loader image

Descubra como alisar o cabelo naturalmente na sua casa

  •  Icone Calendario16 de setembro de 2022
  •  Icone Relogio 10:29
  •  
  • Luana Queiroz
 Mulher branca, de cabelo liso, ruivo e longo (alisados naturalmente), segurando uma flor amarela

Você sabia que tem como alisar o cabelo naturalmente? Sem processo químico, e o melhor de tudo: sem sair de casa. Confira passos e receitas!

É muito bom ter a liberdade de ter o cabelo da forma que a gente quiser, não é mesmo? E se você quer entrar no clube das alisadas, tá tudo bem! Existem diversos tipos de alisamento seguros no mercado e você pode encontrar aquele que melhor vai se encaixar no resultado que deseja.

Na busca pelo liso perfeito e saudável, uma pergunta costuma pairar na cabeça das interessadas: tem como alisar o cabelo naturalmente? Se você já tem o cabelo liso ou levemente ondulado, mas mesmo assim fica sempre por dentro das novidades para descobrir como alisar o cabelo naturalmente, com aquele efeito “liso escorrido”, essa matéria é para você! Trouxemos receitinhas caseiras que vão te dar uma forcinha para você conquistar as madeixas lisérrimas sem sair de casa.

Afinal, tem como alisar o cabelo naturalmente?

A resposta para essa pergunta não é tão simples e o mais adequado seja “depende”. Como os alisamentos naturais não possuem agentes químicos pesados, eles não forçam os cabelos a alterar sua estrutura natural, coisa que os alisamentos profissionais e as escovas progressivas fazem através de agentes sintéticos poderosíssimos.

No entanto, em alguns casos específicos, os alisamentos naturais são o bastante para deixar um cabelo que já é liso mais liso, ou tornar um cabelo ondulado em um perfeito liso escorrido! Os alisamentos naturais não tem poder para alterar a estrutura dos fios do cabelo, entretanto, a maioria dos processos giram em torno de selar naturalmente as escamas do cabelo e manter a característica esticada do fio por mais tempo.

Esse efeito em cabelos mais ondulados deixa os fios com menos volume, fazendo com que eles retenham mais água e nutrientes, tornando-os naturalmente mais pesados, o que no final cria o aspecto de liso. E nos cabelos naturalmente lisos mantém esse efeito por mais tempo, reduzindo o frizz e dando um aspecto mais alinhado às madeixas.

Benefícios do alisamento natural

Mais hidratação

Como os processos de alisamento natural trabalham com óleos, cremes ou outros produtos que não agridem os fios do cabelo, assim como não costumam possuir componentes químicos agressivos, elas não fazem mal à saúde capilar.

Isso faz com que as hidratações promovidas pelos processos de alisamento natural acabem se intensificando, pois ao mesmo tempo que alisam o cabelo, o mantém sempre hidratado e cuidado. Esse efeito, a longo prazo, torna o cabelo cada vez mais saudável, já que as hidratações feitas se tornam apenas um processo de manutenção da saúde dos fios, não um processo de redução ou reparação dos danos causados pelo processo de alisamento.

Não altera a estrutura natural dos fios

O primeiro dos grandes benefícios do alisamento natural é que ele não tem poder de alterar a estrutura natural dos fios do cabelo. Essa alteração estrutural faz com que o cabelo perca grande parte da capacidade de absorção dos nutrientes e pode tornar os fios muito porosos e frágeis.

O alisamento natural, além de agredir menos o cabelo, torna o efeito menos duradouro, perfeito para quem gosta de estar sempre mudando o visual, podendo alternar entre uma aparência mais lisa e uma mais ondulada sem perder a hidratação ou passar por processos químicos radicais.

Pode ser feito por grávidas e lactantes

Um grande medo das gestantes e lactantes no que diz respeito aos cuidados de beleza durante esses dois períodos de suas vidas é o que pode ser utilizado ou feito para que não haja danos aos seus bebês. Isso porque há uma lista grande de restrições a certos produtos, medicamentos e até procedimentos estéticos presentes no mercado.

Grande parte dos alisamentos naturais, como o de amido de milho, podem ser feitos sem medo por gestantes e lactantes, já que trabalham com ingredientes naturais presentes no dia a dia de quase todas as mamães. Esses alisamentos não contém produtos nocivos nem aos bebês nem às mães.

A imagem mostra uma Mulher branca, com cabelos lisos, longos e ruivos ao vento

Hidratações caseiras para alisar o cabelo naturalmente

Hidratação com amido de milho

Passo 1: faça um mingau misturando um pouco de amido de milho com água e coloque no fogo baixo até engrossar. Lembre-se de ir mexendo. Quando terminar, deixe esfriar.

Passo 2: misture o mingau morno com duas colheres da sua máscara de hidratação preferida em um recipiente e reserve.

Passo 3: na hora do banho lave o cabelo com o seu shampoo de preferência e retire o excesso de água com uma toalha ou tecido de algodão.

Passo 4: aplique a mistura no comprimento e pontas do cabelo, passando mecha por mecha.

Passo 5: aguarde por volta de 30 minutos e enxágue com bastante água para retirar.

Passo 6: depois, é só finalizar com o condicionador e enxaguar novamente.

Hidratação nutritiva com óleo de coco

Passo 1: lave o cabelo com o seu shampoo preferido e retire o excesso de água como já ensinamos.

Passo 2: em um recipiente adicione duas colheres de sopa da máscara de hidratação que você mais gosta, meia colher de chá de óleo de coco e misture bem.

Passo 3: aplique a mistura no cabelo mecha a mecha e, em seguida, coloque uma touca térmica.

Passo 4: aguarde 30 minutos e enxágue bem para retirar a hidratação.

Passo 5: finalize com condicionador e enxague bem depois.

Hidratação com babosa

Passo 1: abra uma folha de babosa com o auxílio de uma faca e retire a polpa do seu interior.

Passo 2: lave o cabelo apenas com shampoo e retire o excesso de água.

Passo 3: aplique a babosa no cabelo usando um pincel. Se você quiser, você também pode misturar a polpa com creme de hidratação, fica a sua escolha.

Passo 4: aguarde 30 minutos e enxágue.

Passo 5: por fim, aplique o condicionador e enxágue mais uma vez depois da pausa.

Hidratação com mel

Passo 1: em um recipiente, adicione três colheres de sopa da máscara de hidratação da sua escolha, duas colheres de sopa de mel e misture muito bem.

Passo 2: aplique no comprimento e pontas do cabelo úmido, depois de lavar com shampoo.

Passo 3: aguarde uma hora usando uma touca térmica ou aquela de banho mesmo.

Passo 4: enxágue muito bem para retirar todos os resíduos de mel.

Passo 5: aplique o condicionador nas pontas, aguarde o tempo indicado e enxágue.

Dicas e cuidados para manter o cabelo alisado por mais tempo

Depois de aprender como alisar o cabelo naturalmente é claro que não deixaríamos de informar sobre como manter esse efeito liso por mais tempo. A primeira dica é estar em dia com sua hidratação, já que cabelos bem hidratados tendem a manter as cutículas seladas por mais tempo, e isso auxilia a manter o aspecto liso, saudável e sedoso do cabelo.

Uma outra dica é usar uma touquinha feita de uma meia calça, antes de dormir. Você pode vestir a touca deixando o cabelo o menos dobrado possível dentro da touca. Pentear o cabelo de forma que ele “enrole” o contorno de sua cabeça e fixar com grampos de maneira que não marquem o cabelo é um ótimo jeito. Vista a touca e no dia seguinte seu cabelo ainda terá mantido o aspecto liso. Para fazer a touca de meia calça basta cortar as duas pernas e amarrar os furos. Assim, a parte que comporta o bumbum será onde a cabeça e o cabelo ficarão, e o elástico da cintura ajudará a segurar o cabelo dentro da touca durante a noite.

Uma última dica para manter os fios lisos por mais tempo diz respeito aos cuidados semanais e sempre usar produtos de cuidados diários próprios para cabelos lisos ou alisados. Esses produtos são produzidos pensando nas características destes tipos de fios e levam também em consideração suas necessidades. Por isso, eles possuem em suas composições ativos que ajudam a alinhar os fios, reduzir o frizz e, claro, manter o efeito liso por muito mais tempo.

Mulher negra de cabelo liso, preto e longo, preso em um rabo de cavalo alto

Produtos que deixam o cabelo mais liso

Para você que é uma lisa ou alisada com todo orgulho, a Salon Line tem linhas feitas especialmente para os cuidados diários dos fios! Conheça 3 kits de produtos que deixam o cabelo mais liso.

Linha Meu Liso Extremo

Com D-pantenol, água de coco e aloe vera, Meu Liso Extremo oferece um tratamento completo, que proporciona fios alinhados, extremamente lisos e hidratados, além de garantir zero frizz nos cabelos.

Linha Meu Liso Muito + Liso

Com amido de milho, proteína de trigo e aminoácidos, Meu Liso Muito + Liso proporciona efeito extremamente liso no cabelo, nutrição e selagem dos fios, além de alinhamento perfeito, ação antifrizz e proteção contra as altas temperaturas das ferramentas de calor.

Linha Meu Liso Demais

Com D-pantenol, creatina e colágeno vegetal, Meu Liso Demais garante alinhamento capilar, pontas seladas, hidratação profunda sem perder o movimento natural dos fios, além de finalização com proteção térmica, zero frizz e movimento natural.

Última dica sobre alisar o cabelo naturalmente

Antes de tudo, é sempre bacana destacar que nada melhor do que investir em maneiras naturais de deixar o seu cabelo mais liso. Isso porque, abusar de procedimentos químicos para deixar os cabelos alinhados pode acabar danificando o seu fio, deixando-o poroso e frágil.

Investir em uma hidratação caseira ou mesmo produtos hidratantes sem químicas vai deixar as madeixas muito mais saudáveis e, claro, com aquele efeito mega liso que você ama! Ou seja, é unir o útil ao agradável, porque trata os fios enquanto deixa-os mais belos ao mesmo tempo.

Entretanto, é importante saber que estes tipos de tratamento servem apenas para deixar os fios que já são naturalmente lisos mais lisos e alinhados ou, no máximo, podem funcionar se o seu cabelo for levemente ondulado. Em outras palavras, investir nesses métodos para alisar um cabelo cacheado ou crespo não vai funcionar, ok?

Agora que você já sabe como alisar o cabelo naturalmente, experimente as receitinhas e desfile com madeixas lisas por aí sempre que quiser!

Dúvidas Frequentes

É possível alisar completamente o cabelo naturalmente em casa?

Sim, é possível alisar o cabelo naturalmente em casa, mas é importante ter em mente que o resultado pode variar dependendo do tipo e textura do cabelo. Alguns cabelos podem não ficar completamente lisos, mas é possível obter uma redução significativa no volume e no frizz.

Quanto tempo dura o efeito do alisamento natural?

A duração do efeito do alisamento natural varia de pessoa para pessoa. Geralmente, o efeito dura de algumas lavagens até algumas semanas, dependendo dos cuidados e produtos utilizados.

Quais são os ingredientes mais eficazes para alisar o cabelo naturalmente?

Alguns ingredientes populares para alisar o cabelo naturalmente incluem leite de coco, óleo de coco, suco de limão, leite e mel. Esses ingredientes podem ajudar a relaxar os fios e proporcionar uma aparência mais lisa temporariamente.

Posso alisar meu cabelo naturalmente mesmo tendo cabelo cacheado ou crespo?

Sim, é possível alisar o cabelo naturalmente mesmo que ele seja cacheado ou crespo. No entanto, é importante lembrar que o resultado pode variar, e que a estrutura natural do cabelo pode influenciar o grau de alisamento alcançado.

Qual é a melhor rotina de cuidados com o cabelo para manter o efeito liso?

Para manter o efeito liso por mais tempo, é importante seguir uma rotina de cuidados capilares que inclua a utilização de produtos adequados para cabelos alisados, como shampoos e condicionadores específicos, hidratação regular, proteção térmica e evitar o uso excessivo de ferramentas de calor.



Comentários

    1. Salon Line disse:

      Continue de olho para não perder as próximas dicas, Jenni.

Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • Cadê as Salon Lovers que amam mimos? 🎉
Fiquem de olho porque as promos estão incríveis nesse Salon Show de aniversário!Vem acompanhar o que caiu no “Gira, Gira Salon Line” e depois, já sabe: corre pra loja online www.salonline.com.br ou ligue (11) 5026-6416 para pegar o seu cupom de um jeitinho especial. LIGA, LIGA, LIGA! 📞@carolmanprim @euryansilva @juuhguedes_
  • Expectativa x realidade
Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
  • Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
Cadê as Salon Lovers que amam mimos? 🎉 Fiquem de olho porque as promos estão incríveis nesse Salon Show de aniversário!Vem acompanhar o que caiu no “Gira, Gira Salon Line” e depois, já sabe: corre pra loja online www.salonline.com.br ou ligue (11) 5026-6416 para pegar o seu cupom de um jeitinho especial. LIGA, LIGA, LIGA! 📞@carolmanprim @euryansilva @juuhguedes_
1 dia ago
View on Instagram |
1/3
Expectativa x realidade
Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
Expectativa x realidade Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
2 dias ago
View on Instagram |
2/3
Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
3 dias ago
View on Instagram |
3/3
Como usar gelatina para cabelo cacheado? Tratamentos para o crescimento capilar Qual a função do matizador loiro? Salon Line indica os melhores produtos para cabelos ressecados
Pular para o conteúdo