Aprenda como platinar o cabelo masculino

  •  Icone Calendario8 de dezembro de 2022
  •  Icone Relogio 14:49
  •  
  • Luana Queiroz
 Homem de cabelo liso e platinado, com topete

Apesar de ser uma tendência muito forte entre as mulheres, o cabelo platinado masculino também já é um sucesso! O visual com cabelo quase branco caiu na graça dos homens por conta da sua modernidade e versatilidade, principalmente a versão mais atual do cabelo platinado, o cabelo nevou, que se tornou uma febre nos últimos anos.

Se você está pensando em apostar no loiro platinado, confira abaixo as dicas sobre cuidados e manutenção que você deve ter para aderir ao estilo.

Aprenda como platinar o cabelo masculino

O platinado masculino é a cor para quem sempre quis ousar, mas nunca gostou muito da ideia de ter o cabelo super colorido. E o melhor é que não há regras: homens com todos os gostos, estilos, idades e tipos de cabelo podem apostar nesse visual.

Confira tudo que você irá precisar para aderir ao cabelo platinado masculino.

O que você vai precisar?

Atingir o tom platinado perfeito não é uma tarefa simples, isso porque é necessário descolorir o cabelo, sendo preciso, em alguns casos, passar pelo procedimento mais de uma vez. Ou seja, pode ser que você precise descolorir o cabelo uma vez e esperar mais alguns dias até poder descolorir de novo. Então, seu platinado perfeito não vai ser conquistado de um dia para o outro.

Por este motivo, é fundamental tratar os fios antes de passar por uma mudança como essa. O ideal é investir em um cronograma capilar pelo menos com um mês de antecedência para que o cabelo não sofra danos.

Além disso, também é recomendado platinar o cabelo com um profissional especializado em coloração capilar para que o resultado seja satisfatório, já que existem muitas variáveis envolvidas no processo químico de descoloração que só um bom profissional poderá saber lidar.

Ele também poderá te auxiliar fazendo o teste de mecha, que consiste em descolorir apenas uma mecha de cabelo para ver se os fios estão saudáveis para passar pelos procedimentos necessários.

No entanto, se você está decidido a platinar o cabelo em casa e já vem fazendo o cronograma capilar, além de estar com a saúde dos cabelos em dia, sem nenhuma ferida ou machucado na cabeça, você vai precisar de:

  • Água oxigenada de 40 volumes
  • Pó descolorante
  • Um recipiente para fazer mistura
  • Pincel de aplicação
  • Papel alumínio
  • Matizador
  • Tinta de tom platinado

Além disso, certifique-se de que seu cabelo está virgem – não recebeu nenhuma outra tintura – pois, caso esteja com alguma tintura, o processo de descoloração poderá ser dificultado e o tom platinado será muito mais difícil de alcançar. A depender da tonalidade da tintura em seu cabelo, pode ser que não seja possível chegar ao loiro.

Homem com cabelo liso platinado, com coloração global

Passo a passo

Algumas medidas devem ser tomadas para auxiliar o processo de descoloração. Preparar um espaço livre de impedimentos e usar uma capa de salão descartável para proteger os ombros, ou uma toalha que possa manchar caso caia o produto, é muito importante.

Agora, com todos os itens já separados, você pode iniciar seu processo para platinar o cabelo:

  1. Prepare o produto colocando o pó descolorante e a água oxigenada no recipiente. O padrão da mistura é 1 medida de pó descolorante para 2 medidas de água oxigenada.
  2. Misture bem os dois com auxílio do pincel de aplicação até que a mistura tome a forma de um creme.
  3. Se o seu cabelo for mais comprido, separe-o em quatro partes. Você pode fazer isso dividindo o cabelo da cabeça ao meio, depois dividindo as metades em duas na altura da orelha. Se seu cabelo for curto, não há necessidade de dividir o cabelo.
  4. Aplique o creme descolorante nas mechas iniciando a partir das pontas e seguindo em direção a raíz dos fios.
  5. Tome cuidado para não deixar produto demais acumulado em nenhuma parte ou alguma parte sem produto. Se o seu cabelo for curto, aplique o creme descolorante no cabelo todo de maneira uniforme e, depois, use um pente para ajudar a espalhar o creme por todos os fios.
  6. Envolva o cabelo ou as mechas com papel alumínio, sempre colocando a parte brilhosa voltada para o cabelo.
  7. Deixe o produto agir e vá olhando de 5 em 5 minutos o resultado até que o cabelo esteja bem claro, não deixando o creme descolorante por mais de 40 minutos nos fios.
  8. Lave os cabelos com shampoo para remover todo o produto e aplique o matizador. Ele irá neutralizar os tons amarelados dos fios.
  9. Por fim, aplique a tinta platinada escolhida. Para isso, basta seguir as instruções presentes no rótulo da embalagem.

5 Tipos de platinado masculino

Há diferentes formas de se ter um cabelo platinado masculino incrível, dependendo da posição que você deseja que os fios sejam claríssimos. Conheça a seguir alguns tipos de platinado masculino ideais para quem quer aderir ao estilo mas ainda está indeciso sobre qual a melhor forma de fazê-lo.

1. Mechas e luzes platinadas

O platinado no cabelo masculino pode surgir na forma de luzes, quando mechas finas de cabelo são descoloridas e pintadas. O mesmo efeito pode ser conseguido através das mechas, quando apenas algumas seções do cabelo são tingidas. Isso permite que você deixe a cor em maior ou menor quantidade de cabelo e pode controlar também a espessura das mechas a serem platinadas.

2. Mecha isolada e listra colorida

Uma outra forma de apresentar o platinado, principalmente para quem é mais discreto ou prefere apenas um ponto de destaque no cabelo, é apostar na mecha platinada isolada. Super simples de ser feita, ela é obtida quando se platina apenas uma mecha do cabelo. E você pode investir na mecha isolada no meio do topete ou da franja, por exemplo.

Outra maneira de destacar o platinado em apenas uma parte do cabelo é fazer uma listra platinada. Esse efeito fica incrível nos cortes mais curtos e consiste em platinar apenas uma seção de cabelo, geralmente feita na parte externa do topo da cabeça ou na lateral. O efeito costuma ficar mais harmônico quando a listra é feita seguindo a parte da frente da cabeça em direção a parte de trás, podendo ter, também, diferentes espessuras.

3. Platinado só em cima

Uma outra opção de cabelo platinado masculino é platinar apenas a parte de cima do cabelo, esse visual fica muito bom em pessoas que costumam manter os fios um pouco mais longos no topo da cabeça, ou ainda pessoas que apostam em cortes que tenha degradê nas laterais, pois a diferença de tonalidade entre as partes do cabelo evidenciará ainda mais os detalhes desse corte.

Homem jovem de cabelo crespo, com o cabelo platinado só em cima

4. Reflexo platinado

Além das opções apresentadas acima, há ainda a opção do reflexo platinado no cabelo masculino. Bem parecido com as luzes, a técnica consiste em platinar algumas partes do cabelo, no entanto, aqui, as partes platinadas podem chegar a cobrir cerca de 90% dos fios. Além disso, o procedimento deixa as mechas menos marcadas.

O reflexo platinado é ideal para quem pretende aderir aos fios claríssimos, mas ainda não está pronto para uma mudança radical. Com ele, você pode ir aumentando a quantidade de cabelo platinado conforme for retocando a raiz, ou seja, aos poucos.

5. Platinado global

Por último, mas não menos importante, temos o platinado global. Nessa técnica, o objetivo é deixar todos os fios do cabelo com um tom uniforme de cor platinada.

Para isso, talvez seja necessário repetir o processo de descoloração mais de uma vez, ou utilizar técnicas para conseguir clarear o cabelo o máximo possível. Não à toa, o recomendado é buscar um profissional para fazer seu platinado global, do contrário, o cabelo pode ficar manchado ou até mesmo ocorrer o corte químico, que é quando os fios quebram e caem depois de um tratamento químico.

Homem jovem com cabelo cacheado platinado

Dicas, cuidados e manutenção

O processo de descoloração danifica muito o cabelo e, por isso, é preciso redobrar os cuidados após platinar os fios. Além de hidratar, é preciso também nutrir e reconstruir os fios.

A etapa de reconstrução é fundamental para devolver a queratina para os fios, proteína essencial para a saúde do cabelo. Quando as fibras capilares são danificadas por químicas invasivas, como a da descoloração, a reposição de queratina é necessária para o cabelo continuar forte, evitando quebras e aquele “efeito elástico” que os fios mais compridos podem apresentar.

Utilizar um matizador também é uma ótima pedida, já que esse tratamento é essencial para manter a cor do cabelo com aspecto branco e evitar o amarelamento dos fios.

Perguntas frequentes sobre o cabelo platinado masculino

Se ainda ficou alguma dúvida sobre como platinar o cabelo masculino, chegou o momento de tirá-la!

Quanto custa pra platinar o cabelo masculino?

Quando falamos de custo de tratamentos capilares há sempre uma variação de preços em decorrência, principalmente, da qualidade dos produtos utilizados, do preço de mão de obra do profissional, do tamanho do cabelo a ser platinado e também da região em que a pessoa mora.

Pesquise com cuidado e opte por profissionais especializados, além de buscar opiniões sobre o possível local escolhido nas redes sociais. Assim, você terá maior segurança para investir seu dinheiro e evitar dores de cabeça.

Quanto tempo demora para platinar o cabelo masculino?

Para platinar o cabelo alguns processos demorados estão envolvidos, como a etapa de descoloração do cabelo, matização e coloração dos fios, além do tempo das lavagens entre etapas.

Por isso, o processo completo para platinar o cabelo masculino dura em média 60 minutos, mas pode sofrer alteração de acordo com o tempo que o cabelo levará para descolorir.

Quanto tempo dura o cabelo platinado masculino?

O cabelo platinado masculino pode durar entre três a seis meses. No entanto, a partir de algumas semanas já é possível notar a raiz dos cabelos em sua cor natural, o que pode gerar certo desconforto.

Além disso, caso não haja os cuidados necessários com os fios platinados o cabelo irá começar a amarelar, podendo haver ressecamento e aquele aspecto desleixado.

Depois de aderir ao cabelo platinado masculino, que tal buscar uma inspiração de estilo de cabelo? Saiba quais cortes estão em alta e encontre a melhor opção para o seu tipo de curvatura!



Comentários

  1. adm.dejalma disse:

    Estou amando usar cabelos platinados. Há um (01) ano que faço isso.

    1. Salon Line disse:

      Truques sobre cabelos platinados é contigo, haha.

Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • Cuidado diário não pode faltar, né? E com o Kit HIDRA Nutrição&Definição, os benefícios vão te surpreender!✨ Ação nutritiva;
✨ Controle do frizz;
✨ Brilho natural;
✨ Definição dos cachos;
✨ Fórmula poderosa com 12 óleos e manteiga de karité.#hidratação #rotinacapilar #nutrição #karité
  • A mamãe Clarice (@radarpets_laemcasa) ensinou a beleza e o poder dos cachos para sua filha. 💖💖"Tivemos muita conversa e diálogo com a nossa pequena. Porém, não foi fácil, sofremos muito aqui.
Infelizmente, antigamente, os comentários vinham primeiramente de parentes que tristemente falavam sobre o cabelo black da criança. Sim, isso na frente da minha filha, ouvíamos absurdos. Aconselhavam a fazer escova, chapinha e até a alisar. Algumas vezes cheguei a levá-la ao salão para escovar; ela pedia e até chorava pedindo para escovar o cabelo, querendo ter o cabelo igual ao da mãe.
Mas eu lutei contra tudo e todos. Mostrei e ensinei a ela que o cabelo dela é lindo e maravilhoso! "Minha filha, @_lehh_cardoso_, seu cabelo é sinônimo de força, garra, coragem, determinação, empoderamento e luta. 🥰 Muito orgulho de ti!".#Empoderamento #SalonLine
  • 🤔 hmm, são tantas opções, né?
Comenta aqui e diz pra gente!#mudança #cortedecabelo #cabelonovo
Cuidado diário não pode faltar, né? E com o Kit HIDRA Nutrição&Definição, os benefícios vão te surpreender!✨ Ação nutritiva;
✨ Controle do frizz;
✨ Brilho natural;
✨ Definição dos cachos;
✨ Fórmula poderosa com 12 óleos e manteiga de karité.#hidratação #rotinacapilar #nutrição #karité
Cuidado diário não pode faltar, né? E com o Kit HIDRA Nutrição&Definição, os benefícios vão te surpreender!✨ Ação nutritiva; ✨ Controle do frizz; ✨ Brilho natural; ✨ Definição dos cachos; ✨ Fórmula poderosa com 12 óleos e manteiga de karité.#hidratação #rotinacapilar #nutrição #karité
2 dias ago
View on Instagram |
1/3
A mamãe Clarice (@radarpets_laemcasa) ensinou a beleza e o poder dos cachos para sua filha. 💖💖"Tivemos muita conversa e diálogo com a nossa pequena. Porém, não foi fácil, sofremos muito aqui.
Infelizmente, antigamente, os comentários vinham primeiramente de parentes que tristemente falavam sobre o cabelo black da criança. Sim, isso na frente da minha filha, ouvíamos absurdos. Aconselhavam a fazer escova, chapinha e até a alisar. Algumas vezes cheguei a levá-la ao salão para escovar; ela pedia e até chorava pedindo para escovar o cabelo, querendo ter o cabelo igual ao da mãe.
Mas eu lutei contra tudo e todos. Mostrei e ensinei a ela que o cabelo dela é lindo e maravilhoso! "Minha filha, @_lehh_cardoso_, seu cabelo é sinônimo de força, garra, coragem, determinação, empoderamento e luta. 🥰 Muito orgulho de ti!".#Empoderamento #SalonLine
A mamãe Clarice (@radarpets_laemcasa) ensinou a beleza e o poder dos cachos para sua filha. 💖💖"Tivemos muita conversa e diálogo com a nossa pequena. Porém, não foi fácil, sofremos muito aqui. Infelizmente, antigamente, os comentários vinham primeiramente de parentes que tristemente falavam sobre o cabelo black da criança. Sim, isso na frente da minha filha, ouvíamos absurdos. Aconselhavam a fazer escova, chapinha e até a alisar. Algumas vezes cheguei a levá-la ao salão para escovar; ela pedia e até chorava pedindo para escovar o cabelo, querendo ter o cabelo igual ao da mãe. Mas eu lutei contra tudo e todos. Mostrei e ensinei a ela que o cabelo dela é lindo e maravilhoso! "Minha filha, @_lehh_cardoso_, seu cabelo é sinônimo de força, garra, coragem, determinação, empoderamento e luta. 🥰 Muito orgulho de ti!".#Empoderamento #SalonLine
3 dias ago
View on Instagram |
2/3
🤔 hmm, são tantas opções, né?
Comenta aqui e diz pra gente!#mudança #cortedecabelo #cabelonovo
🤔 hmm, são tantas opções, né? Comenta aqui e diz pra gente!#mudança #cortedecabelo #cabelonovo
4 dias ago
View on Instagram |
3/3
Pular para o conteúdo