Como deixar o cabelo grisalho mais rápido? Veja essas dicas!

  •  Icone Calendario17 de agosto de 2023
  •  Icone Relogio 14:34
  •  
  • Carolina Glogovchan
 mulher branca com cabelos lisos grisalhos e um corte chanel.

As mulheres diariamente são pressionadas a manter uma aparência sempre jovem. Enquanto homens grisalhos são considerados “charmosos”, qualquer sinal de fios brancos em uma mulher ainda pode ser visto como desleixo. Não à toa, a maioria delas passa boa parte da vida recorrendo ao uso de tinturas e tonalizantes. Mas, a boa notícia é que isso está começando a mudar.

Toda transição capilar consiste em um processo de aceitação do cabelo em seu estado natural. No caso da transição do cabelo branco, essa fase representa também a aceitação do “envelhecimento” – afinal, ele faz parte da nossa trajetória e, de forma alguma, é menos bonito – e o primeiro passo dessa jornada é parar com a tintura e deixar que a raiz branca cresça cada vez mais.

Você está vivenciando este momento? Confira como deixar o cabelo branco mais rápido e assumir de vez essa nova identidade.

Tem como acelerar o grisalho?

mulher branca de origem asiática com cabelos longos e grisalhos

O processo de envelhecimento dos cabelos começa quando os folículos pilosos passam pela oxidação celular, que afeta a fase de desenvolvimento, reduzindo a frequência de crescimento. Essa oxidação também é responsável pelos fios brancos, pois afeta a produção de melanina, pigmento responsável pela coloração. Vale lembrar que os fios brancos costumam aparecer a partir dos 35 anos, mas a genética e o estresse podem contribuir para o aparecimento precoce.

Portanto é um processo natural do organismo humano. Mas, para quem deseja acelerar o efeito, há tratamentos que viabilizam um visual muito mais harmonioso dos fios grisalhos e brancos. Se você já entrou nessa fase e está disposta a ver o cabelo cada vez mais claro – com muito orgulho! – confira os melhores caminhos para essa transição.

Método “Gray Blending”

Você já ouviu falar sobre o método “Gray Blending”? Essa é uma técnica que consiste em fazer uma coloração bem sutil, com uma mistura de mechas e balayage para dar vida a um grisalho cheio de atitude. Para executar, o profissional colorista clareia seções mais largas de cabelo com o processo de balayage, de forma a acentuar o efeito em alguns fios mais finos que vão se misturar com os cabelos grisalhos naturais. O resultado gera um contraste entre os fios clareados e os cabelos ainda com cor, deixando a aparência da coloração mais natural e concedendo mais profundidade e vida ao cabelo grisalho.

Entre os benefícios dessa técnica, além da autoaceitação e autoamor, podemos destacar que ela pode ser feita em qualquer cor de cabelo, independente da cor base dos fios; exige pouca manutenção, já que apenas ajuda a dar profundidade aos fios que estão ficando claros; além disso, é um método perfeito para realçar os tons de cinza nas madeixas, criando uma transição suave para o visual grisalho. 

Dicas para deixar o cabelo grisalho mais rápido

mulher branca com os cabelos grisalhos lisos presos em um rabo de cavalo baixo

Além do Gray Blanding, você quer mais dicas de como acelerar o processo e como deixar o cabelo grisalho mais rápido? A gente ensina:

Utilize tonalizantes

Sim, a transição do cabelo branco significa não pintar mais os fios, mas, para evitar um contraste muito marcado entre os cabelos grisalhos e a parte que ainda cresce com a cor natural, a dica é tonalizar o cabelo, ou seja, investir em uma coloração sem amônia – que é menos agressiva – de um tom frio.

O Color Express Zodiac Cinza a Louca do Signo Salon Line, por exemplo, é um tonalizante 100% sem amônia e sem oxidante, que hidrata e colore o cabelo, sem agredir os fios, deixando-os revitalizados e com brilho por mais tempo, realçando cor dos cabelos e garantindo brilho, vitalidade e maciez aos fios.

Recorra à descoloração

Descolorir o cabelo é, sem dúvida, uma das estratégias mais eficientes para quem deseja acelerar a transição para o efeito grisalho. Porém, é importante destacar que essa técnica é agressiva para os cabelos, pois é feita uma remoção de toda a cor existente nas fibras capilares, exigindo tratamentos intensos para a reposição de água, lipídeos e massa capilar. 

Use e abuse do shampoo para cabelo branco

Sabe o shampoo matizador, ideal para a matização dos cabelos loiros? Eles são ótimos aliados para os fios brancos. Isso porque, esse tom tende a ficar amarelado justamente por conta do processo de oxidação. Mas, a boa notícia é que isso é reversível. Assim, os shampoos neutralizantes são ótimas pedidas e permitem um ótimo custo-benefício, sendo indicado o uso apenas uma vez por mês.

Mantenha a hidratação em dia

Além de estar diretamente ligada à coloração dos fios, a melanina também interfere na maciez dos fios. Em outras palavras, conforme os fios vão embranquecendo, eles também vão ficando naturalmente mais ressecados. Para reverter esse quadro, é fundamental investir em hidratações quinzenais, se seu cabelo for liso, ou semanais, se for cacheado ou crespo. A umectação com óleos vegetais pode ser feita mensalmente, independentemente do tipo de fio, pois esse tratamento ajuda na reposição de lipídios.

Adote um corte de cabelo curto

mulher branca de cabelos super curtos e grisalhos mexendo no ipad

Durante a transição, é indicado encarar a tesoura com mais frequência. A indicação dos especialistas é cortar pelo menos 1,5 cm a cada dois meses para “limpar a cor”. Além disso, se você não quiser lidar com a raiz de uma cor e o comprimento de outra, a melhor opção é adotar um corte de cabelo curtinho, já que isso pode acelerar o processo de transição no comprimento dos fios. Caso você não seja fã de cortes de cabelos curtos, opções médias como o chanel e o long bob podem ser boas alternativas.

Como tirar tintura do cabelo e deixar grisalho?

Existem diversas técnicas para retirar a coloração do cabelo, de forma a deixar os fios mais próximos à cor natural ou mais grisalhos. Entre as que mais se destacam está a técnica do vinagre. Por ser um produto muito potente para os cabelos, o vinagre branco ou o vinagre de maçã ajudam a acelerar o processo de remoção de tinta do cabelo. Para isso, é preciso considerar esses passos: 

Passo 1: Utilize 250ml de vinagre branco puro e 250ml de água morna;

Passo 2: Despeje os dois em um pote limpo e dê uma leve mexida;

Passo 3: Aplique nos cabelos secos;

Passo 4: Utilize uma touca e aguarde por, pelo menos, 15 minutos;

Passo 5: Lave normalmente com seus produtos de preferência e vá repetindo o processo em dias alternados.

Dentro de uma semana, você já conseguirá ver diferença na despigmentação dos fios. Mas, não se esqueça de manter a hidratação e a nutrição em dia. 

Produtos para cabelo grisalho

Optou por assumir os fios grisalhos de vez? Maravilha! Agora vamos conhecer as indicações dos produtos para manter seu fio impecável:

Shampoo Meu Liso Matizador Loiro 

O shampoo roxo é um ótimo companheiro para manter a beleza dos fios grisalhos. O Shampoo Meu Liso Matizador Loiro, por exemplo, é ideal para loiros naturais ou descoloridos que perderam o tom ideal. Com efeito profissional, ele garante limpeza profunda, eliminando o tom amarelado ou alaranjado dos fios. 

Condicionador Meu Liso Matizador Loiro

Além do shampoo, o Condicionador Matizador Loiro Meu Liso também é perfeito para quem está assumindo os fios mais brancos. Esse produtinho vai combater o ressecamento, garantindo hidratação e desembaraço dos fios. É um ótimo aliado na  manutenção da cor capilar.

Máscara de hidratação Matizadora #todecacho Loiros Liberado 

Se você tem cabelos com curvatura, a dica aqui é investir na Máscara Matizadora Capilar #todecacho. Sua formulação rica em blackberry e óleo de uva, garante hidratação, força e saúde para cachos e crespos, além de fórmula enriquecida para uma carga extra de hidratação, manutenção dos cabelos loiros, dos brancos, maciez e controle do frizz.

Máscara Meu Liso Matizador Platina 

Muito indicada para quem busca manter os fios loiros platinados no tom pérola em dia, ou dar um tom perolado aos cabelos brancos, a Máscara Meu Liso Matizador Platina, além de hidratar e nutrir profundamente, também proporciona efeito profissional para os cabelos loiros, descoloridos ou naturais. 

Máscara Meu Liso Matizador Prata 

Por último, uma ótima aliada para eliminar o tom amarelado dos cabelos brancos, loiros acinzentados descoloridos ou naturais, além de hidratar e desembaraçar, garantindo efeito profissional aos fios, é a A Máscara Meu Liso Matizador Prata. Esse produto garante uma matização acinzentada e manutenção profissional da cor dos fios.

Dúvidas Frequentes 

Quanto tempo leva para o cabelo ficar todo grisalho?

O embranquecimento dos fios é um processo gradual e natural do ser humano. De forma geral, os cabelos vão ficando grisalhos e, aos poucos, tornam-se totalmente brancos. Em média, esse processo costuma começar entre 35 e 45 anos.

Como estimular o surgimento do cabelo branco?

Se o seu objetivo é deixar os cabelos brancos, uma forma de estimular esse resultado é descolorindo os fios. Quem tem cabelos naturalmente loiros, tem chances de conquistar esse efeito de uma só vez, mas quem possui fios mais escuros pode precisar de mais sessões de descoloração. 

Como conquistar o efeito grisalho?

Para conquistar um cabelo grisalho moderno, bonito e saudável, vale considerar algumas técnicas, como o banho de vinagre, a descoloração dos fios ou ainda a técnica Gray Blanding, que clareia estrategicamente algumas mechas do cabelo para gerar um grisalho super natural. 

Quanto tempo leva para descolorir o cabelo até ficar branco?

De maneira geral, o pó descolorante fica nos fios uma média de 30 minutos, mas isso pode variar conforme cada cabelo, já que a cor natural, a grossura do fio e procedimentos químicos realizados anteriormente podem interferir no clareamento.

Como manter os cabelos grisalhos e brancos?

Um cabelo que perde a pigmentação, não necessariamente é um cabelo sem vida. Por isso, é importante manter a saúde capilar dos fios grisalhos e brancos em dia, por meio de tratamentos de hidratação, nutrição, reconstrução e umectação com óleos vegetais. A dica aqui é assumir um cronograma capilar e, ainda, realizar matização periódica para deixar os fios com mais brilho e livre de manchas amareladas. 



Comentários

  1. RITA DE CASSIA RAVANELLI disse:

    gostei das “dicas”…. obrigada…
    meu cabelo é crespo e quero deixá-los branco

    1. Salon Line disse:

      Rita, já anotada todas essas dicas para colocar em prática e arrasar. ❤️

  2. TENHO CABELO GRISALHO QUERO DEIXAR MAIS BRANCO O QUE FAÇO

    1. Salon Line disse:

      Lud, para esse procedimento, recomendamos que consulte um profissional cabeleireiro de sua confiança para que ele faça uma avaliação pessoalmente dos seus fios e assim te indique o melhor procedimento para chegar no resultado desejado!!

  3. Maria do Socorro santos disse:

    já passei por varios proceso para que os meus cabelos fique grisalhos de vez,pois a raiz é branca. há um mes cortei bem curto e estou usando um tonalizante lilás conforme a indicação de profisiona,estou tentando me aceitar de cabelos branco não é facil,mas so de pensar em me libertar de tintura a cada 15 dias me deixa muito feliz.

    1. Salon Line disse:

      Continua com foco na sua liberdade e no que vai te fazer feliz!! Você já é belíssima e vai ficar ainda mais radiante com a aceitação do seu cabelo totalmente natural! ❤️❤️

Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • Tem curiosos de plantão! 👀
Comenta aqui um cheiro estranho que você costuma gostar.
  • Tá na hora de inovar no penteado, né?
Nossa consumidora @gabicfo_ trouxe uma inspiração incrível usando elásticos, adicionando um toque de cor e personalidade.Ah! E o Óleo Reparador #todecacho não pode faltar! Ele vai dar brilho e controlar o frizz por 48 horas. 💖🥰💖🥰#penteado #hairstyle #óleocapilar #inspiração
  • Cuidado diário não pode faltar, né? E com o Kit HIDRA Nutrição&Definição, os benefícios vão te surpreender!✨ Ação nutritiva;
✨ Controle do frizz;
✨ Brilho natural;
✨ Definição dos cachos;
✨ Fórmula poderosa com 12 óleos e manteiga de karité.#hidratação #rotinacapilar #nutrição #karité
Tem curiosos de plantão! 👀
Comenta aqui um cheiro estranho que você costuma gostar.
Tem curiosos de plantão! 👀 Comenta aqui um cheiro estranho que você costuma gostar.
1 dia ago
View on Instagram |
1/3
Tá na hora de inovar no penteado, né? Nossa consumidora @gabicfo_ trouxe uma inspiração incrível usando elásticos, adicionando um toque de cor e personalidade.Ah! E o Óleo Reparador #todecacho não pode faltar! Ele vai dar brilho e controlar o frizz por 48 horas. 💖🥰💖🥰#penteado #hairstyle #óleocapilar #inspiração
2 dias ago
View on Instagram |
2/3
Cuidado diário não pode faltar, né? E com o Kit HIDRA Nutrição&Definição, os benefícios vão te surpreender!✨ Ação nutritiva;
✨ Controle do frizz;
✨ Brilho natural;
✨ Definição dos cachos;
✨ Fórmula poderosa com 12 óleos e manteiga de karité.#hidratação #rotinacapilar #nutrição #karité
Cuidado diário não pode faltar, né? E com o Kit HIDRA Nutrição&Definição, os benefícios vão te surpreender!✨ Ação nutritiva; ✨ Controle do frizz; ✨ Brilho natural; ✨ Definição dos cachos; ✨ Fórmula poderosa com 12 óleos e manteiga de karité.#hidratação #rotinacapilar #nutrição #karité
3 dias ago
View on Instagram |
3/3
Salon Line indica os melhores produtos para cabelos ressecados Qual a melhor forma de cuidar dos cachos no inverno? Como fazer reconstrução capilar para cabelos cacheados Adote você também o penteado com faixa de cabelo Gel para cabelo feminino: como usar?
Pular para o conteúdo