loader image

Transição de carreira: será que está na hora de mudar de profissão?

  •  Icone Calendario11 de janeiro de 2023
  •  Icone Relogio 11:39
  •  
 Transição de carreira

Fazer a transição de carreira não é fácil, as dúvidas se o momento é certo e se devemos começar do zero ficam indo e voltando. Iremos te ajudar a decidir!

Muito se fala sobre crescimento e desenvolvimento profissional, mas e quando a rotina do trabalho não faz mais sentido, e o brilho nos olhos com a profissão já não é mais o mesmo? A transição de carreira pode ser um tabu para muitos profissionais, pois significa deixar de lado anos de estudo e preparação, porém, há casos em que é necessário, e saudável, mudar de carreira.
Afinal, não há nada de errado em perceber que a profissão não combina mais com você, mas sim, continuar com algo em que não te faz mais feliz e nem ajuda a evoluir sua vida profissional.

O que é transição de carreira?

Como o próprio termo já sugere, transição de carreira é uma mudança profissional, quando se sente a necessidade de mudar de área de atuação, ou até mesmo migrar para uma profissão totalmente diferente.
A necessidade da transição de carreira pode vir por diversos motivos, seja por falta de vagas no mercado de trabalho, insatisfação salarial, falta de oportunidades de crescimento ou desmotivação.
Segundo pesquisa levantada pela Microsoft Corp., cerca de 53% dos trabalhadores da América Latina consideram a transição de carreira, principalmente após o período mais rígido da pandemia da Covid-19, buscando áreas e trabalhos mais flexíveis, e com melhor qualidade de vida.
Com isso, podemos perceber que mudar de profissão não é algo incomum e pode acontecer em qualquer momento ou idade. Em um mundo cada vez mais capitalista, em que a vida profissional é um pilar importante, estar contente com a carreira é necessário para o próprio bem-estar.

Como saber se está na hora de fazer a transição de carreira?

mulher usando o notebook

Como saber se preciso mudar de carreira ou é apenas uma desmotivação passageira? Para responder essa pergunta, é preciso encontrar as respostas de outros questionamentos, como:

  • Você se sente motivada no seu dia a dia de trabalho?
  • Qual o nível de interesse que você sente nas atividades com que trabalha?
  • Você ainda tem interesse na sua área de formação? Tem curiosidade e vontade de se atualizar sobre essa área ou em um segmento dentro dela?
  • O quanto seu trabalho tem atendido suas necessidades de remuneração, reconhecimento e relacionamentos? Existe outra empresa do mesmo ramo que você acredita ser melhor nessas questões?
  • Ao pensar em seu futuro profissional, você enxerga boas oportunidades de trabalho e de desenvolvimento?

Tire um tempo de reflexão e responda essas perguntas, pense bem no que você tem agora e no que quer para o seu futuro. Isso ajudará você a decidir se precisa mudar de empresa, área dentro da sua atuação, ou a transição total de carreira.

5 dicas para uma transição de carreira tranquila e segura

Decidiu fazer a transição de carreira e não sabe por onde começar? Veja 5 dicas para mudar de profissão de maneira tranquila e segura:

1.Faça uma reserva financeira

O primeiro passo para a transição de carreira é se planejar financeiramente. Lembre-se que você estará começando do zero em uma nova profissão, por isso, no primeiro momento, sua remuneração talvez não seja o que você almeja. É por isso que ter uma reserva financeira é importante para que você não tenha problemas por falta de dinheiro.

2.Busque por áreas de interesse

Pense, busque e anote todas as áreas que você gostaria de atuar. Faça uma boa pesquisa de mercado sobre essas áreas, avalie se tem bastante vagas disponíveis, quais são as melhores empresas desse ramo. Pesquise bastante para que você tenha total certeza sobre sua nova área.

3.Identifique os prós e contras da nova área

Após pesquisar tudo sobre a nova área, faça uma lista dos prós e contras sobre essa atuação. Isso é importante para que você esteja ciente do que pode encontrar quando começar a trabalhar no ramo.

4.Pesquise cursos para a nova área

Decidiu sobre qual será sua nova profissão? Agora é hora de você se especializar! Pesquise quais são os cursos ou graduação necessária para que você seja bem qualificada nesse mercado.

5.Faça networking com profissionais da área de interesse

Quando falamos sobre mercado de trabalho, o networking é uma ferramenta essencial para alavancar sua carreira. Tente criar conexões com pessoas que já trabalham na área que você se interessa. Converse, faça perguntas sobre a área, cursos, vagas, não tenha vergonha de falar! Esse passo é importante para a sua carreira e seu futuro te agradecerá por isso.



Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • Cadê as Salon Lovers que amam mimos? 🎉
Fiquem de olho porque as promos estão incríveis nesse Salon Show de aniversário!Vem acompanhar o que caiu no “Gira, Gira Salon Line” e depois, já sabe: corre pra loja online www.salonline.com.br ou ligue (11) 5026-6416 para pegar o seu cupom de um jeitinho especial. LIGA, LIGA, LIGA! 📞@carolmanprim @euryansilva @juuhguedes_
  • Expectativa x realidade
Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
  • Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
Cadê as Salon Lovers que amam mimos? 🎉 Fiquem de olho porque as promos estão incríveis nesse Salon Show de aniversário!Vem acompanhar o que caiu no “Gira, Gira Salon Line” e depois, já sabe: corre pra loja online www.salonline.com.br ou ligue (11) 5026-6416 para pegar o seu cupom de um jeitinho especial. LIGA, LIGA, LIGA! 📞@carolmanprim @euryansilva @juuhguedes_
1 dia ago
View on Instagram |
1/3
Expectativa x realidade
Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
Expectativa x realidade Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
2 dias ago
View on Instagram |
2/3
Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
3 dias ago
View on Instagram |
3/3
Pular para o conteúdo