Como melhorar a autoestima e o bem-estar com dicas para o cuidado capilar
Óleo de coco para cabelo: conheça os benefícios e saiba como usar
- 3 de junho de 2024
- 10:01
- Carolina Glogovchan
Fios nutridos, com brilho e sedosos! São inúmeros os benefícios que o óleo de coco para cabelo proporciona. Não é à toa que este ativo está no topo da lista dos queridinhos dos tratamentos capilares, já que consegue penetrar na fibra dos fios, devolvendo os nutrientes necessários para combater o ressecamento.
Se você ainda não experimentou, está na hora de conhecer esse segredinho de beleza que tem conquistado cada vez mais adeptos.
Benefícios do óleo de coco para o cabelo
O óleo de coco para cabelo é rico em ácidos graxos e vitamina E, que são essenciais para manter o cabelo saudável e brilhante, além disso, tem um cheirinho supergostoso. Conheça os principais benefícios desse ativo para seus cabelos:
- Hidratação profunda: o óleo de coco penetra profundamente na fibra capilar, proporcionando hidratação intensa, sendo o ativo perfeito para restaurar cabelos secos e danificados.
- Redução do frizz: quem sofre com frizz sabe o quanto isso pode incomodar. O óleo de coco ajuda a selar a cutícula do cabelo, reduzindo o frizz e deixando os fios mais alinhados.
- Fortalecimento dos fios: com seu poder de nutrição, o óleo de coco ajuda a fortalecer os fios, prevenindo a quebra e a queda de cabelo.
- Estimula o crescimento: massagear o couro cabeludo com óleo de coco também pode estimular a circulação sanguínea, favorecendo o crescimento capilar.
- Proteção contra danos: o óleo de coco no cabelo também oferece uma camada protetora contra danos externos, como sol, poluição e o uso excessivo de ferramentas de calor.
Como usar óleo de coco no cabelo?
Agora que você já conhece os benefícios, entenda como aplicar o óleo de coco no cabelo para aproveitar ao máximo deste ativo incrível:
- Pré-shampoo: aplique uma quantidade generosa de óleo de coco nos cabelos secos, principalmente nas pontas. Deixe agir por pelo menos 30 minutinhos antes de lavar normalmente. Isso ajuda a proteger os fios do ressecamento causado pelo shampoo.
- Máscara de hidratação: misture o óleo de coco com sua máscara de hidratação Salon Line favorita. Aplique no cabelo úmido, deixe agir por 20 a 30 minutos e enxágue bem. Suas madeixas vão ficar super macias e hidratadas.
- Umectação noturna: a umectação noturna pode ser feita com o óleo de coco 100% vegetal, porém ela é indicada para fios extremamente ressecados. Além disso, a aplicação deve ser feita nos cabelos “sujos” antes de dormir, deixando agir durante a noite. No dia seguinte, segue-se o procedimento de lavagem normalmente.
Nutrição capilar: pode até parecer estranho, mas misturar o óleo de coco com outros óleos, como rícino, manga ou argan, por exemplo, ajuda muito no tratamento nutritivo da fibra capilar. Basta aplicá-los no comprimento dos fios, deixar agir por alguns minutinhos e, em seguida, lavar os cabelos normalmente.- Finalizador: um pouquinho de óleo de coco nas pontas do cabelo seco pode ajudar a controlar o frizz e dar um brilho extra. Mas cuidado para não exagerar e deixar o cabelo oleoso, combinado?
- Massagem no couro cabeludo: para estimular o crescimento, aqueça um pouco de óleo de coco e massageie suavemente o couro cabeludo por alguns minutos. Deixe agir por pelo menos 30 minutinhos antes de lavar.
É verdade que o óleo de coco resseca o cabelo?
Isso é um mito! O óleo de coco é ideal para combater o ressecamento em todos os tipos de cabelo. Ele penetra nas cutículas dos fios, devolvendo brilho e maciez. Algumas pessoas podem relatar que o uso do óleo de coco resseca o cabelo, mas isso pode estar relacionado à forma como ele é aplicado nos fios. o óleo de coco puro pode ser pesado para certos tipos de cabelo, especialmente os mais finos, e, se usado em excesso, pode acabar pesando os fios e dando a sensação de ressecamento.
Para evitar esse cenário, sempre use o óleo de coco com moderação e combine com outros produtos hidratantes. Se você sentir que seu cabelo está ressecado após o uso, tente usar o óleo apenas como pré-shampoo ou misturado com máscaras de hidratação.
Como tirar óleo de coco do cabelo?
Essa é uma das dúvidas mais comuns, afinal, ninguém quer ficar com o cabelo pesado e oleoso. A dica aqui é lavar o cabelo com um bom shampoo que faça bastante espuma. Se necessário, aplique o shampoo duas vezes para garantir que todo o óleo foi completamente removido.
Outra dica bacana é usar água morna para facilitar a remoção do óleo e, claro, não se esqueça do condicionador, que vai ajudar a deixar os fios mais macios e fáceis de desembaraçar.
Pode dormir com óleo de coco no cabelo?
Sim, pode! Na verdade, deixar o óleo de coco no cabelo durante a noite pode potencializar seus benefícios. Esse tipo de técnica é conhecida como umectação noturna, ela consiste em nutrir os fios extremamente ressecados durante a noite, devolvendo brilho e maciez.
Basta aplicar o óleo no cabelo seco ou úmido, focando nas pontas e áreas mais danificadas, prender ou fazer uma trança, colocar uma touca para evitar sujar a fronha e dormir tranquilamente. Ao acordar, é só lavar bem o cabelo para remover o excesso de óleo. Seus fios vão amanhecer super hidratados e macios.
Indicação de produtos Salon Line
Para quem ama cuidar dos cabelos e busca praticidade, a Salon Line tem muitos produtinhos incríveis com óleo de coco em sua composição. Confira nossas indicações:
E aí, pronta para transformar o seu cabelo com óleo de coco? O óleo de coco no cabelo pode ser, sem dúvidas, seu principal aliado no combate ao ressecamento, quedas, opacidade e muito mais! Inclua esse produtinho na sua rotina de cuidados e aproveite todos os benefícios.