4 desafios que a mulher empreendedora tem que enfrentar e como superá-los

  •  Icone Calendario10 de maio de 2023
  •  Icone Relogio 14:16
  •  
  • Carol Andrade
 mulher trabalhando em seu notebook

O empreendedorismo feminino tem crescido muito no Brasil e com a pandemia se ampliou ainda mais. Segundo estudo feito pelo Sebrae, com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do IBGE, no 3º trimestre de 2022 no Brasil existiam 10,3 milhões de mulheres donas de negócios. Este é o maior número de mulheres empreendedoras na história, e revela que as mulheres representam 34,4% de quem empreende no país.

Mas este aumento não significa que tudo são flores para as mulheres empreendedoras. Há muitos desafios, conectados às desigualdades que as mulheres enfrentam. Saiba quais são os principais e como superá-los.

Quais os desafios que a Mulher Empreendedora enfrenta?

O cotidiano de quem empreende é recheado de desafios, problemas e superações. Mas se você é uma mulher há muitos obstáculos a mais. A mulher no mercado de trabalho ainda enfrenta preconceito, lida com uma jornada exaustiva, e tem dificuldades como acesso ao crédito e de superação de problemas históricos de desigualdade. Entenda quais são os principais desafios que a mulher empreendedora enfrenta:

  1. Dupla ou tripla jornada: em uma sociedade ainda muito desigual como a brasileira, as mulheres ainda são as principais responsáveis pelas tarefas domésticas e cuidado com os filhos. De acordo com o IBGE, as mulheres dedicam, em média, 21,4 horas semanais ao trabalho doméstico, enquanto os homens dedicam apenas 11 horas, quase metade do tempo. Em um contexto de dedicação tão diferente, as mulheres ficam sobrecarregadas com as demandas do lar e cuidado dos filhos, e com mais tarefas e menos horas disponíveis, enfrentam maiores dificuldades para conciliar o lar e o trabalho. Conciliar a dupla jornada — trabalho, casa — ou até mesmo tripla — trabalho, casa e estudos — é um grande desafio.
  2. Preconceito: ainda que as mulheres estejam a cada dia ocupando mais e mais postos de trabalho, e tenham chegado a lugares antes de ocupação exclusivamente masculina, o preconceito ainda é grande. Os questionamentos à capacidade das mulheres para desempenharem suas funções de trabalho são constantes, assim como as piadas preconceituosas e desvalorização. 
  3. Dificuldade de ocupar espaços públicos: o espaço público é construído para ocupação masculina. A educação feminina ainda é muito voltada para o cuidado, para o lar, e é pouco explorada a exposição das mulheres nos espaços públicos. Com isso, ao empreender, as mulheres enfrentam uma dificuldade maior de se expor e de negociar, o que muitas vezes pode gerar insegurança. 
  4. Acesso ao crédito: um estudo da Rede Mulher Empreendedora revelou que 42% das empreendedoras brasileiras que solicitaram crédito tiveram seus pedidos negados. Entre os motivos estão o negócio ser a renda exclusiva do sustento da família ou a compreensão de que ele ainda é muito pequeno para crescer. Com pouco acesso ao crédito e falta de financiamento, a manutenção ou expansão do negócio fica comprometida.

Leia também! Perfil empreendedor

Como Superar os Desafios da Mulher Empreendedora

Para superar os desafios enfrentados ao ser uma mulher empreendedora é preciso uma boa gestão, resiliência e apoio coletivo. Veja como buscar em você e no seu entorno estas características:

  1. Organização e planejamento: para lidar com a pouca disponibilidade de tempo e administrar de forma mais efetiva o seu negócio é necessário organização e planejamento. Estabeleça uma rotina, tente criar barreiras entre vida pessoal e trabalho e construa um plano de negócios. Com uma visualização melhor do seu cotidiano, as tarefas e prazos necessários, a gestão será mais eficiente.
  2. Atue em comunidade: o empreendedorismo feminino tem crescido e redes de fortalecimento para mulheres já são uma realidade. Feiras de mulheres, programas de incentivo ao empreendedorismo feminino e créditos exclusivos para empreendedoras são maneiras para ter sucesso e encontrar um apoio em quem vive situação semelhante à sua. 
  3. Não se intimide com o preconceito: ao ouvir questionamentos sobre o espaço que você está ocupando, ou mesmo dúvidas se você consegue lidar com o seu negócio, não se intimide! Estes comentários não são sobre você ou suas capacidades, mas partem do olhar de quem reproduz concepções de um mundo desigual. Você pode sim!

Confie em você e busque ferramentas para melhorar a gestão do seu negócio. Há muito espaço para o crescimento do empreendedorismo feminino e a insegurança e o medo do fracasso não devem ser barreiras para impedir que você tenha sucesso. 



Conheça o nosso Instagram!

  • Tem curiosos de plantão! 👀
Comenta aqui um cheiro estranho que você costuma gostar.
  • Tá na hora de inovar no penteado, né?
Nossa consumidora @gabicfo_ trouxe uma inspiração incrível usando elásticos, adicionando um toque de cor e personalidade.Ah! E o Óleo Reparador #todecacho não pode faltar! Ele vai dar brilho e controlar o frizz por 48 horas. 💖🥰💖🥰#penteado #hairstyle #óleocapilar #inspiração
  • Cuidado diário não pode faltar, né? E com o Kit HIDRA Nutrição&Definição, os benefícios vão te surpreender!✨ Ação nutritiva;
✨ Controle do frizz;
✨ Brilho natural;
✨ Definição dos cachos;
✨ Fórmula poderosa com 12 óleos e manteiga de karité.#hidratação #rotinacapilar #nutrição #karité
Tem curiosos de plantão! 👀
Comenta aqui um cheiro estranho que você costuma gostar.
Tem curiosos de plantão! 👀 Comenta aqui um cheiro estranho que você costuma gostar.
1 dia ago
View on Instagram |
1/3
Tá na hora de inovar no penteado, né? Nossa consumidora @gabicfo_ trouxe uma inspiração incrível usando elásticos, adicionando um toque de cor e personalidade.Ah! E o Óleo Reparador #todecacho não pode faltar! Ele vai dar brilho e controlar o frizz por 48 horas. 💖🥰💖🥰#penteado #hairstyle #óleocapilar #inspiração
2 dias ago
View on Instagram |
2/3
Cuidado diário não pode faltar, né? E com o Kit HIDRA Nutrição&Definição, os benefícios vão te surpreender!✨ Ação nutritiva;
✨ Controle do frizz;
✨ Brilho natural;
✨ Definição dos cachos;
✨ Fórmula poderosa com 12 óleos e manteiga de karité.#hidratação #rotinacapilar #nutrição #karité
Cuidado diário não pode faltar, né? E com o Kit HIDRA Nutrição&Definição, os benefícios vão te surpreender!✨ Ação nutritiva; ✨ Controle do frizz; ✨ Brilho natural; ✨ Definição dos cachos; ✨ Fórmula poderosa com 12 óleos e manteiga de karité.#hidratação #rotinacapilar #nutrição #karité
3 dias ago
View on Instagram |
3/3
Salon Line indica os melhores produtos para cabelos ressecados Qual a melhor forma de cuidar dos cachos no inverno? Como fazer reconstrução capilar para cabelos cacheados Adote você também o penteado com faixa de cabelo Gel para cabelo feminino: como usar?
Pular para o conteúdo