Saiba como usar o tonalizante sem amônia para colorir o cabelo

  •  Icone Calendario30 de junho de 2022
  •  Icone Relogio 09:00
  •  
  • Carolina Glogovchan
 Como usar o tonalizante sem amônia para colorir o cabelo

Nada melhor para mudar de look do que investir em uma nova cor de cabelo, não é verdade? O tonalizante, por exemplo, é uma das melhores opções nesse quesito. Afinal, tem gente que adora mudar de visual o tempo todo, outras só quando querem algo de “novo” na vida. O motivo, na verdade, não importa, mas mudar faz bem! 

Quer saber por que o tonalizante é uma ótima ideia e descobrir mais um monte de segredinhos para colorir o cabelo? Então continue a leitura e fique por dentro do assunto!

O que é tonalizante para cabelo?

O que é tonalizante para cabelo

O tonalizante é uma coloração que não agride tanto os cabelos como outros tipos de produto usados para essa finalidade. Isso porque a maioria dos tonalizantes não possui amônia, além de ter apenas uma baixa dosagem de água-oxigenada na composição. 

Além disso, ele é considerado uma tinta semipermanente, pois vai desbotando conforme a quantidade de lavagens.

Como funciona o tonalizante?

O tonalizante capilar funciona como um tipo de capa sobre o cabelo. Suas características fazem com que esse tipo de coloração não penetre na fibra capilar, como acontece com outras tintas. Em outras palavras, ela acaba se fixando apenas na parte superficial do fio, a área externa. 

Sem a amônia e água-oxigenada, esse produto não é capaz de abrir as escamas da fibra capilar para que a coloração seja absorvida pela parte interna do fio.

Portanto, como ele não modifica a estrutura original da fibra, acaba não a danificando tanto quanto as colorações permanentes, por exemplo. Por isso é chamada também de coloração suave.

Vantagens do tonalizante

H2 - Vantagens do tonalizante

Como é de se esperar, por ser um tipo de coloração mais suave, a tinta tonalizante para cabelo apresenta algumas vantagens. Uma delas é que não desgasta muito a fibra capilar, perfeito para quem já está com os fios fragilizados, por exemplo, mas ainda quer mudar um pouquinho o visual.

Falando em mudar o look, essa é outra vantagem do tonalizante. Sabe aquelas pessoas que não aguentam muito tempo com a mesma cor de cabelo? Pois então, o tonalizante é perfeito para elas. Isso porque ele, por agir de maneira superficial, na parte de fora do fio, acaba desbotando mais rápido. Por isso, se você é daquelas que pinta o cabelo, mas não vê a hora dele desbotar para investir em uma cor diferente, o tonalizante vai ser o seu melhor aliado. 

Aliás, ele também é uma boa pedida para você que quer experimentar uma cor, mas ainda não tem certeza se é a ideal. Invista nesse produto e faça um teste, caso você não goste, basta aguardar desbotar.

Vale ainda dizer que, se você clareou demais o cabelo e não se acostumou nada com a cor, essa tinta pode ser a resposta! Entretanto, se você passou por uma descoloração muito intensa, prefira aguardar alguns dias e tratar os cabelos antes de aplicar o tonalizante. Por mais suave que essa coloração seja, é sempre bom pegar leve com os fios já fragilizados.

Desvantagens do tonalizante

Se uma das maiores vantagens do tonalizante é que ele desbota rápido, olhando por um ponto de vista diferente, essa também pode ser uma grande desvantagem. 

Isso porque, se você procura manter um look mais estável, talvez essa não seja a melhor opção para você, já que vai pedir maior manutenção do que uma coloração permanente que demora mais a sair. 

Outro detalhe é que, para quem tem muitos fios brancos, ele também não é a melhor escolha. Além de não proporcionar a cobertura 100% desses fios que são mais grossos e rígidos, acaba desbotando mais rápido também. 

Ou seja, se esse é seu caso e você optar por usar um tonalizante para cobri-los, vai acabar tendo que fazer isso com uma frequência muito maior do que faria se investisse diretamente na tintura permanente. É claro que a segunda opção pode ser mais agressiva, neste caso você deverá avaliar a saúde do seu cabelo.

Quem pode usar tonalizante?

Quem pode usar tonalizante

Por se tratar de uma coloração menos agressiva, a maioria das pessoas pode se aventurar em um novo visual optando pelos tonalizantes capilares. Isso quer dizer que lisas, onduladas, cacheadas e crespas podem se jogar sem medo nesse tipo de coloração. Assim, se você possui fio com curvatura, que é naturalmente mais ressecado e frágil, não precisa se preocupar em aplicar tonalizante no cabelo. 

Já as pessoas com os fios um pouco mais sensíveis ou que passaram recentemente por algum procedimento químico também podem usar, mas é bom destacar que o ideal é sempre passar por uma avaliação com um profissional antes. 

Pessoas com alguns fios de cabelo branco também podem usar o tonalizante e conseguirão obter um resultado bastante satisfatório, basta escolher um que seja de qualidade.

Contraindicações de uso de tonalizante no cabelo

O tonalizante não é um produto indicado para descolorir os fios. Para isso, você deve usar a tinta permanente ou um descolorante. Apesar disso, ele é um produto que não tem muitas contraindicações, pois consegue ser compatível com a maioria das químicas usadas no cabelo.

Saiba como escolher o melhor tonalizante para o seu cabelo

Saiba como escolher o melhor tonalizante para o seu cabelo

Antes de qualquer coisa, é importante destacar que o melhor tonalizante para o seu cabelo é aquele de qualidade reconhecida, ou seja, que seja desenvolvido com ativos que, além de colorir, ainda tratam os fios.

Além disso, um tonalizante que tenha duração prolongada, evitando o desbotamento precoce, também é o principal detalhe que você deve procurar ao comprar um.

Por isso, fique sempre de olho nas embalagens e preste atenção na composição dos produtos que você compra.

Quais tipos de tonalizantes existem?

Quais tipos de tonalizantes existem

Para ajudar na tarefa de escolher o seu, vamos apresentar aqui alguns tipos de tonalizante para cabelo para você escolher qual é aquela opção que mais se encaixa com o que você está buscando. Confira:

Tonalizantes coloridos

Tonalizantes coloridos

Você conhece o Color Express Fun Salon Line, da Salon Line? Ela é um tonalizante colorido, ou seja, é perfeita para as apaixonadas nas cores-fantasia, que estão com tudo hoje em dia. 

A formulação do Tonalizante Salon Line Color Express Fun conta com um mix de 12 óleos – óleo de argan, karité, semente e algodão, macadâmia, chá-verde, camomila, aloe vera, cálamo, mirra, oliva e canela — que hidrata e nutre os fios, além de devolver o brilho e a luminosidade dos cabelos.

Tonalizante para platinar o cabelo

Tonalizante para platinar o cabelo

O cabelo platinado tem feito sucesso entre muitas famosas e vem conquistando os corações de muitas outras mulheres. Se você é uma dessas pessoas que se apaixonou por esse tom de cor, então o tonalizante para cabelo platinado é ideal para você.

Isso porque ele ajuda a mudar a cor do seu cabelo, mas sem agredir os fios como muitas tintas permanentes acabam fazendo por conta da amônia e outros elementos químicos em sua composição. 

Só se lembre que, se o seu cabelo é muito escuro, você vai precisar descolorir para chegar em um tom que o tonalizante para platinar o cabelo funcione.

Aprenda como tonalizar os cabelos passo a passo

Aprenda como tonalizar os cabelos passo a passo

Aplicar tonalizante no cabelo não tem segredo nenhum. Confira abaixo o passo a passo de como fazer na sua casa mesmo, porém, lembre-se que qualquer procedimento químico deve ser realizado de preferência por um profissional:

Passo 1: Aplique o produto nos fios secos e, idealmente, sujos, de acordo com as instruções de aplicação dentro da embalagem;

Passo 2: Não esqueça de usar luvas e dividir o cabelo em seções para que a aplicação seja mais rápida, eficiente e o resultado satisfatório;

Passo 3: Depois de aguardar o tempo indicado, você deverá enxaguar bem com água e depois lavar com shampoo e condicionador, como de costume.


Viu como é fácil? Só tenha muito cuidado para não deixar a mistura química cair sobre os olhos. Caso aconteça, lave com água em abundância e procure um médico com urgência caso haja irritação.

Qual é melhor produto para tirar tonalizante do cabelo?

Se você não deseja mais usar esse tipo de produto ou não gostou do resultado e quer saber como tirar tonalizante, aqui vão algumas dicas importantes:

  1. Primeiro, procure o produto para tirar tonalizante do cabelo que seja de qualidade e não agrida tanto o cabelo. O seu maior aliado será o shampoo, pois ele ajuda a tirar a coloração;
  2. Aplique o produto com os cabelos secos e sujos mesmo e massageie com os dedos;
  3. Coloque uma touca e deixe por 40 minutos para ele agir nos fios. Depois lave com água quente, pois ela vai ajudar ainda mais a tirar a tinta;
  4. Por último, não deixe de usar condicionador ou máscara para ajudar na recuperação desses fios.

Mas não precisa se desesperar se a cor não sair na primeira lavagem. Pode ser que precise de mais lavagens para retirar totalmente o produto.

Como dar banho de brilho no cabelo com tonalizante?

Se você quer dar apenas uma leve intensificada na cor e, ainda por cima, hidratar os fios, misture um pouco de tonalizante com máscara de hidratação e faça um banho de brilho suave. 

Aplique nos fios e após lavar com shampoo, aguarde por volta de 20 ou 30 minutos e enxágue bem. Depois é só finalizar com o condicionador de sua preferência.

Cuidados após o uso do tonalizante

Cuidados após o uso do tonalizante

Como já foi explicado por aqui, o tonalizante não danifica os fios como uma coloração permanente, mas continua sendo um procedimento químico. Sendo assim, seu cabelo deve estar sempre em constante cuidado. Isso porque qualquer tipo de fio, virgem ou com química, precisa de cuidados de rotina. 

Caso você escolha passar por um procedimento químico, a frequência desses cuidados tende a aumentar. Para não ter erro, siga um cronograma capilar completo com etapas de hidratação, nutrição e reconstrução para que a sua cabeleira receba todo o cuidado que precisa. Confira algumas dicas:

  • Lavagem: como lavar o cabelo desbota a cor, você pode tentar diminuir a frequência e não fazer isso todos os dias, mas intercalar;
  • Produtos: outro ponto importante é usar produtos próprios para cabelos coloridos ou tonalizados. Isso ajuda a dar maior durabilidade para a tinta;
  • Proteção solar: procure usar também itens que tenham uma proteção contra os raios UV que agridem o cabelo. Isso também ajudará a manter a cor vibrante.

Isso vai ajudar na saúde dos seus cabelos e a ter uma organização dos dias certos para você cuidar deles constantemente.

Como potencializar o tonalizante e manter a cor por mais tempo?

H3 - Como potencializar o tonalizante e manter a cor por mais tempo?

Existem alguns truques que você pode fazer para potencializar a cor do seu tonalizante ou fazê-la durar um pouco mais nos cabelos. Assim, a dica principal é usar produtos próprios para esse tipo de tinta, como shampoos e cremes que são formulados especificamente para cabelos coloridos ou com luzes.

Até porque eles funcionam como um selante para as cutículas dos fios e isso ajuda a manter a cor por mais tempo.

Creme de pentear

O creme de pentear é um item muito importante tanto para cabelos cacheados, ondulados e crespos quanto para lisos, pois ele vai ajudar na finalização.

Ativador de cachos

Já o ativador de cachos vai ajudar a deixar as curvas mais definidas e bonitas, para você arrasar com as madeixas. E para os cabelos tonalizados, é só escolher os produtos que são ideais para isso, ou seja, os que focam em cabelos coloridos ou os descoloridos.

Óleo umectante

O óleo umectante é um grande aliado para quem quer tratar os cabelos ressecados ou com muito frizz. Afinal, apesar do tonalizante não ser tão forte, não deixa de ser uma química. Por isso, é sempre importante cuidar para que o cabelo não quebre ou resseque, principalmente para loiros e platinados ou cacheados.

Assim, os óleos ajudam a devolver os nutrientes que os fios precisam para crescerem saudáveis e mais bonitos.

Máscara pigmentante

A máscara pigmentante também é um produto usado para a coloração dos cabelos e que não possui amônia, por isso é outro item que não agride tanto. Algumas opções dessas máscaras você pode misturar cores e até suavizar senão quiser uma tão forte e ela tem o mesmo princípio do tonalizante, ou seja, não dura muitas lavagens, por isso é necessário manter a manutenção.

Máscara matizadora

A máscara matizadora também ajuda a revitalizar a cor, deixar mais vibrante e dar brilho, além de corrigir a coloração que está desbotada, e até a descoloração, e tudo isso com uma hidratação mais profunda para que seus fios fiquem saudáveis.

Ela é ótima para retocar a tinta sem precisar de muita química, o que evita maiores danos aos cabelos.

Perguntas frequentes sobre tonalizantes:

Separamos para você as perguntas mais frequentes sobre esse tipo de coloração para caso você ainda esteja com alguma dessas dúvidas:

Tonalizante tem amônia?

A maioria dos tonalizantes não contém amônia em sua composição, o que torna eles muito mais seguros e indicados para quem não quer produtos que agridam a saúde capilar. Diferente de tintas permanentes que usam dessa substância e podem ser mais agressivas para os fios.

Quais químicas são compatíveis com tonalizante?

Qualquer pessoa que faz uso de algum tipo de química pode tonalizar o cabelo, mas é importante tomar alguns cuidados para evitar problemas. Afinal, não é nada bom usar uma química em cima da outra sem um tratamento dos fios e sem que eles estejam saudáveis, pois isso pode causar queda, quebra, ressecamento, etc.

O mais recomendado é procurar orientação profissional antes de realizar qualquer procedimento, pois uma pessoa qualificada saberá ajudar melhor a trazer soluções que não prejudiquem a saúde dos seus cabelos.

Tintura ou tonalizante, qual o melhor? 

Cada produto tem as suas particularidades e finalidades, por isso, não há uma como dizer qual é melhor ou pior. Ambos são úteis para os diferentes gostos. De maneira simplificada, o tonalizante é uma coloração suave, pois não é capaz de alterar a estrutura do fio devido à falta de componentes como a amônia na sua composição. A coloração permanente, portanto, age de maneira contrária. Por conter amônia e maior concentração de água-oxigenada na sua composição, é capaz de abrir as escamas capilares, alterando a estrutura do fio, para que uma nova coloração seja absorvida por ele. 

Uma tintura permanente é capaz de clarear o fio, alterando a sua cor, por exemplo. Enquanto isso, o tonalizante é apenas responsável por intensificar o tom ou dar brilho.

O que danifica menos o cabelo, tintura ou tonalizante?

O tonalizante, por não conter amônia em sua composição, danifica menos o cabelo do que a tinta. Mas não se esqueça que, independente daquilo que você escolher passar em seu cabelo, é preciso cuidar dele e mantê-lo saudável sempre, com produtos para lavagem, hidratação, restauração etc.

Como saber se é tonalizante ou tintura?

Assim como já foi abordado nos tópicos anteriores, dá para saber a diferença entre tonalizante e tintura permanente, pois o primeiro não costuma usar amônia e nem água-oxigenada na sua constituição, já a tinta sim. Portanto, sempre verifique o nome do produto e as informações da embalagem para se certificar de qual está adquirindo.
Se você gostou deste conteúdo, veja também a nossa matéria sobre como tirar tonalizante dos cabelos!



Comentários

  1. Cristiane dos Santos Batista Paulino disse:

    Gostaria de saber, quais colorações suaves sem amônia eu poderia passar em meus cabelos, já que fiz permanente afro há 12 dias? Claro que respeitando os 15/30 dias após o permanente.
    A Salon Line tem esses produtos? Pq eu só uso Salon Line em meus cabelos.
    Amo a marca e recomendo sempre.
    Me dêem dicas de coloração.
    Gostaria de tons avermelhados/ amora.

    1. Salon Line disse:

      Cris, temos as nossas colorações suaves, que são: “Color Express”, “Color Express Fun” e “Light Color”. Elas não contém amônia e tratam as madeixas enquanto colore. Lembrando que é sempre importante fazer o teste de mecha antes da aplicação.? Confira no link da nossa loja virtual. Beijos!??
      https://www.lojadasalonline.com.br/coloracao/coloracao-suave

  2. Ana Carolina da Veiga Nascimento disse:

    Super amo a marca Salon line. Pra mim nunca deixou a desejar, sempre usei MEU LISO e o resultado é incrível.

    1. Salon Line disse:

      Aninha, sua linda! Obrigada pelo carinho conosco. Amamos poder cuidar das madeixas das nossas DIVAS!❤?

  3. Severina disse:

    Gostei das informações

    1. Salon Line disse:

      Continue ligadinha aqui no blog para não perder nenhum conteúdo, miga!

  4. Ana Lucia Santos disse:

    olá a linha Color Express nas cores café e chocolate não estão mais sendo produzidas? estou procurando aqui em salvador e não encontro mais . Uso estas cores , elas conseguem cobrir meus fios brancos

    1. Salon Line disse:

      Essa linha não faz mais parte do nosso portfólio, você ainda pode encontrar em algumas lojas que tenham estoque. Mas temos outras opções de tonalizante e coloração permanente. Vem conferir na nossa loja online! ❤️ https://www.lojadasalonline.com.br/coloracao/

  5. Uiara Luz disse:

    Quando morava no Rio, via algumas senhoras de idade, cujo cabelo er branco, usar um produto que os deixava azulados, de um azul claríssimo, que entretanto quebrava o branco. Que produto é esse ?

    1. Salon Line disse:

      Uiara, nós ainda não temos nenhum produto exclusivo para cabelos brancos, mas vamos deixar anotada essa sugestão. ❤️

  6. Clara Cristina Ferreira de Paula disse:

    Boa noite,
    Eu uso a maionese vermelha da salon line, mas desbota tanto no meu cabelo que não posso usar roupa branca. Gostaria de saber se tem algum tonalizante da salon line que não mancha a roupa

    1. Salon Line disse:

      Clara, por enquanto essa é a única, vamos anotar seu apontamento e analisaremos com carinho! Beijos.

  7. Ana Mello disse:

    Olá, adorei as dicas!
    Porém estou com uma dúvida. Eu era ruiva antes e pintei meu cabelo recentemente de castanho médio (5.1), mas a cor ainda está com um leve alaranjado. Qual tonalizante eu poderia usar para “eliminar” esse fundo? Desde já agradeço

    1. Salon Line disse:

      Ana, indicamos que consulte um profissional cabeleireiro para que ele faça uma avaliação dos fios e assim indique o procedimento ideal.

Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Segue a gente no Insta Instagram

salonlinebrasil

IconOfficial
  • Para completar a linha S.O.S Bomba Antiqueda e Resistência, chegou o novo Creme para Pentear que promove 12x menos queda por quebra, além de fácil desembaraço, definição natural com movimento, controle de frizz e melhor penteabilidade - tudo com eficácia comprovada e aprovada por dermatologistas. 

✅ Com creatina, queratina vegetal e biotina;
✅ Fragrância floral frutal amadeirado. 

#antiqueda #novidade #creme #cabelosaudável
  • Imagina um potão de gelatina ganhando vida? 📸

Para não passar vontade, não esquece: Gelatina é #todecacho, #todecacho é Gelatina. 💚

#GelatinaTDC
  • Se afastar de pessoas tóxicas - e sentir a energia renovada - é a indicação do dia no papo com as apresentadoras @keiththammy e @eusaabrina. 🤙

Quer acompanhar essa conversa incrível? Confira essa edição do programa Talk Talk  na íntegra no YouTube. 📹

#batepapo #podcast #programa #tvsalonline
Para completar a linha S.O.S Bomba Antiqueda e Resistência, chegou o novo Creme para Pentear que promove 12x menos queda por quebra, além de fácil desembaraço, definição natural com movimento, controle de frizz e melhor penteabilidade - tudo com eficácia comprovada e aprovada por dermatologistas. 

✅ Com creatina, queratina vegetal e biotina;
✅ Fragrância floral frutal amadeirado. 

#antiqueda #novidade #creme #cabelosaudável
Para completar a linha S.O.S Bomba Antiqueda e Resistência, chegou o novo Creme para Pentear que promove 12x menos queda por quebra, além de fácil desembaraço, definição natural com movimento, controle de frizz e melhor penteabilidade - tudo com eficácia comprovada e aprovada por dermatologistas. ✅ Com creatina, queratina vegetal e biotina; ✅ Fragrância floral frutal amadeirado. #antiqueda #novidade #creme #cabelosaudável
22 horas ago
View on Instagram |
1/3
Imagina um potão de gelatina ganhando vida? 📸 Para não passar vontade, não esquece: Gelatina é #todecacho, #todecacho é Gelatina. 💚 #GelatinaTDC
2 dias ago
View on Instagram |
2/3
Se afastar de pessoas tóxicas - e sentir a energia renovada - é a indicação do dia no papo com as apresentadoras @keiththammy e @eusaabrina. 🤙 Quer acompanhar essa conversa incrível? Confira essa edição do programa Talk Talk na íntegra no YouTube. 📹 #batepapo #podcast #programa #tvsalonline
3 dias ago
View on Instagram |
3/3
Pular para o conteúdo