Dread masculino: dicas e cuidados para apostar no visual

  •  Icone Calendario15 de março de 2024
  •  Icone Relogio 10:26
  •  
 Homem de dread utilizando nossos produtos

Os dreadlocks ou apenas dreads são modelos de cabelo usados desde a antiguidade pré-bíblica e bíblica por homens e mulheres de várias idades.

Atualmente os dreads são considerados símbolos de resistência e luta do negro pela afirmação de sua cultura. Pois trazem histórias, principalmente dentro do movimento Rastafári.

O dread masculino pode ser moldado com cera, feito com agulha ou até mesmo com lã colorida, e você decide o tamanho que melhor lhe convém. No entanto, é importante ter um comprimento mínimo adequado para conseguir criar os dreads.

A popularização do dread masculino foi devido ao cantor jamaicano Bob Marley, que apresentou seu cabelo para jovens e adultos de todo o mundo.

Conheça o que são os dreads masculinos

O dread no cabelo masculino geralmente é feito em cabelos cacheados e crespos, devido à história africana e os antepassados que tinham essas curvaturas.

Mesmo sendo um visual originado dos cabelos cacheados e crespos, os fios lisos também conseguem um resultado significativo com os dreads, mas não com a mesma naturalidade.

Dread em cabelo curto masculino

O dreadlock, conhecido popularmente como dread, é uma técnica em que os cabelos são enrolados, formando cilindros distintos. Você pode optar por usar a própria textura do cabelo ou explorar outros materiais, como lã, para criar esse penteado.

Além de celebrar a herança ancestral, os dreads em cabelos curtos oferecem um resultado deslumbrante, repleto de estilo e significado.

Leia também: Dread feminino: dicas e cuidados essenciais

Saiba quais são os modelos de dreads

Os dreads masculinos podem ser feitos com o próprio cabelo, porém existe a opção de inserir materiais sintéticos para aumentar o comprimento das mechas.

Confira os tipos de materiais que podem ser usados nos dreadlocks:

Dread de lã masculino

O dread de lã masculino é o queridinho de quem gosta de modernidade e cor. Isso porque a lã pode ser encontrada de diferentes cores.

Esse material é considerado um dos mais acessíveis para fazer o dread masculino. Os cabelos são entrelaçados e posteriormente envoltos pelo material, que define a forma dos dreads – podendo ser tingidos com diversas cores.

Dread de agulha

Esse tipo de dread masculino é o mais comum de ser encontrado e realizado no cabelo, afinal, precisa apenas de uma agulha de crochê para ser feito. O procedimento deste tipo de dread é basicamente embaraçar os fios com a agulha e uni-los até formar mechas grossas ou médias.

Dread com cera

Nesse processo, o cabelo é cuidadosamente modelado utilizando-se produtos específicos, que auxiliam na definição e formação dos dreads masculinos. Esses produtos podem incluir ceras especiais, géis ou pomadas, que ajudam a dar forma aos fios e a manter os dreads no formato desejado. Essa etapa é fundamental para garantir que os dreadlocks tenham uma aparência definida e duradoura, refletindo o estilo único de quem os usa.

Qual o tamanho de cabelo ideal para fazer dreads?

Para fazer dreads com o seu próprio cabelo, é fundamental que os fios tenham pelo menos 15 centímetros de comprimento. Se seus cabelos forem mais curtos que isso, é recomendável usar extensões para alcançar o efeito desejado, ou ainda optar por dreadlocks removíveis.

Como fazer dread masculino curto? 

Os dreads masculinos curtos são elaborados a partir do cabelo naturalmente crespo, utilizando-se um pente e uma agulha, em um procedimento que demanda pelo menos seis horas. O passo a passo consiste em:

  • Primeiro, os cabelos são divididos em mechas, sendo que para dreads mais finos, as mechas também devem ser mais finas.
  • Cada mecha é desfiada das pontas até a raiz e embaraçada, sem deixar espaços entre os fios.
  • Em seguida, os dreads são esfregados com ambas as mãos.
  • Utilizando uma agulha de crochê, os fios soltos são cuidadosamente inseridos dentro de cada mecha de dread.
  • Por fim, o processo é finalizado com a aplicação de cera modeladora.

Para aqueles que já possuem dreads e desejam um estilo mais curto, basta cortar as pontas no comprimento desejado. Além disso, é possível raspar as laterais do cabelo para um visual ainda mais estiloso.

Dado que esse processo requer habilidade especializada, é recomendável procurar um profissional qualificado para realizar o penteado. No entanto, se preferir fazer os dreads em casa, é aconselhável contar com a ajuda de um amigo para facilitar o processo.

Saiba mais: Você sabe o que é apropriação cultural?

Cuidados que devem ser tomados com os dreadlocks

É indicado sempre realizar a manutenção nos dreads, mesmo que o objetivo seja deixar o estilo bem despojado. Os cuidados devem fazer parte da rotina bimestral do cabelo, isso porque é um período em que a raiz já está crescendo e o excesso de frizz já começa a ultrapassar os dreads. Além disso, os cuidados a cada dois meses evitam que o cabelo natural fique danificado.

Como é feita a manutenção do dread masculino? 

Iniciar e manter dreads masculinos requer um processo cuidadoso e contínuo de atenção. Isso se deve ao fato de que a criação frequentemente envolve o método de torção, no qual as seções de cabelo são manualmente torcidas para formar os dreads. Por conseguinte, a manutenção demanda dedicação à separação regular das seções para evitar que os dreads se juntem. 

É importante considerar também o uso de produtos específicos para dreads e uma rotina adequada de lavagem. Esses cuidados são essenciais para garantir que os dreadlocks curtos permaneçam saudáveis e bem definidos.

Agora que você já sabe tudo sobre dread masculino, que tal adotar esse visual super moderno? Ah, e confira mais dicas no nosso blog



Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • Tem curiosos de plantão! 👀
Comenta aqui um cheiro estranho que você costuma gostar.
  • Tá na hora de inovar no penteado, né?
Nossa consumidora @gabicfo_ trouxe uma inspiração incrível usando elásticos, adicionando um toque de cor e personalidade.Ah! E o Óleo Reparador #todecacho não pode faltar! Ele vai dar brilho e controlar o frizz por 48 horas. 💖🥰💖🥰#penteado #hairstyle #óleocapilar #inspiração
  • Cuidado diário não pode faltar, né? E com o Kit HIDRA Nutrição&Definição, os benefícios vão te surpreender!✨ Ação nutritiva;
✨ Controle do frizz;
✨ Brilho natural;
✨ Definição dos cachos;
✨ Fórmula poderosa com 12 óleos e manteiga de karité.#hidratação #rotinacapilar #nutrição #karité
Tem curiosos de plantão! 👀
Comenta aqui um cheiro estranho que você costuma gostar.
Tem curiosos de plantão! 👀 Comenta aqui um cheiro estranho que você costuma gostar.
1 dia ago
View on Instagram |
1/3
Tá na hora de inovar no penteado, né? Nossa consumidora @gabicfo_ trouxe uma inspiração incrível usando elásticos, adicionando um toque de cor e personalidade.Ah! E o Óleo Reparador #todecacho não pode faltar! Ele vai dar brilho e controlar o frizz por 48 horas. 💖🥰💖🥰#penteado #hairstyle #óleocapilar #inspiração
2 dias ago
View on Instagram |
2/3
Cuidado diário não pode faltar, né? E com o Kit HIDRA Nutrição&Definição, os benefícios vão te surpreender!✨ Ação nutritiva;
✨ Controle do frizz;
✨ Brilho natural;
✨ Definição dos cachos;
✨ Fórmula poderosa com 12 óleos e manteiga de karité.#hidratação #rotinacapilar #nutrição #karité
Cuidado diário não pode faltar, né? E com o Kit HIDRA Nutrição&Definição, os benefícios vão te surpreender!✨ Ação nutritiva; ✨ Controle do frizz; ✨ Brilho natural; ✨ Definição dos cachos; ✨ Fórmula poderosa com 12 óleos e manteiga de karité.#hidratação #rotinacapilar #nutrição #karité
3 dias ago
View on Instagram |
3/3
Salon Line indica os melhores produtos para cabelos ressecados Qual a melhor forma de cuidar dos cachos no inverno? Como fazer reconstrução capilar para cabelos cacheados Adote você também o penteado com faixa de cabelo Gel para cabelo feminino: como usar?
Pular para o conteúdo