loader image

Manchas na Pele Negra: causas, cuidados e tratamentos

  •  Icone Calendario11 de novembro de 2021
  •  Icone Relogio 10:01
  •  
 Mulher de pele negra passando creme facial no rosto

As manchas na pele negra são muito comuns. Mas você conhece as causas e sabe como trata-las? Acesse e fique por dentro das melhores dicas de cuidados!

Não é novidade para ninguém que muitos fatores podem deixar marcas escurecidas ou claras na pele. Mas quando o assunto é manchas na pele negra, o incômodo pode ser ainda maior, já que são peles com mais probabilidade de apresentar hipercromias.

Pensando em responder dúvidas sobre causas, cuidados e tratamentos para esse fototipo de pele, separamos questões importantes para ajudar a tratar peles negras com manchas. Confira!

Por que manchas na pele negra são mais comuns?

Peles negras possuem uma quantidade maior de melanina — proteína responsável por dar cor à pele, cabelos e olhos — por esse motivo, as manchas de pele costumam aparecer com mais facilidade nesse fototipo.

Segundo especialistas, é muito comum ocorrer uma hiperpigmentação em regiões que passaram por um processo inflamatório, como acne, foliculite ou alergias. Com isso, a pele negra tende a manchar com mais intensidade quando sofre algum tipo de lesão, pois possui mais melanina.

O que causa manchas na pele negra?

Mulher de pele negra se olhando no espelho enquanto passa a mão pelo rosto

Muitos motivos podem causar manchas na pele negra, de acordo com especialistas, qualquer inflamação ou irritação na pele do rosto pode levar a uma hiperpigmentação da pele, o que causa manchas. Peles negras com tendência a acne ou espinha também podem apresentar manchas com frequência. Além disso, exposição ao sol sem proteção pode desenvolver graves hipercromias, como, por exemplo, o melasma.

Tipos de manchas na pele negra

Separamos informações valiosas de lesão e hipercromia. Continue lendo e conheça mais a fundo os tipos de manchas na pele negra.

1. Manchas de espinhas/acne

É muito comum a pele negra, após passar por um processo inflamatório, como acnes ou espinhas, apresentar as famosas manchas de acne. É importante evitar espremer ou mexer nas lesões para não piorar o quadro.

2. Foliculite

A foliculite é, basicamente, uma infecção dos bulbos dos pelos, que pode causar manchas em todos os tipos de pele, inclusive na pele negra. Esse problema pode melhorar com o tempo ou requerer tratamentos médicos, mas isso vai depender da gravidade da foliculite.

3. Melasma

O Melasma trata-se de manchas escuras na pele, principalmente na face, em regiões como: bochechas; testa; nariz e queixo. Essa condição está relacionada à exposição solar, mas também pode ser causada por medicações, fatores hormonais, predisposição genética, gravidez, entre outros motivos.

4. Picada de insetos

Outro motivo bem comum para manchas na pele negra é por picada de inseto. Isso pode causar uma irritação na pele e grande possibilidade de uma mancha permanente. A orientação do especialista é nunca coçar a região afetada.

Afinal, que tipo de mancha na pele devo me preocupar?

Mulher negra com mancha na pele

Todos os tipos de manchas na pele devem ser analisadas, principalmente os que apresentarem excesso de melanina e pequenas manchas simétricas, pois podem ser um diagnóstico de câncer de pele.

Contudo, as manchas comuns mais preocupantes são as do melasma, pois não têm cura e os tratamentos podem desencadear um efeito rebote.

É possível usar cremes clareadores e filtro solar para controlar a aparência do melasma, contudo, é uma hipercromia que apresenta vários níveis e tipos: epidérmico; dérmico e misto.

Consulte um dermatologista antes de iniciar qualquer tratamento para clareamento de pele hiperpigmentada.

É possível clarear manchas na pele negra?

De acordo com especialistas, é possível clarear as manchas na pele negra, principalmente as manchas solares e por acne, contudo, uma vez que a mancha foi diagnosticada, é impossível ser removida totalmente. Além disso, quem possui tendência a manchas de pele precisa ter cuidados redobrados, sempre utilizar filtro solar com FPS alto e evitar a exposição ao sol.

Como tratar manchas na pele negra?

Mulher de pele negra passando creme no rosto

As peles negras têm mais tendência a manchas, porém, elas são liberadas para usar tratamentos potentes, que peles claras não podem.

Os tratamentos mais comuns para clareamento de manchas são com ácidos que tenham ingredientes para melhorar hipercromias, como, por exemplo, o famoso ácido mandélico, usado em clareamentos de manchas de acne e melasma.

Além disso, para evitar uma piora ou novas manchas, é fundamental usar protetor solar diariamente. E lembre-se: o ideal é reaplicar o produto a cada três horas.

Óleo de melaleuca para manchas na pele

O óleo de Melaleuca para manchas de pele possui peróxido de benzoíla, ácido que pode remover manchas e clarear a pele após pouco tempo de uso.
Para utilizar o produto, é necessário diluí-lo: use um recipiente com meia xícara de água e 2 ou 3 gotas do óleo. Em seguida, basta umedecer o algodão e aplicar nas áreas manchadas.

Dicas e cuidados para evitar o surgimento de manchas em pele negra

Antes de iniciar qualquer tratamento cosmético ou dermocosmético é necessário consultar um dermatologista para entender as necessidades da sua pele e quais produtos devem ser utilizados para tratar as manchas sem causar agressão a derme.

1. Trate peles acneicas

Se a pele negra possui tendência à oleosidade ou acne, é importante usar produtos específicos para evitar formação de lesões inflamatórias, já que elas resultam em manchas de pele.

2. Use filtro solar diariamente

O uso do filtro solar é indispensável em qualquer rotina skincare, pois o produto previne os danos das radiações solares e doenças de pele.

3. Use um sabonete facial

Toda rotina de cuidados com a pele precisa de um sabonete facial. Por isso, opte por um com vitamina C na composição, já que o ativo ajuda a clarear e a uniformizar o tom da pele.

Produtos para manchas na pele

Mulher negra sorrindo com as mãos no rosto e produtos de skincare na mesa ao lado

Muitos produtos podem ser utilizados para evitar e tratar manchas de pele, como o filtro solar, séruns e cremes com Vitamina C, entre outros. Os ácidos também são ótimos aliados. Esse tipo de substâncias é mais potente e indicado para melhorar a pele em diversos aspectos, como redução da oleosidade, renovação celular e clareamento de hipercromias.

Alguns ácidos são famosos por reduzir manchas em pouco tempo, contudo, por ser um tratamento mais invasivo contra manchas de pele, é necessário consultar um dermatologista antes de iniciar as aplicações.

Qual o ácido mais indicado para pele negra?

São muitos os ácidos usados em tratamentos de manchas de pele, no entanto, nem todos são indicados para a pele negra. O Ácido Retinoico costuma ser bastante indicado por médico para a pele negra, ele é derivado da Vitamina A e recomendado para reduzir hiperpigmentação, manchas, sardas e linhas de expressão.

Outro ácido usado para tratar manchas na pele negra é o Ácido Kójico, ele possui efeito despigmentante e pode ser usado durante o dia, mas sempre combinado com o protetor solar.

Gostou das dicas sobre manchas na pele negra? Veja também como montar uma rotina skincare para pele negra para evitar manchas, ressecamento e manter a pele com viço saudável.



Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • Foi aqui que pediram formas diferentes de usar lenço no cabelo? 😍 A @carolmanprim trouxe 3 opções incríveis para você brilhar por onde passar. Ah! Dica: não esqueça de caprichar na finalização para um match de sucesso!Comenta aqui qual das 3 opções você mais curtiu.
  • Espelho, espelho meu, quem vai me dar um produtinho Salon Line? 🪞✨Marque aqui quem o espelho escolheu. 😅#trend #inicial #presente #espelho
  • Cadê as Salon Lovers que amam mimos? 🎉
Fiquem de olho porque as promos estão incríveis nesse Salon Show de aniversário!Vem acompanhar o que caiu no “Gira, Gira Salon Line” e depois, já sabe: corre pra loja online www.salonline.com.br ou ligue (11) 5026-6416 para pegar o seu cupom de um jeitinho especial. LIGA, LIGA, LIGA! 📞@carolmanprim @euryansilva @juuhguedes_
Foi aqui que pediram formas diferentes de usar lenço no cabelo? 😍 A @carolmanprim trouxe 3 opções incríveis para você brilhar por onde passar. Ah! Dica: não esqueça de caprichar na finalização para um match de sucesso!Comenta aqui qual das 3 opções você mais curtiu.
16 horas ago
View on Instagram |
1/3
Espelho, espelho meu, quem vai me dar um produtinho Salon Line? 🪞✨Marque aqui quem o espelho escolheu. 😅#trend #inicial #presente #espelho
21 horas ago
View on Instagram |
2/3
Cadê as Salon Lovers que amam mimos? 🎉 Fiquem de olho porque as promos estão incríveis nesse Salon Show de aniversário!Vem acompanhar o que caiu no “Gira, Gira Salon Line” e depois, já sabe: corre pra loja online www.salonline.com.br ou ligue (11) 5026-6416 para pegar o seu cupom de um jeitinho especial. LIGA, LIGA, LIGA! 📞@carolmanprim @euryansilva @juuhguedes_
2 dias ago
View on Instagram |
3/3
Pular para o conteúdo