Nós esclarecemos todas as suas dúvidas sobre alisamento de cabelo

  •  Icone Calendario9 de setembro de 2022
  •  Icone Relogio 14:25
  •  
  • Luana Queiroz
 Mulher negra de cabelo alisado, preto, na altura dos ombros, com duas mechas frontais. Ela usa uma camisa amarela, com um lado enfiado por dentro da calça jeans e outro lado solto. Está com uma mochila de couro marrom, pendura em um dos ombros, um fone de ouvido pendurado no pescoço e segura um copo de café nas mãos

Mulheres do mundo todo estão assumindo seus cachos e crespos e, cada vez mais, vemos esse tipo de cabelo por aí. Mas, tem quem ainda alise – e tudo bem porque essa é uma escolha individual e se você se sente mais bonita assim, siga lisa e linda, simples assim.

Mas, uma coisa é certa: com tantos tipos de alisamento de cabelo no mercado, fica até difícil entender a diferença entre cada um deles, não é mesmo? Mas pode ficar tranquila porque vamos esclarecer aqui todas as suas dúvidas! Assim vai ficar muito mais simples escolher o tipo de alisamento que tem mais a ver com o que você procura. Vem com a gente!

Tipos de alisamento de cabelo mais conhecidos

Mulher negra de cabelo alisado, longo, partido ao meio. Ela está vestindo uma camiseta branca, sentada em um sofá, sorrindo

Escova definitiva

A escova definitiva é uma técnica de alisamento de cabelo que deixa os fios ondulados, cacheados ou crespos permanentemente lisos, mudando definitivamente a estrutura do fio até que um novo cresça sem a química. Confira abaixo alguns componentes alisantes usados na escova definitiva:

  • Hidróxido de sódio

Este é um dos tipos de alisamento mais antigos, um forte composto químico usado para promover o relaxamento e alisamento especialmente para cabelos crespos e afros. O seu efeito é permanente, portanto, se você procura uma mudança temporária, não invista neste procedimento. O resultado é um cabelo liso, solto e com volume reduzido.

Atenção: é muito importante que esse procedimento seja realizado apenas por cabeleireiros com experiência e com produtos de confiança, como o Hidróxido de Sódio Salon Line. Afinal, investir em produtos com a procedência duvidosa pode ser muito prejudicial para o seu fio, levando em consideração que o hidróxido de sódio é um composto químico e deve ser usado na dosagem adequada. Esse tipo de alisamento também não é indicado para fios que já passaram por qualquer outro tipo de química, podendo danificar severamente a fibra capilar.

  • Guanidina

A guanidina é um tipo de química que promove o relaxamento do fio e alisamento definitivo em cabelos cacheados e crespos. Se você tem madeixas lisas volumosas ou fios ondulados deve procurar outro tipo de alisamento de cabelo, ok? Quando dizemos que se trata de um resultado definitivo, isso quer dizer que ela não sai conforme você for lavando o cabelo, e o efeito é permanente até que novos fios vão nascendo.

A guanidina é uma química poderosa e se trata de um procedimento que deve ser feito estritamente com um profissional. O resultado também promove cabelos lisos, soltos e alinhados. Importante lembrar que a guanidina é incompatível com tioglicolato de amônia e, por isso, você não pode submeter os seus fios a nenhum tratamento que contenha amônia, incluindo colorações, do contrário pode haver corte químico, quebra dos fios e queda de cabelo. Garanta que o seu profissional de confiança invista em bons produtos para esse procedimento, como a Guanidina Salon Line.

  • Tioglicolato

O tioglicolato também é um tipo de alisamento capilar extremamente duradouro, mas não é possível dizer que é completamente definitivo. Ele é indicado para fios ondulados a cacheados e proporciona redução de volume e alisamento total.

Em comparação a guanidina ou o hidróxido de sódio pode se dizer que ele agride menos a fibra capilar, mas não quer dizer que não haja agressão, afinal, ainda se trata de uma química poderosa que deve ser feita apenas por profissionais. O tioglicolato é incompatível com hidróxido de sódio, guanidina e descolorações pesadas. Peça para que o seu cabeleireiro invista no Creme Alisante Tioglicolato Salon Line para garantir bons resultados.

Escova progressiva

Essa forma de alisar o cabelo promove redução de volume, frizz e a sua grande sacada é que o resultado alcançado se torna mais poderoso a cada aplicação. Entretanto, é importante lembrar que o seu efeito não é definitivo, saindo com o passar do tempo e a lavagem dos fios, diferente dos alisamentos mencionados anteriormente.

Quando as escovas progressivas começaram a ser desenvolvidas tinham formol em sua composição até que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou que a quantidade de formol nesses procedimentos não poderia ultrapassar 0,2%. Atualmente, grande parte das marcas já não coloca esse componente em seus produtos.

A escova progressiva é indicada para lisos volumosos, cabelos ondulados e cacheados, mas não para crespos e afros, pois não é capaz de alisá-los. Ainda para as cacheadas, é capaz de promover alinhamento e cachos mais abertos, mas não o alisamento de cabelo.

Escova inteligente

É mais uma maneira de nomear a escova progressiva que já conhecemos. Ou seja, um tipo de alisamento de cabelo suave à base de proteínas, queratina e aminoácidos que serve para alinhar, diminuir o frizz e reduzir o volume. Indicada para alisar naturalmente fios lisos volumosos e ondulados, tal como alinhar os cabelos cacheados.

Relaxamento capilar

Procedimento químico poderoso capaz de alisar o cabelo completamente ou promover a abertura dos cachos, deixando-os mais soltinhos, através da aplicação, muitas vezes, de um creme relaxante. Essa técnica é indicada para cabelos cacheados ou crespos. Citamos alguns tipos de relaxamento no começo, lembra?

Mulher negra de cabelo alisado, preto e longo. Ela está sentada  em uma janela. Usa ua camisa branca, de manga longa, calça jeans clara e tênis

Novas tendências de alisamento capilar

Graças a tecnologia, novos tipos de alisamentos surgem de tempos em tempos. A boa notícia é que todos procuram cuidar dos fios mesmo que mudam a estrutura capilar. Confira:

Alisamento americano

O alisamento americano é uma técnica que combina relaxamento capilar e hidratação e promete alisar o cabelo ao mesmo tempo que protege os fios do ressecamento e pontas duplas que procedimentos químicos podem gerar. Esse tipo de alisamento é indicado, principalmente, para cabelos crespos.

Alisamento de chuveiro

O alisamento de chuveiro é uma tendência no universo capilar que consiste na aplicação de um shampoo que promete alisar o cabelo durante o banho. Esse tipo de alisamento é indicado para quem deseja reduzir o volume, frizz e alinhar os fios, podendo ser usado por quem já é adepta da progressiva tradicional.

Alisamento japonês

O alisamento japonês, também conhecido como recondicionamento termal, é um procedimento bem famoso que abre as cutículas do cabelo e reestrutura a estrutura capilar. Com isso, o fio fica maleável e pode ser moldado no formato desejado, resultando em um cabelo liso, brilhante e sem frizz.

O que não é alisamento?

Existem tratamentos capilares que hidratam, nutrem e reconstroem, mas não possuem o poder de alterar a estrutura do fio. Dá uma olhada:

Botox capilar

O botox capilar sela a cutícula dos fios, alinha e reduz o volume promovendo madeixas ultra brilhantes. Pode deixar os fios lisos com um aspecto de ainda mais lisos, porém, não tem ação alisante.

Selagem

A selagem é um procedimento de redução de volume muito parecido com a técnica citada anteriormente. Neste caso, a técnica é feita à base de queratina que, com a ajuda do calor dos aparelhos elétricos, consegue fechar as cutículas dos fios, deixando o cabelo com menos volume e frizz.

Cauterização capilar

A cauterização capilar se trata de uma reconstrução profunda da fibra capilar à base de queratina. Esse procedimento devolve a massa capilar ao fio, deixando-o encorpado, forte, macio e saudável novamente. Por deixar o fio mais maleável graças a ação da queratina, muitas pessoas acreditam que a cauterização alisa os fios, mas essa informação está incorreta. É apenas uma impressão causada pelo resultado de fios mais alinhados.

Mulher negra de cabelo alisado, chanel. Ela usa uma blusa branca e uma jaqueta estampada por cima. Carrega uma bolsa marrom e um dos braços e segura um celular com as mãos

Qual o tipo de alisamento que danifica menos o cabelo?

Na busca pelo efeito liso chapado, muitas pessoas se preocupam com a saúde dos fios e no quanto o cabelo pode ficar danificado após o alisamento capilar. É bem comum que procedimentos que mudam a estrutura capilar possam danificar os fios a longo prazo, resultando em ressecamento e pontas duplas, por exemplo.

Por isso, a procura por tipos de alisamento que danifiquem menos o cabelo tem crescido e, entre as possibilidades, está o alisamento com tioglicolato. Essa técnica se mostrou mais segura, inclusive, para quem tem cabelo tingido, de acordo com uma pesquisa da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP.

Tempo de duração do alisamento

Os alisamentos definitivos permanecerão no fio, portanto, a duração vai depender do crescimento capilar de cada pessoa, ou seja, quando a raiz vai crescendo e os fios naturais voltam a aparecer. A média de duração é de três meses, mas varia de pessoa para pessoa.

No caso de técnicas mais leves, o tempo de duração é menor e o alisamento de cabelo vai saindo durante as lavagens, o que também vai depender dos seus hábitos de limpeza dos fios. Portanto, vale consultar um profissional.

Cuidados que você deve ter antes de alisar o cabelo

Sempre que você optar pelas químicas transformadoras é preciso cuidar dos fios para que eles estejam fortes e saudáveis o suficiente para passarem pelo procedimento sem danos graves. Por isso, alguns hábitos devem ser incluídos na sua rotina.

  • Potencialize a hidratação: ao menos uma vez por semana, após a lavagem, aplique uma máscara de hidratação e deixe agindo no tempo indicado pelo fabricante.
  • Inclua a umectação: para reforçar a nutrição dos fios, a umectação é uma grande aliada e também pode ser incluída na rotina de cuidados com o cabelo uma vez por semana.
  • Faça um teste de mecha: antes de aplicar qualquer produto transformador no cabelo é muito importante testar a reação dos fios à química. Isso vai evitar danos como corte químico.
  • Escolha um bom profissional: antes de se jogar no alisamento capilar, escolha um profissional qualificado e de sua confiança para realizar o procedimento sem danos e riscos.

Dicas e cuidados pós alisamento capilar

Uma vez alisado, o cabelo precisa de cuidados diversos para manter a integridade do fio, o brilho, a maciez e a hidratação em dia. Por isso, não deixe de adotar algumas práticas:

  • Faça uma reconstrução capilar: extremamente importante para devolver a proteína perdida pelos fios que passaram por procedimentos químicos.
  • Monte um cronograma: engloba, além da reconstrução, a hidratação e nutrição necessária para que os fios tenham todos os cuidados essenciais para permanecerem sempre saudáveis.
  • Corte as pontas do cabelo: esse hábito evita pontas duplas, embaraçamento e a quebra.

Melhores hidratações para cabelos quimicamente tratados

Em casa, é possível incluir tratamentos poderosos que vão repor a água e os nutrientes perdidos pelos fios e manter o alisamento por muito mais tempo.

  • Hidratação com queratina: invista em máscaras de hidratação com esse componente que é o principal ativo usado para reconstruir a fibra capilar fragilizada.
  • Hidratação com amido de milho: o cuidado capilar com amido de milho promove uma hidratação potencializada, combatendo o ressecamento e deixando os fios mais fortes.
  • Hidratação com mel: com proteínas e aminoácidos capazes de recuperar fios porosos e danificados, o mel é ideal para tratar cabelos que passaram por procedimentos químicos.

Melhores produtos para cabelos alisados

Quer a nossa diquinha especial de produtos indicados para fios alisados? Anota aí!

Linha Meu Liso Restauração

A linha Meu Liso Restauração Intensa restaura os cabelos, mantendo-os hidratados e saudáveis, combatendo os 7 danos extremos: frizz, quebra do cabelo, opacidade, elasticidade, ressecamento, pontas duplas e fragilidade. Com a tecnologia Total Repair 360, formada por aminoácidos, creatina, biotina e D-pantenol, Meu Liso Restauração garante fios resistentes, saudáveis e hidratados.

Linha Meu Liso Reparação

A linha Meu Liso Reparação tem fórmula especialmente desenvolvida para proporcionar super-hidratação aos cabelos, fortalecimento dos fios e combate às pontas duplas, deixando o cabelo longo mais saudável e resistente. Meu Liso Reparação contém proteína da soja, pró-vitamina B5 e creatina para uma hidratação profunda, recuperação das pontas, maciez e um cabelo longo com saúde.

Linha Meu Liso Hialurônico

A linha Meu Liso Hialurônico garante restauração e reparação das fibras capilares, hidratação profunda, elasticidade, brilho e proteção térmica contra os danos das ferramentas de calor. Rica em ácido hialurônico, Meu Liso Hialurônico repõe a massa capilar e contribui para o controle do frizz.

Gostou de saber tudo sobre alisamento de cabelo? Que tal ver também um conteúdo incrível sobre alisamento natural?



Comentários

  1. Edneuza Oliveira dos Santos disse:

    Bom dia, Não estou encontrando a pomada para pranchar o cabelo (Hair Pressing Evocado – Profissional) na minha região (Santa Barbara d’ Oeste e Ameiricana -SP) Eu uso a anos e estou sentindo muita falta, já fui em várias lojas e as atendentes disseram que pararam de fabricar, é verdade? Esta Pomada é muito Boa e de ótima qualidade, está fazendo muita falta no mercado, por favor não deixe de fabricar! Desde de já agradeço!

    1. Salon Line disse:

      Edneuza, essa pomada foi descontinuada e não faz mais parte do nosso portfólio!

  2. Nadir de Araújo disse:

    Pintei meu cabelo e ressecou muito oq fazer

    1. Salon Line disse:

      Nadir, te indicamos nosso kit “Socorro Capilar”! Ele hidrata, nutre, reconstrói e recupera os cabelos ressecados, danificados, coloridos, descoloridos, elásticos e porosos! https://www.lojadasalonline.com.br/kit-socorro-capilar-oleocreme-54ml-ampola-concentrada-54ml-95511-p994874/

  3. gostei muito desta materia esta tudo correto.

    1. Salon Line disse:

      Continue de olho aqui para não perder os próximos conteúdos, Carlos.

  4. Leda disse:

    Olá, boa tarde.
    Gostaria de saber porque não encontro mais NENHUM produto de escova progressiva ou defrisagem gradativa da Salon Line? Vocês descontinuaram todas as linhas?
    A moda agora é cachos, mas todos são obrigados a seguir a moda? Eu AMAVA o defrisagem gradativa, e sumiu. Mas sumiu tbm o EXXA, sumiu tudo que levava cisteína, que deixava meu cabelo tão bonito.

    Por favor, se ainda existir algum desses, me informem onde encontrar.

    1. Salon Line disse:

      Olá, Leda. Alguns produtos saíram de linha, mas permanecemos com opções para alisar e relaxar os fios. Nosso lema sempre será #Transforme-seEmVocê que é exatamente ser e ter seus cabelos do jeito que te faz feliz! ❤️ Vem conferir na loja online as opções para transformação. https://www.lojadasalonline.com.br/transformacao

Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • Os penteados mais pedidos por aqui e todos feitos com muito amor! ✨💖
E aí, gostaram?#salonnosaojoao #salonline #penteados
  • Muito amor pela Bahia 💖🥰
Me falem mais coisas que tem na Bahia que não tem em nenhum outro lugar 🤩
#SalonNoSaoJoao
  • E pra você, o que não pode de jeito nenhum faltar no São João? 😜🌽
#SalonNoSaoJoao
Os penteados mais pedidos por aqui e todos feitos com muito amor! ✨💖 E aí, gostaram?#salonnosaojoao #salonline #penteados
1 dia ago
View on Instagram |
1/3
Muito amor pela Bahia 💖🥰 Me falem mais coisas que tem na Bahia que não tem em nenhum outro lugar 🤩 #SalonNoSaoJoao
2 dias ago
View on Instagram |
2/3
E pra você, o que não pode de jeito nenhum faltar no São João? 😜🌽 #SalonNoSaoJoao
2 dias ago
View on Instagram |
3/3
Pular para o conteúdo