mulher branca de cabelos longos e cacheados na cor preta

Nutrição capilar para cabelos cacheados e crespos

A nutrição capilar faz a diferença na rotina de cuidados. Saiba o que ela pode fazer pela saúde e aparência dos
seus fios, e como você pode trazer todos os benefícios para os cachos e crespos.

mulher branca de cabelos cacheados e longos segurando dois produtos da Salon Line
 

O que é nutrição capilar?

A nutrição capilar consiste na reposição de nutrientes, vitaminas, minerais, antioxidantes e ácidos graxos para as fibras capilares, garantindo muito mais resistência e força aos fios.

Quais são os benefícios da
nutrição para o cabelo?

Como resultado da nutrição, os cabelos ficam mais nutridos, saudáveis, fortes, resistentes, com cutículas seladas e sem frizz. E tem mais: eles também ficam sedosos, macios, com brilho e sem pontas duplas.

 
mulher negra de cabelos castanhos segurando um produto da Salon Line

Como saber se o cabelo precisa de nutrição?

Fios frágeis, com pontas duplas, ressecados e quebradiços são ótimos candidatos para a nutrição. Observe por sinais como fragilidade, queda, aspereza, dificuldade em manter a definição ou frizz excessivo.

mulher negra com cabelos crespos curtos

Qual a frequência ideal para nutrir o cabelo?

Recomenda-se realizar a nutrição semanalmente em cabelos cacheados e crespos, e quinzenalmente nos demais. Dá para aumentar a frequência em caso de fios extremamente ressecados.

mulher negra de cabelo cacheado apontando para produtos Salon Line

Quais são os principais ativos para usar na nutrição capilar?

Ativos que não podem faltar na sua nutrição incluem óleos naturais e manteigas concentradas, extraídas de ingredientes como argan, coco e karité. Eles contêm nutrientes essenciais, que promovem hidratação e brilho.

Mel e Óleo de Argan

O extrato de mel e o óleo de argan, juntos, promovem definição intensa, com efeito nutritivo para reparar os fios da raiz até as pontas. O resultado são danos reparados, e um cabelo mais vivo, forte e saudável.

dois produtos de embalagem rosa da Salon Line

Mix de Óleos

Falando em misturinhas, você pode criar um combo intenso de tratamento com diferentes ativos: um tratamento intenso com 12 óleos, incluindo Coco, Argan e Karité, para revitalizar as fibras capilares, repor nutrientes e proporcionar brilho e vitalidade.

dois produtos de embalagem cor roxa da Salon Line

Azeite de Oliva

Rico em vitamina E e ácidos graxos, o azeite de oliva possui propriedades regenerativas que auxiliam na restauração das fibras capilares, além de garantir extranutrição, maciez e cutículas seladas, com uma finalização com muito brilho e definição.

dois produtos de cor verde oliva da Salon Line

Manteiga de Karité

Além de ser um dos mais poderosos ingredientes para a nutrição capilar, a manteiga de karité também melhora a definição e a resistência dos cabelos. O resultado é uma definição mais hidratante, com cachos e crespos marcantes e zero frizz.

uma manteiga de hidratação da Salon Line

Qual a diferença entre nutrição e umectação?

A nutrição capilar repõe nutrientes e lipídios essenciais para a saúde dos fios, utilizando ingredientes como óleos e máscaras ricas nesses componentes. Já a umectação é um método de nutrição que utiliza óleos vegetais puros diretamente no cabelo, fazendo com que a nutrição aconteça de forma mais intensa. Por isso, a umectação não difere da nutrição, mas sim, a complementa, contribuindo para a saúde e vitalidade do cabelo.

mulher negra de cabelos cacheados segurando manteiga de hidratação da Salon Line

Tipos de umectação e quando elas são necessárias:

Para entender melhor qual tipo de umectação é a melhorpara a sua rotina capilar, veja mais detalhes abaixo:

Para fazer a sua umectação diurna, aplique o seu óleo vegetal puro favorito diretamente nos fios, e deixe agir por, pelo menos, 2 horas. Depois, enxágue, lave e finalize como de costume.

Para quem precisa de praticidade, a umectação noturna oferece o benefício de agir nos cabelos durante a noite, enquanto você dorme. Para fazer, basta aplicar o óleo vegetal nos fios antes de dormir, utilizando uma touca de cetim para evitar sujar seus lençóis e roupas. Ao acordar, enxágue, lave e finalize os cabelos como de costume.

Dicas de nutrição para cada tipo de cabelo

Sabemos que cada cabelo é único, por isso, o seu tratamento também precisa ser personalizado. Vem ver as dicas de nutrição pensadas para o seu tipo de fio:

quatro mulheres diferentes segurando produtos da Salon Line

Os cabelos crespos se beneficiam - e muito - da nutrição capilar, por isso, não deixe de inserir esse tratamento na sua rotina! Aposte na umectação semanalmente, e também não dispense ativos como óleos e manteigas em máscaras e finalizadores.

Aqui, o ideal é ter cuidado, já que o excesso de óleo pode deixar os fios ondulados muito pesados, já que costumam ser mais finos. Algumas gotinhas de um bom óleo de tratamento na sua finalização já fazem toda a diferença e ajudam a recuperar a oleosidade natural do fio.

A nutrição capilar é a principal aliada dos fios cacheados! Por isso, não dispense os óleos vegetais tanto na composição dos finalizadores, quanto na própria umectação capilar. Além disso, os óleos vegetais também ajudam a remover o frizz do cabelo pós-finalização.

Durante a transição capilar, a nutrição é essencial para recuperar a força do cabelo quimicamente tratado, e também para estimular o crescimento dos fios naturais. Por isso, tanto a umectação quanto a etapa de nutrição não podem faltar no seu cronograma capilar.

Passo a Passo: como nutrir o cabelo corretamente?

Continua na dúvida sobre como você pode nutrir o seu cabelo? A gente ensina! Veja abaixo:

Amor, se você ainda deixa se entrar na piscina por medo do como vai ficar seu cabelo no pós, eu lhe falo: TENHO A SOLUÇÃO 🤩

Você conhece o lançamento de @salonlinebrasil manteiga extranutritiva super óleos? Pois é, na formulação dela tem 12 tipos de óleos que o nosso cabelo amaaa.

Você segue um cronograma capilar? 🤔 Se sua resposta foi NÃO, agora vou lhe mostrar junto com a @salonlinebrasil que redesenhou as linhas e vem com um selo para facilitar esse momento.

Eu sempre tive dificuldade em ter volume + definição em uma única finalização até encontrar o produto certo para esse efeito 🫶🏼.

Vem ver o poder do ativador de cachos S.O.S Cachos Super Óleos, que agora está de cara nova! Mas seu poder nutritivo continua o mesmo. E ai estão prontos para testar essa finalização? 💜

S.O.S CACHOS: FINALIZADORES QUE TRATAM

Quer simplificar a nutrição capilar e, de quebra, garantir aquela definição incrível para os cabelos? A linha S.O.S Cachos conta com finalizadores hidratantes e nutritivos, com fórmulas que tratam os cabelos ao longo das horas até mesmo na hora da finalização.

mulher negra de cabelos tamanho médio cacheados

A gente preparou um guia completo para cabelos bem hidratados!

mulher negra com cabelos cacheados castanhos

A gente preparou um guia completo para cabelos bem reconstruídos!

Perguntas Frequentes

Chegou a hora de tirar todas as suas dúvidas sobre a nutrição capilar! Vem com a gente:

O ideal é reservar um dia de lavagem para cada tratamento do cronograma capilar, com um espaço de pelo menos 24 horas entre eles. Assim, você terá os dias corretos para cada cuidado, e garante a melhor absorção de ativos e desempenho das fórmulas utilizadas, sem sobrecarregar os fios com resíduos.

A hidronutrição combina os benefícios da reposição de água da hidratação, com os nutrientes e vitaminas presentes na nutrição, garantindo um tratamento intenso para os cabelos. É ideal para fios extremamente ressecados e danificados, como os que passaram por transformações químicas.

Por ser um tratamento que utiliza óleos e manteigas concentradas, o excesso desses componentes no fio pode causar uma sensação de fios pesados e oleosos. Por isso, é importante realizar a nutrição apenas uma vez na semana, e aplicar os produtos apenas no comprimento e pontas

Sim! Se você estiver usando uma máscara de nutrição, o condicionador é necessário para selar as cutículas e reter os ingredientes nutritivos na fibra capilar.

Leia também!