Entenda a importância da inteligência emocional no trabalho

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  • Dianna Puertas
 Mulher no trabalho em posição de meditação, enquanto papéis e documentos voam ao redor dela

Na vida profissional, além de desenvolver habilidades técnicas, é importante aprimorar a inteligência emocional no trabalho. Afinal, essa competência pode ajudar você nas tarefas diárias da sua função e a tomar decisões mais assertivas.

Entenda como usar a inteligência emocional no ambiente de trabalho em 6 passos!

O que é inteligência emocional?

A inteligência emocional é uma competência comportamental que foca em compreender e administrar seus sentimentos e de seus colegas no ambiente de trabalho. O conceito vem da psicologia e se popularizou quando Daniel Goleman, psicólogo, escritor e PhD da Universidade de Harvard, publicou seu livro “Emotional Intelligence”, em 1995.

Na obra, Goleman explica que para desenvolver a sua inteligência emocional, tanto no ambiente profissional quanto em outras relações, é preciso sustentar quatro pilares. São eles:

  • Autoconsciência: ser consciente do seu próprio eu, seus sentimentos e comportamentos.
  • Autorregulação: ser capaz de monitorar e controlar suas emoções e comportamentos para determinadas situações.
  • Automotivação: ser capaz de buscar em si mesmo motivação para atingir metas e alcançar objetivos.
  • Empatia: ser capaz de se colocar no lugar do outro, ter compreensão pelos sentimentos e pensamentos de outra pessoa.
  • Habilidades sociais: ter habilidades que auxiliam na interação e conexão com outras pessoas em diferentes ambientes sociais.

Juntos, esses pilares são fundamentais para estabelecer uma boa inteligência emocional. Mas por que isso é importante no ambiente profissional? Vamos ver como a inteligência emocional pode ajudar na sua carreira.

Importância da inteligência emocional no trabalho

Saber compreender e administrar suas próprias emoções é uma habilidade que cada vez mais é requisitada e reconhecida no mercado de trabalho. Isso porque manter um bom controle emocional é fundamental para melhorar a execução das suas tarefas, além de ajudar a construir boas relações com seus colegas de equipe.

Afinal, o ambiente profissional pode mexer com nossas emoções por conta de situações diversas. Por isso, conhecer o seu comportamento e seus sentimentos é ótimo para lidar com as exigências do dia a dia no seu trabalho e, também, na vida.

A imagem mostra uma mão segurando 3 emojis de papel amarelo: um feliz, um triste e um confuso

Os benefícios da inteligência emocional

Agora você sabe que desenvolver sua inteligência emocional é importante, mas, na prática, quais são os benefícios ao adquirir essa competência? Conheça abaixo alguns:

Comunicação assertiva

Ao saber reconhecer e controlar seus sentimentos, sua comunicação fica mais clara e objetiva. Isso porque você começa a ter mais clareza do que funciona ou não para você e pode se expressar melhor. No ambiente corporativo, esse benefício é essencial para uma comunicação sem ruídos.

Mais empatia

A empatia é uma qualidade importante de ser desenvolvida no trabalho. Você consegue entender os sentimentos e pensamentos dos seus colegas de equipe, tornando a dinâmica entre vocês mais assertiva e tranquila. Construir uma boa relação com quem trabalha com você é fundamental!

Facilidade em trabalhar em equipe

O trabalho em equipe faz parte da rotina na vida profissional, porém às vezes pode ser um pouco complicado. A inteligência emocional ajuda a saber lidar de maneira efetiva com sua equipe, trazendo empatia e comunicação assertiva, além de ser benéfico ao clima organizacional.

Resolução de conflitos

Grande parte dos problemas dentro do ambiente de trabalho, são os conflitos que podem surgir por diversos motivos. Mas, o mais importante nesse caso, é saber resolver e amenizar essas situações, e é isso o que a inteligência emocional vai fazer por você.

Redução da ansiedade e estresse

Infelizmente, momentos que despertam a ansiedade e estresse podem ser comuns no trabalho, mas essas emoções são amenizadas com o desenvolvimento da inteligência emocional. Reconhecer os seus limites e entender os pontos que são sensíveis para você ajudam a reduzir o estresse nessas situações.

Melhora na produtividade

O controle emocional auxilia, e muito, na sua produtividade. Quando estamos atarefados, é comum não conseguirmos nos concentrar por pensar nas outras atividades que precisam ser feitas, mas por meio da inteligência emocional, você conhece suas emoções e entende o que funciona para você ser mais produtivo. Além disso, você tem mais facilidade em visualizar suas prioridades e encontra meios de engajar você e sua equipe.

A imagem mostra um grupo de 5 pessoas (homens e mulheres jovens) em uma mesa de reunião

Como desenvolver a inteligência emocional na sua vida profissional

Afinal, como de fato é possível desenvolver a inteligência emocional no trabalho? Essa competência é relacionada a como você enxerga a si mesmo e ao outro. Confira os 6 passos para formar e aprimorar a sua inteligência emocional.

1- Fortaleça a sua autoconsciência

O primeiro passo é desenvolver um dos pilares da inteligência emocional, ou seja, é importante fortalecer a sua autoconsciência. Reconhecer os seus sentimentos e emoções é o exercício principal para a inteligência emocional. Anote em um caderno as emoções que você sentiu e quais foram as situações responsáveis, assim você pode enxergar com clareza o que fez você se sentir dessa forma e identificar se é um sentimento bom ou ruim.

2- Priorize as emoções positivas

Sabemos que nem sempre é fácil ser positivo, mas a positividade ajuda você a lidar melhor com as situações que acontecem no trabalho. As emoções negativas também são importantes para identificarmos o que pode estar acontecendo de errado, mas, após essa identificação, pense positivo em uma maneira de solucionar ou melhorar a situação em que você está.

3- Desenvolva mais a empatia

Para a inteligência emocional, além de praticar a autoconsciência, é importante reconhecer as emoções do outro. Por isso, tente parar e pensar em como o seu colega pode estar se sentindo em uma situação. Pratique pensar através do ponto de vista do outro, dessa forma você poderá lidar melhor com seus colegas e tornar o ambiente de trabalho mais amigável.

4- Exercite sua comunicação

Outro passo importante é trabalhar a maneira como você se expressa, ou seja, a sua comunicação. É muito fácil no ambiente de trabalho um problema acontecer por ruídos na comunicação, portanto exercite diálogos diretos e claros, priorize ter um canal direto com quem você precisa e sempre procure saber do outro se a sua mensagem foi clara.

5- Reconheça seus pontos fortes e fracos

Reconhecer seus pontos fortes e fracos é ótimo para saber em quais situações você se sente preparado para enfrentar. Anote seus pontos fortes e pense em como você pode aprimorá-los ou se há essa necessidade. Faça o mesmo com seus pontos fracos e pense no que é possível melhorar, sendo sempre compreensível com você mesmo e reconhecendo seus limites.

6- Pratique a escuta ativa

Por fim, ser um bom ouvinte é a chave para uma inteligência emocional bem desenvolvida. Isso porque praticar a escuta ativa é fundamental para entender a mensagem e os sentimentos das outras pessoas em situações no trabalho que podem envolver você. Além disso, você evita as falhas na comunicação por saber exatamente o que o seu colega precisa.

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