamento natural. Se seu cabelo for levemente ondulado, essa pode ser uma alternativa durante o período em que está amamentando.

Como tirar caspa de progressiva?

As casquinhas que saem da cabeça após a progressiva se assemelham muito a caspa, mas se trata apenas da descamação do couro cabeludo. Essa é uma reação natural de defesa do nosso organismo produzindo mais sebo para proteger a região afetada pelo calor e pelos produtos utilizados no alisamento.

Para se livrar dessas descamações, além de não arrancar com as mãos as casquinhas, o sugerido é umectar o couro cabeludo e massageá-lo por aproximadamente 15 minutos. Você pode ainda utilizar um creme de limpeza capilar no lugar do shampoo nos primeiros dias após a progressiva. Dessa forma você limpa o couro cabeludo sensibilizado sem agredir tanto.

Qual a diferença entre selagem e progressiva?

A grande diferença entre a selagem e a progressiva está em sua função. A selagem, através da aplicação de queratina e calor, restaura os fios, reduz o frizz e mantém a umidade e os nutrientes dentro das fibras capilares. Já a progressiva consiste em um procedimento estético que tem como finalidade mudar a estrutura dos fios do cabelo, tornando-os mais lisos.

Qual a diferença entre botox e progressiva?

Feito a partir de compostos nutritivos e hidratantes, o botox capilar é um tratamento que promete devolver a maciez e o efeito sedoso aos cabelos. Assim como a selagem, embora um dos efeitos dessa devolução de nutrientes e hidratação intensa seja a redução de frizz e volume – e em alguns casos tornar os fios mais alinhados causando um aspecto mais liso – sua função não é alisar os fios do cabelo. Além disso, os efeitos da escova progressiva são maiores que os do botox capilar.

Quanto tempo depois da progressiva posso pintar o cabelo?

Teoricamente você não precisa esperar para pintar o cabelo após a progressiva, já que a química da tintura e a da escova progressiva são compatíveis. Porém, recomenda-se que se espere em torno de 15 dias entre um procedimento e outro se a coloração que você pretende realizar envolva alguns processos complexos e que desgastem muito o cabelo, como clarear ou descolorir os fios. Isso vai evitar quebras e diminuir o ressecamento que uma quantidade grande de químicas e processos pode causar no cabelo caso aplicados em um único dia.

Quando a progressiva não pegou, posso fazer de novo?

Em geral, refazer os procedimentos pode causar uma sobrecarga nos fios, que pode levar a quebra ou até mesmo ressecamento por conta dos agentes químicos presentes na composição da escova progressiva. Esperar alguns dias pode dar o respiro necessário para seus fios se restaurarem e, aí sim, refazer o procedimento.

Como tirar o cheiro de progressiva do cabelo?

Por conta dos agentes que são utilizados para alisar o cabelo, a escova progressiva pode deixar um cheiro bastante característico e que pode causar incômodo em algumas pessoas. Para remover esses cheiros algumas medidas podem ser tomadas e a primeira é utilizar produtos bem perfumados e cheirosos. Escolha um shampoo com um aroma agradável e capriche nos finalizadores que possuam fortes fragrâncias, isso ajudará a disfarçar o cheiro da escova progressiva nos primeiros dias após a realização do procedimento.

Uma outra alternativa é utilizar um neutralizante universal, muito usado em salões para neutralizar químicas como alisamentos, colorações e progressivas. Os neutralizantes são encontrados nas formas de creme ou líquido. Além de neutralizar os resíduos que algum procedimento possa ter deixado, ajudam a neutralizar um pouco do cheiro da progressiva. Esse produto pode ser encontrado em lojas de cosméticos e de produtos de beleza.

Qual a temperatura ideal da chapinha para fazer progressiva?

As chapinhas mais modernas conseguem atingir temperaturas altíssimas, além de possuir termostato digital com regulador de temperatura e tecnologias capazes de distribuir a temperatura uniformemente por toda a extensão do aparelho.

Para uma escova progressiva, o ideal é que a temperatura seja alta o suficiente para ativar termicamente os produtos aplicados e fechar as escamas do cabelo. Isso é obtido com temperaturas entre 180 e 200 graus para cabelos lisos e ondulados. Já cabelos mais cacheados ou crespos a temperatura ideal pode ser um pouco mais elevada.

Quem tem queda de cabelo pode fazer progressiva?

Não é recomendado realizar qualquer tipo de química capilar em pessoas que tenham problemas com queda de cabelo, uma vez que a escova progressiva pode piorar o caso. O mais indicado é buscar um especialista em tricologia e, a partir do diagnóstico e os devidos tratamentos, ele poderá liberar que seja feita a escova progressiva.

Se você já tem os fios alisados pela escova progressiva ou pretende adotar esse visual, saiba que a Salon Line tem uma linha completa para cabelos alisados e relaxados, tudo feito para manter os resultados benéficos da progressiva nos seus fios. Que tal experimentar?



Comentários

  1. Bruna Ravira disse:

    Olá Tudo bem? Por favor, gostaria de saber qual linha da Salon Line é boa para cabelo com luzes e progressiva.
    Obrigada!

    1. Salon Line disse:

      Bru, te indicamos a linha “Meu Liso Óleos Essenciais” que vai proporciona uma nutrição poderosa, revitalizante e sem pesar! Vem conferir. https://www.lojadasalonline.com.br/tratamento/nossas-marcas/meu-liso/#/linha-oleos-essenciais

  2. Nataly disse:

    Oi, queria saber se é verdade quando faz progressiva a raiz cresce cacheada.

    1. Salon Line disse:

      Nat, quando você realiza a progressiva ela alisa os fios existentes, mas os que crescerem, vão ser na curvatura natural dos seus fios.

Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Segue a gente no Insta Instagram

salonlinebrasil

IconOfficial
  • E aí, qual estação é a sua queridinha? ☀️☂️#frio #estaçãodoano #outono
  • Você já deve ter reparado como o cabelo crespo é superversátil, né? E, na hora de escolher um penteado para o casamento, são infinitas as possibilidades. 💍👰🏾No episódio de Talk Talk @keiththammy e @eusaabrina recebem a noiva do momento e também nossa embaixadora, @laisoliveira, e a penteadista, maquiadora e especialista em pele negra, @fabibeautifymake, para um papo poderoso sobre a potência do cabelo crespo e as lindas opções de penteados para casamento.Por aí, cadê as noivinhas crespas de plantão? ✨💐
Você acompanha o vídeo completo no nosso canal do YouTube.
Vem se inspirar!
  • Teve surpresa, sim!! 🎉Rolaram encontros, gravações, muita diversão e, claro, emoção no nosso escritório. Afinal, temos novas TOP MIGS Salon Line na área: @cooelhoraquel @mayah_souzaa @eu.thaisfernandes @elisvaniaoliveiraa @klau_com_kachosParabéns, suas maravilhosas!! ✨💗
E aí, qual estação é a sua queridinha? ☀️☂️#frio #estaçãodoano #outono
E aí, qual estação é a sua queridinha? ☀️☂️#frio #estaçãodoano #outono
1 dia ago
View on Instagram |
1/3
Você já deve ter reparado como o cabelo crespo é superversátil, né? E, na hora de escolher um penteado para o casamento, são infinitas as possibilidades. 💍👰🏾No episódio de Talk Talk @keiththammy e @eusaabrina recebem a noiva do momento e também nossa embaixadora, @laisoliveira, e a penteadista, maquiadora e especialista em pele negra, @fabibeautifymake, para um papo poderoso sobre a potência do cabelo crespo e as lindas opções de penteados para casamento.Por aí, cadê as noivinhas crespas de plantão? ✨💐 Você acompanha o vídeo completo no nosso canal do YouTube. Vem se inspirar!
2 dias ago
View on Instagram |
2/3
Teve surpresa, sim!! 🎉Rolaram encontros, gravações, muita diversão e, claro, emoção no nosso escritório. Afinal, temos novas TOP MIGS Salon Line na área: @cooelhoraquel @mayah_souzaa @eu.thaisfernandes @elisvaniaoliveiraa @klau_com_kachosParabéns, suas maravilhosas!! ✨💗
2 dias ago
View on Instagram |
3/3
Pular para o conteúdo