Queda de cabelo na menopausa? Saiba como lidar com o problema

  •  Icone Calendario22 de setembro de 2022
  •  Icone Relogio 10:49
  •  
  • Carolina Glogovchan
 Mulher branca, de pele madura, cabelo liso e loiro, com queda de cabelo na menopausa

A menopausa – último ciclo menstrual, que ocorre entre os 45 e 55 anos – é um dos processos normais do envelhecimento. É um período de mudanças hormonais e bastante tranquilo quando acompanhado por um médico ginecologista. Mas, para além das mudanças corporais, a menopausa afeta também o bulbo capilar. Para se ter uma ideia, neste período, hormônios como o estrogênio caem bastante, deixando os cabelos mais secos e opacos – é comum a perda de até 40% dos fios.

Mas, dá para contornar os efeitos da menopausa e manter os cabelos bem cuidados e bonitos dia após dia. Bastam alguns hábitos e produtos certos para que o processo seja o mais tranquilo possível.

É normal ter queda de cabelo na menopausa?

Mulher madura, de cabelos lisos e grisalhos

Apesar de pouco comentada e discutida, a queda de cabelo na menopausa é uma condição bastante comum entre as mulheres, já que o hormônio responsável pelo crescimento do cabelo, estrogênio, acaba diminuindo com a chegada da menopausa.

Mas, apesar de parecer algo muito assustador para a maioria das pessoas, a queda de cabelo feminino na menopausa é algo que pode ser amenizada.

Ao perceber que a queda de cabelo está mais intensa do que antes, é importante ter em mente alguns pontos de mudança, tais como: a revisão dos hábitos de alimentação, a possibilidade de suplementação com vitamina para queda de cabelo na menopausa, o controle do estresse, o uso de medicamentos ou, caso necessário, o procura por tratamentos especializados.

Quais as causas da queda de cabelo na menopausa?

Como a menopausa faz cair o cabelo, é importante se atentar à solução e descobrir o que tomar para evitar o problema ou ao menos amenizar essa perda de fios.

Essa condição, bastante comum entre as mulheres, acontece devido à diminuição do estrogênio – hormônio até então produzido pelos ovários. Com essa mudança, os níveis de colágeno também acabam baixando, acarretando assim, na indesejada queda de cabelo.

Outros efeitos que também são sentidos no cabelo é o fato dos fios ficarem mais secos e opacos, afinando de maneira progressiva. Casos de calvície feminina, inclusive, também podem ocorrer, tendo em vista que a falta de nutrientes é outro fator que interfere na queda.

Diferente dos homens, a calvície feminina se manifesta de maneira bastante difusa e lenta, causando o que chamamos de rareamento capilar. Além do fator hormonal, a queda de cabelo feminino na menopausa também pode estar ligada a outros motivos como: estresse, hábitos de vida, ingestão de medicamentos e déficit de nutrientes – nesses casos, a condição é reversível e conhecida como eflúvio telógeno.

Quanto tempo dura a queda de cabelo hormonal?

Com uma duração média de até 7 meses, a queda de cabelo na menopausa é normal devido aos hormônios e acontece, de maneira geral, deixando o cabelo inteiro mais fino – e a queda ocorre ao longo de todo o couro cabelo, por isso, a sensação é de que, se você fizer um rabo de cavalo, ele vai ficar consideravelmente menor e menos cheio.

7 dicas para reduzir a queda de cabelo na menopausa

Mulher mais velha com cabelos grisalhos curtos e lisos

Com tratamentos específicos feitos por médicos especialistas na área, a queda de cabelo durante a menopausa e o bem-estar como um todo podem ser controlados a partir de uma série de pequenas mudanças no cotidiano e que devem interferir, inclusive, na saúde como um todo.

1. Faça uma revisão dos hábitos

Revise alguns hábitos, principalmente aqueles ligados ao uso do tabaco, o consumo de bebidas alcoólicas e a falta de exercício físico – tudo isso contribui diretamente para a saúde do seu cabelo e o seu bem-estar geral. Outro detalhe fundamental é estar sempre com o sono em dia!

2. Foque na alimentação balanceada

Alimentação balanceada para evitar a queda de cabelo na menopausa

Providencie uma dieta rica em nutrientes, apostando em alimentos que sejam fonte de ferro, proteínas, biotina, zinco e selênio. Nesse momento, uma consulta ao nutricionista pode cair muito bem, já que esse profissional é capaz de ajudá-la a construir uma dieta balanceada e saborosa.

3. Procure ajuda e medicamentos especializados

Alguns medicamentos tópicos e de via oral podem contribuir de maneira muito positiva para evitar ou até mesmo diminuir a perda capilar, já que estimulam o crescimento do fio e, consequentemente, a sua força. Conversar com um tricologista – especialista em cabelos – pode ser uma excelente ideia!

4. Reduza as cargas de estresse

Mulher mais velha, de cabelos grisalhos, praticando meditação em um parque

Cuidado com o estresse, afinal, ele está diretamente ligado à questão da perda capilar e isso acontece por conta das mudanças hormonais que ele proporciona. Assim, tente optar por um estilo de vida em que as situações estressantes sejam reduzidas – os momentos de lazer e as práticas esportivas podem ajudar nesse quesito.

5. Avalie seu caso e procure ajuda

Dependendo da gravidade do caso, a queda de cabelo na menopausa pode ser tratada com técnicas específicas, tais como o laser ou até mesmo o transplante capilar. Nessas situações, a avaliação de um médico é essencial, pois só ele vai saber dizer o que pode ser feito.

6. Conheça possibilidades

Um tratamento que tem ficado cada vez mais conhecido é o MMP (Microfusão de Medicamentos na Pele), que consiste em uma técnica antiqueda em que medicamentos são colocados diretamente no couro cabeludo, fazendo com que a medicação atue com mais precisão.

7. Use shampoos e condicionadores de fortalecimento

Mulher de pele madura, com uma toalha de banho envolvida na cabeça e um roupão branco

Investir em shampoos e condicionadores para cabelos enfraquecidos e que contenham polímeros de colágeno, pode ajudar os fios a ficar mais volumosos e saudáveis.

Quando necessário, aposte em produtos que ajudam a proteger o seu cabelo, principalmente em situações que envolvam a ida a piscinas e a praia. O tratamento sistêmico, como o cronograma capilar para queda de cabelo, também é muito efetivo para controle e diminuição da queda.

A queda de cabelo na menopausa é algo que pode acometer qualquer mulher, por isso, caso aconteça com você, não é motivo para se desesperar, afinal, com o avanço das técnicas da medicina é possível encontrar um tratamento que se adeque às suas necessidades.

Agora que você já sabe que os hábitos saudáveis podem ajudar a evitar ou diminuir a queda capilar durante a menopausa, chegou a hora de revê-los!



Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • Tem curiosos de plantão! 👀
Comenta aqui um cheiro estranho que você costuma gostar.
  • Tá na hora de inovar no penteado, né?
Nossa consumidora @gabicfo_ trouxe uma inspiração incrível usando elásticos, adicionando um toque de cor e personalidade.Ah! E o Óleo Reparador #todecacho não pode faltar! Ele vai dar brilho e controlar o frizz por 48 horas. 💖🥰💖🥰#penteado #hairstyle #óleocapilar #inspiração
  • Cuidado diário não pode faltar, né? E com o Kit HIDRA Nutrição&Definição, os benefícios vão te surpreender!✨ Ação nutritiva;
✨ Controle do frizz;
✨ Brilho natural;
✨ Definição dos cachos;
✨ Fórmula poderosa com 12 óleos e manteiga de karité.#hidratação #rotinacapilar #nutrição #karité
Tem curiosos de plantão! 👀
Comenta aqui um cheiro estranho que você costuma gostar.
Tem curiosos de plantão! 👀 Comenta aqui um cheiro estranho que você costuma gostar.
1 dia ago
View on Instagram |
1/3
Tá na hora de inovar no penteado, né? Nossa consumidora @gabicfo_ trouxe uma inspiração incrível usando elásticos, adicionando um toque de cor e personalidade.Ah! E o Óleo Reparador #todecacho não pode faltar! Ele vai dar brilho e controlar o frizz por 48 horas. 💖🥰💖🥰#penteado #hairstyle #óleocapilar #inspiração
2 dias ago
View on Instagram |
2/3
Cuidado diário não pode faltar, né? E com o Kit HIDRA Nutrição&Definição, os benefícios vão te surpreender!✨ Ação nutritiva;
✨ Controle do frizz;
✨ Brilho natural;
✨ Definição dos cachos;
✨ Fórmula poderosa com 12 óleos e manteiga de karité.#hidratação #rotinacapilar #nutrição #karité
Cuidado diário não pode faltar, né? E com o Kit HIDRA Nutrição&Definição, os benefícios vão te surpreender!✨ Ação nutritiva; ✨ Controle do frizz; ✨ Brilho natural; ✨ Definição dos cachos; ✨ Fórmula poderosa com 12 óleos e manteiga de karité.#hidratação #rotinacapilar #nutrição #karité
3 dias ago
View on Instagram |
3/3
Pular para o conteúdo