Óleo de rosa mosqueta no cabelo: para que serve e quais seus benefícios?

  •  Icone Calendario3 de outubro de 2023
  •  Icone Relogio 15:03
  •  
  • Carolina Glogovchan
 imagem de um óleo dentro de uma tigela

Conhecido pelo alto poder clareador, hidratante e restaurador, o óleo de rosa mosqueta é um ativo extraído dos frutos e das sementes da planta que leva exatamente o mesmo nome: Rosa Mosqueta. Esse ativo vem sendo cada vez mais indicado para tratamentos de pele e cabelo por suas poderosas propriedades como o ácido trans-retinóico, ácido oleico, linoleico, vitamina A e antioxidantes. Se você ainda não conhece os benefícios do óleo de rosa mosqueta no cabelo e na pele, esse conteúdo é pra você!

O que é e para que serve o óleo de rosa mosqueta?

Muito conhecido por promover renovação celular, o óleo de rosa mosqueta também possui ação antioxidante lipofílica, ou seja, é um ativo que contém um alto poder anti-inflamatório e antioxidante, reduzindo o estresse oxidativo das células, de forma a evitar o envelhecimento precoce. Também possui ácido trans-retinóico que auxilia no clareamento de manchas leves, além de propriedades antibacterianas, prevenindo acnes e espinhas.

Quando inserido na rotina de cuidados capilares, o óleo de rosa mosqueta no cabelo nutre profundamente os fios, proporcionando hidratação e combatendo o ressecamento por ser rico em ácidos graxos. Além disso, esse ativo também fortalece a fibra capilar, proporciona brilho e ajuda a estimular o crescimento dos fios. 

Benefícios do óleo de rosa mosqueta para a pele

mulher negra pós banho fazendo skin care

Se você tem dúvidas em quais situações usar o óleo de rosa mosqueta, confira os principais benefícios desse ativo para a pele:

Queimaduras

O óleo de rosa mosqueta traz resultados efetivos nos tratamentos de queimaduras, porém, é importante que a região seja avaliada por um médico e siga também as orientações do profissional de acordo com a gravidade do caso. 

Antienvelhecimento

Por possuir alto poder antioxidante, o óleo de rosa mosqueta combate a ação dos radicais livres na pele, o que previne o envelhecimento precoce, evitando o aparecimento de linhas de expressão, rugas e a perda da flacidez.

Cicatrização

Muitos estudos já comprovaram sua eficácia na amenização de feridas pós-cirúrgicas, cicatrizes inestéticas e outros tipos leves de cicatrizes: o ingrediente ajuda na melhora da aparência da região afetada, amenizando gradativamente o quadro. 

Tratamento de estrias

Por possuir ação hidratante, esse ativo é muito indicado no período gestacional, já que a pele passa por transformações e necessita de uma atenção maior na hidratação e nutrição. Assim, o óleo de rosa mosqueta é recomendado para prevenção e tratamento de estrias, principalmente as avermelhadas.

Clareamento de manchas

O óleo de rosa mosqueta é muito conhecido por sua ação clareadora, principalmente em manchas na pele negra. Isso porque o ácido trans-retinóico presente no ativo, atua na pigmentação da pele, contribuindo para a uniformização da região. Além disso, sua ação antioxidante contribui para a suavização de manchas de sol.

Como usar óleo de rosa mosqueta no rosto?

mulher branca com cabelos cacheados castanhos claros fazendo skin care

O uso adequado do óleo de rosa mosqueta é fundamental para alcançar o resultado efetivo. De maneira geral, este ativo pode ser aplicado todos os dias. Mas, para o uso diurno é recomendado aplicar poucas gotas do produto após a limpeza da pele e antes do protetor solar. 

Já no uso noturno, o óleo de rosa mosqueta pode ser usado puro, mas deve ser incluído na etapa skincare após a higienização e tonificação da pele. Certifique-se que não possua resíduos de maquiagem no rosto antes de aplicar o produto.

Óleo de rosa mosqueta clareia manchas?

Sim! Muito amado principalmente por clarear manchas de sol, este ativo possui ácido trans-retinóico presente em tratamento para manchas de pele, inclusive o famoso melasma, aquelas marcas escuras que aparecem na testa, bochechas, nariz e no lábio superior.

Além disso, a ação antioxidante presente no óleo de rosa mosqueta ajuda na uniformização do tom da pele e previne manchas solares. Mas, lembre-se: é importante usar o produto acompanhado por um protetor solar de FPS superior a 30 durante o dia, ok?

Benefícios do óleo de rosa mosqueta no cabelo

mulher branca de costas com cabelo comprido, escuro e liso

Além de seus inúmeros benefícios para a pele, o óleo de rosa mosqueta nos cabelos também traz diversos benefícios. Olha só:

Fortalecimento

O óleo de rosa mosqueta é rico em ácidos graxos essenciais, como o ácido linoléico e ácido oleico. Esses componentes ajudam a fortalecer a fibra capilar, tornando o cabelo mais resistente à quebra. Além disso, os antioxidantes presentes no óleo ajudam a proteger o cabelo dos danos dos radicais livres, mantendo-o forte e saudável.

Combate à queda de cabelo

Graças aos seus nutrientes e vitaminas, especialmente a vitamina A, o óleo de rosa mosqueta no cabelo pode ajudar a melhorar a circulação no couro cabeludo. Isto é benéfico para estimular os folículos pilosos, o que pode contribuir para a redução da queda de cabelo.

Antifrizz

O óleo de rosa mosqueta tem propriedades emolientes, o que significa que ele ajuda a suavizar e hidratar o cabelo. Isto é especialmente útil para cabelos cacheados e crespos, já que o óleo atua como uma barreira, retendo a umidade e reduzindo o efeito frizz.

Nutrição do couro cabeludo

Os ácidos graxos presentes no óleo de rosa mosqueta são excelentes para a nutrição do couro cabeludo. Eles ajudam a equilibrar a produção de sebo, prevenindo que a região fique seca ou excessivamente oleosa. Além disso, suas propriedades anti-inflamatórias podem ajudar a acalmar irritações e condições inflamatórias, como a dermatite.

Óleo de rosa mosqueta faz o cabelo crescer?

Embora o óleo de rosa mosqueta tenha propriedades que fortalecem e nutrem o cabelo, não há evidências científicas concretas que afirmem que o uso desse óleo promova diretamente o crescimento capilar. No entanto, ao melhorar a saúde geral do cabelo e do couro cabeludo, o ativo pode criar um ambiente mais propício ao crescimento saudável dos fios.

Como usar óleo de rosa mosqueta para o cabelo?

mulher branca se olhando no espelho e mexendo no cabelo cacheado

É possível usar o óleo de rosa mosqueta no cabelo de diferentes formas e para diferentes propósitos. Confira:

Óleo de rosa mosqueta para tratamento profundo

Misture algumas gotas de óleo de rosa mosqueta com seu condicionador ou máscara capilar. Aplique nos cabelos úmidos, deixe agir por alguns minutos e enxágue.

Óleo de rosa mosqueta como finalizador

Aplique algumas gotas do óleo nas pontas dos cabelos, como reparador de pontas, para dar brilho e reduzir o frizz.

Óleo de rosa mosqueta para massagem no couro cabeludo

Aplique algumas gotas do óleo diretamente no couro cabeludo e massageie suavemente com as pontas dos dedos para estimular a circulação e nutrir o local.

Óleo de rosa mosqueta como mistura com outros óleos

Você pode combinar o óleo de rosa mosqueta com outros óleos, como o óleo de coco ou jojoba, para um tratamento capilar mais completo.

Dúvidas Frequentes

Para quais tipos de pele a rosa mosqueta é indicada?

Todos os tipos de pele que possuem cicatrizes, manchas, desidratação, estrias, queimaduras ou que precisem de ação rejuvenescedora podem se beneficiar do óleo de rosa mosqueta. Contudo, a propriedade pura é mais indicada para peles muito secas e ásperas.

Para que serve o óleo de rosa mosqueta no cabelo e na pele?

O óleo de rosa mosqueta é utilizado para hidratar, nutrir e reparar os fios do cabelo, assim como para tratar a pele, ajudando na regeneração celular.

Quais são os benefícios do óleo de rosa mosqueta para o cabelo?

Os principais benefícios do óleo de rosa mosqueta no cabelo são o fortalecimento dos fios, redução da queda capilar, estimulação do crescimento e aumento da maleabilidade.

Posso utilizar o óleo de rosa mosqueta puro no cabelo?

Sim, é possível utilizar o óleo de mosqueta puro e diretamente nos fios ou misturá-lo com outros produtos capilares, como máscaras de hidratação.

Como aplicar o óleo de rosa mosqueta no cabelo corretamente?

Aplique algumas gotas nas mãos e distribua uniformemente pelos fios úmidos ou secos, evitando a raiz. Massageie suavemente e deixe agir por algumas horas ou durante a noite.

O óleo de rosa mosqueta pode ser utilizado por homens também?

Sim, o óleo de rosa mosqueta pode ser usado tanto por mulheres quanto por homens, na pele e nos cabelos.


Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Segue a gente no Insta Instagram

salonlinebrasil

IconOfficial
  • Para completar a linha S.O.S Bomba Antiqueda e Resistência, chegou o novo Creme para Pentear que promove 12x menos queda por quebra, além de fácil desembaraço, definição natural com movimento, controle de frizz e melhor penteabilidade - tudo com eficácia comprovada e aprovada por dermatologistas. 

✅ Com creatina, queratina vegetal e biotina;
✅ Fragrância floral frutal amadeirado. 

#antiqueda #novidade #creme #cabelosaudável
  • Imagina um potão de gelatina ganhando vida? 📸

Para não passar vontade, não esquece: Gelatina é #todecacho, #todecacho é Gelatina. 💚

#GelatinaTDC
  • Se afastar de pessoas tóxicas - e sentir a energia renovada - é a indicação do dia no papo com as apresentadoras @keiththammy e @eusaabrina. 🤙

Quer acompanhar essa conversa incrível? Confira essa edição do programa Talk Talk  na íntegra no YouTube. 📹

#batepapo #podcast #programa #tvsalonline
Para completar a linha S.O.S Bomba Antiqueda e Resistência, chegou o novo Creme para Pentear que promove 12x menos queda por quebra, além de fácil desembaraço, definição natural com movimento, controle de frizz e melhor penteabilidade - tudo com eficácia comprovada e aprovada por dermatologistas. 

✅ Com creatina, queratina vegetal e biotina;
✅ Fragrância floral frutal amadeirado. 

#antiqueda #novidade #creme #cabelosaudável
Para completar a linha S.O.S Bomba Antiqueda e Resistência, chegou o novo Creme para Pentear que promove 12x menos queda por quebra, além de fácil desembaraço, definição natural com movimento, controle de frizz e melhor penteabilidade - tudo com eficácia comprovada e aprovada por dermatologistas. ✅ Com creatina, queratina vegetal e biotina; ✅ Fragrância floral frutal amadeirado. #antiqueda #novidade #creme #cabelosaudável
23 horas ago
View on Instagram |
1/3
Imagina um potão de gelatina ganhando vida? 📸 Para não passar vontade, não esquece: Gelatina é #todecacho, #todecacho é Gelatina. 💚 #GelatinaTDC
2 dias ago
View on Instagram |
2/3
Se afastar de pessoas tóxicas - e sentir a energia renovada - é a indicação do dia no papo com as apresentadoras @keiththammy e @eusaabrina. 🤙 Quer acompanhar essa conversa incrível? Confira essa edição do programa Talk Talk na íntegra no YouTube. 📹 #batepapo #podcast #programa #tvsalonline
3 dias ago
View on Instagram |
3/3
Máscara de nutrição: como conquistar fios fortes, nutridos e brilhantes Cortes de cabelo feminino médio: lindas opções para você apostar nesta estação Morena iluminada cabelo curto: inspirações para você adotar já esse visual Tudo o que você precisa saber sobre o óleo capilar e seus benefícios Hidratação para cabelo liso: como recuperar e trazer brilho aos fios?
Pular para o conteúdo