loader image

Conheça a trend “hair oiling” e aprenda como usar óleo no cabelo todo!

  •  Icone Calendario1 de julho de 2024
  •  Icone Relogio 17:18
  •  
 aprenda como usar óleo no cabelo da raiz às pontas

Hair oiling é uma trend que vem fazendo sucesso nas redes sociais e garante diversos benefícios. Aprenda como usar óleo no cabelo!

Está sentindo o seu cabelo ressecado, áspero, fraco ou sem brilho? O hair oiling pode auxiliar na recuperação dos fios. 

Este método, que ganhou até uma trend no Tik Tok, é simples e indicado tanto para cabelos lisos quanto para cabelos cacheados, crespos e em transição capilar. Afinal, o óleo usado na técnica serve para nutrir e devolver a oleosidade natural dos fios, podendo ser incluído no seu cronograma capilar. 

Se você ainda não conhece o hair oiling ou tem dúvida de como passar o óleo no cabelo, chegou a hora de ficar por dentro dessa prática que promete excelentes resultados. Vamos lá?

O que é a trend “hair oiling”? 

O que é a trend "hair oiling"? 

Essa trend que vem viralizando no Tiktok nada mais é do que outro nome para umectação capilar, também conhecida como banho de óleo no cabelo ou scalp oiling, uma técnica que consiste em aplicar óleo vegetal desde a raiz até as pontas e deixar agir por um tempo. 

O hair oiling tem como objetivo proporcionar nutrição aos fios, deixando-os mais bonitos e saudáveis. É bastante utilizado pela sua versatilidade e facilidade, podendo ser aplicado de diversas maneiras, de acordo com o tipo e necessidade do seu cabelo.

Conheça o processo do hair oiling

Ao adotar essa prática, você aplica óleo na raiz do couro cabeludo e nos fios, seguido de uma massagem suave para assegurar uma distribuição uniforme e estimular a circulação sanguínea.

Após essa aplicação, é importante deixar o óleo agir por algumas horas ou até mesmo durante a noite antes de lavar os cabelos. Esse tempo de espera é essencial para que os nutrientes penetrem profundamente nos fios, promovendo uma hidratação intensa. Transformar essa prática em um ritual semanal proporciona um cuidado especial aos cabelos.

Benefícios do banho de óleo no cabelo

No dia a dia, somos expostos ao sol, poluição, fazemos uso de secador, chapinha e procedimentos químicos, o que acaba deixando os fios mais frágeis e ressecados.

Não à toa, usar óleo no couro cabeludo – ou umectar – traz inúmeras vantagens, pois a aplicação é feita apenas com óleos naturais. Desta forma, aplicar óleo no couro cabeludo, trás resultados positivos e não oferecem perigo à saúde capilar, basta executar de maneira correta. 

Saiba mais: Aprenda como fazer umectação noturna e conheça os benefícios

Qual a diferença entre hair oiling e umectação capilar? 

No hair oiling, óleos vegetais são usados como base para diluir óleos essenciais, combinando benefícios específicos.

Por outro lado, na umectação capilar, a ênfase está nos óleos vegetais como os principais ingredientes ativos, sem a adição de óleos essenciais. A escolha entre essas técnicas varia conforme a preferência e os objetivos de cada pessoa, oferecendo diferentes abordagens para nutrir e revitalizar os cabelos.

Em síntese, o hair oiling vai além das trends do TikTok, sendo uma prática com raízes em tradições antigas, proporcionando uma abordagem holística para a saúde e beleza capilar.

A umectação capilar, diferente da hidratação, é capaz de minimizar os danos externos, de repor os nutrientes, selar a cutícula dos fios, dar brilho, reduzir frizz e ainda: 

  • Controla e diminui o atrito entre os fios;
  • Diminui a quebra;
  • Reduz a porosidade; 
  • Fortalece a fibra capilar; 
  • Aumenta a maciez das mechas;
  • Proporciona toque suave;
  • Repara as pontas;
  • Auxilia no crescimento.

Além disso, esse procedimento possui um ótimo custo-benefício e pode ser feito em casa. Confira como usar óleo no cabelo e quais são os mais indicados para isso.

Quais tipos de óleo posso aplicar no couro cabeludo?

Quais tipos de óleo posso aplicar no couro cabeludo?

Os óleos vegetais são os mais indicados para o couro cabeludo e comprimento, pois eles são capazes de agir como anti séptico, anti-inflamatório e antibacteriano. Além disso, possuem diversas vitaminas como A, D, E e K, que nutrem as madeixas. 

Existem diferentes tipos de óleo, cada um com sua composição e textura diferente, que pode trazer mais vantagens para alguns tipos de fios que outros. Veja os 3 mais usados nesta técnica:

  • Óleo de argan: 100% vegetal, possui ômega 3, ômega 6 e vitamina E. Pode ser aplicado tanto no banho de óleo ou como um finalizador, é indicado para todos os tipos de cabelo, proporciona brilho, aumento da plasticidade e protege a coloração. 
  • Óleo de coco: um dos preferidos para este procedimento, é usado em todos os tipos de cabelos, principalmente nos cacheados e crespos. É rico em vitaminas A, E e ácidos graxos. Tem o poder de combater a caspa e proteger as fibras dos raios solares.
  • Óleo de rícino: possui propriedades antioxidantes, vitamina E e ácidos graxos, como o ômega 6 e o ômega 9. Promove crescimento rápido e fortalecimento capilar. Além disso, ele contém ácido ricinoleico, que age como um antibacteriano e antifúngico, ótimo para prevenir infecções e fungos no couro cabeludo.

Além dessas opções, você também pode utilizar outros óleos Salon Line, como de oliva, de amêndoas, jojoba, abacate, manga, e outros.

Como usar óleo no cabelo: passo a passo

Como usar óleo no cabelo: passo a passo

Muitas pessoas não incluem no seu cronograma capilar o método de passar óleo no couro cabeludo por medo de deixar um aspecto pesado ou pegajoso. 

Mas, ao contrário do que muitos pensam, isso só vai acontecer se não for usada a quantidade correta ou o uso for excessivo. Para evitar esse erro, basta seguir o nosso passo a passo, é muito simples! 

1. Separe o cabelo em mechas pequenas;

2. Aplique o óleo no comprimento até as pontas, enluvando as mechas com as mãos, garantindo que estejam cobertas pelo produto;

3. Deixe o óleo agir por no mínimo duas horas – você pode também dormir com ele no cabelo;

4. Lave a cabeça com shampoo para retirar todo o óleo;

5. Finalize normalmente.

Normalmente, o hair oiling é feito com o cabelo seco e sujo e somente após agir durante um tempo é que se faz a lavagem. 

Hair Oiling: dúvidas frequentes

Apesar de ser uma técnica simples, ainda existem alguns questionamentos sobre o hair oiling. Mas, calma, nós vamos esclarecer todas as dúvidas a seguir. 

Quanto tempo deixar o óleo no cabelo?

O ideal é ficar no mínimo 2 horas ou até dormir com ele e lavar pela manhã para um resultado com mais brilho, maciez e redução de frizz. 

Pode aplicar óleo no cabelo molhado?

Quando o cabelo está molhado, o produto ajuda no desembaraço dos fios, maciez e proteção contra o calor.  

Já no cabelo seco, serve como um finalizador, oferece brilho extra, controle de frizz, além de proteção UV e proteção contra a poluição. Mas, para fazer o banho de óleo, o cabelo precisa estar seco para as cutículas absorverem o produto. 

Posso usar óleo no cabelo todos os dias?

Se o objetivo é usar ele como um finalizador, tipo um leave-in, pode passar diariamente, apenas algumas gotinhas, no comprimento. Mas se a ideia é fazer uma nutrição profunda, a umectação deve ser feita uma vez por semana.

Agora que você já sabe como fazer hair oiling, que tal conferir outros artigos em nosso blog? Não perca!



Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • Cadê as Salon Lovers que amam mimos? 🎉
Fiquem de olho porque as promos estão incríveis nesse Salon Show de aniversário!Vem acompanhar o que caiu no “Gira, Gira Salon Line” e depois, já sabe: corre pra loja online www.salonline.com.br ou ligue (11) 5026-6416 para pegar o seu cupom de um jeitinho especial. LIGA, LIGA, LIGA! 📞@carolmanprim @euryansilva @juuhguedes_
  • Expectativa x realidade
Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
  • Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
Cadê as Salon Lovers que amam mimos? 🎉 Fiquem de olho porque as promos estão incríveis nesse Salon Show de aniversário!Vem acompanhar o que caiu no “Gira, Gira Salon Line” e depois, já sabe: corre pra loja online www.salonline.com.br ou ligue (11) 5026-6416 para pegar o seu cupom de um jeitinho especial. LIGA, LIGA, LIGA! 📞@carolmanprim @euryansilva @juuhguedes_
1 dia ago
View on Instagram |
1/3
Expectativa x realidade
Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
Expectativa x realidade Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
2 dias ago
View on Instagram |
2/3
Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
3 dias ago
View on Instagram |
3/3
Como usar gelatina para cabelo cacheado? Tratamentos para o crescimento capilar Qual a função do matizador loiro? Salon Line indica os melhores produtos para cabelos ressecados Qual a melhor forma de cuidar dos cachos no inverno?
Pular para o conteúdo