Receitas de hidratação caseira para todo tipo de cabelo

  •  Icone Calendario6 de maio de 2024
  •  Icone Relogio 12:39
  •  
  • Carolina Glogovchan
 hidratação caseira

Uma receitinha aqui, outra ali e, de repente, nos deparamos com milhares de misturinhas para hidratação caseira que prometem um resultado tão bom e eficaz quanto os tratamentos realizados no salão de beleza. Mas, será que funcionam?

Seja o seu cabelo seco, oleoso, cacheado, liso, colorido ou natural, existem muitas opções de receitas de hidratação caseira que podem, sim, ajudar a recuperar a vitalidade dos seus fios. Bora colocar as receitinhas em prática?

É possível hidratar o cabelo em casa?

hidratação caseira

Sim, é totalmente possível e recomendado realizar hidratações caseiras em sua casa. Com ingredientes naturais e fáceis de encontrar, você pode proporcionar aos fios os nutrientes necessários para mantê-los saudáveis e bonitos diante das agressões externas diárias como poluição, incidência dos raios solares e cloro da piscina. Além disso, a hidratação caseira costuma ser mais econômica e livre de substâncias químicas agressivas.

Para quem possui cabelos cacheados e crespos, a hidratação caseira é ainda mais importante, já que, devido ao formato dos fios, a oleosidade natural do couro cabeludo não atinge todo o comprimento do fio e prejudica a barreira lipídica, responsável por manter a água e os nutrientes selados na fibra capilar. O mesmo vale para quem adotou técnicas de clareamento, ou seja, a hidratação caseira é para todos! 

Como fazer hidratação no cabelo com coisas simples?

Para fazer uma hidratação capilar em casa, você pode utilizar ingredientes simples e acessíveis, como óleos vegetais (como coco, azeite de oliva e argan), frutas (como abacate e banana), mel, iogurte, e outros. Esses ingredientes possuem propriedades nutritivas que ajudam a repor a umidade dos fios e a restaurar a saúde do cabelo de forma natural.

Além disso, vale adicionar à rotina de cuidados com os cabelos um cronograma capilar, intercalando hidratações, nutrições e reconstruções, de forma a manter os fios sempre saudáveis.

Receitas de hidratação caseira: passo a passo

Quer testar receitinhas de hidratação caseira? Aqui temos algumas indicações para todos os gostos. Bora conferir?

Hidratação com babosa

hidratação caseira

A hidratação com babosa, conhecida também como aloe vera, conta com uma poderosa ação hidratante que fortalece as madeixas e ainda auxilia no crescimento saudável dos fios. Além disso, é rica em vitaminas A, C, E, B1, B2, B3, B6, B12 e B13, 20 minerais e 18 aminoácidos que são capazes de promover ultra fortalecimento dos cabelos e aquele rejuvenescimento poderoso. Quer mais? A babosa ainda garante brilho extremo aos fios! Para fazer a misturinha você só vai precisar da babosa e da sua máscara de hidratação Salon Line preferida:

  • 1º passo: corte as laterais de uma folha de babosa e extraia a polpa;
  • 2º passo: em seguida, coloque em um recipiente duas colheres de sopa do seu creme hidratante + uma colher de sopa do gel extraído da folha;
  • 3º passo: se quiser, adicione uma colher de chá de óleo de rícino ou qualquer outro de sua preferência. Mas atenção: esse passo não é obrigatório, ok? De qualquer forma, ajuda a potencializar a hidratação;
  • 4º passo: misture os ingredientes até ficar completamente homogêneo;
  • 5º passo: aplique nos cabelos limpos e úmidos e aguarde 30 minutos para enxaguar. Prontinho!

Hidratação com amido de milho

hidratação caseira

Quem nunca ouviu falar na hidratação com amido de milho? Pois ela é bem famosa e já conquistou várias adeptas – tudo graças às propriedades que o ingrediente possui e que ajuda a manter os fios mais hidratados. Para essa hidratação caseira, você só vai precisar de: 1 colher de amido de milho, 100ml de leite, 1 colher de óleo de coco (ou qualquer outro óleo vegetal) e 1 colher de chá de açúcar:

  • 1º passo: faça um mingau com leite e amido de milho;
  • 2º passo: misture no mingau o óleo de coco e o açúcar. Mexa bem;
  • 3º passo: com os cabelos já lavados e limpos, aplique a misturinha mecha a mecha;
  • 4º passo: deixe agir então por cerca de 30 minutos;
  • 5º passo: após o tempo de ação, enxágue, aplique o condicionador e finalize como de costume.

Hidratação com óleo de coco

hidratação caseira

Outro ingrediente que está no topo da lista de cuidados e possui inúmeros benefícios é o óleo de coco, capaz de combater o ressecamento e deixar as madeixas macias e cheias de vida. Ele pode ser usado como umectação antes do banho, umectação noturna, com a máscara para turbinar o tratamento e até como finalização nas pontinhas. Para fazer, você só vai precisar de um óleo de coco 100% vegetal:

  • 1º passo: aplique o óleo nos cabelos “sujos” antes de dormir para que haja nos fios durante a noite;
  • 2º passo: no dia seguinte, lave os cabelos normalmente e finalize como preferir.

Hidratação com mel

hidratação caseira

O mel é aquele ingrediente perfeito para quem está com o cabelo danificado, ou seja, seco, com pontas duplas ou até mesmo queda, pois combate esses danos e devolve a maciez e o brilho da raiz às pontas. O mel ainda ajuda a nutrir o cabelo e favorece a regeneração das partes afetadas pelas agressões do ambiente. Você só vai precisar de 1 xícara de mel (340g):

  • 1º passo: aplique o mel por toda a cabeleira para fortalecer os fios;
  • 2º passo: deixe agir por aproximadamente 20 minutos. Se possível, aproveite o calor para ativar os folículos pilosos;
  • 3º passo: logo após, enxágue e lave os cabelos como de costume. Finalize da maneira que preferir.

Hidratação com vinagre de maçã

hidratação caseira

O vinagre de maçã no cabelo é aquele produtinho indispensável, principalmente para quem deseja exibir fios saudáveis e bonitos. Tudo porque ele tem um forte poder reconstrutor e é capaz de fechar as cutículas que estão abertas em excesso e solucionar o problema da porosidade. Você só vai precisar de 25 ml de vinagre de maçã e 100 ml de água filtrada:

  • 1º passo: faça a reconstrução como de costume, com queratina líquida ou creme de hidratação;
  • 2º passo: em seguida, enxágue o cabelo e aplique a misturinha caseira com vinagre;
  • 3º passo: deixe agir por cerca de 15 minutos. Depois, enxágue as madeixas e finalize como preferir.

Hidratação com abacate

hidratação caseira

Certamente o abacate está entre os tratamentos preferidos na hora de cuidar dos fios e não é para menos. Sabe por quê? Ele proporciona brilho, maciez, nutrição, força e combate as pontas quebradiças. Sem contar na riqueza de vitaminas A, C e E, além do complexo B. Você só vai precisar de metade da polpa do abacate, 2 colheres de sopa de azeite e ½ limão:

  • 1º passo: coloque em um recipiente metade da polpa do abacate, todo o azeite e limão;
  • 2º passo: misture bem todos os ingredientes até que a misture fique homogênea;
  • 3º passo: aplique nos cabelos limpos e úmidos e aguarde 20 minutinhos;
  • 4º passo: em seguida, enxágue, condicione e finalize como de costume.

Hidratação com açúcar

hidratação caseira

Esse é o típico ingrediente que não falta em casa, não é? Além de ser muito comum na alimentação, o açúcar também tem a função de esfoliar os fios capilares, ao mesmo tempo em que hidrata, dá maciez e muito brilho. Para fazer essa hidratação, você só vai precisar de 2 colheres de sopa de açúcar cristal (ou 1 de açúcar mascavo) e 3 colheres de sopa do seu creme de hidratação:

  • 1º passo: coloque em um recipiente todos os ingredientes e mexa bem;
  • 2º passo: com os fios já limpos e úmidos, aplique a misturinha mecha a mecha e deixe agir por aproximadamente 20 minutos. Dica: é importante ir fazendo e prendendo cada parte para não grudar no pescoço;
  • 3º passo: por fim, enxágue e finalize como preferir.

Hidratação com óleo de rícino

hidratação caseira

O óleo de rícino é um ótimo ativo para potencializar a reconstrução capilar, além de contribuir para a hidratação dos fios e selagem das cutículas. O óleo de rícino pode ser usado na umectação e pode turbinar sua hidratação caseira e auxiliar no crescimento saudável dos fios. Aqui, você vai precisar de 1 colher de óleo de rícino e um pouco de máscara capilar:

  • 1º passo: misture o óleo de rícino e a máscara de hidratação em um recipiente;
  • 2º passo: lave as madeixas com seu shampoo de costume, retire o excesso de água e divida-as em mechas;
  • 3º passo: aplique a misturinha de óleo de rícino e máscara nas mechas e deixe agir pelo tempo indicado na embalagem da máscara;
  • 4º  passo: enxágue os cabelos e finalize como preferir.

Além de usar o rícino puro, você pode optar pela Máscara de Óleo de Rícino e Queratina Salon Line. 

Hidratação com azeite de oliva

hidratação caseira

Está aí outro ingrediente muito utilizado na culinária e conhecido também por seus benefícios e vitaminas. Para a saúde dos cabelos, ele é um poderoso aliado, pois hidrata, dá brilho e penetra profundamente na fibra capilar, repondo os nutrientes necessários. Você só vai precisar de: 1 colher de chá de azeite extravirgem e 2 colheres de sopa do seu creme de hidratação preferido:

  • 1º passo: coloque os dois ingredientes em um recipiente e misture bem;
  • 2º passo: com os cabelos já lavados e limpos, aplique a mistura e deixe agir por 15 minutos;
  • 3º passo: depois, enxágue, por fim, condicione e finalize da maneira que desejar.

Máscaras de Hidratação Salon Line

Pensando em praticidade e para atender as diferentes rotinas capilares, a Salon Line possui diversas opções de máscaras de hidratação, todas elas com ativos potentes e de alta qualidade que alinham o poder de muitos dos ingredientes das receitinhas à tecnologia dos produtos Salon Line.

Assim, se você não tem tanto tempo para misturar os ingredientes e fazer as receitinhas, pode apenas incluir uma das máscaras em sua rotina semanal de hidratação para garantir fios hidratados e saudáveis. E claro, no dia que houver aquele tempinho a mais, essas máscaras também se sairão super bem e terão seu poder ampliado!

Confira nossas indicações:

Dúvidas Frequentes

As receitas caseiras para hidratar o cabelo funcionam?

Sim, as receitas caseiras podem ser eficazes para hidratar o cabelo, mas os resultados podem variar de pessoa para pessoa.

Quais são os melhores ingredientes para hidratar o cabelo em casa?

Alguns ingredientes populares para hidratar o cabelo em casa incluem óleo de coco, azeite de oliva, abacate, iogurte, mel, banana, entre outros.

Com que frequência devo fazer as receitas caseiras de hidratação capilar?

A frequência ideal de aplicação das receitas caseiras de hidratação capilar pode variar de acordo com as necessidades individuais do cabelo. Geralmente, recomenda-se fazer a hidratação uma vez por semana ou a cada duas semanas.

Quanto tempo devo deixar a receita caseira no cabelo?

O tempo de aplicação das receitas caseiras pode variar, mas geralmente é recomendado deixar agir por cerca de 20 a 30 minutos. Alguns tratamentos mais intensos podem exigir um tempo maior de ação.

As receitas caseiras podem substituir os produtos profissionais de hidratação capilar?

As receitas caseiras podem ser uma alternativa econômica e natural para hidratar o cabelo, mas não substituem completamente os produtos profissionais. É recomendado combinar o uso de ambos para obter melhores resultados.

Qual é a melhor receita caseira para cabelos danificados?

Existem várias receitas caseiras para cabelos danificados, como máscaras de óleo de coco, abacate ou babosa. É importante escolher uma receita adequada às necessidades do seu cabelo.



Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Segue a gente no Insta Instagram

salonlinebrasil

IconOfficial
  • E aí, qual estação é a sua queridinha? ☀️☂️#frio #estaçãodoano #outono
  • Você já deve ter reparado como o cabelo crespo é superversátil, né? E, na hora de escolher um penteado para o casamento, são infinitas as possibilidades. 💍👰🏾No episódio de Talk Talk @keiththammy e @eusaabrina recebem a noiva do momento e também nossa embaixadora, @laisoliveira, e a penteadista, maquiadora e especialista em pele negra, @fabibeautifymake, para um papo poderoso sobre a potência do cabelo crespo e as lindas opções de penteados para casamento.Por aí, cadê as noivinhas crespas de plantão? ✨💐
Você acompanha o vídeo completo no nosso canal do YouTube.
Vem se inspirar!
  • Teve surpresa, sim!! 🎉Rolaram encontros, gravações, muita diversão e, claro, emoção no nosso escritório. Afinal, temos novas TOP MIGS Salon Line na área: @cooelhoraquel @mayah_souzaa @eu.thaisfernandes @elisvaniaoliveiraa @klau_com_kachosParabéns, suas maravilhosas!! ✨💗
E aí, qual estação é a sua queridinha? ☀️☂️#frio #estaçãodoano #outono
E aí, qual estação é a sua queridinha? ☀️☂️#frio #estaçãodoano #outono
1 dia ago
View on Instagram |
1/3
Você já deve ter reparado como o cabelo crespo é superversátil, né? E, na hora de escolher um penteado para o casamento, são infinitas as possibilidades. 💍👰🏾No episódio de Talk Talk @keiththammy e @eusaabrina recebem a noiva do momento e também nossa embaixadora, @laisoliveira, e a penteadista, maquiadora e especialista em pele negra, @fabibeautifymake, para um papo poderoso sobre a potência do cabelo crespo e as lindas opções de penteados para casamento.Por aí, cadê as noivinhas crespas de plantão? ✨💐 Você acompanha o vídeo completo no nosso canal do YouTube. Vem se inspirar!
2 dias ago
View on Instagram |
2/3
Teve surpresa, sim!! 🎉Rolaram encontros, gravações, muita diversão e, claro, emoção no nosso escritório. Afinal, temos novas TOP MIGS Salon Line na área: @cooelhoraquel @mayah_souzaa @eu.thaisfernandes @elisvaniaoliveiraa @klau_com_kachosParabéns, suas maravilhosas!! ✨💗
2 dias ago
View on Instagram |
3/3
Creme para finalizar o cabelo ondulado: as melhores opções Óleo capilar: conheça todos os seus benefícios e modos de uso Luzes no cabelo curto feminino: dicas e inspirações para você apostar no visual Kit hidratação: dicas e como fazer para conquistar fios saudáveis em casa Como e quando devo usar o matizador?
Pular para o conteúdo