Nutrição capilar: manual prático de como nutrir o cabelo

  •  Icone Calendario27 de abril de 2022
  •  Icone Relogio 11:30
  •  
 Nutrição capilar: manual prático de como nutrir o cabelo

Ao contrário do que se imagina, não são só os cabelos cacheados e crespos que precisam de mais atenção na hidratação e nutrição dos fios. Sim, o fio em formato espiral ou em “Z” faz com que o óleo natural do couro cabeludo encontre mais dificuldade em descer pelo fio, o que acaba ocasionando o ressecamento do comprimento, principalmente das pontas. Porém, os cabelos lisos também podem se beneficiar dos ativos presentes em óleos vegetais sem medo da oleosidade. É por isso que a nutrição capilar é um dos tratamentos mais importantes para a saúde do cabelo.

Assim como nos cachos e crespos, os óleos de origem vegetal são riquíssimos em nutrientes e ótimos aliados para devolver a força dos cabelos lisos, principalmente os mais danificados, fragilizados e com química. Se você é lisa, ondulada, cacheada ou crespa, mas ainda não sabe a importância de adotar a nutrição na sua rotina capilar, saiba que você está deixando de lado um cuidado essencial para cabelos perfeitos e nutridos. Para te ajudar a começar, hoje mesmo, a repor os nutrientes das madeixas, trouxemos um manual completo da nutrição, onde você vai aprender tudo o que precisa saber sobre este cuidado tão importante para a saúde e beleza dos fios.

O que é nutrição capilar?

Este tratamento, como diz o nome, procura repor os nutrientes perdidos pelos fios. Esses nutrientes são basicamente os lipídeos e o óleo natural do couro cabeludo, responsáveis por proteger a fibra capilar de danos externos, como o uso de ferramentas de calor, raios solares, vento, sal, cloro, exposição às químicas capilares, água quente, entre outros.

A nutrição capilar em cabelos cacheados e crespos é essencial, já que seu formato dificulta a viagem dos nutrientes pelo comprimento do fio, deixando-o consideravelmente mais ressecado do que as curvaturas mais lisas, além de causar quebra, pontas duplas e frizz. Já para os cabelos lisos, ondulados e danificados, a nutrição será responsável por fortalecer os cabelos através da reposição de nutrientes e fortalecimento da fibra capilar.

Para que serve a nutrição capilar?

A nutrição capilar, que é a reposição de nutrientes e lipídeos (a oleosidade natural) dos fios, serve para reparar cabelos danificados, devolver a força e enriquecer a massa capilar. Todas as curvaturas podem se beneficiar dela, mesmo as que sofrem com a oleosidade, já que o excesso de gordura nos fios pode ser um resultado direto do efeito rebote, que é quando o organismo produz mais oleosidade para compensar a falta de umidade e nutrientes dos fios.

Quais são os benefícios da nutrição?

A reposição de óleos e nutrientes das madeixas proporcionam diversos benefícios para a saúde e beleza dos cabelos. Além de combater o ressecamento, a nutrição também sela as cutículas capilares, preservando a hidratação dos fios. Proporciona brilho, previne o aparecimento de pontas duplas, diminui o frizz, além de trazer maciez, brilho e movimento para os cabelos cacheados e crespos. Nos fios lisos, o tratamento também ajuda a regular a produção de oleosidade natural, combate o frizz e devolve a força para fios danificados.

Qual é a diferença entre hidratação, nutrição e reconstrução?

Na hora de escolher quais os melhores cuidados para as suas madeixas, uma dúvida sobre qual é a diferença entre os três principais tratamentos capilares pode surgir, mas a gente te explica: a hidratação, é a que será responsável por repor a umidade do cabelo; a nutrição, vai repor e manter os lipídios do fio, que é a oleosidade natural; e, por fim, a reconstrução, vai devolver a massa capilar e reparar os danos do cabelo.

Como saber se o cabelo precisa de nutrição?

Cabelos que necessitam da reposição de nutrientes e lipídeos geralmente apresentam diversos sintomas em comum: ressecamento, opacidade e excesso de frizz são sinais de que os fios estão precisando daquela nutrição caprichada.

Com qual frequência fazer a nutrição capilar?

Em geral, a nutrição deve fazer parte do cronograma capilar: no caso de cabelos crespos e cacheados, ela pode ser realizada de 1 a 2 vezes por semana. Já para fios lisos e ondulados, que sofrem mais com a oleosidade, este cuidado pode ser feito uma vez por semana; no caso de cabelos sem muitos danos, uma vez a cada quinze dias. Fique atenta aos sinais: fios pesados, com muita oleosidade e sem movimento podem significar que você exagerou na nutrição.

Umectação + nutrição capilar

Os óleos vegetais são os queridinhos na hora de nutrir cabelos cacheados e crespos. E a umectação é uma das melhores aliadas: o tratamento é feito com a aplicação de óleos vegetais, de preferência puros, nos fios, para que haja maior absorção de nutrientes e lipídeos. Veja como fazer:

  • Separe os cabelos secos e sujos em mechas;
  • Aplique o óleo vegetal da sua preferência com as mãos, enluvando cada mecha cuidadosamente. A dica aqui é desembaraçar os fios levemente com os dedos para envolver cada mecha no líquido;
  • Prenda os cabelos e deixe agir por, no mínimo, 40 minutos. Quanto mais tempo, melhor. Utilize uma touca de banho para impedir que o óleo escorra pelo pescoço ou para suas roupas;
  • Lave os cabelos com o seu shampoo de preferência até que não sobre resíduo do óleo nos fios. Finalize como preferir.

Para ficar ainda mais tempo com o óleo nos fios, basta realizar uma umectação noturna. Veja como:

  • Assim como na umectação diurna, a umectação é feita com os fios sujos e secos;
  • Aplique o óleo vegetal com as mãos, enluvando cada mecha cuidadosamente com o óleo. A dica aqui é desembaraçar os fios levemente com os dedos para envolver cada mecha no líquido;
  • Prenda os cabelos e utilize uma touca de banho para impedir que o óleo escorra pelo pescoço, para o travesseiro ou para suas roupas durante a madrugada;
  • Ao acordar, lave os cabelos com o seu shampoo de preferência até que não sobrem resíduos do óleo nos fios. Finalize como preferir.

Conheça os tipos de nutrição para recuperação capilar:

Todos os tipos de fios devem receber a nutrição capilar. Embora sejam os cacheados e crespos que mais necessitam desta etapa, os ondulados e lisos também podem inserir este tratamento em suas rotinas. A diferença estará na frequência em que este cuidado deve ser realizado: fios com a curvatura mais acentuada precisam mais da nutrição, enquanto os lisos, ondulados e oleosos devem nutrir os fios com menos frequência. Veja como a nutrição pode beneficiar cada tipo de cabelo:

Nutrição capilar para cabelos danificados: devolve a força e a massa capilar, fortalecendo o fio para a regeneração mais rápida do cabelo.

Nutrição capilar para cabelos ressecados: repõe os nutrientes e os lipídeos, equilibrando a produção de oleosidade natural do couro cabeludo, prevenindo caspa e oleosidade excessiva.

Nutrição capilar para cabelos porosos: previne o ressecamento e aspereza, melhorando o aspecto aparente do cabelo, dando maciez e sedosidade para melhorar a textura dos fios.

Nutrição capilar para cabelos quimicamente tratados: repara os danos capilares causados pela química, repõe a massa capilar e promove o crescimento saudável.

O que usar para fazer nutrição capilar? Conheça os principais ingredientes ativos:

Na hora de nutrir o cabelo, as misturinhas e receitas caseiras também podem ajudar muito. Fique atenta aos ingredientes naturais que, além de mega úteis nas receitinhas caseiras, também vão potencializar o efeito dos produtos cosméticos direcionados à nutrição. São eles:

  • Óleo de rícino
  • Óleo de coco
  • Leite de coco (ou outros leites vegetais)
  • Abacate
  • Azeite de oliva
  • Manteiga de karité
  • Óleo de argan

Receitas caseiras de nutrição capilar

Quer aprender como recuperar os seus cabelos fazendo uma nutrição capilar em casa? Se liga nestas receitas super fáceis de reproduzir e com ingredientes simples (que você pode encontrar na própria dispensa) e arrase no tratamento.

Nutrição com creme de leite

O creme de leite é um ingrediente rico em gorduras benéficas para a reposição de massa capilar. Porém, fique atenta: sempre o utilize junto com uma máscara capilar de hidratação, já que seu pH é alto demais para ser usado “puro”.

Você vai precisar de:

  • 1 colher de sopa de creme de leite;
  • 2 colheres de sopa de máscara de hidratação.

Como fazer: misture os ingredientes em um recipiente até atingir uma mistura homogênea. Lave os cabelos com shampoo e retire o excesso de água com uma toalha ou camiseta de algodão. Aplique a mistura mecha por mecha, enluvando e massageando bem, evitando a raiz. Deixe agir por 30 minutos e enxágue com água corrente. Aplique condicionador e finalize como preferir.

Nutrição com óleo de coco

Rico em ácidos graxos, nutrientes e vitaminas, o óleo de coco age profundamente nos fios para trazer nutrição e hidratação, proporcionando brilho, maciez e redução do frizz. Você pode usar o óleo de coco puro nos fios, como umectação, adicionar algumas gotas no seu creme de tratamento ou finalizador favorito. Além disso, pode usar algumas gotinhas para revitalizar os cachos ou para tirar o frizz ao longo do dia. Veja como usar:

Você vai precisar de:

  • 2 colheres de sopa de óleo de coco (a medida vai depender da quantidade de cabelo)
  • 2 colheres de sopa de máscara de nutrição

Como fazer: misture os ingredientes em um recipiente até o óleo se dissolver totalmente junto ao creme. Lave os cabelos com shampoo e retire o excesso de água com uma toalha ou camiseta de algodão. Aplique a mistura mecha por mecha, enluvando e massageando bem, evitando a raiz. Deixe agir por 30 minutos e enxágue com água corrente. Aplique condicionador e finalize como preferir.

Nutrição com abacate e mel

Também rico em nutrientes, gorduras e vitaminas, o abacate fortalece o cabelo, e também ajuda a reter a umidade presente nos fios. Por isso, é ideal para utilizar em receitinhas caseiras com outros ingredientes como o próprio óleo de coco ou azeite de oliva. Já o mel tem propriedades reparadoras, reconstrutoras, selantes, umectantes e condicionantes. Tudo isso graças à composição do ingrediente, rico em proteínas, aminoácidos, sais minerais, vitaminas e açúcares.

Você vai precisar de:

  • 4 colheres de sopa de polpa de abacate;
  • 1 colher de sopa de mel.

Como fazer: misture os ingredientes até formarem uma pasta homogênea. Nos cabelos lavados com shampoo, aplique a mistura nos fios, massageando e enluvando bem. Deixe agir por até 30 minutos e depois enxágue. Condicione e finalize como de costume.

Produtos para nutrição capilar: Salon Line indica

A Salon Line é expert em cuidados com cabelos cacheados e crespos e, claro, que a nutrição não fica de fora dos tratamentos oferecidos pelas linhas! Veja abaixo quais produtos não podem faltar na sua etapa de nutrição!

Óleos para nutrição capilar:

O Óleo de Umectação #todecacho Coco Puro, o Óleo de Umectação #todecacho Rícino Puro e o Óleo de Umectação #todecacho Babosa são os óleos vegetais puros da Salon Line que, além de carregar todos os benefícios desses ingredientes poderosos (como nutrição e hidratação extremas, crescimento saudável, regeneração das fibras capilares, ação fortalecedora e maciez extrema), também contam com a tecnologia PROFIX, que garante hidratação, força e saúde para cabelos cacheados e crespos.

Máscaras de nutrição capilar:

A Máscara de Nutrição S.O.S Cachos Cronograma Capilar garante ultranutrição, melhora o aspecto do fio, controla o frizz e dá brilho máximo. Com óleo de argan e manteiga de karité em sua composição, a máscara proporciona revitalização dos cabelos danificados, além de conter proteção UV.

A Máscara de Hidratação #todecacho Nutrição Power possui fórmula enriquecida com proteína de ovo e azeite de oliva para garantir nutrição extrema aos fios, ação regeneradora da fibra, combate ao ressecamento e maciez. Além disso, conta com a tecnologia PROFIX que garante hidratação aos cabelos, força e saúde para cachos e crespos.

Kits para nutrição:

O Kit Cabelos Hidratados e Definidos com S.O.S Cachos Linha XONGANI & Cris conta com 1 Shampoo, 1 Condicionador, 1 Máscara Nutritiva e 1 Gel Ativador de Cachos. Combinados, eles garantem limpeza e condicionamento nutritivos, alto poder de desembaraço, maciez, restauração, hidratação e nutrição aos cabelos, além de definição e fixação.

Já sabe tudo sobre como fazer aquela nutrição poderosa nos fios? Aproveita e se liga neste vídeo da nossa embaixadora Juju Franceschi sobre nutrição capilar e a importância deste tratamento na sua rotina capilar! Aperte o play e assista:



Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • Um penteado meio preso com volume é tudo o que queremos, né?
Então, se liga e já salva este vídeo porque você vai querer esse estilo todos os dias!🖤😍 @nathsilver#penteado #hairstyle #tutorial #meiopreso
  • Eu, você, e um cafuné que não bagunça meu cabelo.
Ahhh… como é lindo o amor. 😍❤️#cafuné #cabelocacheado #amor #namorados
  • Quem também está igual a carteira do @caradecacho?
De queixo caído com a beleza desses cachos. 🧡✨#cachos #beleza #humor #autoestima
Um penteado meio preso com volume é tudo o que queremos, né? Então, se liga e já salva este vídeo porque você vai querer esse estilo todos os dias!🖤😍 @nathsilver#penteado #hairstyle #tutorial #meiopreso
1 dia ago
View on Instagram |
1/3
Eu, você, e um cafuné que não bagunça meu cabelo.
Ahhh… como é lindo o amor. 😍❤️#cafuné #cabelocacheado #amor #namorados
Eu, você, e um cafuné que não bagunça meu cabelo. Ahhh… como é lindo o amor. 😍❤️#cafuné #cabelocacheado #amor #namorados
1 dia ago
View on Instagram |
2/3
Quem também está igual a carteira do @caradecacho? De queixo caído com a beleza desses cachos. 🧡✨#cachos #beleza #humor #autoestima
2 dias ago
View on Instagram |
3/3
Pular para o conteúdo