Dicas de como pintar o cabelo sozinha

  •  Icone Calendario2 de abril de 2024
  •  Icone Relogio 13:53
  •  
  • Thabata Delfina
 Dicas de como pintar o cabelo

Você sabe como pintar o cabelo sozinha? Parece ser super complicado, não é mesmo? A verdade é que, seguindo as diquinhas e os cuidados certos, pode ser mais fácil do que você imagina. 

Organização é tudo, portanto, ter os acessórios que facilitam o procedimento e deixá-los organizados antes de começar faz toda a diferença. 

O blog Universo Salon Line fez um guia abrangente com orientações sobre como aplicar tinta no cabelo, oferecendo todas as informações necessárias para uma transformação visual por conta própria. Quer descobrir como? Fique de olho por aqui!

Prepare os acessórios necessários para pintar o cabelo

Pintar o cabelo

Para pintar os cabelos sozinha, você vai precisar de: 

  • 1 recipiente de plástico;
  • 1 pincel para cabelo;
  • 1 par de luvas;
  • 1 camiseta “velha”;
  • Presilhas;
  • 1 pente;
  • Pomada protetora;
  • Coloração na cor desejada.

Passo a passo para pintar o cabelo sozinha

Escolha entre o tonalizante ou coloração ideal para o seu cabelo 

Antes de pintar o cabelo sozinha, é crucial decidir qual abordagem adotar: tonalizante ou tintura permanente. Esta escolha deve ser feita com base na saúde dos seus cabelos e nos resultados desejados.

Os tonalizantes são uma excelente opção para quem busca uma transformação sutil, especialmente aqueles com cabelos quimicamente tratados. Essas fórmulas aplicam a cor sobre a cutícula dos fios, sem penetrar na fibra capilar, proporcionando mudanças rápidas, porém temporárias. Isso faz com que o tonalizante tenha uma durabilidade menor, ideal para mudanças rápidas e leves.

Por outro lado, a tintura permanente é indicada para transformações mais drásticas e duradouras, ou para cobrir completamente os fios brancos. Com compostos como a amônia que penetram na fibra capilar, as tinturas permanentes garantem uma coloração de longa duração.

Lembre-se: é seguro alcançar cores que estejam, no máximo, três tons acima ou abaixo da sua cor de cabelo atual ao tingir em casa. Ao comprar sua coloração, priorize as amostras de cor em vez das fotos das modelos.

Observação: sugerimos o uso de qualquer uma das colorações da Salon Line, seja permanente como Color Total ou coloração suave como Light Color, Color Express e Color Express Fun. Entretanto, sempre indicamos que procedimentos químicos como este sejam realizados por profissionais treinados, a fim de resultados melhores e mais seguros.

Faça o teste de sensibilidade da pele e dos fios

Experimente fazer um teste de porosidade dias antes de pintar os cabelos. Caso o teste aponte que os seus fios estão com a porosidade alta, faça um cronograma capilar por alguns dias e só depois faça a aplicação da tintura no cabelo.

Faça uma pequena quantidade de tintura misturando os componentes que vieram dentro da embalagem e aplique no antebraço ou atrás da orelha, de preferência 48 horas antes da aplicação da coloração em todo o cabelo. 

Deixe agir de 35 a 40 minutos e depois enxágue com água morna. Se durante este período ou após 24 horas surgir algum tipo de irritação na pele, coceira, vermelhidão ou ardência, fica comprovada a hipersensibilidade ao produto e o uso deve ser suspenso.

Faça as contas de quantas caixinhas de coloração você vai precisar

Normalmente, uma única caixa é suficiente para cobrir todo o cabelo, porém, se você tem cabelos longos, é fundamental avaliar a necessidade de quantidade e se precaver contra imprevistos. Em algumas situações, pode ser necessário utilizar até quatro caixas para garantir uma cobertura uniforme e transformar completamente o visual com a cor desejada.

Leia também: Como cuidar do cabelo colorido no verão

Proteja o cabelo antes de pintar

Para evitar manchas de tinta na pele ao pintar os cabelos sozinha, é indicado aplicar uma camada fina de creme hidratante ou vaselina na área ao redor do cabelo antes da coloração. Quanto à proteção dos fios contra danos químicos, é aconselhável realizar uma hidratação intensiva ou uma umectação com óleos vegetais 48 horas antes do processo de coloração.

Prepare os fios de acordo com a tintura escolhida

Se você vai utilizar tonalizante, é importante que os cabelos estejam limpos, permitindo que as cutículas fiquem abertas para facilitar a penetração do pigmento. Por outro lado, ao optar por uma coloração permanente, é recomendável não lavar os cabelos por 24 horas, para que a oleosidade natural proteja o couro cabeludo e evite o ressecamento.

Divida o cabelo de forma estratégica 

Para garantir que cada mecha seja alcançada pela coloração, é essencial dividir os cabelos de forma estratégica. Uma dica é começar separando a mecha da frente do restante dos fios e, em seguida, fazer uma divisão central na cabeça, separando todo o cabelo em duas partes – uma para cada lado dos ombros. Isso facilitará a aplicação uniforme da coloração em todo o cabelo.

Hora de aplicar a tinta!

Utilize a tigela e o pincel de tintura que pontuamos mais cedo para fazer uma mistura homogênea de todos os produtos contidos na caixa de coloração, garantindo maior controle durante a aplicação.

A sugestão é iniciar a aplicação da tintura de baixo para cima: comece pela nuca, aplicando a coloração a partir da raiz, depois nas laterais da cabeça e, em seguida, na parte superior. Reserve a área próxima às têmporas e à frente para o final do processo. Ao retocar apenas a raiz, aplique o produto exclusivamente nessa área, mantendo-a naturalmente mais escura que as pontas para um visual mais autêntico.

Lembre-se de que o cabelo deve estar completamente seco durante a aplicação da tinta, garantindo que o pigmento atue corretamente.

Respeite o tempo escrito na caixinha da coloração

Após a aplicação da tintura, é importante prestar muita atenção ao tempo de permanência nos cabelos. Enxaguar antes do tempo recomendado ou deixar por mais tempo do que o necessário pode comprometer seriamente o resultado desejado. 

Não se esqueça de seguir rigorosamente o intervalo indicado na embalagem para alcançar o melhor resultado possível.

Além disso, é aconselhável optar por colorações que incluam um kit de tratamento pós-tintura. Isso permitirá tratar os cabelos e garantir que a cor permaneça por mais tempo, mantendo-os saudáveis e vibrantes.

Enxágue os fios em água fria ou morna

Ao enxaguar a tinta dos cabelos, o ideal é usar água fria ou morna, sem a necessidade de utilizar shampoos. Isso auxiliará no fechamento adequado das cutículas após a transformação visual, proporcionando um resultado impecável e um brilho deslumbrante.

Após o enxágue e a higienização, basta finalizar o cabelo da maneira desejada e desfrutar do seu visual totalmente renovado!

Dica: Na hora de lavar a cabeça, opte por produtos específicos que cuidam da cor e mantém os fios saudáveis, como por exemplo: 

Pode lavar o cabelo depois de pintar?

Como falamos acima, o ideal é não fazer o uso de shampoo logo após o procedimento. Por isso, depois da aplicação de tonalizante ou tinta permanente, é recomendável aguardar cerca de dois a três dias antes de lavar os cabelos para evitar o desbotamento prematuro e a oxidação da coloração.

Se necessário, você pode optar por um co-wash para limpar os fios de maneira suave e delicada. Essa prática ajuda a preservar a cor recém-aplicada, mantendo-a vibrante por mais tempo.Gostou das dicas sobre como pintar o cabelo sozinha? Não deixe de conferir outros artigos em nosso blog!



Comentários

  1. Lorena marcia disse:

    Adoro

    1. Salon Line disse:

      Diquinhas maraaas, Lo! ❤❤❤

Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Segue a gente no Insta Instagram

salonlinebrasil

IconOfficial
  • E aí, qual estação é a sua queridinha? ☀️☂️#frio #estaçãodoano #outono
  • Você já deve ter reparado como o cabelo crespo é superversátil, né? E, na hora de escolher um penteado para o casamento, são infinitas as possibilidades. 💍👰🏾No episódio de Talk Talk @keiththammy e @eusaabrina recebem a noiva do momento e também nossa embaixadora, @laisoliveira, e a penteadista, maquiadora e especialista em pele negra, @fabibeautifymake, para um papo poderoso sobre a potência do cabelo crespo e as lindas opções de penteados para casamento.Por aí, cadê as noivinhas crespas de plantão? ✨💐
Você acompanha o vídeo completo no nosso canal do YouTube.
Vem se inspirar!
  • Teve surpresa, sim!! 🎉Rolaram encontros, gravações, muita diversão e, claro, emoção no nosso escritório. Afinal, temos novas TOP MIGS Salon Line na área: @cooelhoraquel @mayah_souzaa @eu.thaisfernandes @elisvaniaoliveiraa @klau_com_kachosParabéns, suas maravilhosas!! ✨💗
E aí, qual estação é a sua queridinha? ☀️☂️#frio #estaçãodoano #outono
E aí, qual estação é a sua queridinha? ☀️☂️#frio #estaçãodoano #outono
1 dia ago
View on Instagram |
1/3
Você já deve ter reparado como o cabelo crespo é superversátil, né? E, na hora de escolher um penteado para o casamento, são infinitas as possibilidades. 💍👰🏾No episódio de Talk Talk @keiththammy e @eusaabrina recebem a noiva do momento e também nossa embaixadora, @laisoliveira, e a penteadista, maquiadora e especialista em pele negra, @fabibeautifymake, para um papo poderoso sobre a potência do cabelo crespo e as lindas opções de penteados para casamento.Por aí, cadê as noivinhas crespas de plantão? ✨💐 Você acompanha o vídeo completo no nosso canal do YouTube. Vem se inspirar!
2 dias ago
View on Instagram |
2/3
Teve surpresa, sim!! 🎉Rolaram encontros, gravações, muita diversão e, claro, emoção no nosso escritório. Afinal, temos novas TOP MIGS Salon Line na área: @cooelhoraquel @mayah_souzaa @eu.thaisfernandes @elisvaniaoliveiraa @klau_com_kachosParabéns, suas maravilhosas!! ✨💗
2 dias ago
View on Instagram |
3/3
Creme para finalizar o cabelo ondulado: as melhores opções Óleo capilar: conheça todos os seus benefícios e modos de uso Luzes no cabelo curto feminino: dicas e inspirações para você apostar no visual Kit hidratação: dicas e como fazer para conquistar fios saudáveis em casa Como e quando devo usar o matizador?
Pular para o conteúdo