Aprenda como fazer umectação noturna e conheça os benefícios

  •  Icone Calendario19 de setembro de 2022
  •  Icone Relogio 17:50
  •  
  • Talitha Benjamin
 Mulher negra de cabelo crespo, castanho escuro, na altura dos ombros, com algumas flores lilás

Você com certeza já deve ter ouvido falar no cronograma capilar, e em como ele é importante: uma rotina de cuidados para manter os cabelos saudáveis conta com a hidratação (reposição de água), reconstrução (reparação de danos) e nutrição (reposição de nutrientes). Essa rotina é indicada para todo e qualquer cabelo, mas entre as etapas e os diversos tratamentos, muita gente ainda fica confusa sobre como adotá-los corretamente. Uma delas é a umectação capilar, e mais especificamente, a umectação noturna.

A umectação capilar é uma velha conhecida das cacheadas e crespas, mas qualquer fio que se encontre fragilizado pode aproveitar seus benefícios. Trata-se da aplicação de óleos diretamente nos fios, com o objetivo de repor nutrientes, vitaminas, antioxidantes e outros ativos essenciais para a saúde das madeixas. O passo a passo da técnica pode ser um pouco demorado, por isso, a umectação noturna surgiu para facilitar este tratamento e oferecer mais praticidade. Quer conhecer os benefícios desse cuidado, e como você pode reproduzi-lo em casa? Então vem com a gente:

O que é umectação noturna?

Mulher de cabelo cacheado com umectação noturna, deitada na cama, com um edredom branco cobrindo até os olhos

A umectação capilar segue a mesma lógica e princípio da nutrição: repor os nutrientes perdidos pelos fios. Esses nutrientes são basicamente os lipídeos e o óleo natural do couro cabeludo, responsáveis por proteger a fibra capilar de danos externos, como o uso de ferramentas de calor, raios solares, vento, sal, cloro, exposição às químicas capilares, água quente, entre outros.

A umectação capilar é um tipo de nutrição mais intensa, já que ela utiliza ingredientes e ativos mais “pesados”, como óleos vegetais, para nutrir as madeixas. A umectação noturna, por sua vez, garante uma absorção ainda maior de nutrientes e praticidade para quem não pode ficar muito tempo com o óleo nos cabelos ao longo do dia.

Quais são os benefícios da umectação capilar?

A reposição de óleos e nutrientes das madeixas através da aplicação de óleos vegetais puros proporcionam diversos benefícios para a saúde e beleza dos cabelos:

  • Combate o ressecamento;
  • Sela as cutículas capilares, preservando a hidratação e oferecendo proteção;
  • Proporciona brilho, maciez e movimento;
  • Combate o ressecamento, o frizz e as pontas duplas.
  • Ajuda a regular a produção de oleosidade natural;
  • Devolve a força para fios danificados.

Quais são os benefícios de umectar o cabelo durante a noite?

A umectação noturna oferece mais praticidade para quem busca uma nutrição profunda dos fios: ao contrário da umectação feita normalmente, você não precisa separar no mínimo duas horas do dia para deixar os óleos agirem. Por ser aplicada nos cabelos antes de dormir, o óleo possui mais tempo de ação, ou seja, mais tempo para que o cabelo absorva mais nutrientes e vitaminas. Além disso, você pode remover o óleo na lavagem matinal dos fios, sem precisar interromper sua rotina.

Quais os melhores óleos para umectação noturna?

Mulher de cabelo ondulado loiro, pingando algumas gotas de óleo essencial nas pontas do cabeça

Na umectação, você pode usar qualquer óleo vegetal puro que ofereça benefícios para os cabelos. Separamos alguns dos nossos favoritos, com fórmulas ricas para garantir reparação e cabelos saudáveis e cheios de vida:

Óleo de coco

O óleo de coco fresco é extraído da polpa da fruta. Em seu estado puro e natural, ele garante nutrição extrema aos cabelos, regeneração das fibras capilares e maciez. Quando o assunto é cabelo, ele é um dos óleos mais populares, presentes em diversos produtos capilares.

Experimente: o Óleo de Umectação #todecacho Coco Puro conta com a tecnologia PROFIX que garante hidratação, força e saúde para cabelos cacheados e crespos, além de fórmula enriquecida para nutrição, fortalecimento e brilho.

Óleo de babosa

A babosa é rica em vitaminas A, C, E, B1, B2, B3, B6, B12 e B13 e também conta com 20 minerais, 18 aminoácidos e alta concentração de água. As enzimas presentes na planta também promovem renovação celular do couro cabeludo, estimulando o crescimento capilar e a eliminação da caspa.

Experimente: o Óleo de Umectação Babosa #todecacho proporciona umectação capilar extrema, hidratação profunda das fibras capilares e maciez para os cabelos. Ideal para umectação noturna.

Óleo de abacate e manteiga de murumuru

Ricos em vitaminas, minerais e aminoácidos, os ingredientes garantem nutrição intensa, hidratação noturna poderosa e brilho intenso.

Experimente: o Óleo em Creme Maria Natureza Nutrição Extraordinária nutre os fios e sela as pontas, além de poder ser utilizado como pré-shampoo, finalizador de pontas e para umectação noturna.

Óleo de rícino

Extraído das sementes de mamonas, o óleo de rícino em sua fórmula natural, garante crescimento saudável aos cabelos, ação fortalecedora e maciez.

Experimente: o Óleo de Umectação #todecacho Rícino Puro conta com a tecnologia PROFIX que garante hidratação para os cabelos, força e saúde para cachos e crespos, além de fórmula enriquecida para nutrição, fortalecimento e brilho.

Como fazer umectação noturna?

A umectação noturna age nos fios enquanto você dorme. Ah, mas atenção: para este procedimento, você não precisa estar com o cabelo limpo, já que todo o procedimento termina com a higienização dos fios, mas eles precisam estar secos, pois a água impede a absorção do óleo, ok?

Veja o passo a passo de como aproveitar todos os benefícios dos óleos vegetais nos cabelos:

  • Separe os cabelos em mechas;
  • Aplique o óleo vegetal escolhido com as mãos, enluvando cada mecha cuidadosamente. A dica aqui é desembaraçar os fios levemente com os dedos para envolver cada mecha no líquido;
  • Prenda os cabelos e utilize uma touca de banho para impedir que o óleo escorra pelo pescoço, para o travesseiro ou para suas roupas durante a madrugada;
  • Prontinho! O óleo vegetal vai agir nos fios durante a madrugada enquanto você dorme. Pela manhã, você pode remover normalmente durante a lavagem capilar.

Como tirar umectação noturna do cabelo?

Muita gente tem receio de apostar na umectação capilar com receio de não conseguir remover o óleo depois, mas não precisa ter medo: o shampoo dá conta de remover todos os resíduos da umectação:

  • Durante o banho, enxágue os fios e tire o excesso de óleo que não foi absorvido pelos fios.
  • Lave os cabelos com o shampoo da sua preferência, massageando suavemente a raiz e deixando a espuma escorrer pelo comprimento. Repita, se achar necessário;
  • Condicione os fios com o condicionador da sua preferência, e depois, seque e finalize como de costume.

Caso sinta que o óleo não saiu completamente, experimente aplicar um pouco de condicionador para eliminar os resíduos e siga com a lavagem normal.

Quantas vezes na semana posso fazer umectação noturna?

Apesar de a umectação capilar ser benéfica para todos os tipos de fios, a frequência do tratamento dependerá da necessidade de cada um. Em caso de fios cacheados e crespos, por exemplo, a frequência será maior, já que este tipo de fio tem uma deficiência maior de nutrientes e sofre mais com o ressecamento. Para este caso, a recomendação é realizar a umectação até duas vezes por semana.

Já nos casos em que o fio é liso ou ondulado, realizar a umectação uma vez por semana, ou a cada quinze dias é o suficiente para aproveitar os benefícios deste tratamento sem deixar o cabelo oleoso.

Salon Line indica: Máscara de Umectação Noturna S.O.S Cachos Chebe

Pensando na praticidade e em todos os benefícios da umectação noturna, a Salon Line desenvolveu a Máscara de Umectação Noturna Chebe S.O.S Cachos, para ser utilizada durante a noite. Rica em extrato de chebe de origem africana e manteiga de karité, ela possui alto poder nutritivo, garantindo umectação intensa, brilho extremo e muita maciez aos cabelos. Para utilizar, basta aplicar nos cabelos e deixar agir durante a noite. Para resultados ainda melhores, utilize a linha completa: o Shampoo, Condicionador, Creme de Pentear e Ativador de Cachos.



Comentários

  1. Olá uso indico e aprovo esses produtinhos super mara.

    1. Salon Line disse:

      Lacrou, Kamila! Agradecemos por todo carinho e admiração. É um prazer em ter você com a gente.

  2. Olá uso indico e aprovo esses produtinhos super mara.

    1. Salon Line disse:

      Lacrou, Kamila! Agradecemos por todo carinho e admiração. É um prazer em ter você com a gente.

  3. Joice Souza disse:

    Amei as dicas ? Vou testar com óleo de ricino ..

    1. Salon Line disse:

      Experimenta sim, miga! E depois queremos saber o que achou do resultado, viu?! Beijos! ❤?

  4. PIETRA disse:

    olá, estou começando a transição por agora… gostaria de saber se posso fazer umectação noturna com óleo de rícino e ao acordar e lavar o cabelo, já hidratar, com a máscara do sopinha de letras??? ou se eu fizer a umectação não posso já hidratar na manhã seguinte???

    1. Salon Line disse:

      Pode sim, Pietra! Após o uso do óleo de umectação, é necessário lavar os fios com um shampoo e depois você pode utilizar a máscara de hidratação. Beijos! ❤?

  5. Jamille Domingos disse:

    Olá, eu tenho a maionese meu liso amido de milho, posso usar ela para fazer umectação noturna mesmo meu cabelo sendo fino/liso?

    1. Salon Line disse:

      Oi, Jamille, tudo bem linda? Para os cabelos muito lisos e finos, indicamos que o tempo de ação do produto no cabelo seja de 10 minutos para que não pese nos fios. Beijos! ??

  6. Salon Line disse:

    Oi, Sarah, tudo bem, linda? Nós temos um produtinho feito especialmente para você arrasar na umectação noturna, é a nossa “Maria Natureza Máscara Poder das Castanhas Tratamento Noturno”, ela proporciona uma nutrição extraordinária, muito brilho, maciez e é ideal para diminuir o frizz! Vamos deixar o link dela aqui pra você! Beijos! ?❤ https://www.lojadasalonline.com.br/mascara-concentrada-maria-natureza-poder-castanhas-nutricao-300gr-95183-p988464

  7. Oi!!
    Boa noite é necessário o uso do condicionador depois da umectação noturna com a maionese?

    1. Salon Line disse:

      Oi Dagma, tudo bem, linda? No dia seguinte após ter feito a umectação noturna, você pode lavar os cabelos com shampoo e depois utilizar o condicionador. Beijos! ??

  8. Girlane
    olá estou quero fazer umectação capilar na minha filha, ela tem 11anos o cabelos é cacheado e embola muito ao pentear, e ela faz natação 2x por semana qual seria o produto mais indicado nesse caso, os cabelos dela está com muito frizz.

    1. Salon Line disse:

      Gi, para os pequenos de 3 à 12 aninhos, temos a linha “#Todecachinho Kids” que vai ajudar no desembaraço dos fios, proporcionar super hidratação, maciez, brilho, nadinha de frizz, além daquele volume lindíssimo sem efeito umidificado. Vem conhecer a linha completa na nossa lojinha online. Beijos! ??? https://www.lojadasalonline.com.br/pesquisa?t=kids#/nossas-marcas–todecachinho/nossas-marcas–todecacho

  9. Alessandra Taveira disse:

    Eu comprei o S.O.S hidratação.
    Posso fazer a umectação noturna com ele?
    Qtas vezes por semana é recomendado?

    1. Salon Line disse:

      Ale, pode sim! ❤ Indicamos que faça conforme a necessidade dos teus fios. Beijinhos!

Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • Tem curiosos de plantão! 👀
Comenta aqui um cheiro estranho que você costuma gostar.
  • Tá na hora de inovar no penteado, né?
Nossa consumidora @gabicfo_ trouxe uma inspiração incrível usando elásticos, adicionando um toque de cor e personalidade.Ah! E o Óleo Reparador #todecacho não pode faltar! Ele vai dar brilho e controlar o frizz por 48 horas. 💖🥰💖🥰#penteado #hairstyle #óleocapilar #inspiração
  • Cuidado diário não pode faltar, né? E com o Kit HIDRA Nutrição&Definição, os benefícios vão te surpreender!✨ Ação nutritiva;
✨ Controle do frizz;
✨ Brilho natural;
✨ Definição dos cachos;
✨ Fórmula poderosa com 12 óleos e manteiga de karité.#hidratação #rotinacapilar #nutrição #karité
Tem curiosos de plantão! 👀
Comenta aqui um cheiro estranho que você costuma gostar.
Tem curiosos de plantão! 👀 Comenta aqui um cheiro estranho que você costuma gostar.
15 horas ago
View on Instagram |
1/3
Tá na hora de inovar no penteado, né? Nossa consumidora @gabicfo_ trouxe uma inspiração incrível usando elásticos, adicionando um toque de cor e personalidade.Ah! E o Óleo Reparador #todecacho não pode faltar! Ele vai dar brilho e controlar o frizz por 48 horas. 💖🥰💖🥰#penteado #hairstyle #óleocapilar #inspiração
22 horas ago
View on Instagram |
2/3
Cuidado diário não pode faltar, né? E com o Kit HIDRA Nutrição&Definição, os benefícios vão te surpreender!✨ Ação nutritiva;
✨ Controle do frizz;
✨ Brilho natural;
✨ Definição dos cachos;
✨ Fórmula poderosa com 12 óleos e manteiga de karité.#hidratação #rotinacapilar #nutrição #karité
Cuidado diário não pode faltar, né? E com o Kit HIDRA Nutrição&Definição, os benefícios vão te surpreender!✨ Ação nutritiva; ✨ Controle do frizz; ✨ Brilho natural; ✨ Definição dos cachos; ✨ Fórmula poderosa com 12 óleos e manteiga de karité.#hidratação #rotinacapilar #nutrição #karité
2 dias ago
View on Instagram |
3/3
Pular para o conteúdo