Cuidados essenciais para cabelo moreno iluminado liso
Ensinamos como tonalizar o cabelo, dos fios claros aos fios escuros
- 28 de fevereiro de 2023
- 14:03
- Luana Queiroz
Muito se fala de tonalização e de matização quando o assunto é dar um up na cor dos cabelos. Embora sejam técnicas muito comuns, ainda há algumas dúvidas sobre como tonalizar o cabelo, qual a função do tonalizante e qual a diferença entre este produto e o matizador.
Sejam os seus fios claros ou escuros, preparamos um guia completo sobre o processo de tonalizar para você saber o que fazer na hora de aplicar a técnica. Bora conferir?
O que é tonalizante?
O tonalizante é um produto que, diferentemente das colorações permanentes, não contém amônia ou oxidantes em sua fórmula. O tonalizante sem amônia colore o cabelo apenas na superfície, não penetrando na estrutura dos fios. Ou seja, é um tipo de produto que não altera a estrutura da fibra capilar.
Benefícios do produto
Tonalizar o cabelo é uma ótima opção para quem quer mudar, mas sem radicalizar, já que esse tipo de produto possui diversos benefícios para a beleza e saúde capilar. Escolher aplicar um tonalizante é a aposta, pois:
- É o ideal para reavivar a cor entre uma coloração e outra;
- Corrige o desbotamento da cor;
- Para quem tem até 30% de brancos dispersos, ajuda a criar reflexos naturais e luminosos;
- Pode ser aplicado após procedimentos químicos, como alisamentos, relaxamentos e escovas.
Como tonalizar o cabelo – passo a passo
Sabia que tonalizar os fios é mais simples do que você pensa? Veja nosso passo a passo de como tonalizar o cabelo em casa:
- Com os cabelos limpos e úmidos, divida os fios em sessões para facilitar a aplicação;
- Antes de iniciar a aplicação, passe um pouco de creme hidratante na testa (próximo aos cabelos), orelhas e nuca para facilitar a retirada da coloração e evitar que a pigmentação manche sua pele;
- Aplique o tonalizante ao longo dos fios com atenção, garantindo que todas as partes vão receber o produtos igualmente;
- Aguarde entre 30 e 50 minutos – o tempo varia de acordo com a indicação do fabricante, confira sempre na embalagem;
- Enxágue bem com água em abundância até retirar todo o excesso de produto.
Importante: o resultado e a intensidade da coloração no seu cabelo dependerão da porosidade dos seus fios, da cor base natural, da tonalidade escolhida e da prévia descoloração.
Nossa Top Migs, Camily Barros, ensina como!
Leia também: Como matizar o cabelo
Dicas de como tonalizar o cabelo loiro e com luzes
Se a sua intenção com a tonalização for apenas realçar a cor do seu cabelo, escolha uma coloração que seja semelhante à cor natural dos seus fios. Mas se a sua intenção for neutralizar reflexos indesejados, fique atenta a duas situações:
Cabelos com reflexo alaranjado
Para tonalizar cabelos com reflexos alaranjados, o ideal é escolher tonalizantes de reflexo acinzentado (azul).
Cabelo com reflexo amarelado
Para tonalizar cabelos com reflexos amarelados, o ideal é escolher tonalizantes com reflexo irisado (violeta).
Dicas de como tonalizar os cabelos escuros
Os tons mais escuros também precisam ser tonalizados para evitar reflexos indevidos. Se você tem os fios escuros quimicamente, veja o que você precisa fazer:
Como tonalizar o cabelo preto azulado
O preto azulado é uma cor mais difícil de atingir, por isso, o ideal é que você pinte seu cabelo com uma coloração permanente pela primeira vez e faça manutenções de 15 em 15 dias com o tonalizante, utilizando a tinta permanente apenas para retoques de raiz.
Como tonalizar o cabelo castanho claro
No caso do castanho claro, é preciso ter cuidado com tons puxados para o cinza ou dourado, pois eles podem causar reflexos esverdeados nos fios ao longo do tempo. O recomendado, nestes casos, é optar por tons puxados para o cobre, como o castanho claro acobreado.
É comum ter dúvidas sobre como tonalizar o cabelo, mas com as dicas que demos aqui e com os produtos corretos, você pode alcançar o resultado desejado para os seus fios.
Leia também: Como tirar o vermelho do cabelo sem danificar os fios