loader image

5 motivos para você matizar o cabelo com Salon Line

  •  Icone Calendario6 de setembro de 2023
  •  Icone Relogio 16:17
  •  
  • Carolina Glogovchan
 mulher branca de cabelos liso castanho médio

Matizar o cabelo usando Salon Line é incrível! Se você é do time de quem ama mudar a cor do cabelo aqui você vai conhecer o matizador perfeito!

Decidiu mudar a cor dos fios, mas percebeu que as madeixas estão apresentando algumas manchas? É hora de matizar o cabelo! A matização é um procedimento que neutraliza os tons amarelados, oxidados e com desbotamento. Apesar de ser muito comum nos cabelos loiros, o matizador também ajuda a revitalizar fios platinados, castanhos, vermelhos e alaranjados. 

Normalmente, as manchas aparecem por que os fios oxidam. Essa oxidação é causada pela falta de tratamento após a descoloração ou tintura, como expor os fios aos raios UV e às ferramentas de calor sem proteção, lavar o cabelo com água quente, poluição, uso excessivo de produtos não-liberados, entre outras ocorrências. 

Assim, quando o cabelo perde a cor desejada, a matização é a aliada perfeita para devolver o tom e a vida aos fios. Conheça bons motivos para adotar a matização no cuidado com os cabelos:

O que é matizar o cabelo?

Matizar o cabelo é um processo utilizado principalmente em fios descoloridos, ou com mechas, para neutralizar ou corrigir tons indesejados que podem surgir ao longo do tempo. Essa técnica é feita por meio da aplicação de um produto matizador, que pode ser em forma de shampoo, condicionador ou máscara de hidratação.

O objetivo da matização é ajustar a cor para obter o tom desejado. Por exemplo, cabelos descoloridos podem adquirir um tom amarelado ou alaranjado ao ficarem muito expostos ao sol. Nesse caso, matizadores de tonalidade roxa ou azul são ótimos aliados para neutralizar o tom, garantindo um loiro mais frio e acinzentado. Mas, atenção, a matização é uma manutenção temporária e precisa ser refeita regularmente, dependendo da frequência de lavagens e da cor dos cabelos.

Quando é preciso matizar o cabelo?

A necessidade de matizar o cabelo aparece quando você percebe que os fios começam a exibir tonalidades diferentes da desejada, principalmente após processos de descoloração ou coloração. Esse desvio na cor pode ocorrer por diversos motivos, como:

Desbotamento 

Ao longo do tempo, a cor dos fios tende a desbotar, devido a lavagens frequentes, exposição ao sol, cloro de piscinas ou até mesmo poluição.

Reações químicas

Cabelos descoloridos ou tingidos podem reagir a produtos químicos, levando a alterações de tonalidade.

Características do próprio cabelo

Dependendo da porosidade e da saúde geral do fio, ele pode absorver pigmentos de forma irregular ou perder pigmentos mais rapidamente.

Geralmente, é hora de matizar quando os cabelos loiros apresentam tons amarelados ou alaranjados excessivos; quando os cabelos grisalhos ou brancos exibem um tom amarelado ou quando os cabelos pretos ou castanhos revelam reflexos vermelhos ou alaranjados não desejados.

O intervalo entre as matizações varia de pessoa para pessoa e depende do quão rápido o cabelo perde a cor. Algumas pessoas podem precisar matizar seus cabelos a cada duas semanas, enquanto outras talvez o façam apenas uma vez por mês. 

Por que matizar o cabelo?

Matizar o cabelo é uma etapa essencial no cuidado com fios coloridos ou descoloridos para garantir que a tonalidade se mantenha fiel e agradável ao resultado desejado. Confira, agora, bons motivos para matizar o cabelo:

Combate a oxidação

A oxidação é o desgaste e o envelhecimento das células que compõem a estrutura capilar, e tem efeito direto na cor dos cabelos. Ela é a responsável pelo tom amarelado e muito claro dos fios — a famosa cor “desbotada” — principalmente naqueles que passaram pela descoloração e estão tingidos de loiro ou ruivo. A matização é essencial para reverter este processo, já que sua fórmula conta com ativos antioxidantes que devolvem a cor para as madeixas.

Prolonga a cor nos fios

Todo mundo sabe que mudar a cor dos fios envolve uma certa dedicação para mantê-los sempre bonitos e com o tom impecável. Além de retocar a raiz que vai nascendo, a cor no comprimento também desbota, oxida e perde seu brilho. Aqui, novamente, entra a matização, que prolonga a beleza da cor nos cabelos, fazendo com que eles permaneçam com um aspecto de recém-tonalizado.

Renova a cor natural do cabelo

Engana-se quem pensa que a matização é só para quem passou pela descoloração ou tintura. Independente da sua cor natural, a matização também é uma ótima maneira de proporcionar brilho intenso e manutenção do pigmento dos fios, seja ele natural ou artificial. Invista em uma matização para dar uma repaginada com efeito profissional nos cabelos naturais.

Repara e hidrata os fios

Além de realizar a manutenção da cor, os cabelos recém-tingidos precisam de uma dose extra de cuidados para se manterem sempre bonitos e saudáveis. A matização, além de dar brilho e remover a opacidade e oxidação dos fios, ainda oferece hidratação e reparação, garantindo ainda mais beleza para as madeixas.

Ajusta a cor dos cabelos platinados

Se você optou pela descoloração para adotar o loiro platinado, sabe que pode ser bem complicado chegar no tom desejado. A matização é essencial neste caso para remover todo o pigmento amarelo e atingir a tonalidade platinada ou branca. Neste caso, opte por um matizador com efeito platinador para conquistar a tonalidade dos sonhos.

Qual é a diferença entre tonalizar e matizar?

Tonalizar e matizar são técnicas de tratamento capilar que, embora tenham a ver com a coloração dos fios, possuem finalidades distintas e são utilizadas em situações diferentes, confira:

Matizar o cabelo

Matizar o cabelo, como já contamos, é uma técnica focada na neutralização de tons indesejados que podem surgir em cabelos descoloridos ou tingidos. Ao matizar, utiliza-se produtos (frequentemente de tons roxos ou azuis) para corrigir essas nuances, restaurando a cor original ou aproximando-se do tom desejado.

Tonalizar o cabelo

Já a ação de tonalizar o cabelo tem o objetivo de adicionar cor ou intensificar a tonalidade já existente nos fios. Não é uma coloração permanente, mas serve para realçar, reavivar ou mudar levemente a cor do cabelo. Pode ser usado para conferir brilho, profundidade e nuances ao cabelo, seja ele natural ou já colorido. Os tonalizantes, em sua maioria, não contêm amônia e têm uma duração menor quando comparados às tinturas permanentes.

Salon Line recomenda

Agora que você já conhece os benefícios de matizar o cabelo, confira nossas indicações de matizadores Salon Line:

Combo Matizador Loiros Shampoo + Máscara + Condicionador Meu Liso

O kit matizador da linha Meu Liso Salon Line traz Shampoo, Condicionador e Máscara de Hidratação que, quando combinados, eliminam o tom amarelado e alaranjado dos cabelos loiros naturais ou descoloridos, além de recuperar e hidratar os fios com efeito profissional. Na formulação estão os ativos goji berry, mix de aminoácidos e óleo de argan para uma matização intensa e profissional. 

Máscara Meu Liso Matizador Platina 

Quem se jogou no platinado, precisa conhecer a Máscara Meu Liso Matizador Platina. Ideal para quem busca manter os fios loiros platinados no tom pérola em dia, ela hidrata e nutri profundamente os fios, além de garantir aquele efeito profissional.

Máscara Meu Liso Matizador Vermelho

Ruivas também precisam de um bom matizador. A Máscara Meu Liso Matizador Vermelho é ideal para quem possui cabelo avermelhado natural ou colorido e deseja uma matização de alta cobertura aos fios e tratamento intenso. Sua fórmula mantém o tom, hidrata e fortalece, e conta com algas vermelhas, hibisco e goji berry que garantem a manutenção do vermelho.

Máscara Meu Liso Matizador Castanho

Já a Máscara Matizadora Meu Liso Castanho garante regeneração completa da fibra capilar, hidratação intensa, maciez, nutrição e reparação dos fios danificados. Além disso, traz brilho e ajuda a manter a cor do cabelo castanho viva. Essa máscara tem fórmula enriquecida com óleo de argan, óleo de coco e D-pantenol que, juntos, garantem uma matização intensa com efeito profissional e manutenção da cor.

Máscara Meu Liso Matizador Preto

Por último, a Máscara Meu Liso Matizador Preto possui fórmula enriquecida com mix de aminoácidos, D-pantenol e óleo de coco, que também garante regeneração da fibra capilar e hidratação intensa para os cabelos pretos; proporciona mais brilho e deixa a cor dos fios com mais vida a cada tratamento. Apenas perfeita!

FAQ

Qual a melhor forma de matizar o cabelo?

A melhor forma de matizar o cabelo é fazendo uso de produtos matizadores, ou seja, que façam a neutralização da cor, podendo ser shampoos, condicionadores ou máscaras de tratamento e hidratação. A dica para um resultado incrível é priorizar a escolha de produtos específicos para seu tipo e cor de cabelo.

O que devo fazer antes de matizar o cabelo?

Para um resultado mais satisfatório ao matizar o cabelo, o mais recomendado é evitar procedimentos de umectação um dia antes da matização; desembaraçar os fios antes de aplicar o matizador; lavar os cabelos apenas com shampoo antes de matizar e respeitar o período indicado no rótulo do matizador. 

Qual a importância de matizar o cabelo?

Matizar o cabelo regularmente garante fios com cores vivas e livres de manchas amarelas ou alaranjadas provocadas por fatores externos, como incidência de luz solar, cloro da água e outros.

Pode usar o matizador junto com creme de hidratação?

Combinar matizador com creme de hidratação não é recomendado. O melhor caminho é optar por tratamentos que já possuam propriedades matizadoras e emolientes, como os matizadores Salon Line que, além de garantir a vivacidade da cor, hidrata, nutre e restaura a saúde da fibra capilar

Quantas vezes se deve matizar o cabelo?

A regularidade da matização depende da tonalidade dos fios e do quão rápido essa cor desbota. De maneira geral, o mais indicado é fazer a matização uma vez a cada quinze dias ou uma vez por mês, conforme necessidade do cabelo. 


Comentários

  1. Eunice Izidio da Silva Freire disse:

    Gostei das informações.

  2. Eunice Izidio da Silva Freire disse:

    As informações foram úteis para a escolha do produto certo.

Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • Foi aqui que pediram formas diferentes de usar lenço no cabelo? 😍 A @carolmanprim trouxe 3 opções incríveis para você brilhar por onde passar. Ah! Dica: não esqueça de caprichar na finalização para um match de sucesso!Comenta aqui qual das 3 opções você mais curtiu.
  • Espelho, espelho meu, quem vai me dar um produtinho Salon Line? 🪞✨Marque aqui quem o espelho escolheu. 😅#trend #inicial #presente #espelho
  • Cadê as Salon Lovers que amam mimos? 🎉
Fiquem de olho porque as promos estão incríveis nesse Salon Show de aniversário!Vem acompanhar o que caiu no “Gira, Gira Salon Line” e depois, já sabe: corre pra loja online www.salonline.com.br ou ligue (11) 5026-6416 para pegar o seu cupom de um jeitinho especial. LIGA, LIGA, LIGA! 📞@carolmanprim @euryansilva @juuhguedes_
Foi aqui que pediram formas diferentes de usar lenço no cabelo? 😍 A @carolmanprim trouxe 3 opções incríveis para você brilhar por onde passar. Ah! Dica: não esqueça de caprichar na finalização para um match de sucesso!Comenta aqui qual das 3 opções você mais curtiu.
16 horas ago
View on Instagram |
1/3
Espelho, espelho meu, quem vai me dar um produtinho Salon Line? 🪞✨Marque aqui quem o espelho escolheu. 😅#trend #inicial #presente #espelho
20 horas ago
View on Instagram |
2/3
Cadê as Salon Lovers que amam mimos? 🎉 Fiquem de olho porque as promos estão incríveis nesse Salon Show de aniversário!Vem acompanhar o que caiu no “Gira, Gira Salon Line” e depois, já sabe: corre pra loja online www.salonline.com.br ou ligue (11) 5026-6416 para pegar o seu cupom de um jeitinho especial. LIGA, LIGA, LIGA! 📞@carolmanprim @euryansilva @juuhguedes_
2 dias ago
View on Instagram |
3/3
Como usar gelatina para cabelo cacheado? Tratamentos para o crescimento capilar Qual a função do matizador loiro? Salon Line indica os melhores produtos para cabelos ressecados Qual a melhor forma de cuidar dos cachos no inverno?
Pular para o conteúdo