Cabelo chocolate: inspirações para se jogar na cor com estilo
Por Rafaela Oliveira
Quando falamos de cortes de cabelo masculino, as opções avançam e já vão muito além dos clássicos baixinhos. Isso porque, os homens estão cada vez mais vaidosos e por dentro das tendências da moda e cabelo. Por isso, separamos algumas dicas de cortes de cabelo masculino para todos os tipos de fios: lisos, cacheados, ondulados e crespos! Bora conferir?
Os cabelos crespos masculinos são incrivelmente versáteis e podem adotar diferentes tipos de cortes que valorizam a curvatura:
Esse corte de cabelo é nada mais, nada menos que a junção do black power com o undercut. Ou seja, um cabelo raspado (ou com as laterais mais baixas) e com volume no topo. É importante dizer que o black undercut exige bastante cuidado e manutenção. O corte precisa ser refeito a cada 4 ou 6 semanas, aproximadamente, para manter o efeito.
Um dos cortes mais clássicos de cabelo crespo é o flap top. Nele, o volume do cabelo também é concentrado na parte de cima da cabeça e as laterais são raspadas, mas o corte é quadrado, e não arredondado. Muitos famosos, principalmente jogadores de basquete, usam o cabelo flat top e, por isso, o corte ganha cada vez mais visibilidade. Esse corte também exige manutenção regular, já que é necessário sempre manter o cabelo no formato reto e quadrado.
O estilo americano de corte de cabelo masculino tem raízes na aparência dos militares dos Estados Unidos, caracterizado por ser curto e nitidamente raspado nas laterais. Este visual também é frequentemente visto em filmes e séries americanas, contribuindo para a sua popularidade.
O Faux Hawk, ou “Moicano Falso”, é uma versão mais suave do tradicional corte moicano. Ao contrário do moicano tradicional, onde os lados são completamente raspados ou muito curtos, o Faux Hawk mantém um comprimento dos lados, embora ainda possam ser significativamente mais curtos do que o topo.
Os cortes de cabelo masculino cacheados e ondulados apresentam uma variedade de opções que atendem a diferentes gostos e estilos. Confira:
Para os homens que amam seus cachos, uma boa opção de corte é o repicado. Isso porque o repicado dá movimento aos fios e valorizam os cachos e ondas. Além disso, esse corte é ótimo para controlar o volume do cabelo, mantendo o formato do cacho. A sugestão é usar o cabelo repartido na lateral.
Esse corte é indicado principalmente para os meninos que têm o cabelo ondulado ou com os cachos bem definidos. Para fios com curvatura, não é necessário passar a máquina e raspar as laterais, basta deixar o cabelo mais baixo nessa parte (mais ou menos na altura das orelhas). Já na parte de cima da cabeça, os fios devem ser mais compridos, mas é preciso tomar cuidado para conquistar harmonia no corte.
O corte Pompadour ganhou destaque mundial nos anos 50 e 60, particularmente por meio de figuras como Elvis Presley. Esse corte destaca o volume do cabelo na parte frontal e superior da cabeça. Assim, o cabelo é penteado para trás, criando um “topete” com a ajuda de pomadas ou gel capilar. Os lados, em contraste, são frequentemente mais curtos.
Para os fios lisos as variações de cortes de cabelo masculino vão muito além curtinho. Confira as oportunidades:
Os cortes de cabelo masculino degradê nunca perdem a graça. Só que, além de todo o estilo, já é possível adicionar mais um diferencial: a risca lateral. Esse corte consiste em passar a máquina de baixo para cima, de modo que o volume do cabelo vá aumentando gradualmente nas laterais, até chegar na parte de cima da cabeça, onde ficará concentrado o volume do cabelo. Em seguida, o profissional usa uma navalha para fazer a risca lateral e deixar o corte ainda mais moderno.
No corte undercut tradicional, as laterais do cabelo são raspadas com a máquina e a parte de cima fica com uma franja volumosa. Na versão longa, a franja fica com um comprimento ainda maior, a ponto de ser possível fazer até um “mini” rabo de cavalo, ou deixar a parte lateral do rosto quase toda coberta pela franja. O ideal é deixar as divisões bem marcadas. Lembre-se que, para conseguir fazer esse corte, é preciso, primeiro, deixar a “franja” crescer.
O corte “fade” é um dos estilos mais populares e versáteis entre os homens. Ele se refere à transição gradual do cabelo de um comprimento mais longo no topo para um comprimento mais curto, o degradê. Existem diferentes variações deste corte, podendo apresentar um degradê baixo, médio ou alto, e é um modelo perfeito para quem prioriza um estilo prático e moderno.
Cortes com franjas têm sido uma escolha de estilo consistente para muitos homens. As franjas podem ser cortadas de maneira reta, em um ângulo, despenteadas ou até mesmo mais longas e penteadas para o lado, dependendo da preferência pessoal. Este tipo de corte é versátil, podendo variar de estilos mais descontraídos e jovens a looks mais polidos e sofisticados. Vale destacar, ainda, que a franja também é uma excelente opção para homens com entradas no cabelo, pois pode ajudar a disfarçar essas áreas.
Pensando na praticidade e nas necessidades do cabelo masculino, Men Essence tem finalizadores de alta performance, com fórmulas pensadas para estilizar os cabelos masculinos. É longa duração, controle do penteado do seu jeito, e muita praticidade!