Como tirar o tonalizante do cabelo mais rápido: veja 5 truques!

  •  Icone Calendario6 de dezembro de 2022
  •  Icone Relogio 10:00
  •  
  • Luana Queiroz
 Mulher de cabelo liso, colorido com tonalizante de cores fantasia

Conhecido por agir apenas na superfície dos fios, o tonalizante é um produto que tem conquistado cada vez mais as mulheres que têm receio de apostar em uma coloração permanente. No entanto, mesmo com efeito menos duradouro, algumas adeptas ainda se questionam sobre como tirar tonalizante do cabelo.

Então, se você tonalizou os fios e quer saber como tirar o tonalizante do cabelo, confira abaixo algumas técnicas simples de remoção.

Quanto tempo demora para sair o tonalizante do cabelo?

Apesar de ser necessário retocar os fios tonalizados após 28 lavagens (tempo estimado pelos fabricantes), é preciso esperar, em média, 60 dias para que a cor seja completamente removida do cabelo. Mas o aspecto desbotado pode fazer com que haja a necessidade de remover os pigmentos antes do tempo estimado.

Como fazer para o tonalizante sair mais rápido?

A forma mais prática, econômica e suave de retirar cores de cabelo tonalizados é usando um shampoo antirresíduos. Como o pigmento fica apenas na superfície do fio, lavar o cabelo pode ser o suficiente para tirar tonalizante e remover a cor das madeixas.

Aliás, o shampoo tem poderes que você nem imagina e, com certeza, será seu melhor amigo nesse momento. Mas atenção: dificilmente seu cabelo estará perfeito do dia para a noite.Tudo vai depender do quanto seus fios absorveram o tonalizante, o quanto eles estavam descoloridos por baixo, a força do tonalizante, e por aí vai. Talvez você consiga limpar com duas lavagens, ou precise de cinco, por exemplo. O bom é que realmente funciona e danifica muito menos o cabelo.

Para isso, é importante usar um shampoo que não tenha proteção de cor e que leve sulfato na composição. Produtos chamados detox ou antirresíduos são ótimos para esta função. O que você precisa fazer é aumentar a frequência de lavagem do seu cabelo, mas, claro, tomando cuidado para que ele não fique ressecado – para isso, invista em hidratações semanais ou a cada dois dias.

5 truques de como tirar tonalizante do cabelo

Seja para quem ama mudar a cor das madeixas e sempre aposta na nova cor tendência, para quem apostou em uma mudança mais radical de visual e quando se olhou no espelho logo pensou “pintei o cabelo e não gostei”, ou até mesmo quem, por qualquer outra razão, tomou a decisão de tirar o tonalizante do cabelo, trazemos aqui 5 dicas para acelerar o processo de remoção dos tonalizantes.

1- Shampoozada

A shampoozada é uma velha conhecida dos profissionais de salões de cabeleireiro e consiste em aplicar uma mistura preparada com shampoo, pó descolorante e água oxigenada nos cabelos e lavá-los com essa mistura. Essa técnica pode acertar algumas colorações, limpar algum pigmento indesejado como manchas de tintura ou até mesmo preparar o cabelo para que seja feito um novo tingimento.

Esse procedimento é ótimo para acelerar o procedimento de remoção do tonalizante dos cabelos e pode, inclusive, ajudar a clarear de 2 a 3 tons, dependendo do volume da água oxigenada usada e do tempo de ação do produto nos fios.

Mas atenção: é muito importante ter o cabelo saudável, pois a shampoozada pode acabar agredindo os fios e deixando-os ressecados. Antes de realizar a técnica, faça o teste de mecha, pois ele vai te ajudar a saber como está a saúde do seu cabelo.

2- Touca de shampoo

Como o próprio nome já diz, esse procedimento consiste em deixar o shampoo antirresíduos agindo no cabelo por cerca de 40 minutos usando uma touca para deixar os fios completamente envolvidos no produto. Dessa forma, o shampoo vai agindo por mais tempo, contribuindo para tirar o tonalizante do cabelo.

Mas, apesar de ser uma técnica simples, é importante estar com o cabelo saudável antes de realizá-la para evitar danos em excesso. Uma alternativa é realizar uma umectação capilar para garantir que os fios estejam fortes. Dessa forma, pigmentos serão removidos sem que seus fios fiquem quebradiços.

3- Decapagem

Para quem busca uma opção mais rápida, a decapagem pode ser a melhor alternativa. No entanto, ela é uma técnica mais radical, já que retira os pigmentos dos fios usando água oxigenada e um pó semelhante ao descolorante, que funciona como um removedor de tinta de cabelo.

Justamente por este motivo, não é indicado realizar a decapagem em casa. Além disso, a técnica não é compatível com outros tipos de químicas (como escova progressiva, por exemplo) e também não é recomendada para quem tem os fios frágeis e quebradiços.

Por isso, antes de se precipitar e fazer algo na pressa, procure ajuda de um profissional de beleza e descubra como tirar tonalizante do cabelo da forma mais segura para os seus fios.

4- Vinagre

Para tirar o tonalizante do cabelo com vinagre você vai precisar de apenas duas coisas: água morna e vinagre. E a mistura para uso é bem simples: uma parte de água morna para uma parte de vinagre (o ideal é o branco por ser mais ácido). O vinagre age acelerando o processo de oxidação do tonalizante, contribuindo para o processo de remoção do tonalizante.

Após fazer a mistura, aplique-a em todo o cabelo, envolva em uma touca e deixe agir por 20 minutos. Depois, lave normalmente com seu shampoo preferido, aplique condicionador e finalize como desejar.

5- Bicarbonato

Uma outra forma para tirar tonalizante do cabelo é a partir do bicarbonato. Para isso, basta usar a dupla shampoo anticaspa + bicarbonato de sódio.

Além de danificar menos o cabelo, é uma receita bem fácil: basta colocar uma colher (sopa) de bicarbonato de sódio em 200ml de shampoo anticaspa e lavar as madeixas algumas vezes por semana. O bicarbonato de sódio clareia os fios, porém, se você está com fios quebradiços evite utilizar essa técnica.

Mulher de cabelo longo, liso, com as pontas onduladas, pintado com tonalizante rosa pastel

Quando o tonalizante sai, o cabelo volta à cor normal?

Em geral, após os 60 dias de usado o tonalizante ele já deve ter sido totalmente removido de seus cabelos. Ou seja, os cabelos já devem ter retornado ao estado anterior ao uso do produto.

No caso dos cabelos que passaram por processo de descoloração, eles voltarão a ter a aparência de fios descoloridos. Em raros casos, alguns tonalizantes mais pesados podem deixar algum resquício nos cabelos mesmo após os 60 dias.

Para alguns cabelos tonalizados com azul ou roxo, quando o pigmento sai por completo pode haver uma matização do tom amarelado do cabelo descolorido, dando impressão de que o cabelo está mais “esbranquiçado”.

Independente da técnica utilizada para tirar o tonalizante mais rápido, sempre avalie a sua saúde capilar para que a remoção da cor não danifique os fios. Para isso, faça o teste de mecha e, sempre que possível, procure orientação profissional.

E agora que você aprendeu diversas técnicas de como tirar tonalizante do cabelo, avalie a que melhor se encaixa ao seu cabelo e a faça com muito cuidado, sempre avaliando a saúde dos fios.

Dúvidas Frequentes:

Como posso remover o tonalizante do cabelo em casa?

Existem algumas opções que você pode tentar em casa, como o uso de shampoos antirresíduos, misturas de vitamina C, bicarbonato de sódio ou óleo de coco.

O shampoo antirresíduos remove completamente o tonalizante?

O shampoo antirresíduos pode ajudar a remover parte do tonalizante, mas pode ser necessário usar várias vezes e combinar com outros métodos para obter resultados mais completos.

Como usar vitamina C para remover o tonalizante do cabelo?

Você pode esmagar comprimidos de vitamina C, misturá-los com um pouco de shampoo antirresíduos e aplicar nos cabelos úmidos. Massageie bem, deixe agir por cerca de 30 minutos e enxágue abundantemente.

O bicarbonato de sódio é eficaz para remover o tonalizante?

Sim, o bicarbonato de sódio pode ser usado como um agente de limpeza para ajudar a remover o tonalizante. Faça uma pasta com bicarbonato de sódio e água, aplique nos cabelos úmidos, massageie suavemente e enxágue.

O óleo de coco pode remover o tonalizante do cabelo?

O óleo de coco pode ajudar a soltar o tonalizante dos fios, mas pode não remover completamente. Aplique óleo de coco aquecido nos cabelos, deixe agir por pelo menos uma hora e lave com shampoo.

É possível remover o tonalizante apenas lavando o cabelo várias vezes?

Em alguns casos, lavar o cabelo várias vezes com shampoo normal pode ajudar a remover o tonalizante gradualmente. No entanto, isso pode levar tempo e pode não ser eficaz para remover completamente o tonalizante.



Comentários

  1. isabely disse:

    como tira tinta preta do cabelo

Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • A mamãe Clarice (@radarpets_laemcasa) ensinou a beleza e o poder dos cachos para sua filha. 💖💖"Tivemos muita conversa e diálogo com a nossa pequena. Porém, não foi fácil, sofremos muito aqui.
Infelizmente, antigamente, os comentários vinham primeiramente de parentes que tristemente falavam sobre o cabelo black da criança. Sim, isso na frente da minha filha, ouvíamos absurdos. Aconselhavam a fazer escova, chapinha e até a alisar. Algumas vezes cheguei a levá-la ao salão para escovar; ela pedia e até chorava pedindo para escovar o cabelo, querendo ter o cabelo igual ao da mãe.
Mas eu lutei contra tudo e todos. Mostrei e ensinei a ela que o cabelo dela é lindo e maravilhoso! "Minha filha, @lehh_cardoso, seu cabelo é sinônimo de força, garra, coragem, determinação, empoderamento e luta. 🥰 Muito orgulho de ti!".#Empoderamento #SalonLine
  • 🤔 hmm, são tantas opções, né?
Comenta aqui e diz pra gente!#mudança #cortedecabelo #cabelonovo
  • Cabelo com frizz e sem brilho? É hora de conhecer os efeitos do Óleo Reparador Extra Forte da #todecacho!✨ Com super silicone;
🩵 48 horas de controle de frizz;
✨ Combate à porosidade;
🩵 Brilho e maciez;
✨ Proteção térmica até 230°.E sabe o melhor? Use em diferentes cuidados do dia: pré-shampoo, tratamento dos fios, misturinhas, protetor térmico e finalizador.#óleo #reparadordepontas #antifrizz #tratamentocapilar
A mamãe Clarice (@radarpets_laemcasa) ensinou a beleza e o poder dos cachos para sua filha. 💖💖"Tivemos muita conversa e diálogo com a nossa pequena. Porém, não foi fácil, sofremos muito aqui.
Infelizmente, antigamente, os comentários vinham primeiramente de parentes que tristemente falavam sobre o cabelo black da criança. Sim, isso na frente da minha filha, ouvíamos absurdos. Aconselhavam a fazer escova, chapinha e até a alisar. Algumas vezes cheguei a levá-la ao salão para escovar; ela pedia e até chorava pedindo para escovar o cabelo, querendo ter o cabelo igual ao da mãe.
Mas eu lutei contra tudo e todos. Mostrei e ensinei a ela que o cabelo dela é lindo e maravilhoso! "Minha filha, @lehh_cardoso, seu cabelo é sinônimo de força, garra, coragem, determinação, empoderamento e luta. 🥰 Muito orgulho de ti!".#Empoderamento #SalonLine
A mamãe Clarice (@radarpets_laemcasa) ensinou a beleza e o poder dos cachos para sua filha. 💖💖"Tivemos muita conversa e diálogo com a nossa pequena. Porém, não foi fácil, sofremos muito aqui. Infelizmente, antigamente, os comentários vinham primeiramente de parentes que tristemente falavam sobre o cabelo black da criança. Sim, isso na frente da minha filha, ouvíamos absurdos. Aconselhavam a fazer escova, chapinha e até a alisar. Algumas vezes cheguei a levá-la ao salão para escovar; ela pedia e até chorava pedindo para escovar o cabelo, querendo ter o cabelo igual ao da mãe. Mas eu lutei contra tudo e todos. Mostrei e ensinei a ela que o cabelo dela é lindo e maravilhoso! "Minha filha, @lehh_cardoso, seu cabelo é sinônimo de força, garra, coragem, determinação, empoderamento e luta. 🥰 Muito orgulho de ti!".#Empoderamento #SalonLine
1 dia ago
View on Instagram |
1/3
🤔 hmm, são tantas opções, né?
Comenta aqui e diz pra gente!#mudança #cortedecabelo #cabelonovo
🤔 hmm, são tantas opções, né? Comenta aqui e diz pra gente!#mudança #cortedecabelo #cabelonovo
2 dias ago
View on Instagram |
2/3
Cabelo com frizz e sem brilho? É hora de conhecer os efeitos do Óleo Reparador Extra Forte da #todecacho!✨ Com super silicone;
🩵 48 horas de controle de frizz;
✨ Combate à porosidade;
🩵 Brilho e maciez;
✨ Proteção térmica até 230°.E sabe o melhor? Use em diferentes cuidados do dia: pré-shampoo, tratamento dos fios, misturinhas, protetor térmico e finalizador.#óleo #reparadordepontas #antifrizz #tratamentocapilar
Cabelo com frizz e sem brilho? É hora de conhecer os efeitos do Óleo Reparador Extra Forte da #todecacho!✨ Com super silicone; 🩵 48 horas de controle de frizz; ✨ Combate à porosidade; 🩵 Brilho e maciez; ✨ Proteção térmica até 230°.E sabe o melhor? Use em diferentes cuidados do dia: pré-shampoo, tratamento dos fios, misturinhas, protetor térmico e finalizador.#óleo #reparadordepontas #antifrizz #tratamentocapilar
3 dias ago
View on Instagram |
3/3
Salon Line indica os melhores produtos para cabelos ressecados Qual a melhor forma de cuidar dos cachos no inverno? Como fazer reconstrução capilar para cabelos cacheados Adote você também o penteado com faixa de cabelo Gel para cabelo feminino: como usar?
Pular para o conteúdo