Chumbei o cabelo, e agora? Saiba como reverter o cabelo chumbado

  •  Icone Calendario29 de dezembro de 2022
  •  Icone Relogio 20:47
  •  
  • Luana Queiroz
 Chumbei o cabelo, e agora

Foi colorir o cabelo e ele chumbou? Calma! Não há motivos para se desesperar, ok? Apesar de assustador, isso é super comum na hora de tingir os fios, principalmente entre as loiras. A boa notícia é que tem solução e para te ajudar a reverter este problema, separamos algumas dicas. Preparada? Então é hora de mandar o cabelo chumbado para bem longe.

O que é um cabelo chumbado?

O cabelo chumbado nada mais é do que um cabelo sobrecarregado de pigmentos. Mas isso acontece por conta da quantidade excessiva de produtos que são colocados para modificar o tom dos fios, como as máscaras (desamarelador e matizador) ou até tonalizantes, que acabam alterando a cor desejada.

O que causa o efeito chumbo?

Geralmente, o que causa o efeito chumbado nos fios é um processo de pigmentação ou descoloração inadequado. Para quem quer um efeito loiro claríssimo, ou apostar na moda do cabelo platinado, isso pode ser um pesadelo.

O cabelo chumbado pode ocorrer por conta de uma sobrecarga de pigmentos, seja por coloração ou por uso excessivo de matizadores.

Como estamos falando de coloração, as proporções são importantíssimas para se adquirir um resultado perfeito. Quando elas saem um pouco do controle, o cabelo chumbado aparece. E, acredite, é mais comum do que parece.

Como saber se meu cabelo chumbou?

Simples! É só analisar se suas madeixas estão apagadas e sem nenhum brilho. Sem contar que, na maioria das vezes, os fios apresentam aspectos acinzentados, esverdeados, azulados e irisados.

Como tirar o chumbado do cabelo

Dependendo do estado do seu cabelo, o efeito chumbado sairá normalmente a cada lavagem. Mas, se você não quer esperar e quer tirar imediatamente o tom dos seus fios, veja as dicas abaixo.

Mulher lavando o cabelo loiro chumbado

Shampoo antirresíduos

Para quem não sabe, o shampoo antirresíduos tem a função de fazer uma limpeza profunda nos fios, removendo o excesso de impurezas e restos de produtos. Basta aplicar nos cabelos e deixar agir, pelo menos, 5 minutinhos. Depois, é só enxaguar, aplicar a máscara e condicionador, e finalizar como de costume.

Mas atenção: ele não deve ser usado diariamente, pois causa ressecamento dos fios, ok? O ideal é usar a cada 10 ou 15 dias.

Shampoo antirresíduos com vitamina C em gotas

Se quiser potencializar ainda mais o shampoo antirresíduos, a Vitamina C é uma excelente aliada. Anota a receita:

  • Primeiramente, lave bem as madeixas com o shampoo antirresíduos. Dica: se o efeito chumbado estiver muito forte, aplique o shampoo nos fios ainda secos e deixe agir durante 30 minutos. Em seguida, enxágue;
  • Misture então 20 gotas de vitamina C em 4 colheres (sopa) ou 15 ml do shampoo antirresíduos de sua preferência;
  • Aplique a mistura nos fios e deixe agir por cerca de 10 a 15 minutos – esse tempo vai depender do quanto seu cabelo está chumbado;
  • Depois, enxágue bem, aplique a máscara e o condicionador, e finalize como preferir.

Leite e vinagre de maçã

O vinagre de maçã no cabelo traz inúmeros benefícios e, somado ao leite, forma a dupla perfeita para dar adeus ao cabelo chumbado!

  • Misture 1 copo (300 ml) de leite morno com 30 ml de vinagre de maçã;
  • Aplique nas madeixas e deixe agir até você sentir que melhorou o efeito chumbado.

Shampoo e pó descolorante

Essa receita é muito utilizada, porém o mais indicado é fazer com um profissional de sua confiança uma vez que envolve química.

  • Misture 5 colheres de água oxigenada 20 volumes com 1 colher de pó descolorante e 1 shampoo branco, de preferência perolado ou leitoso;
  • Aplique nos cabelos úmidos, massageie bem e deixe agir por 5 minutos. Depois, é só enxaguar.

Bicarbonato

Essa receita é ótima para remover pigmentos indesejados dos fios, seja ele o chumbado do cabelo ou até mesmo o aspecto esverdeado.

  • Misture uma colher de sopa de bicarbonato de sódio para cada 200ml de shampoo anticaspa;
  • Aplique nos cabelos úmidos, massageie bem e deixe agir por alguns minutos. Depois é só enxaguar;
  • Você pode repetir o processo semanalmente, mas lembre-se de intercalar os usos com tratamentos para os fios. Mesmo sendo uma técnica menos invasiva, se o seu cabelo já estiver muito poroso e opaco essa situação pode se agravar.

Dicas de como não chumbar o cabelo

O cabelo chumbado pode causar certa dor de cabeça, então, nada melhor que evitá-lo. Trazemos a seguir algumas dicas para que o loiro fique sempre belo e não sofra com o efeito chumbado!

1ª dica: procure um profissional em coloração!

Procure sempre um especialista em loiros ou em coloração para fazer os procedimentos de descoloração e pigmentação. Somente alguém que possui formação e experiência necessária para analisar seu cabelo saberá efetuar o melhor trabalho dentro das opções possíveis, evitando que seu cabelo fique chumbado.

2ª dica: cuidado com os matizadores!

Utilizar produtos caseiros para matizar o cabelo pode gerar efeitos adversos, como o efeito chumbado. Além disso, o uso de matizador em excesso também pode causar esse mesmo efeito. Controle os usos e siga sempre as recomendações dos rótulos dos produtos que está utilizando.

3ª dica: cuide sempre de seus fios!

Já vimos que o cabelo chumbado ocorre por excesso de pigmento nos fios, mas para além disso, se um cabelo que passa por um processo de pigmentação está opaco, ressecado e precisando de hidratação a chance dele chumbar é muito maior que a de um cabelo saudável. Cabelos ressecados estão com as cutículas mais abertas e, com isso, a absorção de pigmentos se intensifica.

Isso significa que manter um cabelo saudável, longe da porosidade e do ressecamento, além de trazer saúde para seus fios, diminuirá consideravelmente as chances dele chumbar. Seguir um cronograma capilar é uma ótima forma de evitar danos aos cabelos e ainda evitar que seu cabelo fique chumbado.



Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • Tem curiosos de plantão! 👀
Comenta aqui um cheiro estranho que você costuma gostar.
  • Tá na hora de inovar no penteado, né?
Nossa consumidora @gabicfo_ trouxe uma inspiração incrível usando elásticos, adicionando um toque de cor e personalidade.Ah! E o Óleo Reparador #todecacho não pode faltar! Ele vai dar brilho e controlar o frizz por 48 horas. 💖🥰💖🥰#penteado #hairstyle #óleocapilar #inspiração
  • Cuidado diário não pode faltar, né? E com o Kit HIDRA Nutrição&Definição, os benefícios vão te surpreender!✨ Ação nutritiva;
✨ Controle do frizz;
✨ Brilho natural;
✨ Definição dos cachos;
✨ Fórmula poderosa com 12 óleos e manteiga de karité.#hidratação #rotinacapilar #nutrição #karité
Tem curiosos de plantão! 👀
Comenta aqui um cheiro estranho que você costuma gostar.
Tem curiosos de plantão! 👀 Comenta aqui um cheiro estranho que você costuma gostar.
1 dia ago
View on Instagram |
1/3
Tá na hora de inovar no penteado, né? Nossa consumidora @gabicfo_ trouxe uma inspiração incrível usando elásticos, adicionando um toque de cor e personalidade.Ah! E o Óleo Reparador #todecacho não pode faltar! Ele vai dar brilho e controlar o frizz por 48 horas. 💖🥰💖🥰#penteado #hairstyle #óleocapilar #inspiração
2 dias ago
View on Instagram |
2/3
Cuidado diário não pode faltar, né? E com o Kit HIDRA Nutrição&Definição, os benefícios vão te surpreender!✨ Ação nutritiva;
✨ Controle do frizz;
✨ Brilho natural;
✨ Definição dos cachos;
✨ Fórmula poderosa com 12 óleos e manteiga de karité.#hidratação #rotinacapilar #nutrição #karité
Cuidado diário não pode faltar, né? E com o Kit HIDRA Nutrição&Definição, os benefícios vão te surpreender!✨ Ação nutritiva; ✨ Controle do frizz; ✨ Brilho natural; ✨ Definição dos cachos; ✨ Fórmula poderosa com 12 óleos e manteiga de karité.#hidratação #rotinacapilar #nutrição #karité
3 dias ago
View on Instagram |
3/3
Pular para o conteúdo