Porosidade capilar: descubra o que é e como evitar o cabelo poroso

  •  Icone Calendario16 de junho de 2023
  •  Icone Relogio 14:37
  •  
  • Talitha Benjamin
 Mulher com cabelo castanho ondulado e maquiagem suave posa com blusa verde

Muitas vezes é difícil saber quais são os sinais que indicam os cuidados que o seu cabelo precisa. Além disso, muitos termos utilizados no mundo da beleza também não são fáceis de identificar, a porosidade capilar é um deles que, apesar de ter um nome fora do comum, essa é uma condição muito encontrada em cabelos danificados. 

A porosidade capilar é um aspecto que pode ser encontrado em fios fragilizados, e saber reconhecê-la é mais importante ainda, afinal, tratá-la é essencial para manter a saúde e beleza dos cabelos. Vamos entender melhor o que é um cabelo poroso, e como eliminar esse aspecto?

O que é porosidade capilar?

Todo cabelo possui cutículas, que formam a camada externa dos fios e que servem para proteger a fibra capilar, ou seja, é como uma barreira para evitar danos. Assim, quando elas estão abertas, isso significa que o cabelo está muito mais exposto a diversos fatores que podem afetar sua saúde, como raios solares e poluição, por exemplo, e isso é a porosidade capilar.

Portanto, as cutículas não podem estar tão abertas para não prejudicar os cabelos, mas também não podem ficar muito fechadas, porque isso impede a entrada de nutrientes. É uma questão de equilíbrio.

O que causa porosidade capilar?

O nível de porosidade pode estar ligado a diversas causas, como alta exposição solar ou excessivos procedimentos capilares sem proteção.

Químicas como alisamento, tingimento, descoloração, além dos fatores naturais, como sol, vento e água do mar, alteram o pH do cabelo, resultando na abertura da cutícula capilar e, com isso, aumentando a porosidade dos fios.

Como saber se o cabelo está poroso?

O cabelo poroso possui algumas características próprias: se você notar que os fios estão mais grossos ou ásperos, sem brilho, quebradiços, além de embaraçados com maior facilidade, pode ser que seu cabelo esteja poroso.

Devido às cutículas abertas, o cabelo fica muito mais exposto a ressecamentos e danos que podem ocorrer por conta dos fatores citados antes, sejam naturais ou por processos químicos. Além disso, as madeixas podem acabar manchando com mais facilidade em cabelos porosos, seja por conta de produtos matizadores ou água de piscina, por exemplo.

Mas afinal, como tratar o cabelo poroso?

Se você está enfrentando a porosidade capilar, existem alguns tipos de tratamentos que podem ser feitos em casa. Mas, antes, é preciso entender qual o nível de porosidade das suas madeixas para, então, iniciar um processo de restauração de dentro para fora.

Conheça alguns passos para cuidar dos cabelos porosos e devolver a saúde dos seus fios.

Faça nutrição capilar

O uso de óleos e produtos para nutrição capilar são essenciais para devolver a oleosidade dos cabelos e retirar o ressecamento. Afinal, como as cutículas estão abertas, é mais fácil os nutrientes escaparem. Por isso, manter os fios nutridos fará toda a diferença.

Aposte na reconstrução

A reconstrução é um processo que ajuda a devolver a queratina aos fios e a trazer mais resistência para a estrutura dos cabelos. Por isso, deve ser o principal passo para quem deseja saber como recuperar o cabelo poroso.

Complemente com vinagre

Uma dica legal é usar vinagre de maçã para fazer a reconstrução e tratar a porosidade do cabelo. Por ter um pH ácido — de 3 a 3,5 — o vinagre de maçã consegue fechar as cutículas dos fios que estão muito abertas, sendo considerado um ativo super reconstrutor e ideal para salvar cabelos porosos. 

Aliás, é importante entender que não basta só saber como tratar o cabelo poroso, mas é preciso manter os cuidados diários e constantemente, para que o problema não retorne.

Cronograma capilar para cabelos porosos

Para obter bons resultados, a dica é seguir um cronograma capilar para cabelos porosos. São três principais etapas, de forma que os tratamentos sejam intercalados, e que devem ser seguidos: hidratação, nutrição e reconstrução.

A primeira serve para repor a umidade que os fios precisam: aqui, o produto usado é uma máscara de hidratação, que pode ser completada com vitaminas e até outros ingredientes como o mel, por exemplo, e aplicado uma ou duas vezes na semana.

Já o segundo passo é a nutrição, que atua na reposição da oleosidade e da gordura natural dos cabelos. Além de ajudar com o cabelo poroso, ainda diminui o frizz. Para essa etapa, são usados óleos vegetais, como de macadâmia, de coco, argan, entre outros, e podem ser aplicados uma vez por semana.

E, por último, a reconstrução. Aqui, entra o uso de queratina, mas também é possível repor a creatina, aminoácidos e colágeno. Veja detalhadamente:

Cabelo com baixa porosidade: invista na hidratação

Fios com baixa porosidade estão, tecnicamente, saudáveis. Porém, esse nível de porosidade indica que seu cabelo não está sendo hidratado corretamente.

Suas cutículas capilares estão intactas, mas um pouco secas e emaranhadas pela falta de hidratação. Por isso, para alcançar a saúde ideal das madeixas, aposte na hidratação.

Cabelo com porosidade normal: a nutrição é essencial

Fios com porosidade considerada normal são os mais fáceis de cuidar, porque têm as cutículas mais soltas e a umidade penetra facilmente. Mas nem por isso você deve diminuir os cuidados!

Para esse tipo de porosidade, você pode apostar na nutrição capilar uma vez por semana e, aqui, os óleos vegetais são os seus aliados. Você pode nutrir as madeixas fazendo uma umectação capilar antes do banho ou durante a noite.

Cabelo com alta porosidade: reconstrução é a solução

Fios com alta porosidade merecem bastante atenção! Geralmente com grande ressecamento, frizz e quebra, nesse nível de porosidade as cutículas estão salientes e bem abertas.

Para quem tem fios porosos assim, não adianta ficar hidratando (inserindo água/umidade), porque o cabelo não retém. Então, a sua aposta é a reconstrução capilar com produtos com queratina, por exemplo.

Saber sobre porosidade capilar é fundamental para uma rotina eficiente de cuidados. Trate seu cabelo de maneira correta!



Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • Um penteado estiloso e com a vibe dos anos 2000 está passando por aqui! 😍✨A @dayluzz arrasou usando a Cera Modeladora Fixação Extraforte de Men Essence para dar aquela fixação power, controle total do penteado com efeito matte e longa duração.Curtiu? Conta pra gente nos comentários! 😉#penteado #anos2000 #Y2K #ceramodeladora
  • Quem também veio pra ganhar igual a @maru_tuzaki? 🙌🎉
Pode se achegar e bora participar do especial Salon Show de aniversário.Porque aqui, seus desejos podem se realizar, Salon Lover.
Então, corre para o site 🖥️ https://www.salonline.com.br/ ou ligue 📞 (11) 5026-6416 para muitos descontos imperdíveis.
  • Quem aí ama uma finalização?
Vem com a @urysilvaa aprender essa finalização para deixar os cachos definidos e volumosos, ela usou o Creme Para Pentear Definição Ultra Volume. 💖
Já salva esse vídeo pra fazer essa finalização também!
Um penteado estiloso e com a vibe dos anos 2000 está passando por aqui! 😍✨A @dayluzz arrasou usando a Cera Modeladora Fixação Extraforte de Men Essence para dar aquela fixação power, controle total do penteado com efeito matte e longa duração.Curtiu? Conta pra gente nos comentários! 😉#penteado #anos2000 #Y2K #ceramodeladora
1 dia ago
View on Instagram |
1/3
Quem também veio pra ganhar igual a @maru_tuzaki? 🙌🎉 Pode se achegar e bora participar do especial Salon Show de aniversário.Porque aqui, seus desejos podem se realizar, Salon Lover. Então, corre para o site 🖥️ https://www.salonline.com.br/ ou ligue 📞 (11) 5026-6416 para muitos descontos imperdíveis.
2 dias ago
View on Instagram |
2/3
Quem aí ama uma finalização? Vem com a @urysilvaa aprender essa finalização para deixar os cachos definidos e volumosos, ela usou o Creme Para Pentear Definição Ultra Volume. 💖 Já salva esse vídeo pra fazer essa finalização também!
3 dias ago
View on Instagram |
3/3
Salon Line indica os melhores produtos para cabelos ressecados Qual a melhor forma de cuidar dos cachos no inverno? Como fazer reconstrução capilar para cabelos cacheados Adote você também o penteado com faixa de cabelo Gel para cabelo feminino: como usar?
Pular para o conteúdo