Coloração capilar: pintei o cabelo e não gostei, e agora?

  •  Icone Calendario3 de agosto de 2023
  •  Icone Relogio 10:55
  •  
  • Carolina Glogovchan
 mulher branca pintando o cabelo

O cabelo é capaz de transformar totalmente a aparência e a autoestima de uma pessoa, por isso, ao pensar em mudar o visual, ele é um dos principais alvos. Quando as pessoas cansam do que veem no espelho, muitas recorrem à tintura para mudar os ares, e essas transformações trazem medos e expectativas, já que o resultado pode ficar incrível, mas também pode ter um efeito contrário. 

Quando a coloração dá errado surgem diversas dúvidas e as perguntas mais frequentes são: “pintei o cabelo e não gostei, posso pintar de novo?”; “fiz luzes e não gostei, posso pintar novamente?”; “descolori meu cabelo e não gostei, posso pintar?”. Se você está vivenciando um momento semelhante e a esse, confira nossas dicas e saiba o que fazer:

O que fazer quando a tintura do cabelo dá errado?

mulher branca penteando o cabelo molhado


Em primeiro lugar, se você pintou o cabelo e não gostou, é muito importante manter a calma e pensar antes de agir. Após uma coloração, é normal os fios ficarem ressecados ou até mesmo danificados devido à química. Sendo assim, é importante recuperar os fios antes de qualquer coisa.

Para isso, monte uma rotina de cronograma capilar, incluindo hidratação, nutrição e reconstrução. Desta forma, você vai recuperar a saúde capilar e  combater a queda e a quebra de fios. Após esse período de cuidados, que pode ser de quinze dias a um mês, é hora de tomar decisões. 

O próximo passo é lembrar que tinta não clareia tinta, ou seja, é preciso remover toda pigmentação e só depois disso aplicar uma nova cor. Ou seja, se seu questionamento é “fiz luzes e não gostei; posso pintar no mesmo dia?” ou “não gostei da cor do cabelo, posso pintar de novo?”, a resposta mais segura é não! O caminho ideal é a decapagem, onde é removida toda a pigmentação e, só então, é possível pintar novamente. 

“Pintei o cabelo e ficou muito escuro. Como clarear?”


Uma dúvida recorrente ao mudar a cor do cabelo e o resultado ser diferente do esperado é “pintei o cabelo e não gostei, posso passar tonalizante?” Para responder essa pergunta temos uma boa notícia! Se a coloração foi feita com tonalizante, o processo de remoção se torna mais simples, pois não altera tanto as cutículas dos fios.

Neste caso, lave o cabelo algumas vezes para clareá-lo e recorra às máscaras hidratantes oleosas, que ajudam a desbotar o cabelo. Caso a aplicação seja feita com tinta, que altera as cutículas dos fios, para consertar é preciso fazer a decapagem, que é um processo que tira todo o pigmento de cor do fio, sendo necessária a ajuda de um profissional. 

“Pintei o cabelo de loiro e não gostei, posso pintar de novo?”

O loiro é uma das cores mais amadas entre as brasileiras. Mas acontece que nem todos podem se identificar com a mudança nos tons de loiro, mas acabam descobrindo somente após a descoloração. Nesse caso, se você pintou o cabelo de loiro e não gostou é preciso focar, primeiro, na saúde capilar. 

O recomendado é aguardar em média 45 dias para fazer uma nova coloração. Enquanto isso, dedique-se a manter os fios bem hidratados e nutridos, e resista à tentação de colorir os fios novamente. Isso porque, caso uma nova mudança seja feita em um intervalo de tempo muito curto, há chances dos fios ficarem ressecados, porosos e com risco de corte químico.

“Fiz luzes e não gostei, posso tonalizar?”

Quando se faz luzes no cabelo, é preciso ter muito cuidado com tonalizações e novas colorações, pois corre-se o risco de, nessas mudanças, ficar com as madeixas manchadas ou no tom diferente do que imaginou. Para solucionar um procedimento que não deu certo, há algumas opções:

Tinta permanente

Se as luzes forem muito mais claras que o tom do seu cabelo, talvez seja necessário uniformizar o loiro antes de escurecer. Se for um pouco mais próximo da sua tonalidade natural, escolha uma tinta de cabelo com dois a três tons de diferença e vá escurecendo aos poucos. A tinta pode ser usada para uma transformação completa do visual: aumentar o tom das luzes ou mudar completamente a cor do cabelo.

Tonalizante

Já com o tonalizante é possível escurecer os cabelos com luzes mais claras sem danificar ainda mais os fios, mas por não ser uma coloração permanente, é necessário fazer o retoque a cada 15 ou 30 dias. Vale lembrar que, em qualquer procedimento de descoloração e pintura, é preciso realizar o teste de mecha para garantir que o cabelo irá aguentar o procedimento, sem sofrer corte químico. 

“Pintei meu cabelo e ficou manchado, posso pintar de novo?”


Quando os cabelos são pintados, acontece o processo de abertura de cutículas e os fios ficam fragilizados. Portanto, uma sequência de ações químicas nos fios pode ser prejudicial para a saúde capilar, especialmente, se combinado ações descolorantes e procedimentos químicos, como progressiva. 

Isso significa que pintar o cabelo duas vezes no mesmo dia não é uma boa opção, pois se você não respeitar o tempo de pausa, pode danificar os fios, sendo bastante trabalhoso devolver a saúde das madeixas.

“Quanto tempo depois de pintar o cabelo posso usar tonalizante?”


De maneira geral, o mais recomendado por especialistas, é não misturar coloração com tonalizante na hora da aplicação, uma vez que os dois produtos possuem composições diferentes e podem causar danos.

Se você quiser dar um banho de brilho ou usar uma máscara pigmentante no cabelo que possui coloração, o ideal é aguardar 15 dias. Caso você tenha feito uma descoloração, o tonalizante pode ser aplicado no mesmo dia. Por não possuir amônia, o produto pode ser usado com frequência, mas sem exageros. 

Mesmo que você planeje, analise e pense bastante antes de mudar a cor do cabelo, a possibilidade do resultado não ficar como gostaria sempre existe. O resultado ficou muito claro, muito escuro, não combinou comigo, a cor está diferente do que queria… os riscos podem ser vários, mas o importante é entender que dá para reverter a situação, sempre colocando a saúde dos fios em primeiro lugar!

Qual o intervalo ideal entre uma coloração e outra?

cabeleireira pintando o cabelo da cliente de ruivo

Depende, vale analisar. Considere verificar em primeiro lugar a raiz do cabelo: se a raiz está grande (com no máximo dois dedos de comprimento), os fios brancos aparecendo ou a cor desbotada, já está na hora de fazer um retoque.  

Já quando falamos de coloração para cobrir os fios, a dica é sempre considerar a saúde do cabelo em primeiro lugar, aguardando entre 15 dias para cobrir os fios brancos e 45 dias para fazer uma nova coloração.

Dúvidas Frequentes 

cabeleireira fazendo luzes na cliente
Pode pintar o cabelo em cima de outra cor?

Uma nova coloração só é recomendada após 45 dias entre uma tintura e outra. Nesse caso, para fazer uma escolha mais assertiva, considere a sua cor de cabelo natural e o tom anteriormente aplicado, lembrando que uma coloração não clareia o cabelo já colorido.

Como corrigir cor de cabelo errado?

Depende da cor dos seus fios. Se o cabelo estiver loiro, por exemplo, considere apostar em um tom de loiro mais escuro. A dica aqui é sempre contar com o auxílio de um profissional de sua confiança para garantir que o resultados fique como o desejado.

O que acontece se eu pintar o cabelo duas vezes seguidas?

Pode haver corte químico, porosidade e muito ressecamento. Embora algumas pessoas não respeitem o intervalo para colorir o cabelo, essa ação pode danificar os cabelos de forma profunda. Por isso, cuidado.

Como igualar a cor do cabelo loiro?

De maneira geral, é bastante complexo conseguir um cabelo loiro homogêneo, porque as partes que ficam expostas ao sol sempre tendem a clarear mais. No entanto, a forma mais indicada para igualar a cor do cabelo loiro é priorizar uma tonalidade de loiro mais escuro.

Como voltar a cor natural do cabelo loiro?

Para voltar à cor natural dos fios, existe o procedimento de decapagem que faz a retirada de pigmentação dos fios. Para quem descoloriu os cabelos é preciso fortalecê-los para que cresçam mais rápido e, então, cortar a parte descolorida – de uma vez ou gradualmente. 

Coloração capilar é coisa séria! Marca momentos da vida, mas pode nos trazer alguns arrependimentos. Vale lembrar que a cor ideal para seu cabelo é aquela que você se identifica e se entende como bela e belo. Portanto, avalie, busque inspirações e se jogue nas mudanças, sempre priorizando sua saúde capilar. 



Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Segue a gente no Insta Instagram

salonlinebrasil

IconOfficial
  • Chega de fios danificados! Com a nova linha S.O.S Bomba Ultra-Hidratação Reconstrutora o tratamento é completo e profissional com resultados desde o primeiro uso. 👌

✅ Cabelo 10x mais hidratado;
✅ Reconstrói 73%dos fios;
✅ 72h de tratamento profundo;
✅ Aprovado por dermatologistas.

A inovação para o cabelo brasileiro que você precisa conhecer. 
Salve, use e surpreenda-se! ✨
  • Meu Liso Kids está de carinha nova!!

É isso mesmo. Agora, com embalagens muito mais fofas e divertidas para acompanhar o momento de cuidado com o cabelo dos pequenos. 

💙 Hidratação e brilho;
💗 Ultramaciez e controle do frizz;
💛 Cabelinhos sem nós;
💙 Hipoalergênico;
💗 Testado dermatologicamente.

Curtiram as novas embalagens? O lisinho das crianças vai amar!

#kids #cabeloliso #infantil #criança
  • Surpresa! HIDRA ganhou mais uma novidade:

O Ativador de Cachos Hidratação Intensa é o mais novo xodó da linha - além de ser 2 em 1, é perfeito para o day after.

💖 Ativador + umidificador de cachos;
💖 Com D-Pantenol e mix de vitaminas;
💖 Hidratação e movimento para ondulados e cacheados.

Comenta aqui se você já quer conhecer esse lançamento de pertinho. 

#hidratação #novidade #cachos #2em1
Chega de fios danificados! Com a nova linha S.O.S Bomba Ultra-Hidratação Reconstrutora o tratamento é completo e profissional com resultados desde o primeiro uso. 👌 ✅ Cabelo 10x mais hidratado; ✅ Reconstrói 73%dos fios; ✅ 72h de tratamento profundo; ✅ Aprovado por dermatologistas. A inovação para o cabelo brasileiro que você precisa conhecer. Salve, use e surpreenda-se! ✨
1 dia ago
View on Instagram |
1/3
Meu Liso Kids está de carinha nova!! É isso mesmo. Agora, com embalagens muito mais fofas e divertidas para acompanhar o momento de cuidado com o cabelo dos pequenos. 💙 Hidratação e brilho; 💗 Ultramaciez e controle do frizz; 💛 Cabelinhos sem nós; 💙 Hipoalergênico; 💗 Testado dermatologicamente. Curtiram as novas embalagens? O lisinho das crianças vai amar! #kids #cabeloliso #infantil #criança
1 dia ago
View on Instagram |
2/3
Surpresa! HIDRA ganhou mais uma novidade: O Ativador de Cachos Hidratação Intensa é o mais novo xodó da linha - além de ser 2 em 1, é perfeito para o day after. 💖 Ativador + umidificador de cachos; 💖 Com D-Pantenol e mix de vitaminas; 💖 Hidratação e movimento para ondulados e cacheados. Comenta aqui se você já quer conhecer esse lançamento de pertinho. #hidratação #novidade #cachos #2em1
2 dias ago
View on Instagram |
3/3
Gelatina para cabelo crespo e diferentes formas de usar Máscara de nutrição: como conquistar fios fortes, nutridos e brilhantes Cortes de cabelo feminino médio: lindas opções para você apostar nesta estação Morena iluminada cabelo curto: inspirações para você adotar já esse visual Tudo o que você precisa saber sobre o óleo capilar e seus benefícios
Pular para o conteúdo