Guia completo: aprenda tudo sobre umectação capilar

  •  Icone Calendario9 de maio de 2023
  •  Icone Relogio 11:12
  •  
  • Luana Sudré
 Mulher negra tomando champagne

Se você é uma pessoa que se preocupa com os cuidados dos cabelos, entende que é importante mantê-los saudáveis. E para isso, é necessário que os fios tenham todos os ativos essenciais, do contrário, os fios começam a perder água e nutrientes, e vão apresentando opacidade, ressecamento ou quebra com o tempo.

Para recuperar os nutrientes e devolver brilho aos fios existe a umectação capilar – um tratamento prático e fácil feito com óleos e produtos especiais que combatem a opacidade e o ressecamento. Deseja saber mais sobre o tema? Então confira nosso guia completo sobre umectação capilar!

O que é umectação capilar?

A umectação capilar é um método de nutrição muito antigo e que serve para restabelecer o  brilho e fortalecer os fios. Isso porque, todos os passos dessa técnica incluem óleos vegetais puros, ótimos para garantir a nutrição dos cabelos.

Além disso, a umectação capilar pode entrar no seu cronograma capilar, na etapa de nutrição, garantindo assim todos os nutrientes que a fibra precisa para se recuperar e se manter sempre saudável.

E o melhor é que não importa se você é lisa, ondulada, cacheada, crespa ou está em transição capilar: a umectação também é indicada para você! 

Para que serve a umectação?

A umectação, por ser à base de óleos vegetais, repõe a oleosidade natural dos fios, mantendo-os hidratados e cheios de vida – não à toa, o nome do processo vem justamente da ideia de umedecer os fios. 

E não é só isso: uma vez saudáveis, brilhantes e livres do frizz, os cabelos atingem todo o potencial possível de crescimento. 

Benefícios da umectação capilar

O tratamento umectante traz diversas vantagens para as madeixas, muitas delas essenciais para a saúde dos fios. A mais importante é, com certeza, o combate ao ressecamento e a porosidade e o fortalecimento do fio, mas você também encontra outros benefícios, como:

  1. Mais brilho 

Os fios nutridos apresentam uma aparência saudável e com brilho natural, pois a estrutura dos fios estará em ótimas condições. A umectação ajuda a manter esses nutrientes e, com isso, fios bastante brilhosos. 

  1. Controle e diminuição do frizz 

A umectação ajuda a deixar a estrutura dos fios completa, devolvendo parte importante da composição da fibra capilar que são os lipídios. Com isso, as escamas do cabelo voltam a ficar em seu estado natural, ou seja, fechadas, controlando dessa forma o frizz. 

  1. Redução de quebra

Como a umectação repõe os nutrientes dos fios, isso auxilia diretamente na força dos fios, contribuindo para que haja menos quebra. 

  1.  Reposição de nutrientes 

Como vimos, a umectação trata de repor nutrientes essenciais para os fios, os principais deles são os lipídios, que estão presentes em diversos tipos de óleos. 

  1. Aumento da maciez 

Por devolver aos fios parte importante de sua estrutura, a umectação capilar deixa os fios saudáveis e, com isso, mais maleáveis e mais macios. 

Que tipo de cabelo precisa de umectação?

A umectação é indicada para cabelos que precisam de cuidados para voltar a ser saudáveis, como:

Cabelos ressecados

Se você tem notado que seus fios estão sofrendo com ressecamento, ou acabou de passar por uma química muito invasiva, como a descoloração, pode ter certeza que seu cabelo precisa de umectação.

Cabelos opacos 

Uma consequência da falta de nutrientes nos fios é o aspecto opaco dos fios. Então, se você está notando um aumento na opacidade de suas madeixas, já pode ir pensando em fazer uma umectação capilar.

Cabelos com pontas duplas 

Um outro reflexo de cabelos que necessitam de umectação é o surgimento de pontas duplas, pois elas indicam que a estrutura dos fios está fraca justamente pela falta de algum nutriente importante. A umectação vai dar uma super carga de nutrientes essenciais aos fios e evitar que as pontas duplas aumentem. 

Cabelos com frizz descontrolado 

Frizz é algo comum em algumas curvaturas de cabelo, no entanto, se você está notando um frizz muito mais acentuado do que o normal, isso pode indicar que seus cabelos estão precisando repor lipídios ou outros nutrientes – e pode ser que a umectação capilar seja a solução para isso. 

Como fazer uma boa umectação capilar?

A etapa de nutrição capilar pode ser feita com máscaras de nutrição que possuam óleos em sua composição. Agora, se você quer turbinar essa etapa e fazer uma umectação, irá precisar de um bom óleo vegetal. A seguir, veja algumas maneiras de como fazer uma boa umectação capilar caseira.

Umectação capilar diurna

Primeiro, escolha o óleo vegetal que mais combina com o tipo de problema que você quer combater – falta de brilho, ressecamento, pontas duplas etc. A quantidade de produtos para umectação varia muito de acordo com o comprimento das madeixas, por isso, saiba dosar. O segredo é ir aplicando aos poucos para não pesar a mão. Veja só:

Passo 1: Separe o cabelo em mechas médias e aplique em cada uma delas o óleo vegetal, enluvando as mechas no comprimento dos fios;

Passo 2: Cubra os fios com um lenço ou touca e deixe agir por aproximadamente 30 minutos;

Passo 3: Após o tempo de ação, escolha o shampoo que você mais gosta e use-o para tirar o óleo dos fios.

Umectação capilar noturna

Uma outra opção para quem possui uma rotina mais atarefada durante o dia, mas não quer abrir mão dos cuidados com as madeixas, é fazer a umectação noturna, já que o produto age enquanto você dorme. E para fazer é muito simples:

Passo 1: Separe o cabelo em mechas médias e inicie o enluvamento de cada uma delas com o óleo vegetal. Lembre-se de realizar a massagem, tanto dos fios quanto do couro cabeludo;

Passo 2: Agora, com uma toalha, tire o excesso do óleo – basta pressioná-la bem de leve. Evite esfregar a toalha nos fios, apenas pressione;

Passo 3: Em seguida, coloque uma touca de banho ou de cetim para que o produto possa agir durante a noite sem manchar a fronha;

Passo 4: Ao acordar, faça a lavagem normalmente – e procure lavar o cabelo com shampoo em água fria ou morna.

Quanto tempo se deve ficar com a umectação no cabelo?

Para uma umectação tradicional, ou seja, diurna, você pode deixar o produto agir por no mínimo 40 minutos. Já nos casos da umectação noturna, o produto utilizado ficará nos fios durante todo o tempo em que você estiver dormindo, ou seja, algumas horas.

Quais os melhores óleos para umectação capilar?

As opções de óleos para umectação são as mais variadas, mas cada uma tem uma função diferente. Por isso, escolha aquele que melhor se adequa às necessidades do seu cabelo e supra os nutrientes necessários.

Óleo de rícino

O óleo de rícino vem da extração da mamona e é rico em vitamina E, sais minerais e ácidos graxos, além de possuir propriedades que hidratam e restauram os fios. O ingrediente é também um ótimo auxiliar no combate à caspa e à oleosidade dos fios. 

Você pode encontrá-lo em diversos produtos, tanto em shampoos e condicionadores, como no próprio óleo de rícino para umectação. 

Óleo de coco

A umectação com óleo de coco é indicada para quem quer recuperar os fios ressecados e danificados. Sua principal finalidade é reter a umidade natural, trazendo mais brilho e maciez, podendo ser usado por todos os tipos de cabelo.

Aliás, até dá para fazer em casa: você só vai precisar de cocos cortados em cubos, água potável, uma panela média, tecido de algodão e um potinho de vidro para guardar o produto.

  1. Bata o coco com a água em um liquidificador;
  2. Depois, coe o líquido que ficou do coco com o pano e um pote;
  3. Coloque o líquido na panela e leve ao fogo médio até ferver e gerar óleo;
  4. Por fim, é só guardar num frasco de vidro.

Agora, se você não tem muito tempo para isso, pode adquirir óleo de coco  para fazer umectação que já vem com todas propriedades do coco. 

Óleo de oliva 

O azeite de oliva tem lipídios, vitaminas A, D e E e aminoácidos que retêm a umidade dos fios, dão brilho, ajudam a combater o frizz, a caspa e as pontas duplas. Além disso, uma umectação com azeite de oliva ajuda a reduzir a queda, hidrata e cuida também dos fios quimicamente tratados.

Óleo de argan 

O óleo de argan, o famoso ouro do Marrocos, é um dos grandes aliados da umectação. Ele tem em sua composição vitaminas A e D, que fortalecem os fios e combatem a queda. Além disso, o óleo possui ação antioxidante, ou seja, reduz os danos causados pela poluição, vento, mudança de temperatura e uso de aparelhos quentes.

Óleo de manga 

Muito usado pelas cacheadas e crespas, o ingrediente é ótimo para repor a hidratação dos fios com curvatura acentuada. O óleo de manga possui vitaminas e sais minerais que hidratam e nutrem os fios, mantendo-os fortes, macios e com brilho. Por isso, é uma ótima opção de umectação para cabelos cacheados.

Óleo de abacate 

A fruta já virou um dos principais ingredientes das hidratações caseiras e não é para menos. Ela é rica em vitaminas A, B, D e E, proteínas, aminoácidos e ácido fólico que, juntos, reparam os danos da fibra capilar, combatem o ressecamento e os fios quebradiços, nutrem e hidratam, ajudando no crescimento saudável do cabelo.

Óleo de girassol

Esse óleo é capaz de ajudar a recuperar os fios das agressões externas, além de hidratar, definir os cachos e fortalecer as madeixas. Isso tudo graças às vitaminas C, E e minerais presentes no ingrediente. Ele também é bem levinho, ou seja, traz brilho e leveza sem pesar, ótimo para umectação e nutrição.

Como tirar a umectação do cabelo?

Após o tempo de ação da umectação, seja ela noturna ou diurna, o óleo vegetal precisa ser retirado dos fios, já que deixá-lo no cabelo pode gerar um aspecto pesado e oleoso. Você pode fazer isso de duas maneiras: com uma lavagem normal usando shampoo ou com o método U.C.P.E.

Como tirar a umectação com shampoo

Para lavar com shampoo, basta que você use aquele seu shampoo favorito. Se preferir, dilua um pouco do produto em um pote com água e, em seguida, aplique massageando bem todo o couro cabeludo. Evite usar as unhas, pois elas podem machucar seu couro cabeludo. Depois, lave o comprimento do cabelo. 

Após a lavagem, use apenas um pouco de condicionador para não deixar os fios secos após a limpeza. Além disso, o produto ajuda a selar as cutículas da fibra capilar, mantendo todos os nutrientes do óleo lá dentro.

Como tirar a umectação com o método U.C.P.E.

Você sabia que dá para tirar o óleo sem fazer o uso do shampoo e, no lugar, usar o condicionador? É que, se usado em excesso, o shampoo pode retirar todos os nutrientes do óleo vegetal. Além disso, trocá-lo pelo condicionador é uma boa forma de garantir uma limpeza suave e muita maciez. 

A troca, aliás, pode ser incluída na técnica U.C.P.E., sigla que corresponde aos processos de umectação, condicionamento, pausa e enxague. Olha como funciona cada uma:

U – Umectar

Aplique o óleo nos fios e deixe agir de 40 minutos a 2 horas, dependendo do grau de ressecamento do cabelo.

C – Condicionar

Esse passo é o grande segredo desse método. Antes de lavar, aplique condicionador nos fios, enluvando-os bem.

P – Pausar

Aqui, você precisa deixar o condicionador agir, por isso, a pausa. O tempo de ação é de 20 a 30 minutos.

E – Enxaguar

Por fim, enxágue bem os fios, mecha a mecha. Lembre-se que você usou o condicionador para retirar o óleo, por isso, certifique-se de que todo o produto saiu.

Agora você já tem um guia completo sobre como fazer a umectação capilar, para quais casos ela é indicada e como ela pode ser inserida na etapa de nutrição da sua rotina de cuidados capilares. Resta apenas pensar com carinho em produtos para umectação de acordo com a necessidade dos seus fios.

Para mais dicas de cuidados com fios, cronograma capilar e saúde dos cabelos, confira os outros conteúdos aqui do Blog da Salon. 

Umectação Capilar — Dúvidas frequentes

O que é umectação capilar?

A umectação capilar é um tratamento em que óleos naturais são aplicados nos cabelos para nutrir e hidratar profundamente os fios, restaurando sua saúde e brilho.

Qual é a diferença entre umectação e hidratação capilar?

A umectação é um tratamento focado em nutrir os fios com óleos, enquanto a hidratação capilar visa repor a umidade dos cabelos. Ambos são importantes para a saúde capilar e podem ser complementares.

Quais óleos posso usar para a umectação capilar?

Alguns óleos populares para umectação capilar incluem óleo de coco, azeite de oliva, óleo de rícino e óleo de argan. Você pode escolher um óleo de acordo com as necessidades do seu cabelo.

Como fazer a umectação capilar corretamente?

Para fazer a umectação capilar, aplique o óleo escolhido no cabelo seco, massageando suavemente do couro cabeludo até as pontas. Deixe agir por algumas horas ou durante a noite, e depois lave o cabelo normalmente.

Com que frequência devo fazer a umectação capilar?

A frequência da umectação capilar pode variar de acordo com as necessidades do seu cabelo. Algumas pessoas fazem uma vez por semana, enquanto outras preferem fazer a cada 15 dias. Observe como o seu cabelo responde e ajuste conforme necessário.



Comentários

  1. Jessica disse:

    Meu sonho é deixar meus cabelos com os cachos de novo e crescer, porém não consigo. Triste

    1. Salon Line disse:

      Je, nós criamos um site com muitas dicas para inspirar quem está na fase da transição capilar ou pensando em entrar nela. Dá só uma olhadinha! ?? https://meajudenatransicao.com.br/

  2. Eva Nascimento Santos disse:

    meu cabelo é Crespo só que é muito fino fica difícil encontrar produtos que dá certo com ele.

    1. Salon Line disse:

      Eva, você já conhece a linha “#Todecacho – Crespíssimo Poderoso”, que nutri, hidrata e modela, dando força e elasticidade para os belos! Madeixas de diva com esse produtinho poderoso! Vem dar uma olhadinha, beijos!
      https://www.lojadasalonline.com.br/pesquisa?t=creespissimo+poderoso

  3. Thais Mendes disse:

    Fantástico esta coluna ,super completa no assunto umectação detalhada bem elaborada, ameiii!!

    1. Salon Line disse:

      Thais, muuuuuitíssimo obrigada! O texto ficou incrível, esperamos que essas dicas todas te ajudem a ficar ainda mais linda e arrasadora!

  4. SILVANIA HENRIQUE disse:

    ADOREI A MATÉRIA, MUITO ESCLARECEDORA, EXTREMAMENTE ÚTIL. VALEU.

    1. Salon Line disse:

      Magina, Sil!! Bora colocar essa dicas em prática.

  5. Paulo disse:

    Quantos dias depois do uso da máscara de tratamento posso fazer a umectação noturna ?
    Essa é minha grande dúvida.
    Toda segunda e quarta faço hidratação. Sexta alterno entre nutrição e recuperação. Fazia a umectação noturna no domingo. Agora, não sei de mais nada hahah

    1. Salon Line disse:

      Paulo, você pode fazer a umectação noturna no dia em que for a vez da etapa de nutrição e na semana que for recuperação pode continuar fazendo aos domingos!

  6. Yasmin Novais disse:

    queria fazer a umectação mais não tenho nenhum óleo para fazer

    1. Salon Line disse:

      Yas, na nossa loja online temos opções de óleo de rícino e óleo de coco da linha “#Todecacho”, vem conferir. Entregamos para todo o Brasil! ❤️ https://www.lojadasalonline.com.br/tratamento/nossas-marcas/-todecacho/#/linha-oleo-de-umectacao

  7. ivani disse:

    amei a matéria, pois meus cabelos são cem por cento brancos, faço selagem. Por isso amei saber, já vou começar, obg

    1. Salon Line disse:

      Arrasa na umectação, Ivani!! Suas madeixas vão amar.

  8. Deusa Perez disse:

    Adorei a materia, mas ainda nao sei qual o oleo ideal para meu cabelo, possuo o cabelo bem oleoso na raiz, ondulado-cacheado (2c-3a) nas pontas, fios muito finos e ressecados. Qual o oleo ideal para esse tipo de cabelo? obrigada

    1. Salon Line disse:

      Deusa, você pode começar a fazer umectação capilar com algum óleo 100% vegetal de sua preferência duas vezes por semana, aplicando o óleo no couro cabeludo e massageando bem, deixe agir por 2 horas e lave como de costume! Vamos deixar aqui embaixo o link com duas opções de óleos 100% vegetais da linha “#Todecacho”. https://www.lojadasalonline.com.br/searchresults?Ntt=oleo&Rdm=58&searchType=simple&type=search

Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • Um penteado meio preso com volume é tudo o que queremos, né?
Então, se liga e já salva este vídeo porque você vai querer esse estilo todos os dias!🖤😍 @nathsilver#penteado #hairstyle #tutorial #meiopreso
  • Eu, você, e um cafuné que não bagunça meu cabelo.
Ahhh… como é lindo o amor. 😍❤️#cafuné #cabelocacheado #amor #namorados
  • Quem também está igual a carteira do @caradecacho?
De queixo caído com a beleza desses cachos. 🧡✨#cachos #beleza #humor #autoestima
Um penteado meio preso com volume é tudo o que queremos, né? Então, se liga e já salva este vídeo porque você vai querer esse estilo todos os dias!🖤😍 @nathsilver#penteado #hairstyle #tutorial #meiopreso
1 dia ago
View on Instagram |
1/3
Eu, você, e um cafuné que não bagunça meu cabelo.
Ahhh… como é lindo o amor. 😍❤️#cafuné #cabelocacheado #amor #namorados
Eu, você, e um cafuné que não bagunça meu cabelo. Ahhh… como é lindo o amor. 😍❤️#cafuné #cabelocacheado #amor #namorados
1 dia ago
View on Instagram |
2/3
Quem também está igual a carteira do @caradecacho? De queixo caído com a beleza desses cachos. 🧡✨#cachos #beleza #humor #autoestima
2 dias ago
View on Instagram |
3/3
Qual o melhor tônico de crescimento capilar? Como fazer hidratação para cabelo cacheado ressecado e com frizz? Curtain bangs em cabelo ondulado: o poder da franja cortina Cortes de cabelo feminino médio para você aproveitar em grande estilo Penteados para festa junina que vão inspirar seu arraiá
Pular para o conteúdo