Explorando a cultura nordestina: sabores, ritmos e danças

  •  Icone Calendario23 de agosto de 2023
  •  Icone Relogio 08:48
  •  
  • Salon Line
 cidade de pelourinho

Se você é amante da cultura nordestina ou já está com a viagem marcada para conhecer a região, prepare-se para uma imersão cultural e descubra os sabores, ritmos e cores que tornam essa parte do país tão única e especial.

Sabores da cultura nordestina

Influenciada por uma mistura de culturas, a culinária nordestina é uma das mais amadas do Brasil. Não à toa, a mandioca, a batata doce, o coco e o milho transformam os pratos em uma experiência única. Dá só uma olhada nas delícias que você encontra por lá: 

Acarajé: Bolinhos fritos feitos de massa de feijão-fradinho, cebola e temperos, servidos com recheios como vatapá, camarão seco e salada.

acarajé

Carne de Sol: Carne de boi salgada e seca, que é reidratada antes de ser preparada, muitas vezes grelhada ou frita.

carne de sol

Baião de Dois: Prato que combina arroz e feijão verde cozidos juntos, temperados com diversos ingredientes como carne de sol e queijo coalho.

baião de dois

Moqueca: Ensopado de peixe ou frutos do mar, preparado com dendê, leite de coco, tomate, cebola e outros temperos.

moqueca

Cuscuz Nordestino: feito de farinha de milho e água, cozido no vapor e servido com carne de sol, ovos, queijo, entre outros acompanhamentos.

cuzcuz nordestino

Bobó de Camarão: prato à base de camarões cozidos com creme de mandioca, leite de coco e temperos.

bobó de camarão

Sarapatel: prato feito com partes do porco, como fígado e sangue, cozidos em um molho picante com temperos.

sarapatel

Ritmos da cultura nordestina

A música nordestina traz a harmonia perfeita entre diferentes acordes e melodias. Do forró ao xote, do baião ao frevo, a diversidade musical é imensa. Grandes nomes do cenário musical atual são do nordeste e também grandes precursores da cultura da região para todo o país – e mundo! 

Danças da cultura nordestina

dança de rua

As danças típicas do Nordeste são consideradas grandes manifestações da identidade cultural brasileira – e também responsáveis por darem vida às raízes e tradições da região. Aqui entram o forró, o frevo, o Maracatu e o Bumba-meu-boi.

Festas da cultura nordestina

festa nordestina olinda


A cultura nordestina se destaca pelas festas únicas e que animam todo o país. Em Recife, o “Galo da Madrugada”, um dos maiores blocos de Carnaval do mundo, e vários outros blocos e festas, apresentam ritmos como o frevo. Em Olinda, o Carnaval é conhecido por seus bonecos gigantes e maracatus. 

As festas de São João são extremamente populares em toda a região nordestina!  Danças, comidas típicas e muita música dão o tom do mês de junho. Cidades como Campina Grande, na Paraíba, e Caruaru, em Pernambuco, são especialmente conhecidas por suas festas juninas com muitos arraiais, quadrilhas, apresentações de forró e decorações temáticas.

Artes que encantam e preservam a identidade da cultura nordestina

A arte é uma das maiores formas de expressão da cultura nordestina, seja nas rendas delicadas, cerâmicas minuciosas ou nas criações inspiradas na natureza. Três delas vale muito a pena conhecer!

Cordel: A literatura de cordel é uma forma tradicional de poesia popular que se originou no Nordeste. Os poemas são escritos em versos rimados e geralmente impressos em folhetos ilustrados com xilogravuras. 

Xilogravura: A xilogravura é uma técnica de gravura em madeira que é fortemente associada à cultura nordestina. Essa técnica é usada para criar ilustrações e estampas que muitas vezes acompanham os folhetos de cordel.

Artesanato em barro: O artesanato em barro é uma forma de expressão artística amplamente praticada no Nordeste. Os artesãos criam peças como esculturas de figuras humanas, animais, cenas cotidianas e objetos utilitários, usando técnicas tradicionais de modelagem e queima de argila.

artesanato

Cada estado reserva suas particularidades, e a oportunidade de experimentar cada prato típico, dança e arte é também uma oportunidade de conhecer parte da história e cultura do Brasil. E aí, malas prontas?



Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • Simbora fazer teu penteado MIGS e vamos curtir o São João! 👩🏻‍🌾🌽#SalonNoSaoJoao #SalonLine
  • Passar em qualquer lugar com o cabelo finalizado com a Gelatina Modeladora de Uva #todecacho Kids é assim: só receber elogios! 😍💜🍇 #salonnosaojoao #salonline #gelatinadecabelo #gelatinauva
  • E aí, @eusaabrina julgou certo? Conta pra gente, qual produtinho você usa?#salonline #salonnosaojoao #cabelocacheado #cremedemelancia #saojoao
Simbora fazer teu penteado MIGS e vamos curtir o São João! 👩🏻‍🌾🌽#SalonNoSaoJoao #SalonLine
23 horas ago
View on Instagram |
1/3
Passar em qualquer lugar com o cabelo finalizado com a Gelatina Modeladora de Uva #todecacho Kids é assim: só receber elogios! 😍💜🍇 #salonnosaojoao #salonline #gelatinadecabelo #gelatinauva
1 dia ago
View on Instagram |
2/3
E aí, @eusaabrina julgou certo? Conta pra gente, qual produtinho você usa?#salonline #salonnosaojoao #cabelocacheado #cremedemelancia #saojoao
2 dias ago
View on Instagram |
3/3
Qual o melhor tônico de crescimento capilar? Como fazer hidratação para cabelo cacheado ressecado e com frizz? Curtain bangs em cabelo ondulado: o poder da franja cortina Cortes de cabelo feminino médio para você aproveitar em grande estilo Penteados para festa junina que vão inspirar seu arraiá
Pular para o conteúdo