mulher negra de cabelos cacheados castanhos com sorriso no rosto

Hidratação para cabelos cacheados e crespos

Não tem jeito: os cabelos cacheados e crespos precisam de atenção especial quando o assunto é hidratação.
Veja o nosso guia abaixo e saiba tudo sobre esse tratamento!

mulher negra segurando dois produtos de Salon Line da linha SOS Cachos

Quais são os benefícios da hidratação
para o cabelo?

A hidratação capilar restaura a oleosidade natural do cabelo, combatendo o ressecamento. O resultado são fios mais sedosos, macios, brilhantes e saudáveis, com redução de pontas duplas e fios quebradiços.

Como saber se o cabelo precisa de hidratação?

O ressecamento nada mais é do que a falta de água na fibra capilar. Então, fique atenta para fios ásperos, opacos, com quebra e queda frequente, frizz excessivo e dificuldade em manter a definição e textura natural. Se você sente que seu cabelo está passando por esses danos, está na hora de investir em uma boa hidratação!

mulher branca de cabelos cacheados ruivos

Qual a frequência ideal de hidratação para o cabelo?

A hidratação é o tratamento mais importante para fios! A frequência ideal varia com suas necessidades, mas, em geral, é recomendado hidratar os cabelos semanalmente.

mulher negra de cabelo cacheado apontando para produtos Salon Line

Quais são os principais ativos para usar na hidratação capilar?

A melhor hidratação vem de ingredientes naturais! Veja abaixo os principais ativos para inserir na sua rotina capilar e garantir uma hidratação poderosa!

Óleo de Coco

Um antigo conhecido do universo da beleza, o óleo de coco é um hidratante natural muito eficaz graças ao seu alto nível de nutrientes e antioxidantes, além de ser facilmente absorvido pelos fios. Pode ser utilizado em máscaras de hidratação, finalizadores ou até mesmo puro, diretamente nos cabelos.

dois tubos de óleo de tratamento capilar de SOS Cachos

Ácido Hialurônico

O ácido hialurônico também é um ótimo aliado no cuidado capilar. Esse ingrediente ajuda a reter a umidade no cabelo, deixando-os mais suaves, sedosos e macios, sendo um poderoso condicionante e ideal para finalizações.

ativador de cachos de ácido hialurônico na cor azul

Óleo de Amêndoas

Um ativo natural riquíssimo em ácidos graxos e vitaminas, o óleo de amêndoas também é um poderoso hidratante para cabelos cacheados e crespos. O resultado são fios nutridos e saudáveis, com brilho e maciez.

Dois produtos de óleo de amêndoas da linha SOS Cachos de Salon Line

Óleo de Manga

Rico em vitaminas A e E, o óleo de manga possui nutrientes que ajudam a hidratar o cabelo, melhorando sua saúde e elasticidade e devolvendo a força e resistência dos fios.

dois produtos com óleo de manga da linha SOS Cachos de Salon Line

Manteiga de Karité

Graças ao seu altíssimo nível de vitaminas e antioxidantes, a manteiga de karité proporciona cabelos saudáveis, fortes e resistentes, além de melhorar a definição e eliminar o frizz.

manteiga de hidratação com karité da linha SOS Cachos de Salon Line

Dicas de hidratação para cada tipo de cabelo

Sabemos que cada cabelo é único, especialmente quando falamos de fios com curvatura. Por isso, veja abaixo dicas personalizadas para o seu tipo de madeixa, e saiba a melhor forma de cuidar delas.

Quatro mulheres diferentes segurando produtos de SOS Cachos de Salon Line

O cabelo crespo é o fio que mais sofre com o ressecamento por conta de seu formato em espiral, que dificulta a trajetória de nutrientes e da umidade natural até as pontas. Veja dicas de como cuidar dele abaixo:
- Invista em óleos naturais na sua rotina capilar;
- Evite altas temperaturas, como a do secador, e lave os fios com água morna ou fria;
- Desembarace os cabelos sempre enquanto estiverem molhados, começando pelas pontas, e usando um finalizador específico para o seu tipo de curvatura

Apesar de ter cachos mais abertos e a raiz lisa, o cabelo ondulado também precisa de cuidados específicos, principalmente nas pontas, onde os cachos são mais espiralados. Veja abaixo:
- Hidrate os cabelos semanalmente, com foco no uso de óleos e ativos hidratantes nas pontas;
- Utilize produtos específicos para cabelos ondulados - eles vão proporcionar hidratação e estimular a definição natural dos fios;
- Utilize uma touca de cetim para dormir e preservar a umidade natural das ondas.

Os cabelos cacheados tem uma beleza única, mas necessita de cuidados específicos para se manterem saudáveis e bonitos. Um deles é a hidratação e nutrição. Para isso, siga as dicas abaixo:
- Incorpore hidratações semanais para os cabelos cacheados na sua rotina para combater o ressecamento causado por danos externos;
- A umectação é um tratamento eficaz feito com óleos vegetais que repõe a força e resistência dos cachos - aposte nele quinzenalmente para fios fortes e saudáveis;
- Invista em uma boa técnica de finalização, como a fitagem, plopping ou dedoliss, para obter a melhor definição, controle de volume e de frizz para os cachos.

A transição capilar pode ser desafiadora, mas com as dicas e os cuidados que separamos, você vai passar por essa fase de forma leve e eficaz, com cabelos bonitos e saudáveis.
- Invista em um cronograma capilar, rotina que supre todas as necessidades do fio, estimula o crescimento do cabelo natural e ajuda na transição;
- Aposte em finalizações mais intensas, como a dedoliss, fitagem ou utilize bigudinhos para definir a parte lisa do cabelo em transição;
- Corte os fios regularmente, isso vai ajudar a eliminar os fios danificados pela química e acelerar o processo da transição capilar.

Passo a Passo: como hidratar o cabelo corretamente?

Apresento q vocês o combo perfeito para ter cachos definidos e brilhosos: minha finalização + creme para pentear e ativador de cachos SOS Cachos Ácido Hialurônico da @salonlinebrasil ➰🤌🏻

Gostaram dessa técnica? 😍🤭 A linha de finalizadores de Manteiga de Karité @salonlinebrasil @todecacho está com tudooooo! Eu amei! ❤️😍

Ativador SOS CACHOS coco 🥥, e indicado para cabelos ressecados e sem vida, com sua fórmula nutritiva garante definição com efeito Umidificado, controle de frizz.

S.O.S CACHOS: FINALIZADORES QUE TRATAM

A linha S.O.S Cachos conta com finalizadores com altíssimo poder hidratante e nutritivo, com fórmulas que tratam os cabelos ao longo das horas até mesmo na hora da finalização.

mulher branca de cabelos longos e cacheados

Tem um guia completo com tudo o que você precisa saber para deixar os fios nutridos!

mulher negra com cabelos cacheados castanhos

A gente preparou um guia completo para cabelos bem reconstruídos!

Aproveita e vem tirar todas as suas dúvidas sobre a hidratação capilar aqui!

Pode! Óleos vegetais são ótimos aliados no tratamento capilar. Ao adicionar algumas gotas de óleo no seu creme de hidratação, você aumenta o potencial de nutrição da misturinha e garante fios ainda mais hidratados e nutridos!

Ao escolher os seus produtos hidratantes, busque por linhas e fórmulas especialmente indicadas para o seu tipo de cabelo. Lembre-se também de seguir as instruções corretamente, manter os produtos longe da raiz, e ajustar a frequência de tratamentos conforme sua necessidade específica.

Diariamente, os cabelos sofrem danos como radiação solar, poluição, água quente, entre outros. Esses danos fazem com que os fios sofram uma perda de nutrientes e de água, elementos essenciais para a estruturação da fibra capilar e, por isso, precisam ser repostos. Fios sem vitaminas, hidratação e nutrientes apresentam fragilidade, podendo quebrar facilmente e perder a sua definição e textura naturais.

A frequência ideal de hidratação depende do tipo de cabelo e das necessidades individuais. No caso de fios ondulados, cacheados e crespos, a hidratação deve ser feita semanalmente, podendo ser realizada mais vezes no caso de ressecamento extremo.

Se você estiver usando uma máscara de hidratação, não deixe de usar o condicionador! Ele ajuda a selar as cutículas, potencializando a absorção dos ativos e nutrientes presentes na máscara, garantindo o melhor resultado.

Considerando que a forma recomendada de uso da máscara de hidratação envolve a lavagem e condicionamento dos fios, o ideal é usá-la até, no máximo, três vezes por semana.

Não é recomendado dormir com o creme de hidratação no cabelo, a menos que você esteja usando um produto específico para este fim, como um de ação noturna, por exemplo, ou se a sua hidratação for composta apenas por ingredientes naturais, como as receitas de hidratação caseiras.

Leia também!