loader image

Glossário da formação profissional: entenda os termos

  •  Icone Calendario27 de dezembro de 2022
  •  Icone Relogio 18:59
  •  
  • Dianna Puertas
 mãos segurando o capelo

Está em dúvida com os tipos de graduação? Acesse e conheça todas as graduações disponíveis e escolha a que melhor se enquadra na sua realidade!

A vida acadêmica muitas vezes está atrelada à vida profissional, diversas vagas no mercado de trabalho exigem graduação e outras competências para ingressar em um cargo ou função. Hoje o ensino superior funciona como uma porta de entrada para início de carreira, mas você sabia que existem outros tipos de graduação?
Outras formações são interessantes para quem quer construir uma carreira acadêmica ou crescer profissionalmente. Conheça quais são todas as modalidades existentes no ensino superior e saiba qual é a melhor para a sua profissão.

mão escrevendo com um café ao lado

Quais são os tipos de graduação existentes no Brasil?

Escolher um curso de graduação é o primeiro passo para ingressar no ensino superior e iniciar uma carreira acadêmica. No Brasil, existem três tipos de graduação e cada uma delas é específica para diferentes áreas. Conheça abaixo quais são e qual escolher para a sua profissão.

Bacharelado

O bacharelado é o tipo mais comum de graduação, os cursos dessa modalidade tem duração de 4 a 6 anos, dependendo da área de atuação. O ensino do bacharelado tem uma base teórica, mas também prática, passando os principais conhecimentos da área de estudo. Essa modalidade é indicada para quem quer iniciar uma carreira profissional.

Licenciatura

A licenciatura é parecida com o bacharelado, com duração média de 4 a 6 anos e também formam profissionais para atuarem em suas áreas de trabalho. A diferença dessa modalidade é que capacita os formandos a serem professores, podendo ministrar aulas na educação básica, ou seja, ensino fundamental e médio. Essa modalidade é indicada para quem deseja ser educador e atuar em escolas.

Tecnólogo

Os cursos tecnólogos são mais focados na prática, os cursos mais comuns dentro dessa modalidade são gestão de negócios, recursos humanos, empreendedorismo, marketing digital, entre outros. Diferente dos outros tipos de graduação, o tecnólogo tem uma duração mais curta, podendo ser de 1 a 3 anos. É indicado para quem deseja focar em uma área específica dentro da profissão.

pós graduação

Quais são os tipos de pós-graduação?

Para quem quer aprofundar mais os conhecimentos depois da graduação e alavancar a carreira profissional, as modalidades de pós-graduação são as mais indicadas.

Especialização

Como o próprio nome da modalidade diz, essa pós-graduação é ideal para quem deseja se especializar em uma área da qual já atua. Para os que possuem anos de carreira, essa modalidade é ótima para se atualizar e alcançar novos cargos. A especialização tem duração de 1 a 2 anos de formação.

MBA

O MBA, sigla para Master in Business Administration (Mestre em Administração de Negócios), é uma pós-graduação para formar executivos, sendo uma especialização profissional voltada aos negócios. As principais áreas dessa modalidade são Administração, Finanças, Marketing e Recursos Humanos. A duração média é de 1 a 2 anos.

Mestrado

Para quem deseja ingressar de vez na carreira acadêmica e ministrar aulas em universidades, o mestrado é a modalidade certa. Depois da graduação, esse é o segundo passo para formar pesquisadores de uma determinada área. Com o mestrado também é possível conciliar conhecimentos técnicos e científicos para a sua área de trabalho. Essa modalidade tem duração de cerca de 2 anos, dependendo da área de formação.

Doutorado

O doutorado é a formação mais alta dentro da carreira acadêmica e profissional. Essa modalidade é indicada principalmente para quem trabalha com pesquisa e deseja trazer inovação para dentro da área de atuação. A duração de um doutorado depende do grau da tese que será construída dentro do programa e pode levar o mesmo tempo que uma graduação, ou seja, de 4 a 6 anos.

Pós-doutorado

Diferente do que muitos imaginam, o pós-doutorado não tem diploma e não funciona como uma modalidade superior ao dourado, mas sim como uma extensão. É indicado para quem deseja continuar a pesquisa e os estudos realizados no doutorado, de forma a elevar a tese construída anteriormente. Essa modalidade não é obrigatória para a carreira acadêmica e sua duração pode ser de até 2 anos.

Leia também: 7 dicas para encaixar os estudos na sua rotina



Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • Cadê as Salon Lovers que amam mimos? 🎉
Fiquem de olho porque as promos estão incríveis nesse Salon Show de aniversário!Vem acompanhar o que caiu no “Gira, Gira Salon Line” e depois, já sabe: corre pra loja online www.salonline.com.br ou ligue (11) 5026-6416 para pegar o seu cupom de um jeitinho especial. LIGA, LIGA, LIGA! 📞@carolmanprim @euryansilva @juuhguedes_
  • Expectativa x realidade
Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
  • Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
Cadê as Salon Lovers que amam mimos? 🎉 Fiquem de olho porque as promos estão incríveis nesse Salon Show de aniversário!Vem acompanhar o que caiu no “Gira, Gira Salon Line” e depois, já sabe: corre pra loja online www.salonline.com.br ou ligue (11) 5026-6416 para pegar o seu cupom de um jeitinho especial. LIGA, LIGA, LIGA! 📞@carolmanprim @euryansilva @juuhguedes_
1 dia ago
View on Instagram |
1/3
Expectativa x realidade
Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
Expectativa x realidade Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
2 dias ago
View on Instagram |
2/3
Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
3 dias ago
View on Instagram |
3/3
Pular para o conteúdo