O “corpo de verão” existe? Aprenda a curtir a estação sem pressão

  •  Icone Calendario26 de dezembro de 2023
  •  Icone Relogio 17:00
  •  
  • Talitha Benjamin
 mulher branca em cima de boia na piscina

A estação mais quente do ano é um período de alegria: mais tempo no sol, férias, praia, piscina, viagens e passeios. As temperaturas sobem e, com elas, a necessidade de usar e abusar das roupas mais leves, curtas, biquínis e maiôs. Essa época tão aguardada é também acompanhada por uma grande pressão em cima do tal “corpo de verão”. 

Durante o ano inteiro, é possível ver diversas dietas e treinos intensivos para emagrecer, perder barriga ou emagrecer a tempo de poder usar um biquíni sem medo dos julgamentos. Para muitas mulheres que não se encaixam no padrão de beleza, isso se torna sinônimo de sentimentos de inadequação, e até mesmo dificuldade em achar roupas confortáveis para aguentar o calor.

A indústria da moda, as redes sociais e a pressão para emagrecer é constante, reforçando a ideia de que o verão é só para as mulheres magras e com o “corpo bonito”. Mas até onde essa imposição estética é saudável para as mulheres que, em sua grande maioria, não se encaixam nessa fantasia?

O que é um corpo de verão?

A preocupação com a aparência costuma crescer durante o verão, principalmente para as mulheres que não se encaixam no padrão corporal imposto pela sociedade. Pipocam dietas malucas na internet, treinamentos físicos intensos, receitas detox, produtos que prometem o emagrecer rápido, e procedimentos que vão “secar” quilos a mais, estrias e celulites. Tudo para a consumidora alcançar o desejado “corpo de verão”.

No entanto, muitas vezes, esse desespero para alcançar esse padrão estético pode se tornar uma dor de cabeça. Muitas técnicas do famoso “projeto verão” não oferecem cuidados reais com a saúde, além do incentivo a uma perpétua insatisfação com características reais, já que o corpo padrão é algo inalcançável para a maioria das pessoas. 

Magreza não é saúde

Para a maioria das mulheres é ensinado desde sempre que a magreza é sinônimo de beleza, saúde, felicidade, aceitação social e até mesmo felicidade nos relacionamentos pessoais. Para atingir esse padrão, elas não medem esforços, investindo pesado nessas soluções para atingir o corpo ideal, e, na maioria das vezes, sem se preocupar com a qualidade de vida ou com os riscos à saúde.

Praticar exercícios físicos e ter uma alimentação balanceada e rica de nutrientes e vitaminas são duas ações essenciais para garantir um corpo mais saudável, mas isso não significa que esse corpo será o mesmo que você vê nas revistas de moda. Isso porque a magreza não é sinônimo de comer bem e estar em dia com a saúde do corpo, assim como ser gorda não significa estar doente.

A pressão social para ser magra causa grandes problemas para as mulheres, como baixa na autoestima, depressão, ansiedade e até mesmo distúrbios alimentares e visões distorcidas sobre o próprio corpo.

A autoaceitação como resposta

Por causa dessa imposição estética, é difícil para a maioria das mulheres se sentirem confortáveis usando biquínis, maiôs ou roupas mais curtas, como saias ou blusas que mostram a barriga, por exemplo. O movimento body positive, que vem crescendo a cada ano, é um dos que mais lutam contra a ditadura do “corpo de verão”. A cada estação, mais e mais mulheres passam a aceitar o seu corpo natural e a se sentirem mais confortáveis, bonitas e sensuais em suas formas físicas.

Aceitar o seu corpo e sentir-se bem nele pode parecer impossível, mas acredite, é possível, sim! É importante lembrar-se que corpos são únicos, e que todos possuímos inseguranças sobre eles, seja ele um pequeno incômodo ou um trauma profundo, mas isso, de forma alguma, deve te impedir de usar um biquíni, maiô ou de curtir a estação mais divertida do ano.

Um corpo de verão é um corpo saudável, feliz e que não impede que imposições sociais sem sentido impeçam a sua diversão!



Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Segue a gente no Insta Instagram

salonlinebrasil

IconOfficial
  • Para completar a linha S.O.S Bomba Antiqueda e Resistência, chegou o novo Creme para Pentear que promove 12x menos queda por quebra, além de fácil desembaraço, definição natural com movimento, controle de frizz e melhor penteabilidade - tudo com eficácia comprovada e aprovada por dermatologistas. 

✅ Com creatina, queratina vegetal e biotina;
✅ Fragrância floral frutal amadeirado. 

#antiqueda #novidade #creme #cabelosaudável
  • Imagina um potão de gelatina ganhando vida? 📸

Para não passar vontade, não esquece: Gelatina é #todecacho, #todecacho é Gelatina. 💚

#GelatinaTDC
  • Se afastar de pessoas tóxicas - e sentir a energia renovada - é a indicação do dia no papo com as apresentadoras @keiththammy e @eusaabrina. 🤙

Quer acompanhar essa conversa incrível? Confira essa edição do programa Talk Talk  na íntegra no YouTube. 📹

#batepapo #podcast #programa #tvsalonline
Para completar a linha S.O.S Bomba Antiqueda e Resistência, chegou o novo Creme para Pentear que promove 12x menos queda por quebra, além de fácil desembaraço, definição natural com movimento, controle de frizz e melhor penteabilidade - tudo com eficácia comprovada e aprovada por dermatologistas. 

✅ Com creatina, queratina vegetal e biotina;
✅ Fragrância floral frutal amadeirado. 

#antiqueda #novidade #creme #cabelosaudável
Para completar a linha S.O.S Bomba Antiqueda e Resistência, chegou o novo Creme para Pentear que promove 12x menos queda por quebra, além de fácil desembaraço, definição natural com movimento, controle de frizz e melhor penteabilidade - tudo com eficácia comprovada e aprovada por dermatologistas. ✅ Com creatina, queratina vegetal e biotina; ✅ Fragrância floral frutal amadeirado. #antiqueda #novidade #creme #cabelosaudável
23 horas ago
View on Instagram |
1/3
Imagina um potão de gelatina ganhando vida? 📸 Para não passar vontade, não esquece: Gelatina é #todecacho, #todecacho é Gelatina. 💚 #GelatinaTDC
2 dias ago
View on Instagram |
2/3
Se afastar de pessoas tóxicas - e sentir a energia renovada - é a indicação do dia no papo com as apresentadoras @keiththammy e @eusaabrina. 🤙 Quer acompanhar essa conversa incrível? Confira essa edição do programa Talk Talk na íntegra no YouTube. 📹 #batepapo #podcast #programa #tvsalonline
3 dias ago
View on Instagram |
3/3
Máscara de nutrição: como conquistar fios fortes, nutridos e brilhantes Cortes de cabelo feminino médio: lindas opções para você apostar nesta estação Morena iluminada cabelo curto: inspirações para você adotar já esse visual Tudo o que você precisa saber sobre o óleo capilar e seus benefícios Hidratação para cabelo liso: como recuperar e trazer brilho aos fios?
Pular para o conteúdo