Hidratação para cabelos ressecados: melhores opções para fios sem vida

  •  Icone Calendario14 de junho de 2022
  •  Icone Relogio 14:38
  •  
 Mulher de cabelo ruivo, longo e ondulado

Está com o cabelo ressecado, opaco, sem vida e cheio de frizz? Que tal apostar em uma hidratação poderosa? Aliás, uma não, várias! Então prepare-se porque vamos mostrar aqui diversas receitinhas de hidratação para cabelos ressecados que vão salvar a vida das suas madeixas! Preparada? Então bora lá!

O que é e para que serve a hidratação capilar?

Mulher loira de cabeo liso, tamanho médio, bebendo um copo de suco

A hidratação capilar é um procedimento que visa restaurar os fios por meio da reposição de água e nutrientes essenciais para a saúde das fibras capilares. Ocorre que ao longo do dia, da exposição ao sol e à poluição, o uso do secador, banhos muito quentes etc., os fios vão perdendo sua umidade natural.

O resultado são cabelos com aspecto espigados, aparência seca e sem brilho. Além disso, os cabelos cacheados ainda ficam mais propensos a formar nós e quebrar. Esse último aspecto também pode ser observado nas madeixas lisas, que podem ficar com pontas duplas e muito frizz.

A hidratação, portanto, tem por objetivo reestabelecer a umidade dos fios e deixá-los macios, brilhantes e vibrantes de novo. Ela pode ser feita nos salões de cabeleireiro e em casa e é neste caso aqui que iremos focar neste artigo preparado especialmente para você.

Importância de hidratar o cabelo ressecado

Mulher negra de cabelo crespo, curto

Essa é uma questão importante: se os seus cabelos estão ressecados, apenas ignorar essa situação não ajuda em nada, pois com o passar do tempo os fios podem ficar tão fracos e quebradiços que só mesmo apelando para a tesoura para eliminá-los.

Além disso, cabelos ressecados também podem indicar que o couro cabeludo em si está com pouca oleosidade, o que prejudica o surgimento de fios novos. Por isso é essencial hidratar as madeixas para interromper o ressecamento.

Por fim, vale lembrar que os cabelos cacheados e crespos são naturalmente mais secos e, por isso, requerem mais atenção. Já os cabelos lisos também podem ficar ressecados, especialmente após procedimentos do dia a dia, como escova, coloração e descoloração, além de químicas alisantes.

Como saber se é necessário fazer hidratação no cabelo?

Mulher ruiva de cabelo cacheado

Se você está em dúvida sobre a necessidade ou não de hidratar os fios, preste atenção em alguns sinais que sua própria cabeleira pode estar dando para que uma hidratação seja feita:

  1. Fios sem brilho, opacos e que quebram com facilidade;
  2. Pontas espigadas, pontas duplas e frizz;
  3. Cabelo que embaraça com facilidade e forma muitos nós.

Bem, se você reconhece ao menos dois destes sinais nos seus cabelos, é hora de fazer uma boa hidratação capilar. Então, bora conhecer dicas e receitinhas para colocar isso em prática!

Hidratação para cabelos ressecados e lisos

Mulher loira de cabelo liso com aspecto ressecado

Um tratamento para cabelos ressecados lisos é muito diferente de um tratamento para os cabelos cacheados, por exemplo. Isso porque, por mais que os fios lisos estejam ressecados, eles geralmente possuem uma tendência ao excesso de oleosidade natural, situação completamente oposta aos fios com curvatura.

Por isso, um tratamento contra o ressecamento dos fios cacheados pode pesar nos lisos. Portanto, o ideal é sempre procurar por máscaras de hidratação indicadas para o seu tipo de cabelo. Uma sugestão é a máscara Meu Liso Muito + Liso que conta com uma poderosa fórmula enriquecida com amido de milho, garantindo madeixas saudáveis, efeito “chapado” e sem frizz.

Receitas de hidratação para cabelo liso ressecado

Mulher loira com cabelo curto e liso

Optar pelo produto certo faz milagres nos seus cabelos e vale a pena potencializar os cremes já prontos. Anote essas receitinhas de hidratação para cabelo liso ressecado caseiro:

Hidratação com óleo de rícino

Mulher de cabelo liso ondulado, loiro

Misture 3 colheres (sopa) da sua máscara Salon Line favorita com duas colheres (sopa) de mel e uma colher (chá) do Óleo de Umectação #todecacho Rícino Puro. Aplique a misturinha nos cabelos úmidos e lavados apenas com shampoo, coloque uma touca e deixe agir por 40 minutos antes de enxaguar;

Hidratação com óleo de argan

Mulher de cabelo loiro, liso e longo

O óleo de argan age na fibra capilar e mantém os fios nutridos e hidratados. Quando usado na medida certa, ele recupera os cabelos lisos sem deixá-los oleosos. Para utilizar o produto, coloque algumas gotas na máscara capilar e aplique nos cabelos úmidos mecha a mecha no sentido do comprimento (evite colocar no couro cabeludo). Deixe agir por 30 minutos e enxágue até retirar o produto dos fios;

Hidratação com D-Pantenol

Mulher de cabelo crespo, tamanho médio

O D-Pantenol também é conhecido como pró-vitamina B5 e pode ser comprado em farmácias e lojas de cosméticos. Seus benefícios para os cabelos são sua capacidade de reter umidade, o que mantém os fios sempre hidratados.

Na hora de lavar e hidratar os fios, você pode utilizar produtos que já tenham o ingrediente. Outra opção é apostar nessa hidratação para cabelos ressecados e quebradiços caseiro:

Bata no liquidificador 1 colher (sopa) da sua máscara Salon Line favorita com 1 colher (sopa) do Óleo de Umectação Babosa #todecacho, 1 colher (sopa) de mel e 1 colher (chá) de D-Pantenol. Aplique nos cabelos úmidos e lavados apenas com shampoo, deixe agir por 15 minutos e enxágue com abundância.

Hidratação para cabelos cacheados e crespos ressecados

Mulher de cabelo cacheado, curto, castanho e com as pontas claras

Diferente do que ocorre com os cabelos lisos, os cabelos cacheados e crespos necessitam justamente de hidratações com alta carga nutritiva. Isso porque a curvatura dos fios precisa de reposição do óleo natural, que não chega da raiz até as pontas devido ao formato espiralado.

Para isso, conte com a máscara de hidratação concentrada S.O.S Cachos Super Óleos, que contém 12 óleos nutritivos em sua composição. Além disso, você também pode usar algumas gotas de óleo de umectação na sua máscara de hidratação favorita para uma nutrição potencializada.

Hidratações caseiras para cabelo cacheado ressecado

Mulher negra, de cabelo cacheado preto, longo, com aspecto ressecado

Nada melhor do que potencializar os seus produtos favoritos para uma boa hidratação para cabelos cacheados ressecados sem sair de casa e na hora que você escolher! Por isso, vale anotar essas dicas de super hidratação para cabelos ressecados crespos e cacheados.

Hidratação com óleo de coco

Mulher de cabelo ruivo, liso, tamanho médio

Por ser leve, não agressivo ao organismo e altamente hidratante, o óleo de coco é um velho amigo das cacheadas e pode ser utilizado, inclusive, na hora de fazer uma boa hidratação para cabelos cacheados ressecados infantil, pois ele não causa danos aos pequenos.

Para uma hidratação profunda, guarde essa receita de ouro: nos cabelos sujos, ou seja, não lavados, aplique uma boa quantidade do nosso Óleo de Umectação #todecacho Coco Puro mecha a mecha e deixe agir por até 6 horas (faça antes de dormir). De manhã, lave os cabelos normalmente com shampoo e condicionador. Seu cabelo ficará sedoso e brilhante;

Hidratação com babosa

Duas mulheres, uma de cabelo liso, preto, curto e com franja e outra com cabelo longo, ruivo e cacheado

A babosa é excelente para os cachos, pois proporciona a melhor hidratação para cabelos ressecados e por um custo bem baixo. O primeiro passo é extrair o gel da babosa. Para isso, pegue de duas a três folhas, corte no meio e raspe o gel com um garfo ou uma faca. Ou aproveitar a facilidade do nosso Óleo de Umectação Babosa #todecacho, que já vem prontinho pra você!

Bata o gel no liquidificador com um pouco de água e misture na sua máscara de hidratação favorita. Aplique a máscara turbinada nos cabelos lavados com shampoo e deixe agir por 30 minutos. Depois enxágue com bastante água. O gel direto da babosa não pode ser guardado, é preciso usar de uma vez; mas o nosso pode!

Hidratação para cabelos ressecados com química

Mulher loira, ondulada, com cabelo ressecado com química

Os cabelos com química são fios que, inevitavelmente, sofreram danos e perderam massa capilar. Um bom exemplo é o cabelo cacheado com luzes, que já é naturalmente ressecado e ainda sofreu danos com a química de descoloração.

Para tratar essa situação é preciso optar por produtos que contenham ativos que reponham a proteína perdida pelo fio. Um exemplo é a Máscara Maria Natureza Reconstrução Reparadora, ótima opção para hidratação para cabelos com luzes e ressecados.

O produto conta com CB2 e queratina vegetal em sua composição, que regenera e devolve os nutrientes que o cabelo perde ao longo do tempo, além de efeito calmante ao couro cabeludo.

Dicas caseiras de hidratação para cabelos ressecados e quebradiços

Se não basta estar com cabelos secos e ressecados, muitas vezes eles estão quebradiços e se partem com facilidade formando o indesejado frizz. Nesse caso, é preciso correr para hidratar os fios com pelo menos uma das receitinhas a seguir.

Além disso, tenha cuidado ao pentear os cabelos para que eles não se partam, evite penteados que estiquem demais os fios, como tranças e rabos de cavalo muito justos, e aumente o consumo de ovos, cenoura e peixe, que fortalecem a estrutura capilar.

Hidratação com café

Mulher de cabelo ondulado bem curtinho, bebendo café

Duas colheres de pó de café, uma de mel e três de máscara de hidratação. Essa misturinha, além de hidratar, estimula o crescimento dos fios.

Hidratação com banana

Mulher loira, de cabelo curto, ondulado, com algumas bananas na sacola, ótimo ingrediente para hidratação para cabelos ressecados

Bater uma banana com seis colheres de água no liquidificador e misturar com duas colheres de máscara de hidratação. Invista nessa receitinha para madeixas com menos frizz e muito mais brilho.

Fortalecimento capilar

Mulher de cabelo ondulado, curto e vermelho

Falando em fortalecimento capilar, é hora de colocá-lo em prática, por isso não deixe para depois, faça seu cronograma capilar para fortalecer os cabelos. Inclua no cardápio os alimentos citados logo acima e se planeje para fazer hidratações por, pelo menos, três meses.

Uma boa dica é aplicar uma boa máscara de hidratação para cabelos ressecados ao menos uma vez por semana e a cada 15 dias, aplique uma das receitas turbinadas que sugerimos. Nesse período, evite tingir e aplicar químicas nos cabelos e durma com os fios envolvidos em um lenço de cetim para que não ressequem e se quebrem durante a noite.

Ativos e produtos para potencializar a hidratação de cabelos ressecados

Mulher de cabelo cacheado, tamanho médio

É muito importante conhecer a ação de ativos naturais nos cabelos. Dessa maneira, você pode escolher os melhores produtos que contenham esses ativos e possam promover aos seus fios o cuidado que você busca. Vamos conhecer, abaixo, alguns dos ativos naturais mais importantes para a hidratação.

Hidratação com babosa

Mulher de cabelo cacheado, loiro, tamanho médio

Hidrata, fortalece e promove o crescimento saudável dos fios. Para conhecer o seu poder, as cacheadas podem apostar na Máscara de Hidratação #todecacho Babosa.

Hidratação com coco

Mulher loira, de cabelo liso chanel

Esse ativo, além de hidratar, ainda nutre e promove a reparação dos fios danificados. Cabelos de todos os tipos podem experimentar a Máscara Maria Natureza Hidratação Sem Pesar.

Hidratação com mel

Mulher de cabelo ondulado, tamanho médio, castanho

Além de ser uma delícia, no cabelo ele promove brilho e estimula o crescimento saudável.

Hidratação com Abacate

Mulher de cabelo cacheado longo

Esse fruto é altamente nutritivo, ideal para os fios com curvatura. Já experimentou uma Máscara S.O.S Cachos Abacate? Se não, chegou a hora de apostar no poder da hidratação com abacate para cabelos ressecados.

Máscara de hidratação para cabelos ressecados

Mulher de cabelo liso, loiro escuro

A máscara de hidratação para cabelos ressecados é um item obrigatório para quem deseja fazer uma hidratação e realmente recuperar os fios, pois ela contém ativos concentrados que penetram na fibra capilar e ajudam a nutri-la e, ainda, reter umidade ao longo do dia.

É importante que ela seja mais leve para cabelos lisos e mais pesada para cacheados e crespos, a fim de balancear o fio e evitar que os cacheados fiquem secos e os lisos opacos e sem vida. Por isso, se a pergunta é o que fazer para hidratar o cabelo ressecado, máscara é a resposta! E você sabe que a gente tem máscara de todos os tipos e com muitos ativos pra você escolher, né?!

Produtos extras para manter a hidratação dos cabelos no dia a dia

Mulher de cabelo liso, preto e longo

Depois de seguir um cronograma capilar e recuperar a vida dos fios é hora de apostar em produtos para fazer a manutenção dos resultados no dia a dia. Para atingir esse objetivo, vale a pena apostar em produtos como:

  • Creme de pentear hidratante: ajuda a desembaraçar os fios e ainda os mantém hidratados ao longo do dia. Ideal para loiros ressecados e crespos quebradiços;
  • Ativador de cachos: as cacheadas devem sempre aplicar o ativador de cachos, que protege os caracóis do calor do secador e ainda modela os fios o dia todo;
  • Óleo reparador: aplique nas pontas dos fios para evitar pontas duplas e rompimentos, porém apenas em pequenas quantidades para não as deixar oleosas;
  • Gelatina: a gelatina capilar hidratante é uma novidade que promete prolongar o resultado das hidratações, fixar penteados e definir os cachos e os crespos.

Tratamento completo para fios ressecados

Mulher de cabelo loiro, ondulado, bem curtinho

É claro que a hidratação é um tratamento capilar indispensável, porém, para que os fios estejam 100% saudáveis é preciso atender outras etapas de cuidados, como a nutrição e a reconstrução capilar. A melhor maneira de combinar os três tratamentos é seguindo um cronograma capilar. Faça isso e tenha fios sempre lindos e bem cuidados.

Curtiu conhecer as melhores opções de hidratação para cabelos ressecados? Então agora é só escolher a sua favorita e se jogar!



Comentários

  1. Roberta Soarea disse:

    Eu adorei as dicas vou usar muito

    1. Salon Line disse:

      Que bom que está gostando das nossas dicas, Ro! Continue ligadinha porque estamos sempre trazendo novos posts pra vocês! ??

  2. Vanessa Masi disse:

    Adorei as dicas estou precisando minhas pontas estão espigadas e meu cabelo está emborrachado e muito seco

    1. Salon Line disse:

      Vanessa, nós temos a “Maria Natureza Máscara Óleos Milenares” que é ideal para reparar, nutrir e hidratar os fios! Vamos deixar o link dela aqui pra você! Beijos! ? https://www.lojadasalonline.com.br/mascara-de-hidratacao-maria-natureza-oleos-milenares-reparacao-300g-95488-p994851

  3. Rosiane maria disse:

    Eu amei a dica do café na entrar ação

    1. Salon Line disse:

      Ativo maravitop para os belos, Rosi! ❤❤

Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Segue a gente no Insta Instagram

salonlinebrasil

IconOfficial
  • Para completar a linha S.O.S Bomba Antiqueda e Resistência, chegou o novo Creme para Pentear que promove 12x menos queda por quebra, além de fácil desembaraço, definição natural com movimento, controle de frizz e melhor penteabilidade - tudo com eficácia comprovada e aprovada por dermatologistas. 

✅ Com creatina, queratina vegetal e biotina;
✅ Fragrância floral frutal amadeirado. 

#antiqueda #novidade #creme #cabelosaudável
  • Imagina um potão de gelatina ganhando vida? 📸

Para não passar vontade, não esquece: Gelatina é #todecacho, #todecacho é Gelatina. 💚

#GelatinaTDC
  • Se afastar de pessoas tóxicas - e sentir a energia renovada - é a indicação do dia no papo com as apresentadoras @keiththammy e @eusaabrina. 🤙

Quer acompanhar essa conversa incrível? Confira essa edição do programa Talk Talk  na íntegra no YouTube. 📹

#batepapo #podcast #programa #tvsalonline
Para completar a linha S.O.S Bomba Antiqueda e Resistência, chegou o novo Creme para Pentear que promove 12x menos queda por quebra, além de fácil desembaraço, definição natural com movimento, controle de frizz e melhor penteabilidade - tudo com eficácia comprovada e aprovada por dermatologistas. 

✅ Com creatina, queratina vegetal e biotina;
✅ Fragrância floral frutal amadeirado. 

#antiqueda #novidade #creme #cabelosaudável
Para completar a linha S.O.S Bomba Antiqueda e Resistência, chegou o novo Creme para Pentear que promove 12x menos queda por quebra, além de fácil desembaraço, definição natural com movimento, controle de frizz e melhor penteabilidade - tudo com eficácia comprovada e aprovada por dermatologistas. ✅ Com creatina, queratina vegetal e biotina; ✅ Fragrância floral frutal amadeirado. #antiqueda #novidade #creme #cabelosaudável
23 horas ago
View on Instagram |
1/3
Imagina um potão de gelatina ganhando vida? 📸 Para não passar vontade, não esquece: Gelatina é #todecacho, #todecacho é Gelatina. 💚 #GelatinaTDC
2 dias ago
View on Instagram |
2/3
Se afastar de pessoas tóxicas - e sentir a energia renovada - é a indicação do dia no papo com as apresentadoras @keiththammy e @eusaabrina. 🤙 Quer acompanhar essa conversa incrível? Confira essa edição do programa Talk Talk na íntegra no YouTube. 📹 #batepapo #podcast #programa #tvsalonline
3 dias ago
View on Instagram |
3/3
Pular para o conteúdo