Saiba como fazer cronograma capilar 2 vezes na semana

  •  Icone Calendario3 de maio de 2024
  •  Icone Relogio 11:28
  •  
  • Carolina Glogovchan
 Mulher de cabelo ondulado longo e ruivo

Lisas, onduladas, cacheadas e crespas: não importa a curvatura dos fios, cuidar deles da maneira certa e com produtos específicos vão contribuir – e muito – para um cabelo mais saudável, forte e bonito. Mas, diante da correria do dia, como manter os cuidados capilares?

O cronograma capilar 2 vezes na semana é uma opção para quem deseja manter os cabelos bonitos e saudáveis, mas não dispõe de muito tempo livre para fazer isso. Afinal, a correria do dia a dia não é pouca, mas também não significa abrir mão dos cuidados com as madeixas, combinado?

Saiba como fazer cronograma capilar duas vezes por semana

O que é cronograma capilar e para que serve

Os cabelos, assim como nossa pele, ficam o tempo todo expostos a agentes externos, como o vento, o sol, o sal do mar e o cloro da piscina. Além disso, há aquelas agressões que nos submetemos por escolhas nossas mesmo, como alisamentos, descoloração, tingimento, chapinha.

Por fim, há ainda hábitos cotidianos que podem danificar os fios, como dormir com os cabelos molhados, prendê-los com muita força, penteá-los sem cuidado etc. É aí que entra em cena o cronograma capilar.

O cronograma capilar é uma rotina de tratamento que restaura, nutre e hidrata os fios. Por isso, ele exige atenção e comprometimento, afinal, usar apenas uma máscara de hidratação pode não ser suficiente para suprir as necessidades que as fibras capilares tanto precisam.

Os objetivos do cronograma capilar são três:

  • Hidratar os fios para devolver o brilho, o movimento e a umidade perdidos;
  • Nutrir a fibra capilar mantendo sua oleosidade saudável;
  • Restaurar a estrutura dos cabelos fechando suas cutículas e fortificando-a.

Em geral, o cronograma capilar é feito três vezes por semana, mas nesse post você irá conhecer uma versão simplificada e que traz excelentes resultados: um cronograma 2 vezes na semana. Vem entender como!

Saiba mais: Guia completo do cronograma capilar

É possível adaptar o cronograma capilar para duas lavagens na semana?

A resposta é sim. É muito possível adaptar o cronograma capilar 2 vezes por semana e atingir ótimos resultados mesmo que seus cabelos estejam bem danificados. Porém, será preciso potencializar a ação dos cremes e máscaras de tratamento usados para aumentar sua penetração e ação no fio.

Uma ótima maneira de fazer isso é através do calor. Ao utilizar uma touca térmica enquanto está com a máscara nos cabelos é um truque que vale milhões, uma vez que o calor, na medida certa, ajuda os ativos a penetrarem com mais facilidade e profundidade.

Outra dica de ouro para resultados excelentes com o cronograma capilar de 2 dias é lavar os cabelos com água morna ou fria, uma vez que a água quente remove toda a oleosidade do fio deixando-o ressecado e ainda estimulando a produção excessiva de óleo pelo couro cabeludo – o chamado efeito rebote.

Durante o período de tratamento, procure deixar de lado as ferramentas de calor, como secador e prancha e, quando for usá-las, use sempre um protetor térmico.

Veja também: Procurando como restaurar o cabelo danificado? A reconstrução capilar é a solução!

É possível adaptar o cronograma capilar para duas lavagens na semana?

Como fazer um cronograma capilar 2 vezes na semana?

O cronograma capilar 2 vezes na semana para cabelos danificados pode ser feito a qualquer momento, mas é mais indicado para cabelos opacos, quebradiços, porosos e que passaram por procedimentos químicos agressivos, como descoloração e alisamento.

Ele é indicado para todos os tipos de cabelo, porém, é indispensável usar apenas produtos formulados para o seu tipo de fio, pois cada um apresenta características diferentes e, por isso, demandas particulares, que devem ser supridas no cronograma capilar 2 dias.

Cabelos cacheados e crespos, por exemplo, são mais ressecados e embaraçam com facilidade. Os lisos podem apresentar oleosidade excessiva, pouco movimento e zero volume. Já os ondulados, por sua vez, sofrem com pontas duplas e oleosidade na raiz.

Daí a importância de utilizar produtos para o seu cabelo, pois eles são formulados para equilibrar suas características e necessidades específicas de fio. Com isso em mente, vamos ao cronograma capilar para quem lava 2 vezes na semana:

  1. Identifique quais as necessidades do seu cabelo: ele precisa de mais hidratação ou de mais nutrição? Há mais urgência para reconstruir os fios ou para mantê-los hidratados?;

Leia mais: Hidratação para cabelos cacheados e crespos

  1. O cronograma capilar com 2 lavagens deve ser feito por quatro semanas, por isso, faça seu estoque de produtos e se atente para não perder nenhuma etapa. As rotinas devem ser feitas com intervalos mínimos de 3 dias e incluem lavagem + tratamento;
  2. Repita toda semana o tratamento mais urgente e intercale os outros dois. Por exemplo, se seu cabelo precisa mais de hidratação, na semana 1 faça hidratação + nutrição, na semana 2 faça hidratação + reconstrução, e então repita o ciclo até terminar o mês.

Como as máscaras de tratamento devem ficar nos cabelos por pelo menos 30 minutos, separe um tempinho na sua agenda para isso, ok?

Agora, para terminar, saiba como reconhecer as necessidades dos seus cabelos e anote dicas extras para o seu cronograma 2 vezes na semana.

Saiba também: Nutrição capilar para cabelos cacheados e crespos

Hidratação, nutrição, restauração: do que meu cabelo mais precisa?

Hidratação, nutrição, restauração: do que meu cabelo mais precisa?

Para adaptar o cronograma capilar com 2 lavagens é preciso identificar as necessidades dos fios e, com isso, focar no que eles mais precisam. Para saber quais são elas, conheça os sinais que indicam as demandas urgentes das suas madeixas:

  • Seus cabelos passaram por tratamentos químicos, quebram com facilidade, estão porosos, opacos, sem vida, frágeis e com textura diferente? Reconstrução é a chave!
  • Seus cabelos estão secos, embaraçados, com pouca definição ou com frizz? Hidratação é o que elas precisam;
  • Fios elásticos, sem vida, opacidade, muito frizz, pontas duplas e cabelos que parecem quebrar já nos primeiros estágios do nascimento? Nutrição, nutrição e nutrição!

Dessa forma, você consegue fazer um tratamento bem mais assertivo e que funciona!

O que não pode fazer durante o cronograma capilar?

  • Não deixe para depois por falta de tempo: mantenha uma rotina de cuidados capilares mesmo em meio à correria;
  • Não use excessivamente fontes de calor, como secador, chapinha e babyliss;
  • Não use produtos inadequados para seu tipo de cabelo;
  • Não aplique muitas formulações químicas. O uso em excesso de produtos pode causar ressecamento, irritação no couro cabeludo, acúmulo de resíduos, perda de brilho, quebra ou queda de cabelo e perda de elasticidade;
  • Você já sabe mas não custa lembrar: não lave o cabelo com a água muito quente;
  • Dormir de cabelo molhado;
  • Não cuidar após banho de mar e piscina;
  • Fazer muitos tratamentos capilares: organize por dias bem combinados, como ensinamos acima, para que uma fórmula não se sobreponha à outra. 
O que não pode fazer durante o cronograma capilar?

Dicas bônus para o cronograma capilar Salon Line 2 vezes na semana

Depois de identificar as necessidades dos fios, é hora de abastecer o nécessaire com os produtos certos! A Salon Line tem linhas completas para devolver a vitalidade aos seus cabelos, além de óleos vegetais e cremes finalizadores para arrematar o tratamento.

Agora que você já sabe tudo sobre cronograma capilar 2 vezes na semana é só colocá-lo em prática e desfilar madeixas de tirar o fôlego!



Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • Simbora fazer teu penteado MIGS e vamos curtir o São João! 👩🏻‍🌾🌽#SalonNoSaoJoao #SalonLine
  • Passar em qualquer lugar com o cabelo finalizado com a Gelatina Modeladora de Uva #todecacho Kids é assim: só receber elogios! 😍💜🍇 #salonnosaojoao #salonline #gelatinadecabelo #gelatinauva
  • E aí, @eusaabrina julgou certo? Conta pra gente, qual produtinho você usa?#salonline #salonnosaojoao #cabelocacheado #cremedemelancia #saojoao
Simbora fazer teu penteado MIGS e vamos curtir o São João! 👩🏻‍🌾🌽#SalonNoSaoJoao #SalonLine
23 horas ago
View on Instagram |
1/3
Passar em qualquer lugar com o cabelo finalizado com a Gelatina Modeladora de Uva #todecacho Kids é assim: só receber elogios! 😍💜🍇 #salonnosaojoao #salonline #gelatinadecabelo #gelatinauva
1 dia ago
View on Instagram |
2/3
E aí, @eusaabrina julgou certo? Conta pra gente, qual produtinho você usa?#salonline #salonnosaojoao #cabelocacheado #cremedemelancia #saojoao
2 dias ago
View on Instagram |
3/3
Pular para o conteúdo