Hidratação capilar: guia para todos os tipos de cabelo

  •  Icone Calendario8 de abril de 2022
  •  Icone Relogio 15:37
  •  
 Hidratação

Que cabelo não é tudo igual, isso a gente já sabe. Os cabelos cacheados, por exemplo, precisam de cuidados totalmente diferentes dos fios lisos e ondulados, já que sua estrutura apresenta uma curvatura maior. Mas, se tem uma coisa que qualquer tipo de madeixa — algumas mais do que as outras — têm em comum, é a necessidade de hidratação. Muito se fala sobre este cuidado que é essencial, mas o que exatamente ele faz? E como incorporá-lo na rotina capilar de forma saudável e sem muitas complicações?

Estar ou não com a hidratação em dia faz toda a diferença, não só para o aspecto dos cabelos, mas também para a sua saúde. É ela que vai ditar se os fios estarão macios, brilhosos e fortes. Então, para ensinar tudo que você precisa saber sobre hidratação, reunimos aqui um guia prático com todos os motivos pelos quais ela é tão importante para as suas madeixas. Vem com a gente e incorpore já este tratamento na sua rotina de cuidados.

O que é hidratação capilar e para que serve?

A hidratação é o tratamento responsável por devolver aos fios toda a água perdida. Essa etapa é indispensável para todos os tipos de cabelo, mesmo os que sofrem com a oleosidade. Isto porque, diariamente, os fios perdem nutrientes e água, além de sofrerem com diversos fatores externos, entre eles: poluição, exposição à radiação solar, procedimentos químicos, uso de ferramentas de calor, má alimentação ou baixa ingestão de água. Além disso, no caso dos cachos e crespos, o formato em “S” deste tipo de curvatura impede que a água do couro cabeludo percorra todo o comprimento. Já para os lisos e ondulados, a hidratação é responsável por equilibrar a produção de oleosidade natural no couro cabeludo.

Por conta da perda constante de água e nutrientes, a hidratação é um cuidado essencial para a saúde e beleza dos cabelos: a rotina ideal é incorporá-la sempre que possível e intercalar com outros cuidados, como a nutrição, reconstrução (no caso de fios danificados por químicas) e umectação.

Quais são os benefícios da hidratação para o cabelo?

Quais são os benefícios da hidratação para o cabelo?

Apesar de parecer simples, a hidratação tem benefícios poderosos, que fazem toda a diferença para os cabelos: ao repor a água e os nutrientes perdidos de volta para a fibra capilar, a hidratação previne o ressecamento, acaba com as pontas duplas, ajuda no crescimento capilar, melhora a definição e reduz o frizz e a opacidade. O resultado são cabelos macios, fortes, definidos e com movimento.

Qual a diferença entre hidratação, nutrição e reconstrução?

Na hora de escolher quais os melhores cuidados para as suas madeixas, uma dúvida pode bater: qual é a diferença entre os três principais tratamentos capilares: a gente te explica: a hidratação, é a que será responsável por repor a umidade do cabelo; a nutrição, vai repor e manter os lipídios do fio, que é a oleosidade natural; e, por fim, a reconstrução, vai devolver a massa capilar e reparar os danos do cabelo.

Como saber se o cabelo precisa de hidratação?

O cabelo perde água e nutrientes constantemente, alguns mais do que os outros, por isso a hidratação deve ser incorporada na sua rotina sempre que possível. Fios sem brilhos, quebradiços, fragilizados, ressecados e com pontas espigadas são os que precisam do tratamento com mais urgência, portanto, vale apostar na hidratação sempre que possível, ou seja, em média, três vezes por semana.

Quais são os principais ativos para usar na hidratação capilar?

Quer saber quais produtos, ingredientes e ativos usar para hidratar o cabelo? Vem com a gente, pois reunimos aqui os nossos ativos favoritos que vão hidratar as madeixas profundamente:

Hidratação com mel

A hidratação com mel para o cabelo trata-se de um tipo de cuidado em que o mel é usado como ativo principal para cuidar da saúde dos fios. O mel tem propriedades reparadoras, reconstrutoras, selantes, umectantes e condicionantes. Tudo isso graças à composição do ingrediente, rico em proteínas, aminoácidos, sais minerais, vitaminas e açúcares.

Hidratação com babosa

Graças a sua rica composição, a babosa repõe a água e os nutrientes perdidos pelos fios. Por essa razão, essa poderosa planta é o ingrediente ideal para uma hidratação capilar caprichada. O resultado da babosa no cabelo são madeixas hidratadas, com fios fortalecidos e com crescimento acelerado, muito mais macios e com brilho radiante.

Hidratação com D-pantenol

O D-pantenol, também conhecido como pró-vitamina B5, está presente na nossa pele, nos nossos cabelos e é essencial para a saúde, a cicatrização e a maciez dos fios. Por conta disso, o ativo hidrata, tem ação anti-inflamatória e deixa os cabelos super macios, sem frizz e combate as pontas duplas.

Hidratação com amido de milho

Este ingrediente é um higroscópico, o que significa que ele possui alto poder de absorver água e também de liberá-la, mantendo o equilíbrio hídrico dentro do fio. O amido no cabelo, quando associado a outros ingredientes que possuem nutrientes, vitaminas e água, potencializa a absorção deles pela fibra capilar. O ideal é utilizá-los em conjunto com máscaras de hidratação, ou com outros ingredientes naturais.

Hidratação com banana

A banana é rica em nutrientes, vitaminas, aminoácidos, lipídios e potássio. Isso significa que, apostando no tratamento capilar com essa fruta, os seus fios recebem hidratação e a reposição de seu óleo natural, garantindo muito mais balanço, maciez, brilho e sedosidade.

Principais produtos para hidratar o cabelo

Principais produtos para hidratar o cabelo

Para arrasar na hidratação do cabelo, escolha produtos com ativos altamente nutritivos para ajudar na reposição da força para as madeixas. Veja abaixo nossos favoritos:

Máscara de hidratação

A Máscara de hidratação é um tratamento rotineiro que utiliza ingredientes e ativos específicos para proporcionar benefícios aos cabelos. Ela pode ser utilizada semanalmente, nos cabelos limpos e úmidos.

Salon Line recomenda:

As máscaras de hidratação da Salon Line te acompanham na missão de cabelos perfeitos e saudáveis e, com certeza, você encontrará a perfeita para você:

A Máscara Condicionante S.O.S Cachos Ácido Hialurônico auxilia na restauração dos fios, proporcionando hidratação preenchedora, desembaraço, maciez e extrabrilho.

A Máscara Maria Natureza Hidratação sem Pesar Óleo e Água de Coco garante hidratação intensa aos cabelos, fios selados, ultrabrilho e cabelos megamacios.

A Máscara Concentrada Hidra Babosa hidrata e restaura profundamente os fios, garantindo maciez e muito mais vitalidade para os cabelos.

A Máscara de Hidratação S.O.S Bomba Original conta com fórmula exclusiva e dermatologicamente testada para hidratar e restaurar as fibras capilares danificadas, além de garantir desembaraço e auxiliar no crescimento saudável dos fios.

A Máscara S.O.S Hidratação Turbinada conta com ativos poderosos para proporcionar hidratação power, desembaraço imediato e tratamento ultraprofundo dos cabelos.

A Máscara de Hidratação #todecacho Amido de Milho proporciona hidratação profunda, volume controlado e ação antifrizz. Contém proteção UV.

Como saber se a máscara é de hidratação?

Para saber quais produtos possuem ação hidratante, basta ficar de olho na composição e no rótulo: diferente das máscaras nutritivas (que são à base de óleos ou manteigas) e das reconstrutoras (que possuem queratina), as máscaras hidratantes deixam os cabelos mais sedosos e macios, costumam ter ativos ricos em proteínas, vitaminas e minerais na composição. Sua consistência é parecida com a de um condicionador, menos densa do que as de nutrição ou reconstrução.

Shampoo hidratante

O shampoo, apesar de essencial e indispensável na sua rotina capilar, também pode causar ressecamento. Isto porque este produto age abrindo as cutículas para remover as impurezas do couro cabeludo (por essa razão, só pode ser usado na raiz), o que pode ressecar o cabelo. Por isso, além de nunca deixar de usar o condicionador (que fecha as escamas), aposte em um shampoo com ação hidratante para equilibrar a oleosidade natural do fio. Veja nossos favoritos:

O Shampoo e o Condicionador S.O.S Cachos Desembaraçante Ácido Hialurônico Hidratação Preenchedora proporcionam restauração dos fios e garantem maciez sem ressecar, superdesembaraço e extrabrilho.

O Shampoo e o Condicionador Maria Natureza Hidratação Sem Pesar Óleo e Água de Coco, juntos, garantem limpeza capilar suave, hidratação profunda, ultradesembaraço, brilho intenso e cabelos megamacios.

O Shampoo e o Condicionador SOS Hidratação Turbinado contam com fórmula poderosa e ultraconcentrada para nutrir e hidratar os fios.

O Shampoo e o Condicionador da linha #todecacho Babosa trazem em suas fórmulas a exclusiva tecnologia PROFIX que garante hidratação dos cabelos, força e saúde aos fios cacheados e crespos enquanto limpa e desembaraça.

O Kit S.O.S Bomba Original com Shampoo e Condicionador conta com fórmula poderosa e dermatologicamente testada para combater a queda de cabelo, além de crescimento comprovado e fios hidratados e saudáveis.

Aprenda como hidratar o cabelo passo a passo

Agora que você escolheu a sua máscara de hidratação favorita, quer saber como aplicar? Veja o passo a passo abaixo:

Com os cabelos limpos e úmidos, aplique a Máscara de Hidratação mecha a mecha, massageando da raiz até as pontas. Deixe agir por 5 minutos e enxágue bem. Finalize como desejar.

Como potencializar a hidratação capilar?

Como potencializar a hidratação capilar?

Na hora de hidratar o cabelo, as misturinhas e receitas caseiras também podem ajudar muito. No entanto, fique atenta ao misturar ingredientes na sua máscara de hidratação: nem tudo pode ser adicionado em fórmulas industrializadas, já que podem comprometer o pH e inutilizar o produto. A dica é usar sempre produtos naturais. Veja algumas sugestões que ajudam na hidratação capilar:

  • Babosa
  • Mel
  • Óleo de coco (também conta com ação nutritiva)
  • D-pantenol
  • Amido de milho
  • Soro fisiológico
  • Açúcar

Qual a frequência ideal de hidratação para o cabelo?

A hidratação capilar é essencial e indispensável para o tratamento capilar, por isso, deve ser feita sempre que possível, com uma frequência de cerca de 3 vezes por semana. Em paralelo, você pode utilizar outros produtos com ativos hidratantes diariamente, como os finalizadores, por exemplo.

Para garantir uma rotina capilar completa para cabelos, aposte no cronograma capilar: trata-se de uma agenda de cuidados que permite a reposição de nutrientes que o cabelo perde ao longo do tempo. O cronograma é separado em três etapas intercaladas de acordo com o tipo ou necessidade dos fios, são elas: a hidratação, que será responsável por repor a umidade do cabelo; a nutrição, responsável por repor e manter os lipídios do fio, que é a oleosidade natural; e, por fim, a reconstrução, que vai devolver a massa capilar e reparar os danos do cabelo.

Dicas de hidratação para cada tipo de cabelo

Apesar da hidratação capilar ser um cuidado essencial para todos os cabelos, cada tipo de fio terá necessidades diferentes quando se trata da reposição de água e de nutrientes. Se liga nas dicas de como fazer hidratação em cada um corretamente.

Hidratação para cabelo crespo

Naturalmente mais ressecados do que os outros tipos de fio, o cabelo crespo necessita de hidratações sempre que possível: para os crespos, esse tratamento nunca é demais! Aposte em máscaras hidratantes com componentes altamente nutritivos (como óleos e vitaminas) para driblar o ressecamento.

Hidratação para cabelos cacheados

Aqui, vale a mesma lógica para os cabelos crespos: abuse da hidratação! Fios cacheados também sofrem com o ressecamento e a falta de nutrientes, portanto, aposte na umectação semanalmente para combater a fragilidade capilar. Além disso, procure por finalizadores com fórmulas hidratantes, para garantir uma definição que também será benéfica para a saúde dos fios.

Hidratação para cabelo ondulado

Busca definição, mas também sofre com a oleosidade? Os cabelos ondulados ficam entre os dois extremos das curvaturas, por isso, pode ser difícil encontrar o equilíbrio. Para este tipo de fio, o ideal é apostar em fórmulas altamente hidratantes e finalizadores de consistência mais leve para não pesar os fios. Além disso, fique atenta na hora da lavagem: o shampoo é apenas na raiz, enquanto o condicionador e outros produtos devem permanecer no comprimento e pontas.

Hidratação para cabelo liso

Engana-se quem pensa que cabelos lisos não precisam de hidratação por serem oleosos: a hidratação repõe a água e os nutrientes do fio, equilibrando a produção de oleosidade natural. Aposte em shampoos hidratantes ao invés dos de limpeza profunda, que devem ser usados apenas esporadicamente.

Hidratação Salon Line: cuidado que o seu cabelo merece!

A Salon Line está presente em todos os momentos de cuidado capilar, principalmente na etapa da hidratação. A nossa embaixadora Juju Franceschi explica mais sobre este tratamento. Aperte o play e assista!



Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • Os penteados mais pedidos por aqui e todos feitos com muito amor! ✨💖
E aí, gostaram?#salonnosaojoao #salonline #penteados
  • Muito amor pela Bahia 💖🥰
Me falem mais coisas que tem na Bahia que não tem em nenhum outro lugar 🤩
#SalonNoSaoJoao
  • E pra você, o que não pode de jeito nenhum faltar no São João? 😜🌽
#SalonNoSaoJoao
Os penteados mais pedidos por aqui e todos feitos com muito amor! ✨💖 E aí, gostaram?#salonnosaojoao #salonline #penteados
1 dia ago
View on Instagram |
1/3
Muito amor pela Bahia 💖🥰 Me falem mais coisas que tem na Bahia que não tem em nenhum outro lugar 🤩 #SalonNoSaoJoao
2 dias ago
View on Instagram |
2/3
E pra você, o que não pode de jeito nenhum faltar no São João? 😜🌽 #SalonNoSaoJoao
2 dias ago
View on Instagram |
3/3
Pular para o conteúdo