loader image

Tudo sobre o óleo de rícino para cabelo

  •  Icone Calendario4 de junho de 2024
  •  Icone Relogio 11:35
  •  
  • Carolina Glogovchan
 Óleo de rícino para cabelo: para que serve, como usar e mais

Quer saber se o óleo de rícino é realmente eficaz para estimular o crescimento capilar? Descubra a verdade sobre seus benefícios. Leia mais!

Seus cabelos andam fracos, ressecados, quebradiços e sem vida? Saiba que existe um ativo poderoso que pode ser a solução deste e de outros problemas: o óleo de rícino

Sim, esse óleo reparador, que é extraído das sementes de mamona, garante ótimos benefícios para os fios. Confira bons motivos para adotar o óleo de rícino no seu cuidado capilar e saiba como usar!

O que é e para que serve o óleo de rícino?

Agora, você deve estar se perguntando: “E para que serve esse óleo?” Bem, ele é praticamente um super-herói no mundo dos óleos naturais!

O óleo de rícino, também conhecido como óleo de mamona, é extraído das sementes da planta Ricinus communis. Originária da Índia e da África, essa planta é bastante comum no Brasil. 

O óleo tem uma textura grossa e viscosa e é rico em ácido ricinoleico, vitamina E, ácidos graxos e sais minerais, além de ômegas 6 e 9.

Ele é super hidratante e nutritivo. Muitas pessoas o usam no cabelo para ajudar a manter os fios fortes e brilhantes. Só algumas gotinhas no couro cabeludo podem fazer maravilhas, sabia? 

O efeito hidratante acontece porque sua fórmula trabalha pelo mecanismo de oclusão, que forma uma barreira que diminui a perda de água dos seus fios.

Uma grande vantagem dos óleos vegetais, como o de rícino, é que eles penetram mais facilmente nas cutículas (a camada externa do cabelo) do que os óleos minerais. Isso facilita a hidratação e a umectação, deixando as mechas mais saudáveis e brilhantes. 

O óleo de rícino realmente faz o cabelo crescer?

Você já deve ter ouvido falar que o óleo de rícino é um ótimo aliado do crescimento do cabelo. Esse ativo fortalece os fios, engrossa a fibra capilar e estimula a circulação sanguínea, favorecendo o crescimento mais saudável das madeixas, independente do tipo de fio.

Por ajudar a manter o couro cabeludo sempre hidratado e nutrido, o óleo de rícino resulta em cabelos mais saudáveis e brilhantes, protegendo a raiz de infecções.

Principais benefícios do óleo de rícino para o cabelo

Principais benefícios do óleo de rícino para o cabelo

O óleo de rícino é cheio de qualidades e capaz de renovar a saúde capilar por completo, independentemente da curvatura. Conheça os principais benefícios desse ativo:

Fortalecimento dos fios

Fios quebradiços e que estão caindo em grande quantidade normalmente precisam de reposição de vitaminas e nutrientes. Para isso, o óleo de rícino é extremamente benéfico. 

Quando combinado com a queratina, estes ativos reduzem a queda e as pontas duplas e, ainda, criam uma película protetora ao redor dos fios, protegendo-os.

Crescimento capilar

Quem quer ter cabelos longos e saudáveis também vai se apaixonar pelo óleo de rícino. 

Especialistas acreditam que o ingrediente faz o cabelo crescer por ser altamente nutritivo e estimular a circulação no couro cabeludo – dois elementos que são fundamentais para o crescimento dos fios e para deixá-los mais fortes e espessos.

Combate à caspa

Com propriedades antibactericidas e antifúngicas, quando aplicado na raiz, o óleo de rícino é bom para a caspa, pois ajuda no combate aos microrganismos que agravam a condição, a coceira e outros problemas do couro cabeludo. Além disso, por hidratar, o óleo de rícino evita que o couro cabeludo descame.

Brilho intenso

Pelo fato de ser um óleo, ele naturalmente repõe a oleosidade natural dos cabelos, o que faz os fios se tornarem brilhantes, macios e bonitos. Além disso, o óleo de rícino ainda sela as cutículas, tornando as madeixas brilhosas e fazendo com que fiquem mais alinhadas.

Hidratação potencializada

A hidratação com óleo de rícino também ajuda na selagem das cutículas e, ainda, faz com que a água, nutrientes e vitaminas permaneçam nos cabelos por mais tempo. Com isso, a sua hidratação se torna mais potente e duradoura, pois o produto forma uma camada que protege os fios.

Leia também: Óleo de rosa mosqueta no cabelo: para que serve e quais seus benefícios?

Como usar óleo de rícino no cabelo?

Como usar óleo de rícino no cabelo?

Há várias formas de usar o óleo de rícino no cabelo, mas uma das mais comuns é a umectação capilar. Porém, as possibilidades não param por aí e ele pode ser a solução para quem deseja reparar todo o fio ou apenas as pontas, por exemplo. Confira como usar:

Hidratação

Se seus cabelos estão ressecados e quebradiços, a hidratação com óleo de rícino é a solução perfeita. Assim, na hora de hidratar as madeixas, adicione uma colher de sopa de óleo de rícino na máscara capilar de sua preferência e potencialize seus resultados.

Umectação

A umectação é um processo que se baseia na aplicação de óleo vegetal nos cabelos, com o objetivo de nutri-los e devolver a eles a oleosidade natural. Ela é indicada para cabelos que estão ressecados e danificados e, principalmente, para as cacheadas e afros que têm os cabelos naturalmente mais secos.

A umectação com óleo de rícino pode ser feita durante o dia ou à noite. De dia, basta aplicar o produto em todo o comprimento dos fios. Depois, deixá-lo agir por cerca de 30 minutos e lavar normalmente. Já na umectação noturna, o óleo vegetal deve ser mantido nos cabelos durante a noite e lavado pela manhã.

Pré-Shampoo

Ao lavar os cabelos com shampoo, parte da oleosidade é eliminada junto com as impurezas, o que pode ser um problema quando os fios estão com as cutículas abertas e com frizz. Daí a importância de fazer o pré-shampoo que nada mais é do que um tratamento antes de aplicar o shampoo nos fios.

A receita é simples: misture à sua máscara capilar 1 colher de sopa de óleo de rícino, 1 colher de sopa de óleo de coco e aplique nos cabelos secos enluvando cada mecha. Deixe agir por 30 minutos e depois lave normalmente com shampoo e condicionador.

Saiba mais: Óleo de coco para cabelo: conheça os benefícios e saiba como usar

Nas pontas do cabelo

Especialmente em cabelos mistos, é comum que a raiz e comprimento tenham níveis de oleosidade mais controlados. Porém, as pontas ressecam e abrem com facilidade. Para casos como estes, aplicar uma pequena quantidade de óleo de rícino nas pontas do cabelo é um santo milagre.

Dessa forma, com os cabelos secos, passe um pouco do produto nas pontas (ou da metade do fio para baixo, caso também haja sinais de ressecamento) e penteie-se normalmente. Essa dica também é ótima para quem sofre com pontas duplas.

Pode passar óleo de rícino puro no cabelo?

Pode passar óleo de rícino puro no cabelo?

Essa é uma dúvida muito comum, mas a resposta é sim! Não há qualquer problema em usar o produto puro ou misturado com outros óleos. Porém, fazer isso não é indicado para quem tem cabelos oleosos, sendo necessário bastante cuidado para não exagerar na quantidade, combinado?

Quanto tempo deixar agindo nos fios

O tempo de ação do óleo de rícino varia de acordo com as necessidades de cada fio, por isso, não tem como determinar quanto tempo deixar o óleo de rícino no cabelo. 

Mas fica a dica: se seus cabelos estão muito ressecados, pode deixar o óleo agir a noite toda fazendo a umectação noturna.

Já para fios que estão em dia com a hidratação, aplicar apenas nas pontas (sem a necessidade de lavar depois) ou por meia hora enquanto faz a hidratação é mais do que suficiente. Outra opção é o pré-shampoo, especialmente para quem sente os fios secos após o banho.

Como tirar o óleo de rícino do cabelo

Aqui a resposta é simples: aplique um pouco de máscara ou condicionador nos fios secos e com o óleo, antes de lavá-los. Por incrível que pareça, isso ajuda para que o shampoo, na hora do banho, remova todo o óleo que está no fio.

Óleo de rícino na sobrancelha e cílios

Usar óleo de rícino na sobrancelha e cílios tem sido uma tendência entre as brasileiras para aumentar o volume dos pêlos

Por oferecer um enorme poder de hidratação e limpeza da pele, o óleo de rícino deixa os fios da sobrancelha e cílios mais grossos e bonitos.

Se você deseja usar o óleo para deixar suas sobrancelhas bem volumosas, confira como usar nos pelinhos do rosto:

  • Lave bem o rosto;
  • Use um cotonete limpo para aplicar o produto sobre as sobrancelhas ou cílios;
  • Deixe agir por 30 minutos;
  • Em seguida, limpe a região com o auxílio de um algodão úmido. Prontinho. 

Você pode repetir esse processo mensalmente. 

Salon Line indica

O rícino pode ser encontrado em vários produtos, como shampoos, máscaras e outros. Confira nossas indicações de produtos com óleo de rícino Salon Line:

Óleo de Umectação #todecacho Rícino Puro

Óleo 100% vegetal indicado para fazer a umectação em cabelos ondulados, cacheados e crespos, inclusive para os que são quimicamente tratados. Este óleo de rícino Salon Line também pode ser misturado com sua máscara de hidratação preferida.

Ele ainda pode ser usado como reparador de pontas ou finalizador. O Óleo de Umectação Rícino Puro é especialmente indicado para cabelos ondulados, cacheados e crespos e ainda ajuda as madeixas a crescerem e ficarem mais saudáveis, bonitas, fortes e sem frizz.

Confira também: Reparador de pontas: como usar os óleos de tratamento

Linha S.O.S Cachos Rícino e Queratina

A linha S.O.S Cachos Rícino e Queratina é ideal para quem quer aproveitar os benefícios desses componentes no cuidado diário com os fios. Ela conta com shampoo, condicionador e creme para pentear, perfeitos para fortalecer os fios fragilizados no dia a dia.

A linha ainda conta com a Máscara Tratamento Profundo S.O.S Cachos Rícino e Queratina, específica para quem tem cabelos cacheados e crespos. Essa máscara de tratamento é um produto coringa porque hidrata, nutre e reconstroi, além de reduzir o frizz, dar brilho, força e ainda proteger das agressões causadas pela exposição ao sol.

Outro queridinho é o Ativador de Cachos S.O.S Cachos Rícino e Queratina, pois até para finalizar os fios é possível deixá-los mais saudáveis e bonitos com a ação do óleo de rícino. Este ativador de cachos ajuda a selar a estrutura dos fios, o que deixa os cabelos mais definidos e macios.

Linha S.O.S Hidratação Óleo de Rícino

Seus cabelos estão quebrando com muita facilidade? Estão opacos e frágeis por conta de procedimentos químicos e agressões diárias? É hora de socorrê-los com a linha S.O.S Hidratação Óleo de Rícino, que conta com shampoo, condicionador e máscara capilar.

Todos os produtos da linha S.O.S Hidratação são super concentrados e indicados para lisas, onduladas, cacheadas, crespas e crespíssimas. Em casos de fios super danificados é indicado usar a Máscara S.O.S Hidratação Óleo de Rícino ao menos 2 vezes por semana e deixá-la agir por 30 minutos.

Gelatina Óleo de Rícino #todecacho Definição e Nutrição

Para ativar os cachos, a Gelatina #todecacho Óleo de Rícino Definição e Nutrição também é uma ótima pedida entre os produtinhos com óleo de rícino em sua composição. 

Ideal para cabelos ondulados, cacheados e crespos, ela promove definição intensa da raiz às pontas, além de favorecer a umectação capilar e, claro, fixação intensa. Por ter ação condicionante, a Gelatina de Óleo de Rícino é perfeita para finalizações e penteados.

Aplique nos cabelos limpos e úmidos espalhando por todo comprimento. Depois, amasse as mechas para formar cachos que ficarão bem definidos.

Dúvidas frequentes sobre o uso do óleo de rícino no cabelo

Mesmo sabendo para que serve óleo de rícino e como aplicá-lo, pode ser que ainda haja dúvidas. Por isso, separamos as perguntas mais frequentes para que você fique por dentro!

Posso dormir com óleo de rícino no cabelo?

Diante da questão: posso dormir com óleo de rícino no cabelo, a resposta é sim, inclusive a umectação noturna é exatamente isso e o resultado é uma hidratação profunda e duradoura. Porém, evite aplicar o produto no couro cabeludo para que não provoque coceira.

Dormir com óleo de rícino no cabelo faz crescer?

Por estimular a circulação no couro cabeludo e ainda nutrir profundamente os fios, alguns estudos apontam que dormir com óleo de rícino no cabelo faz crescer. Porém lembre-se de massagear o couro cabeludo com delicadeza para que ele absorva o produto estimulando a irrigação sanguínea na região.

O óleo de rícino clareia o cabelo?

Não. Porém, ele é um ótimo aliado pós clareamento, especialmente se você fez ou vai fazer descoloração. Aplicar o óleo de rícino puro ou misturá-lo no creme de pentear devolverá a oleosidade perdida dos fios.

O óleo de rícino afina ou engrossa o cabelo?

Essa é outra dúvida comum. A resposta é que pode ajudar a engrossar, pois os óleos vegetais deixam os fios mais encorpados e pesados, por isso ele é ideal para quem tem cabelos finos e deseja aumentar seu volume.

O óleo de rícino muda a cor do cabelo?

É mito que o óleo de rícino muda a cor do cabelo, pois ele não interfere no tom dos fios, nem clareando nem escurecendo. Ele atua em sua estrutura, selando as madeixas e deixando-as bem hidratadas da raiz às pontas.

Gestante pode usar óleo de rícino no cabelo?

O ideal é que, se você está esperando bebê, dê preferência para os óleos de coco e queratina que não trazem riscos. E não se esqueça de consultar seu médico para saber qual produto usar sem risco, ok?

Pode colocar óleo de rícino no shampoo e no creme de pentear?

Pode sim, especialmente no shampoo, pois o óleo de rícino manterá os fios protegidos durante a lavagem. Essa é uma boa dica para quem tem cabelos tingidos, pois o óleo revestirá os fios protegendo as cutículas e, por consequência, o pigmento presente nos fios.

Pode passar óleo de rícino no couro cabeludo?

Sim. O ideal é aplicar um pouco diretamente nas raízes e massagear bem para que ele se espalhe por todo couro cabeludo. Deixe agir por 3 horas e depois lave normalmente. Essa dica é ótima para quem deseja estimular o crescimento dos fios.

Agora que você já sabe tudo sobre óleo de rícino no cabelo e os melhores produtos com esse ingrediente, aproveite as linhas exclusivas da Salon Line para desfilar madeixas sempre bonitas e saudáveis.

Quer descobrir mais dicas incríveis para cuidar dos seus cabelos? Não perca nossos outros artigos no blog Universo Salon Line!



Comentários

  1. Lilia Clementino da Silva disse:

    Amei as dicas

    1. Salon Line disse:

      Li, essas diquinhas são babadeiras!

  2. Betania disse:

    Adorei o oleo de ricinio

    1. Salon Line disse:

      Betania, um óleo maravilhoso para nossos cabelos!

  3. Fátima disse:

    Olá,
    Posso deixar o óleo de rícino nos cabelos? Em pequena quantidade, a fim de hidratar?
    Se eu não tirar ele todo, lavando, vou ter problemas?
    Obrigada!

    1. Salon Line disse:

      Fá, você pode usar junto com alguma máscara de hidratação, sozinho por meia hora para fazer uma umectação mais rápida ou umectação noturna, mas recomendamos que assim que acorde, retire totalmente o produto!!

Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • Cadê as Salon Lovers que amam mimos? 🎉
Fiquem de olho porque as promos estão incríveis nesse Salon Show de aniversário!Vem acompanhar o que caiu no “Gira, Gira Salon Line” e depois, já sabe: corre pra loja online www.salonline.com.br ou ligue (11) 5026-6416 para pegar o seu cupom de um jeitinho especial. LIGA, LIGA, LIGA! 📞@carolmanprim @euryansilva @juuhguedes_
  • Expectativa x realidade
Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
  • Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
Cadê as Salon Lovers que amam mimos? 🎉 Fiquem de olho porque as promos estão incríveis nesse Salon Show de aniversário!Vem acompanhar o que caiu no “Gira, Gira Salon Line” e depois, já sabe: corre pra loja online www.salonline.com.br ou ligue (11) 5026-6416 para pegar o seu cupom de um jeitinho especial. LIGA, LIGA, LIGA! 📞@carolmanprim @euryansilva @juuhguedes_
1 dia ago
View on Instagram |
1/3
Expectativa x realidade
Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
Expectativa x realidade Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
2 dias ago
View on Instagram |
2/3
Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
3 dias ago
View on Instagram |
3/3
Como usar gelatina para cabelo cacheado? Tratamentos para o crescimento capilar Qual a função do matizador loiro? Salon Line indica os melhores produtos para cabelos ressecados Qual a melhor forma de cuidar dos cachos no inverno?
Pular para o conteúdo