loader image

Shampoo matizador: chega de tons amarelados e alaranjados nos fios

  •  Icone Calendario8 de junho de 2022
  •  Icone Relogio 11:03
  •  
 Shampoo matizador: chega de tons amarelados e alaranjados nos fios!

Com o passar do tempo, os fios loiros oxidam e podem ganhar tons amarelados, entenda como shampoo matizador ajuda a neutralizar os fios. Acesse!

Se você tem cabelos platinados, loiros, grisalhos ou brancos sabe que manter o tom perfeito e livre de reflexos amarelados e alaranjados demanda a utilização de um shampoo específico para evitar a alteração da cor, certo?

Muitas vezes, essa condição ocorre espontaneamente, causando desbotamento ou oxidação do cabelo. Em outros casos pode ocorrer por conta de agentes externos como os raios de sol, a poluição, a água do mar e da piscina.

Isso tudo resulta em uma cor amarelada, esverdeada ou alaranjada nos cabelos. Para reverter esses quadros, a solução mais comum é matizar os fios com o shampoo e condicionador matizador.

O que é shampoo matizador?

O shampoo matizador é um produto especialmente desenvolvido para eliminar os reflexos indesejados de tons amarelados e alaranjados que aparecem em cabelos claros e resgatar a neutralidade do tom. Um produto fundamental para as loiras e grisalhas fazerem a manutenção da cor em casa e evitar alteração do tom.

Qual o efeito do shampoo matizador?

Agora que você já sabe o que é e para que serve o shampoo matizador, é importante saber qual o momento de usar o shampoo matizador – também chamado de shampoo matizante. Afinal, ele é essencial para conquistar o resultado desejado, que são cabelos claros com a mesma tonalidade alcançada no salão. 

Por conta da sua fórmula conter uma alta concentração de pigmentos roxos e violetas, o principal efeito do shampoo roxo matizador é neutralizar os tons de amarelos e laranjas que surgem ao longo do tempo nos fios descoloridos. 

Sendo assim, o shampoo matizador precisa ser manuseado com cuidado, para que o produto não acumule nos fios e acabe deixando-os com um tom arroxeado ou apagado.

Qual o efeito do shampoo matizador
Cabelo liso matizado

Shampoo matizador é igual ao shampoo desamarelador?

Muitos confundem esses dois produtos pelo fato de ambos terem o mesmo propósito, neutralizar e tirar os tons indesejados dos fios. Entretanto, mesmo que tenham algumas propriedades correspondentes, existem, também, diferenças nas quais você deverá se atentar na hora de decidir qual dos dois vai aplicar em sua madeixa após descolorir. 

O matizador, do mesmo modo que o desamarelador, tem como objetivo neutralizar as cores dos fios. Ou seja, é a ele que você vai recorrer quando se perguntar como tirar o amarelo do cabelo.
Mas, além de neutralizar as manchas amareladas, a diferença entre os dois é que o shampoo matizador pode modificar a tonalidade dos fios e, por conta disso, sua utilização é bastante indicada quando os fios estão com tom alaranjado, ou, ainda, esverdeados.

Shampoo matizador é igual ao shampoo desamarelador?

Como matizar o cabelo com shampoo matizador?

Observadas essas diferenças, é importante se atentar como usar o shampoo matizador, pois seu uso demandam alguns cuidados, já que possui pigmentos violeta concentrados que precisam ser distribuídos de maneira igual e enxaguados por completo ao final. 

Portanto, ao aplicar shampoo e máscara matizadora, siga esse passo-a-passo:

  • Molhe os fios com água fria ou morna; 
  • Aplique uma pequena quantidade do shampoo na raiz, massageando por todo o couro cabeludo; 
  • Para espalhar o produto, passe as mãos pelo comprimento do cabelo. Se for necessário, reaplique o shampoo dependendo do comprimento dos fios. 
  • Confira se a fórmula foi bem distribuída para evitar acúmulo de pigmentos entre as mechas;
  • Verifique se a embalagem recomenda algum tempo de pausa específico para que o shampoo funcione;
  • Por fim, enxague bem com água morna ou fria até tirar todo produto.

O resultado final dependerá da cor e do tom do seu loiro e do tempo de ação do produto no cabelo. Por isso, é importante se atentar às respostas dessas questões:

Qual quantidade de shampoo matizador é a ideal na lavagem?

A quantidade ideal é a indicada na embalagem, levando em consideração a particularidade de cada cabelo. Reaplicar o produto caso não obtiver o resultado esperado pode ser uma opção, o que torna a quantidade ainda mais variável.

Se atente ao comportamento do seu cabelo e do seu couro cabeludo e respeite as orientações e contraindicações detalhadas na embalagem do shampoo matizador para cabelo branco, shampoo matizador platinado, ou shampoo matizador azul.

Quanto tempo deixar o shampoo matizador no cabelo?

O ideal é seguir o tempo que o fabricante do shampoo matizador indica no frasco. Porém é importante levar em consideração o estado atual do seu cabelo e o tom que você quer deixar após o uso do shampoo. Quanto mais tempo você deixar o produto agir nos fios, o efeito de matização e resgate do tom mais platinado será maior.

Quantas vezes na semana usar o shampoo matizador?

É imprescindível que se saiba em que momento usar o shampoo matizador. Já que ele é um item indicado para manutenção da cor, deverá ser aplicado sempre que você perceber a alteração do tom do loiro ou grisalho e achar necessária uma nova matização. 

Mas lembre-se: o uso exagerado de qualquer produto com pigmentos roxos e violeta pode acabar alterando o tom ao invés de corrigi-lo.

Quantas vezes na semana usar o shampoo matizador?

Indicação de produtos: Qual o melhor shampoo para matizar cabelo?

É fundamental que, na hora de escolher o melhor shampoo matizador, seja avaliada a tonalidade que você deseja substituir ao utilizar o produto. Tanto os cabelos loiros, quanto os cabelos grisalhos, vermelhos e até mesmo os castanhos, precisam de  bons produtos matizadores.

No caso do cabelo loiro amarelado ou alaranjado, o objetivo maior é neutralizar as mechas quentes para deixar com um tom mais frio, sem perder a tonalidade elegante criada pelo cabeleireiro. 

Por isso, é melhor escolher uma fórmula própria para mechas loiras, porque vai evidenciar a luminosidade da cor e garantir a nutrição, que é necessária para esse tipo de cabelo, uma vez que ele fica mais suscetível ao ressecamento após o processo de descoloração.

Especificamente nos cabelos brancos, como o objetivo é restaurar o brilho e o aspecto acinzentado, a dica é apostar em um shampoo matizador para cabelos grisalhos, exclusivo para esse tipo de cabelo, que irá corrigir a tonalidade das madeixas em poucos segundos.

A Salon Line tem uma linha completa de matizadores para atender a necessidade de correção de cor dos seus cabelos, como shampoo matizador, condicionador matizador e máscara matizadora da linha Meu Liso; as máscaras de hidratação matizadora para cabelos vermelhos, marsala roxo, loiros e pretos da linha #todecacho; além da máscara matizadora Castanho Radiante Salon Line.

Cabelo curto matizado vermelho
Cabelo ondulado matizado vermelho

Como potencializar os efeitos do shampoo matizador?

Um bom shampoo matizador vai transformar seus cabelos após o uso, mas são necessários alguns outros cuidados também para prolongar os efeitos do tratamento, evitando o retorno dos tons indesejados. 

O principal hábito a incorporar nessa rotina é começar a evitar o uso excessivo de ferramentas de calor como chapinha, babyliss e secador, já que, a alta temperatura pode acelerar o processo de oxidação que provoca a cor amarelada. Quando for usar, lembre-se de aplicar um protetor térmico para proteger a fibra da ação do calor e preservar as nuances neutras e frias por mais tempo, como o Defrizante térmico Meu Liso Extremo ou o Spray Térmico Day After #todecacho

A proteção solar também é essencial para evitar que os raios UV danifiquem e manchem os fios. Por fim, reserve um espaço na agenda para ir ao salão de beleza esporadicamente para tratar e matizar o cabelo com um cabeleireiro especialista no momento em que houver necessidade.



Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • Cadê as Salon Lovers que amam mimos? 🎉
Fiquem de olho porque as promos estão incríveis nesse Salon Show de aniversário!Vem acompanhar o que caiu no “Gira, Gira Salon Line” e depois, já sabe: corre pra loja online www.salonline.com.br ou ligue (11) 5026-6416 para pegar o seu cupom de um jeitinho especial. LIGA, LIGA, LIGA! 📞@carolmanprim @euryansilva @juuhguedes_
  • Expectativa x realidade
Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
  • Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
Cadê as Salon Lovers que amam mimos? 🎉 Fiquem de olho porque as promos estão incríveis nesse Salon Show de aniversário!Vem acompanhar o que caiu no “Gira, Gira Salon Line” e depois, já sabe: corre pra loja online www.salonline.com.br ou ligue (11) 5026-6416 para pegar o seu cupom de um jeitinho especial. LIGA, LIGA, LIGA! 📞@carolmanprim @euryansilva @juuhguedes_
2 dias ago
View on Instagram |
1/3
Expectativa x realidade
Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
Expectativa x realidade Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
3 dias ago
View on Instagram |
2/3
Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
4 dias ago
View on Instagram |
3/3
Pular para o conteúdo