loader image

A importância do jovem no mercado de trabalho

  •  Icone Calendario28 de março de 2023
  •  Icone Relogio 09:44
  •  
  • Carol Andrade
 Grupo de jovens trabalhando em uma mesa, cada um com seu notebook

Entenda a importância do jovem no mercado de trabalho, o cenário posto para esse grupo, e como se sobressair neste contexto. Acesse!

Como lidar com um mercado de trabalho que busca por candidatos com vasta experiência e formação, mas com perfil e habilidade de jovens? Para quem está ingressando no mercado, os diversos requisitos exigidos nas vagas podem parecer intimidadores.

Ser jovem em um país de milhões de desempregados exige preparo e muita busca por trabalho. Entenda a importância do jovem no mercado de trabalho, o cenário posto para esse grupo, e como se sobressair neste contexto.

O jovem no mercado de trabalho atualmente

Ser jovem e trabalhador no Brasil tem muitos desafios. De acordo com dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um dos grupos mais atingidos pelo desemprego no Brasil é o dos jovens. No 4º trimestre de 2022, o grupo de 14 a 17 anos representava 7,2% das pessoas desocupadas do país. Já os jovens de 18 a 24 anos eram 29,7% das pessoas desocupadas, e o maior grupo compreendia pessoas de 25 a 39 anos, 34,8%, em que parte ainda pode ser considerado jovem. No trimestre anterior, esse número significava o desemprego para 3,7 milhões de jovens, o dobro da taxa geral da população.

Somado à alta taxa de desemprego, há um grande contingente de jovens no Brasil, e as exigências do mercado de trabalho têm crescido. Cada vez mais se exige uma maior qualificação e experiência, o que pode ser complicado para quem está ingressando no mercado de trabalho. Além disso, o país vive um aumento da informalidade e da precarização do trabalho, o que pode resultar em menores salários.

Quais as vantagens e a importância do jovem no mercado de trabalho?

Ainda que haja muitos pontos negativos, existem também melhores condições hoje para os jovens do que em outros momentos. Atualmente, há uma ampliação do acesso à universidade, que hoje é mais acessível para mais camadas da sociedade, com a expansão do ensino público e do crédito estudantil. Inclusive, há uma maior oferta de especializações, hoje acessíveis além da forma presencial, trazendo vantagens de fazer cursos online. Com mais alternativas e acesso simplificado à formação, os jovens têm mais chances, mesmo com menos experiência, de se capacitarem, e assim ganharem pontos na corrida por um trabalho.

Há ainda outra competência que os jovens possuem, que se bem aproveitada, pode trazer vantagens. Uma grande parcela dos jovens hoje são nativos digitais, e nasceram em uma era onde tem muita familiaridade com a tecnologia. Este aspecto, em um mercado em constante transformação e cada vez mais digital, é algo buscado pelas empresas.

Programas que incluem os jovens no mercado de trabalho

Como as condições para que os jovens entrem e permaneçam no mercado de trabalho são complexas, há governos e empresas que constroem incentivos para esse setor. São oferecidas alternativas de estudo e renda voltada aos jovens.

O programa mais conhecido é o Jovem Aprendiz, regulamentado por uma lei federal. Ele é destinado para jovens de 14 a 24 anos, e pode ter duração de até 2 anos. Diversas empresas aderem ao programa, destinando parte de seu quadro de trabalho a jovens desta faixa etária. São oferecidas formações técnicas e condições de trabalho no modelo CLT. Empresas como Correios, multinacionais e redes de televisão costumam aderir ao programa.

Existem ainda programas regionais, como o Programa Jovem Cidadão, em São Paulo. De acordo com o Governo Estadual, ele oferece a estudantes do ensino médio da rede pública estadual a oportunidade de estágio remunerado em empresas e entidades sem fins lucrativos, condicionada a uma frequência escolar.

E caso a busca seja focada no setor privado, há ainda oportunidade de realização de estágios. Existem opções remuneradas e sem remuneração, e empresas como CIEE podem contribuir para alocar jovens interessados na modalidade.

Como é possível observar, é significativa a importância do jovem no mercado de trabalho. Os jovens representam uma parcela grande da população economicamente ativa e governos e empresas trazem incentivos para que estejam presentes no mercado de trabalho. Com uma boa formação e busca de oportunidades é possível se colocar bem e ter boas expectativas para o futuro.



Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • 👀 Diz pra gente o que mais te irrita (temos curiosos por aqui).😅
  • Foi aqui que pediram formas diferentes de usar lenço no cabelo? 😍 A @carolmanprim trouxe 3 opções incríveis para você brilhar por onde passar. Ah! Dica: não esqueça de caprichar na finalização para um match de sucesso!Comenta aqui qual das 3 opções você mais curtiu.
  • Espelho, espelho meu, quem vai me dar um produtinho Salon Line? 🪞✨Marque aqui quem o espelho escolheu. 😅#trend #inicial #presente #espelho
👀 Diz pra gente o que mais te irrita (temos curiosos por aqui).😅
👀 Diz pra gente o que mais te irrita (temos curiosos por aqui).😅
24 horas ago
View on Instagram |
1/3
Foi aqui que pediram formas diferentes de usar lenço no cabelo? 😍 A @carolmanprim trouxe 3 opções incríveis para você brilhar por onde passar. Ah! Dica: não esqueça de caprichar na finalização para um match de sucesso!Comenta aqui qual das 3 opções você mais curtiu.
2 dias ago
View on Instagram |
2/3
Espelho, espelho meu, quem vai me dar um produtinho Salon Line? 🪞✨Marque aqui quem o espelho escolheu. 😅#trend #inicial #presente #espelho
2 dias ago
View on Instagram |
3/3
Pular para o conteúdo