Guia completo do cronograma capilar

  •  Icone Calendario4 de março de 2024
  •  Icone Relogio 16:39
  •  
  • Carolina Glogovchan
 mulher negra de cabelo black power usado biquini dourado

Engana-se quem pensa que cuidar dos fios se resume a lavar e condicionar, apenas. Na verdade, manter uma rotina de tratamento é essencial para repor os nutrientes e a hidratação perdidos ao longo do tempo. 

Sejam fios lisos, ondulados, cacheados ou crespos, naturais, ou com química: um cronograma capilar é importantíssimo para cabelos bonitos, saudáveis e alinhados.

Para ajudar você nessa missão, e para montar a rotina de cuidados ideal, reunimos aqui tudo o que você precisa saber sobre como fazer cronograma capilar, passo a passo, em casa, e como aproveitar todos os benefícios dessa agenda de cuidados. Vamos lá?

O que é cronograma capilar?

É supernormal não conseguir identificar quais são os tratamentos exatos que os fios precisam. Justamente, por isso, o cronograma capilar é considerado um sistema versátil que garante que seus fios recebam tudo que eles precisam.

Com uma sequência de tratamentos, o cronograma capilar é dividido em três etapas principais: hidratação, nutrição e reconstrução. Cada uma dessas etapas tem uma função específica e contribui diretamente para a saúde e beleza dos fios.

É por isso que o cronograma capilar leva esse nome, por ser uma rotina de cuidados capilares programada para suprir as necessidades do cabelo. No caso de cabelos ressecados, por exemplo, a quantidade de hidratações será maior, e no caso de fios danificados, a reconstrução será mais fundamental.

O passo a passo de como fazer o cronograma capilar em casa precisa ser seguido rigorosamente, com continuidade, e usando os produtos certos para o seu tipo de fio.

Etapas do cronograma capilar

O cronograma capilar permite que você adapte a rotina de cuidados de acordo com as necessidades do seu cabelo: a continuidade e a junção dos tratamentos de hidratação, nutrição e reconstrução vão garantir que os fios se recuperem gradativamente. Conheça as etapas:

Hidratação

A hidratação é a primeira e mais importante etapa do cronograma capilar e deve ser realizada regularmente para repor a umidade e devolver água aos fios. Alguns ingredientes utilizados em produtos de hidratação são pantenol, glicerina e aloe vera. 

Como fazer hidratação? Máscaras capilares hidratantes podem ser aplicadas nos fios limpos e úmidos, deixando agir por alguns minutos antes de enxaguar, ou também é possível fazer hidratação noturna, durante o sono.

Nutrição

A nutrição é a etapa em que os fios recebem nutrientes essenciais para manter sua saúde e beleza, repondo os lipídeos da fibra capilar. 

Vale destacar que a umectação é uma técnica de nutrição que consiste em aplicar óleos vegetais nos fios, deixando agir por algumas horas ou durante a noite, antes de lavar os cabelos.

Como fazer nutrição? Alguns óleos vegetais muito utilizados na nutrição e na umectação são: óleo de coco, óleo de argan, óleo de rícino e outros, além de máscaras nutritivas.

Reconstrução

A reconstrução é a etapa mais intensa do cronograma capilar: é quando os fios recebem proteínas e aminoácidos para fortalecer a fibra capilar, garantindo a reposição de queratina. 

Como fazer reconstrução? Máscaras capilares reconstrutoras são aplicadas nos fios limpos e úmidos, deixando agir por alguns minutos antes de enxaguar. Os ingredientes mais utilizados em produtos de reconstrução capilar são: queratina, creatina e colágeno.

Qual é a ordem correta do cronograma capilar?

A ordem correta do cronograma capilar deve ser identificada conforme as características do seu cabelo. Faça um diagnóstico: eles estão ressecados, sem vida, com frizz, elásticos? Quais procedimentos você realizou recentemente? O seu cabelo é liso, ondulado, cacheado ou crespo? Todas essas questões fazem toda a diferença na hora de montar o cronograma ideal, portanto, devem ser consideradas.

Para simplificar, observe a aparência dos fios: cabelos sem movimento, opacos, ásperos e com aspecto “seco”, estão ressecados, portanto, precisam de muita hidratação. Já os fios com muito frizz e que embaraçam com facilidade, necessitam de uma atenção especial com a nutrição. Agora, se você se submeteu a algum procedimento químico recentemente, como descolorações, tinturas ou alisamentos, o seu foco deve ser na reconstrução.

Entendendo a necessidade do fio, basta saber com qual frequência você deve adicionar os tratamentos em sua rotina. 

A hidratação é um cuidado essencial para todos os tipos de cabelos, portanto, elas aparecem com mais frequência no cronograma. Já a nutrição pode ser feita até 2 vezes por semana em casos de cabelos muito secos e fragilizados (crespos ou cacheados), e uma vez por semana nos fios ondulados e lisos, já que podem sofrer com a oleosidade excessiva. Por fim, a reconstrução deve ser feita a cada 15 dias, ou semanalmente em casos de fios extremamente danificados.

Como montar um cronograma capilar?

Para criar o cronograma capilar perfeito para o seu cabelo, em primeiro lugar, monte uma tabela com todas as lavagens semanais: a rotina de cuidados precisa durar 4 semanas, e os tratamentos (que consistem em lavagem + hidratação, nutrição ou reconstrução) precisam acontecer três vezes por semana, com um intervalo de pelo menos 48 horas entre um e outro. 

Importante: a ordem e a quantidade de hidratações, nutrições e reconstruções vai depender das necessidades do seu cabelo, lembrando que as hidratações ocorrem com mais frequência, ok?

Abaixo, separamos 3 tabelas de sugestões de cronograma capilar para diferentes tipos de necessidades capilares. Cada cabelo é único, portanto, vale a pena dedicar uma atenção especial para descobrir quais as condições do seu fio, e montar um cronograma capilar específico.

Cronograma capilar com foco em hidratação capilar

Cronograma capilar com foco em hidratação capilar

Cronograma capilar com foco em nutrição capilar

Cronograma capilar com foco em nutrição capilar

Cronograma capilar com foco em reconstrução capilar

Cronograma capilar com foco em reconstrução capilar

Como fazer cronograma capilar

O cronograma capilar deve ser seguido de forma consistente para obter melhores resultados. Ao identificar as necessidades dos fios e montar a tabela, é hora de selecionar os produtos certos para cada etapa! Além das máscaras de tratamento, você também pode apostar em outros produtos com fórmulas que proporcionam os benefícios que correspondem ao tratamento do dia – isso vale cremes para pentear, ativador de cachos, óleos de tratamento, entre outros. 

Em seguida, basta seguir as etapas do cronograma capilar de acordo com a distribuição que você montou e respeitar o intervalo entre os tratamentos.

Cronograma capilar para crescimento

Se o seu objetivo é fazer o cabelo crescer mais rápido e saudável, você pode adaptar o cronograma capilar adicionando tratamentos específicos para o crescimento capilar. Alguns ingredientes que podem ser utilizados nesses tratamentos são a biotina, o óleo de rícino e o extrato de alecrim. Aqui, como dica para dar um up nos resultados, considere utilizar os produtos da linha S.O.S Bomba para seu cronograma capilar para crescimento, como tônico para crescimento, que estimula o couro cabeludo.

Produtos para cronograma capilar

Existem muitos produtos disponíveis no mercado para cada etapa do cronograma capilar. Mas, é importante escolher produtos de qualidade, adequados para o seu tipo de cabelo e que não contenham ingredientes como sulfatos e parabenos. 

Entre nossas sugestões, podemos destacar: 

3 Máscaras Maria Natureza para Hidratação, Nutrição e Reconstrução

O Kit Cronograma Capilar Maria Natureza conta com 3 Máscaras de Tratamento, sendo 1 Máscara de Hidratação Sem Pesar Óleo e Água de Coco, 1 Máscara de Nutrição Extraordinária Murumuru e Abacate e 1 Máscara de Reconstrução Reparadora CB2 e Queratina. Juntas, garantem super hidratação, selagem dos fios e muito brilho. 

Kit Cronograma #todecacho Hidratação, Nutrição e Reparação

O kit conta com 3 máscaras: a Máscara #Todecacho Hidratação Preenchedora, a Máscara #Todecacho Nutrição Repositora e a Máscara #Todecacho Reparação Fortalecedora, que, quando combinadas, promovem tratamento intenso e de longa duração, com cuidado e definição para os fios.

Cronograma Capilar Nutrição + Hidratação + Reconstrução S.O.S Cachos Salon Line

O kit contém três máscaras de tratamento da linha S.O.S Cachos para o seu cronograma capilar: a Máscara de Coco Tratamento Profundo para hidratar, a Máscara de Hidratação Intensa Óleo de Manga para nutrir e a Máscara Rícino e Queratina para reconstruir. 

Cronograma capilar para cabelo Cacheado S.O.S Hidratação Salon Line

O kit Cronograma Capilar contém 3 máscaras concentradas da linha S.O.S Hidratação: a Máscara Concentrada Azeite de Oliva, oferece nutrição profunda, enquanto, a Máscara Concentrada Óleo de Rícino, proporciona hidratação intensa. Para reparação capilar eficaz, experimente a Máscara Concentrada Queratina e Colágeno. 

Cronograma capilar para cada tipo de cabelo

Cada tipo de cabelo tem características e necessidades diferentes, por isso é importante adaptar o cronograma capilar de acordo com o seu tipo de cabelo. Confira algumas sugestões de cronogramas para diferentes tipos de cabelo:

Cronograma capilar para cabelo cacheado e ondulado

Priorize a hidratação para manter a definição dos cachos e a nutrição para evitar o ressecamento.Fazer umectação também é importante: adicione na rotina e intercale com o processo de nutrição As reconstruções podem ser feitas a cada 15 dias ou conforme a necessidade.

Cronograma capilar para cabelo crespo

Invista em hidratações e nutrições frequentes para manter a hidratação e o brilho dos fios, intercalando com a umectação noturna. Faça reconstruções uma vez por semana ou a cada 10 dias.

Cronograma capilar para cabelo liso

Priorize a hidratação para evitar o ressecamento e a nutrição para dar mais brilho e maciez aos fios. Invista na reconstrução uma vez ao mês, ou a cada 20 dias caso tenha passado por agum procedimento químico.

Cronograma capilar para cabelo loiro

Invista em hidratações frequentes para evitar o ressecamento e a quebra dos fios. Faça nutrição com óleos vegetais para manter a cor e a saúde dos cabelos, e reconstruções a cada 15 dias ou conforme a necessidade.

Sem dúvidas, o cronograma capilar é uma estratégia super eficiente para manter os cabelos saudáveis e bonitos. Ao seguir as etapas do cronograma capilar e adaptá-las às necessidades específicas dos seus fios, você vai conquistar cabelos saudáveis e bonitos que tanto deseja. E aí, por qual tratamento você vai começar?



Comentários

  1. Isabella Christina Felix disse:

    A mascara de reparação meu liso de Argan serve pra que etapa do cronograma capilar?

    1. Salon Line disse:

      Isa, reconstrução. Beijos!

  2. Caroline disse:

    Muito legal este cronograma e bem simples de excutar. Vou ja programar o meu

    Obrigada

    1. Salon Line disse:

      Estamos sempre à disposição, Ca!

  3. kelly disse:

    Faço uso da queratina liquida, tem algum problema usar a máscara Bio-Reconstrução Fortalecedora mesmo usando a queratina??

    1. Salon Line disse:

      Kelly, a máscara “S.O.S Hidratação Bio-Reconstrução” possui a quantidade ideal de queratina e não danifica os fios!

  4. kelly disse:

    Faço uso da queratina liquida, tem algum problema fazer o uso da máscara Bio-Reconstrução Fortalecedora, pois ela tbm contém queratina, posso continuar o uso da queratina liquida ou devo escolher entre os dois?

    1. Salon Line disse:

      Kelly, você pode usar a máscara sim de acordo com a necessidade dos fios e seguindo o cronograma capilar.

  5. GRASIELA GONCALVES disse:

    Sou lisa, mas gosto de volume. Qual a melhor máscara de hidratação?

    O cronograma semanal se faz dia sim, dia não?

    1. Salon Line disse:

      Miga, indicamos a “Meu Liso Máscara de Hidratação Coco”, ela hidrata profundamento os fios e elimina o frizz. https://www.lojadasalonline.com.br/mascara-de-hidratacao-meu-liso-coco-hidratacao-salon-line-300g-95456-p994819/

  6. Alessandra disse:

    Olá! Adorei o conteúdo, obrigada! Fiquei com uma dúvida: Quantos dias da semana devo fazer as etapas? Por ex, semana da nutrição, quando dias devo fazer a nutrição no meu cabelo? todos os dias? Tenho essa dúvida para as demais etapas do cronograma tbm.

    1. Salon Line disse:

      Ale, você pode fazer uma etapa a cada vez que levar as madeixas, só não deve fazer as mesmas seguidas! Lembre-se de intercalar entre hidratação, nutrição e reconstrução.

  7. Luma Maria disse:

    Amei a as informações, só queria saber quais os cuidados com a lavagem. Além dos três procedimentos e as máscaras que vcs indicaram, o shampoo e condicionador são específicos?

    1. Salon Line disse:

      Luma, você pode fazer o cronograma capilar somente com as máscaras específicas para cada etapa e o shampoo e condicionador de sua preferência.

  8. gostaria de saber se o Cronograma capilar para cabelo Liso e Ondulado SOS Hidratação Salon Line pode ser usados em cabelos alisados (bobtox, selagem, progressivas etc)

    1. Salon Line disse:

      Fabi, vamos deixar aqui em baixo para quais cabelos as máscaras S.O.S Hidratação são indicadas:

      • Turbinada, Bio-Reconstrução-Fortalecedora: todos os tipos de cabelos.
      • Ultra Cachos, Cachos e Crespos: cachos e crespos.
      • Liso Extremo: lisos e ondulados.

      Beijos.

Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Segue a gente no Insta Instagram

salonlinebrasil

IconOfficial
  • E aí, qual estação é a sua queridinha? ☀️☂️#frio #estaçãodoano #outono
  • Você já deve ter reparado como o cabelo crespo é superversátil, né? E, na hora de escolher um penteado para o casamento, são infinitas as possibilidades. 💍👰🏾No episódio de Talk Talk @keiththammy e @eusaabrina recebem a noiva do momento e também nossa embaixadora, @laisoliveira, e a penteadista, maquiadora e especialista em pele negra, @fabibeautifymake, para um papo poderoso sobre a potência do cabelo crespo e as lindas opções de penteados para casamento.Por aí, cadê as noivinhas crespas de plantão? ✨💐
Você acompanha o vídeo completo no nosso canal do YouTube.
Vem se inspirar!
  • Teve surpresa, sim!! 🎉Rolaram encontros, gravações, muita diversão e, claro, emoção no nosso escritório. Afinal, temos novas TOP MIGS Salon Line na área: @cooelhoraquel @mayah_souzaa @eu.thaisfernandes @elisvaniaoliveiraa @klau_com_kachosParabéns, suas maravilhosas!! ✨💗
E aí, qual estação é a sua queridinha? ☀️☂️#frio #estaçãodoano #outono
E aí, qual estação é a sua queridinha? ☀️☂️#frio #estaçãodoano #outono
1 dia ago
View on Instagram |
1/3
Você já deve ter reparado como o cabelo crespo é superversátil, né? E, na hora de escolher um penteado para o casamento, são infinitas as possibilidades. 💍👰🏾No episódio de Talk Talk @keiththammy e @eusaabrina recebem a noiva do momento e também nossa embaixadora, @laisoliveira, e a penteadista, maquiadora e especialista em pele negra, @fabibeautifymake, para um papo poderoso sobre a potência do cabelo crespo e as lindas opções de penteados para casamento.Por aí, cadê as noivinhas crespas de plantão? ✨💐 Você acompanha o vídeo completo no nosso canal do YouTube. Vem se inspirar!
2 dias ago
View on Instagram |
2/3
Teve surpresa, sim!! 🎉Rolaram encontros, gravações, muita diversão e, claro, emoção no nosso escritório. Afinal, temos novas TOP MIGS Salon Line na área: @cooelhoraquel @mayah_souzaa @eu.thaisfernandes @elisvaniaoliveiraa @klau_com_kachosParabéns, suas maravilhosas!! ✨💗
2 dias ago
View on Instagram |
3/3
Creme para finalizar o cabelo ondulado: as melhores opções Óleo capilar: conheça todos os seus benefícios e modos de uso Luzes no cabelo curto feminino: dicas e inspirações para você apostar no visual Kit hidratação: dicas e como fazer para conquistar fios saudáveis em casa Como e quando devo usar o matizador?
Pular para o conteúdo