Penteados para cabelo curto: inspirações para você apostar
Saiba os benefícios do óleo reparador de pontas
- 1 de julho de 2024
- 17:10
- Thabata Delfina
Muitas mulheres usam o óleo reparador de pontas na sua rotina por costume, mas nem imaginam o quanto ele é importante para deixar as madeixas mais saudáveis e muito mais bonitas também. Outras mulheres nem sequer usam esse produtinho, mas deveriam, viu? Seja qual for o caso, convidamos você para saber os benefícios do reparador de pontas, tanto para as lisas quanto para onduladas, cacheadas e crespas.
O que é o óleo reparador de pontas?
Esse produto pode ser enriquecido com diferentes tipos de óleo, como o óleo de argan, óleo de coco ou até mesmo um mix de óleos. Como o próprio nome diz, ele tem a função de reparar a fibra danificada por danos externos como a ação do sol, secador, prancha, modelador e procedimentos químicos em geral.
Esses fatores fragilizam o fio, pois retiram sua umidade, nutrientes e massa capilar. A função do óleo é devolver estes componentes aos fios, a fim de restaurar sua saúde. Entretanto, mais do que tratar o fio, o óleo reparador protege-o de novos danos, como veremos mais à frente. Por tratar e proteger as nossas pontinhas é que esse produto se torna praticamente obrigatório na nossa rotina.
Principais benefícios do óleo reparador de pontas
O reparador de pontas oferece benefícios incríveis para todos os tipos de cabelo! Isso quer dizer que, independentemente de você ter cabelos loiros, castanhos, pretos, cacheados, crespos ou ondulados, ele será uma ótima ajuda na manutenção da fibra capilar.
Isso se deve, em grande parte, à variedade de produtos disponíveis hoje em dia, cada um com fórmulas especiais que potencializam os resultados de outras etapas do cronograma capilar, como hidratação, nutrição e reconstrução.
Nesses casos, o reparador atua como um finalizador, complementando o protocolo de cuidados que se inicia com a escolha de um bom shampoo para a limpeza dos fios.
Leia também: Finalizador de cabelo: principais produtos e como usá-los
Além disso, muitos reparadores podem ser aplicados diariamente, mesmo no cabelo seco! O óleo de argan, por exemplo, é perfeito para essa praticidade.
Sabe aqueles dias em que você acorda com o cabelo cheio de frizz e está difícil de ajeitar? Nessas situações, ter um reparador por perto será uma verdadeira salvação, permitindo que você recupere a elegância e saia de casa confiante e deslumbrante!
Mas os benefícios não param por aí! Vem conferir para que serve o reparador de pontas:
- Tratamento das pontas ressecadas;
- Evita as pontas duplas;
- Redução do aspecto seco;
- Aumento do brilho;
- Contribuição para a maciez;
- Ação desembaraçante;
- Selagem das cutículas;
- Aumento da proteção térmica.
Como mencionamos no início deste artigo, o reparador de pontas é realmente um item indispensável em sua necessaire.
Tipos de óleos reparador e como usá-los corretamente
- Argan: indicado para nutrir o fio após o uso das ferramentas de calor, suavizando o aspecto ressecado. Também pode ser aplicado no cabelo molhado para secar naturalmente.
- Óleo mineral: deve ser usado no cabelo seco para desembaraçar e evitar o frizz.
- Silicone: sela as pontas duplas, remove o frizz, alinha as madeixas e finaliza penteados. Pode ser usado no cabelo seco ou molhado.
- Sérum: deve ser aplicado nos fios molhados, antes de uso de qualquer ferramenta de calor, para proteger o cabelo de danos.
Saiba mais: Qual a melhor hidratação para cabelos cacheados?
Como usar o óleo reparador de pontas?
Para aplicar é simples: coloque algumas gotas do óleo na palma de uma das mãos e esfregue uma na outra. Para as lisas e onduladas até três gotas, no máximo, cacheadas e crespas podem usar um pouco mais. Aplique o óleo apenas nas pontas, distribuindo bem. Não exagere na quantidade.
Óleo reparador de pontas Salon Line: multifunções
Que tal um único óleo que possui diversas funções, hein? É o caso do Óleo SOS Cachos 10 em 1 Multibenefícios da Salon Line. Ele proporciona blindagem do frizz, reparação imediata, hidratação intensa, umectação absoluta, brilho extremo, controle de volume, redução da quebra, redução das pontas duplas, ação anti-flake e proteção total. Pode ser usado no cabelo seco ou molhado, assim como pode (e deve) anteceder o uso de ferramentas de calor.
Dica: você também pode misturar algumas gotas dele no seu finalizador preferido, como creme para pentear, leave-in e etc. Demais, né? Ah, e ainda dá para escolher entre a versão Óleo Sos Cachos Super Óleos e a versão Óleo SOS Cachos Óleo de Coco.
Agora que você já sabe quais são os benefícios do óleo reparador, que tal conferir outros artigos em nosso blog? Não perca!