Queda de cabelo: guia completo para tratar queda capilar

  •  Icone Calendario19 de abril de 2022
  •  Icone Relogio 17:44
  •  
  • Talitha Benjamin
 Queda de cabelo

Quem é que não se preocupa com a temida queda de cabelo, não é mesmo? Pois é, essa é uma disfunção que atrapalha a vida de muitas pessoas, sejam homens ou mulheres. Neste artigo vamos esclarecer todas as suas dúvidas sobre o assunto e mostrar as possibilidades de tratar e evitar a queda de cabelo. Vamos lá?!

O que é queda de cabelo?

Antes de tudo é importante destacar que a queda de cabelo é uma fase comum do ciclo de vida do fio, o que não é normal é quando essa queda começa a acontecer em maior quantidade. Em média, é comum que caiam cerca de cem fios de cabelo por dia. Para que você entenda um pouco melhor, conheça como funciona o ciclo do fio, que acontece em três fases:

Fase de crescimento — anágena: é a fase de crescimento do fio, ela pode durar cerca de três a seis anos.

Fase de repouso — catágena: nesse período, que dura três semanas, o cabelo começa a morrer.

Fase de queda — telógena: aqui o cabelo que morreu é empurrado por um novo fio anágeno, etapa que acontece em um período de três meses. Dessa maneira o ciclo se inicia novamente.

Embora não seja nem um pouco razoável ficar contando cabelo por cabelo todos os dias, é possível notar diferença entre uma queda em excesso e a queda comum do dia a dia.

Sintomas de cabelo caindo

Sintomas de cabelo caindo

Mesmo sendo um ciclo natural do cabelo, quando a queda de cabelo se torna excessiva, pode ser um sinal de problemas de saúde, excesso de químicas capilares, fatores climáticos, entre outros motivos. Confira alguns sintomas de cabelo caindo abaixo.

Causas de queda de cabelo:

Excesso de estresse

Ter uma rotina exaustiva e estressante é um dos principais motivos da queda de cabelo. Isso acontece porque o choque que o estresse causa ao corpo, pode ocasionar a troca do ciclo dos fios do cabelo, fazendo-os cair mais vezes ao longo do mês.

Alterações hormonais

As alterações hormonais são bastante conhecidas por causarem quedas de cabelo em mulheres, principalmente durante a gravidez, pós-parto ou na adolescência. Algumas mulheres também podem notar a queda temporária dos fios ao trocar a pílula ou método anticoncepcional hormonal.

Predisposição genética

A predisposição genética é um dos fatores que podem levar à queda excessiva de cabelo. Isso não significa, necessariamente, que você apresentará calvície apenas porque existe algum caso na sua família, porém, quando nenhuma outra causa justifica a sua queda de cabelo, é possível que seja um problema de fator genético. A melhor maneira de descobrir é conversando com um especialista.

Doenças capilares que levam a queda de cabelo:

Além das causas que mencionamos, há também doenças capilares específicas que provocam a queda excessiva dos fios de cabelo. Conheça abaixo algumas dessas doenças e fique atento!

Dermatite seborreica

Essa é a famosa caspa, também conhecida como seborreia. Essa disfunção trata-se da produção excessiva de óleo e sebo no couro cabeludo, causando vermelhidão, coceira e descamação. A caspa, material branco e fininho que cai do couro cabeludo, é resultado dessa descamação. Esse problema, além de ser um incômodo em termos de saúde capilar, proporciona também desconforto estético. A seborreia se desenvolve através da desregulação da produção do sebo do couro cabeludo e por meio da proliferação de fungos. Além da coceira e do incômodo, casos mais graves de seborréia podem levar à queda de cabelo.

Psoríase

A psoríase pode aparecer em diferentes áreas do corpo, entre elas, no couro cabeludo, provocando a queda de cabelo. Acredita-se que a causa desta doença pode estar relacionada a fatores genéticos ou autoimunes. Além disso, é importante destacar que a psoríase é uma doença crônica não contagiosa, diferente do que algumas pessoas pensam. Ela pode se manifestar em momentos específicos como períodos de estresse, traumas ou baixa imunidade. Assim como a dermatite, ela também promove manchas vermelhas, coceiras, descamação e até mesmo a queda de cabelo.

Pitiríase

Também conhecida como tinea capilar, a pitiríase é um tipo de micose que pode causar a queda de cabelo temporária. Além disso, outros sintomas são: coceiras e escamas. Essa disfunção é uma infecção que acontece através da proliferação de fungos. Pode ser ativada em casos de situações de estresse e também suor em excesso.

Foliculite

A foliculite nada mais é do que a inflamação dos folículos pilosos por meio de vírus, bactéria ou fungos. Qualquer parte do corpo que contenha pelos pode sofrer com a foliculite, não apenas o couro cabeludo. Coceira, inflamação, vermelhidão e pus podem se manifestar nos casos de foliculite.

Foliculite queloidiana da nuca

Essa é outra versão da foliculite que acabamos de mencionar. Neste caso, se trata de uma disfunção crônica e de longa duração. Como o nome revela, ela causa queloides na região da nuca, pescoço e cabeça. Suas causas são avaliadas como possível higiene inadequada, uso exagerado de bonés, gorros, cachecóis ou camisas de gola alta. Pelos encravados e sudorese em excesso também são considerados sintomas, tais como bactérias, vírus ou fungos infecciosos.

Alopecia

Essa disfunção apresenta uma grande quantidade de queda de cabelo. É tão excessiva que deixa o cabelo ralo e é possível enxergar o couro cabeludo. Ela pode ser causada por outras doenças capilares como dermatite, doenças autoimunes, fatores genéticos e até por consumo de determinados remédios.

Tricorrexis nodosa

Sabe aqueles pontinhos brancos no fio de cabelo? Preste atenção, pois pode ser um sinal de tricorrexis nodosa. Essa doença tem causas associadas a fatores genéticos e ao uso excessivo de ferramentas de calor, em especial sem proteção térmica. Essas ferramentas de calor podem ser secador, prancha ou modelador. Além disso, procedimentos químicos também podem ocasionar a doença, como, por exemplo: alisamentos, descolorações, colorações, etc. Os fios acabam enfraquecidos por esses fatores, causando queda e quebra.

Líquen plano pilar

Essa doença é mais comum entre as mulheres na faixa etária dos 40 a 60 anos, e é uma variação da disfunção chamada Líquen Plano, que afeta especificamente os folículos pilosos, ou seja, os fios de cabelo. Seus sintomas são a inflamação na região, além da queda de cabelo. Especialistas acreditam que a causa desta doença são fatores autoimunes, mas não há estudos o suficientes.

Excesso de vitaminas causa queda de cabelo?

Excesso de vitaminas causa queda de cabelo?

Em alguns casos, o consumo excessivo de vitamina A e complexo B pode contribuir para a queda de cabelo. Contudo, essa condição é mais comum em pessoas que ingerem suplementos com essas vitaminas por um longo tempo e sem acompanhamento médico.

Qual a diferença entre queda capilar normal e queda excessiva?

É possível notar a diferença entre uma queda em excesso e a queda comum do dia a dia. Fique sempre atento à quantidade de cabelos que fica presa na escova de cabelo ou aqueles que caem durante o banho. Lembre-se que o normal é perder em média cem fios de cabelo por dia, então caso perceba que esse número esteja maior, procure seu médico.

Como saber se o cabelo precisa de tratamento médico para queda?

Assim que você começar a observar algum dos sintomas mencionados, procure um médico dermatologista. Isso porque a queda de cabelo pode indicar alguma doença mais grave, por isso não é bom perder tempo. É sempre melhor prevenir do que remediar, não é mesmo?!

Anemia faz o cabelo cair?

Sim! A anemia — deficiência causada pela falta de ferro no organismo — também é uma das causas da queda de cabelo, já que os fios recebem menos sangue, nutrientes e oxigênio, tornando-se mais fracos e quebradiços.

O que usar para queda de cabelo?


Você sabe quais são as melhores vitaminas para tratar a queda de cabelo? É claro que a melhor pessoa para indicar o tratamento adequado é o seu dermatologista, portanto, sempre o consulte primeiro. Entretanto, fique por dentro sobre quais são aquelas que podem salvar as suas madeixas da queda excessiva:

Vitaminas A, C e E

As vitaminas A, C e E são essenciais para ajudar no tratamento da queda de cabelo – elas garantem o fornecimento de nutrientes e fortalecimento dos fios, evitando o agravamento do problema.

Vitaminas B3, B5, B6, B9 e B12

Outras vitaminas que não podem faltar no combate à queda de cabelo são as: B3, B5, B6, B9 e B12. A carência desses ativos pode causar desde queda de cabelo, até danos na memória, além de estar relacionada a diversas condições e doenças, como ansiedade, Alzheimer, câncer e outros.

Arginina

A arginina estimula o crescimento dos fios e desobstrui o bulbo capilar, pois ativa a microcirculação sanguínea, favorecendo a troca de nutrientes entre a raiz e os fios.

Principais produtos para prevenir queda de cabelo

Os cosméticos são grandes aliados no combate à queda de cabelo. Veja os 4 principais produtos da Salon Line que você não pode deixar de ter em casa.

1: Máscara de Hidratação antiqueda

A Máscara Hidratante S.O.S Bomba Antiqueda Salon Line combate a queda e quebra do cabelo, além de evitar as pontas duplas. Sua fórmula hidrata profundamente, ajudando na reconstrução capilar, além de fortalecer os fios danificados e quebradiços, proporcionando força e saúde.

2: Shampoo antiqueda

O Shampoo S.O.S Bomba Antiqueda Salon Line possui ativos que garantem o fim da queda de cabelo, garantindo o crescimento capilar a partir de 15 dias.

3: Condicionador antiqueda

O Condicionador S.O.S Bomba Antiqueda possui ação fortalecedora, que combate a queda e quebra dos fios, hidratando profundamente e promovendo cabelos fortes e totalmente renovados.

4: Tônico antiqueda

Com fórmula confiável e exclusiva, o Tônico S.O.S Bomba Antiqueda Salon Line apresenta resultado comprovado em até 30 dias de uso, evitando a queda de cabelo e fortalecendo os fios.

Aprenda como tratar diariamente o cabelo com queda passo a passo

Aprenda como tratar diariamente o cabelo com queda passo a passo

Passo 1: Higienização

Lembre-se que o acúmulo de sebo no couro cabeludo influencia diretamente na saúde dos fios. Por isso, lave o cabelo com frequência (no mínimo 1 vez por semana) e evite água muito quente, a temperatura elevada também pode prejudicar a saúde dos fios.

Passo 2: Alimentação

Uma alimentação ruim pode causar a queda de cabelo. Evite dietas restritivas, pois podem trazer sérios problemas de saúde, já que seu corpo não recebe todos os nutrientes e vitaminas que precisa.

Passo 3: Evite o uso excessivo de produtos capilares

O uso excessivo de produtos químicos, como coloração, descoloração, progressivas, entre outros, ou até equipamentos elétricos (secador, chapinha, modelador…) podem danificar a estrutura dos fios e causar a queda. Em muitos casos, o corte é a única solução para recuperar as lesões do cabelo. Na dúvida sobre quais produtos e equipamentos utilizar, procure um profissional experiente.

Como potencializar o tratamento antiqueda em cabelos cacheados?

Creme de pentear antiqueda

O Creme para Pentear S.O.S Bomba Original tem uma fórmula potente e dermatologicamente testada que reduz a quebra dos fios, fortalece, dá brilho e garante a hidratação, além disso, promove o crescimento mais forte e saudável das madeixas.

Ativador de cachos antiqueda

O Ativador de Cachos S.O.S Bomba Original é indicado para cabelos ondulados, cacheados e crespos, proporciona força aos fios, controla o frizz e dá brilho ao cabelo. Ele ajuda a fortalecer o cabelo evitando a queda.

Óleo umectante

Se você possui cabelo ondulado, cacheado ou crespo e está procurando um óleo para ajudar a nutrir, combater o ressecamento e fortalecer as madeixas, o Óleo de Umectação #todecacho Rícino Puro é ideal para você! Ele conta com a tecnologia PROFIX que garante hidratação, força e saúde para os cabelos.

Qual a frequência ideal de lavagem para diminuir a queda capilar?

A falta de lavagem pode contribuir para a queda de cabelo, isso porque a sujeira e o sebo capilar podem obstruir os poros, impedindo o crescimento dos fios. Além disso, um couro cabeludo sujo e oleoso é ambiente para a proliferação de alguns tipos de fungos que enfraquecem a fibra capilar, levando a queda. O ideal é lavar o cabelo de uma a duas vezes por semana, sempre com um shampoo indicado para o seu tipo de curvatura.

Cronograma capilar de crescimento

Precisando de indicação de cronograma capilar para crescimento dos fios? Confira a indicação abaixo:

Semana 1: hidratação – hidratação – Shampoo antirresíduos + nutrição

Semana 2: hidratação – umectação óleo de rícino – reconstrução

Semana 3: hidratação – nutrição – Shampoo antirresíduos + hidratação

Semana 4: hidratação – umectação óleo de rícino – reconstrução

Cronograma capilar de fortalecimento

Se o seu cabelo está fraco e precisando de um tratamento para fortalecer e ajudar no crescimento, confira o cronograma capilar abaixo:

Semana 1: hidratação – hidratação – nutrição + tônico antiqueda

Semana 2: hidratação – umectação óleo de rícino – reconstrução

Semana 3: hidratação – nutrição – hidratação + tônico antiqueda

Semana 4: hidratação – umectação óleo de rícino – reconstrução

Cronograma capilar antiqueda

Está com queda excessiva dos fios e precisa de um cronograma específico para fortalecer e recuperar a saúde do cabelo? Confira abaixo!

Semana 1: hidratação – hidratação – shampoo antiqueda + nutrição

Semana 2: hidratação – umectação óleo de rícino – reconstrução

Semana 3: hidratação – nutrição – shampoo antiqueda + hidratação

Semana 4: hidratação – umectação óleo de rícino – reconstrução

Assista o vídeo com Juju Franceschi e aprenda a fazer um Cronograma Capilar para Crescimento e Força em apenas 5 minutos.

Agora que você coletou várias informações sobre queda de cabelo, basta ficar de olho na saúde dos fios e couro cabeludo e seguir todas as nossas dicas para evitar qualquer problema com queda, quebra e enfraquecimento das madeixas. Ah, e a visita ao dermatologista ou tricologista é indispensável, hein?!



Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • Os penteados mais pedidos por aqui e todos feitos com muito amor! ✨💖
E aí, gostaram?#salonnosaojoao #salonline #penteados
  • Muito amor pela Bahia 💖🥰
Me falem mais coisas que tem na Bahia que não tem em nenhum outro lugar 🤩
#SalonNoSaoJoao
  • E pra você, o que não pode de jeito nenhum faltar no São João? 😜🌽
#SalonNoSaoJoao
Os penteados mais pedidos por aqui e todos feitos com muito amor! ✨💖 E aí, gostaram?#salonnosaojoao #salonline #penteados
1 dia ago
View on Instagram |
1/3
Muito amor pela Bahia 💖🥰 Me falem mais coisas que tem na Bahia que não tem em nenhum outro lugar 🤩 #SalonNoSaoJoao
2 dias ago
View on Instagram |
2/3
E pra você, o que não pode de jeito nenhum faltar no São João? 😜🌽 #SalonNoSaoJoao
2 dias ago
View on Instagram |
3/3
Pular para o conteúdo