Corte químico: entenda o que é e aprenda a recuperar os fios

  •  Icone Calendario4 de junho de 2024
  •  Icone Relogio 11:35
  •  
  • Carolina Glogovchan
 cabelo com corte químico

O corte químico é mais comum do que a gente imagina, principalmente entre aquelas que realizam procedimentos químicos nos cabelos, como colorações, alisamentos ou relaxamentos. Esse problema ocorre quando os fios sofrem danos tão severos que acabam se quebrando por completo.

Seu cabelo está elástico, frágil e quebra facilmente? Esses sintomas podem significar corte químico. Já ouviu falar nesse termo? Se ainda não, é melhor aprender tudo sobre o assunto para cuidar corretamente dos fios. Vamos nessa?

O que é corte químico?

O que é corte químico?

O corte químico ocorre quando há agressão extrema aos fios, seja por alisamentos em excesso, mechas ou luzes feitas com o cabelo fragilizado por outro processo químico e erros de aplicação de produtos, como incompatibilidade química, tempo de pausa, excesso, força do alisante, e outros.

Um dos mais comuns é a incompatibilidade entre as químicas. Por exemplo, se você fizer um alisamento/relaxamento à base de Guanidina e depois aplicar o Tioglicolato de Amônia em cima, certamente seu cabelo vai quebrar. 

O corte químico é um processo em que os fios de cabelo se quebram devido a uma sobrecarga de substâncias químicas. Esses danos podem enfraquecer tanto os cabelos que eles acabam se partindo, resultando em uma quebra muito severa.

O que causa o corte químico?

O corte químico pode ocorrer por conta do enfraquecimento da fibra capilar, que perde sua resistência a cada procedimento químico que você faz nos fios.

Quando você pinta ou alisa o cabelo, por exemplo, o pH dos fios é alterado para permitir que esses produtos façam efeito. Nesse processo, seu cabelo perde nutrientes importantes. 

Se você continua fazendo procedimentos químicos sem dar ao cabelo o tempo necessário para se recuperar e sem realizar tratamentos de reestruturação, ele vai ficando cada vez mais fraco até que, eventualmente, se parte. 

O que fazer para parar o corte químico?

O que fazer para parar o corte químico?

Se você está enfrentando o corte químico, é essencial tomar medidas imediatas para evitar que os fios continuem se quebrando. Algumas ações são:

  • Procure um profissional de confiança para avaliar a situação e indicar o melhor tratamento;
  • Evite realizar qualquer procedimento químico nos fios até que eles estejam saudáveis novamente;
  • Evite ferramentas de calor, como prancha e secador, que podem danificar ainda mais os fios;
  • Hidrate e nutra os cabelos regularmente para fortalecer a fibra capilar;
  • Evite penteados muito apertados, que podem causar tração e quebra nos fios.

Confira: Descubra como fortalecer o cabelo fraco e quebradiço com essas dicas

Quais são as características do cabelo com corte químico?

Quais são as características do cabelo com corte químico?

Não é difícil identificar o corte químico no cabelo: no geral ele fica com uma aparência descuidada, os fios mais secos, quebradiços e, por isso, com frizz. Além disso, as agressões provocam a abertura das cutículas capilares, que deixam o cabelo opaco e sem vida.

Além disso, os fios ficam com aspecto artificial, como cabelos de boneca, secos e com pouco movimento. Em cabelos cacheados, por exemplo, as ondas e cachos perdem a definição e ficam pesados.

Já os lisos apresentam um aspecto espigado e aparência áspera, pois a estrutura foi danificada e as pontas abrem por falta de hidratação. O corte químico na franja também acontece e deixa essa parte com péssimo caimento e diferente do resto do cabelo.

  • Em linhas gerais, há alguns sintomas bem característicos do corte químico:
  • A madeixa quebra com facilidade como se estivesse desmanchando;
  • O fio fica cheio de pontos brancos, pontas duplas, triplas e até quádruplas;
  • Ele fica elástico, ou seja, você puxa o fio e ele vai e volta;
  • O cabelo fica emborrachado, opaco e áspero;
  • Pode ocorrer queda de cabelo se o procedimento for feito na raiz.

Como evitar o corte químico?

Prevenir o corte químico é sempre a melhor opção. Por isso, realizar, antes de qualquer procedimento, o teste de mecha é fundamental. É ele que vai mostrar se seu cabelo está apto e forte para realizar a transformação ou não. Para evitar que seus cabelos sofram danos severos e se quebrem, siga essas dicas:

Sempre faça o teste de mecha

Para realizar o teste de mecha, é simples: pegue uma mecha da nuca, aplique o produto e espere mais ou menos 45 minutos até ele agir – como essa parte é mais escondida, se algo acontecer, ninguém vai ver. 

Em seguida, lave e seque a mecha normalmente para ver como o cabelo vai reagir. Por fim, se os fios apresentarem algum dos sintomas de quebra ou enfraquecimento, é melhor esperar e nutrir, hidratar e recuperar os fios para deixá-los mais resistentes antes de mudar o visual.

Leia mais: Por que o teste da mecha é tão importante e como fazê-lo

Não esqueça o protetor térmico

Se o secador ou a prancha fazem parte da sua rotina capilar, aplique sempre um protetor térmico antes de usar os aparelhos. Essa ação vai proteger as madeixas de ficarem fragilizadas com a exposição a altas temperaturas. 

Não se esqueça de aplicar o protetor térmico

Evite misturar químicas

Contar sempre com profissionais de confiança é fundamental para evitar o corte químico ou recuperar o cabelo de um. Isso porque essas pessoas especialistas vão saber quais produtos e químicas podem ser combinados com segurança.

De toda forma, fica a dica: o ideal mesmo é não misturar químicas. Cabelos alisados, por exemplo, precisam tomar muito cuidado antes de serem descoloridos.

Diminua a frequência de procedimentos

Uma das principais causas do corte químico é fazer procedimentos químicos um atrás do outro, com muita frequência. Às vezes, não damos tempo suficiente para o cabelo se recuperar entre uma aplicação e outra.

Por isso, dê um tempo entre um procedimento químico e outro para permitir que seu cabelo se recupere. Enquanto você dá esse descanso para os seus fios, aproveite para caprichar nos cuidados. Hidrate, nutra e reconstrua seu cabelo para deixá-lo bem forte antes de qualquer nova química, combinado?

Mantenha uma rotina de cuidados com os fios

Depois de um procedimento químico, é super importante dar atenção extra aos seus fios para que eles se recuperem e fiquem fortes novamente. Esse cuidado deve se tornar um hábito constante.

Uma ótima dica é investir em um cronograma capilar que inclua reconstrução, nutrição e hidratação. Isso ajuda a manter o cabelo saudável e resistente. Se você não sabe como montar o seu cronograma, a gente tem um guia completinho pra te ajudar. Dá uma olhada: Guia completo do cronograma capilar.

Como tratar cabelo com corte químico?

Como tratar cabelo com corte químico?

Agora que você sabe o que é e o que causa o corte químico, é hora de recuperar os fios. Existem muitas maneiras de salvar um cabelo com corte químico, como:

  • Paciência: parece difícil, mas é necessário e importante. Em alguns casos, ele pode levar até 2 anos para se recuperar completamente;
  • Corte já: muitas vezes, tirar 3 ou 4 dedinhos já ajuda a melhorar bastante aquele aspecto danificado e quebradiço;
  • Shampoo sem sulfato: são a salvação para quem quer cuidar melhor dos cabelos! Os sulfatos são ingredientes que podem retirar a proteção natural dos fios, deixando-os mais ressecados e frágeis. Se o seu cabelo já está danificado, usar um shampoo com sulfato pode piorar ainda mais a situação;
  • Cronograma capilar nele: nada como aderir às etapas de hidratação, nutrição e reconstrução. São elas que vão repor água, lipídeos e massa capilar aos fios;
  • Umectação sim: aqui, os cabelos são banhados com óleos 100% vegetais 30 minutos antes do banho ou antes de dormir, fazendo assim a umectação noturna. O resultado são fios mais saudáveis e cheios de vida;
  • Dê um tempo nas químicas: como já falamos antes, procedimento químico nesse momento, nem pensar. A situação pode piorar, e muito, e o tempo de recuperação aumentar ainda mais;
  • Dê um tempo também no secador, prancha e modelador: aparelhos elétricos em contato direto com as madeixas podem deixar os cabelos mais elásticos;
  • Invista em finalizadores: um bom finalizador também ajuda super a proteger e fortalecer os fios.

Faça um cronograma capilar para cabelos com corte químico

Um cronograma capilar é essencial para recuperar a saúde dos fios com corte químico. Divida seu tratamento em três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução. 

Realize esses procedimentos regularmente para fortalecer e engrossar o cabelo, reparando a fibra capilar. A dica aqui é:

  • Hidratação: utilize máscaras hidratantes ricas em ingredientes como pantenol e aloe vera para repor a umidade dos fios;
  • Nutrição: utilize máscaras nutritivas com óleos vegetais e manteigas para repor os lipídios e nutrientes essenciais aos fios;
  • Reconstrução: utilize máscaras reconstrutoras com queratina e aminoácidos para reparar a estrutura capilar e fortalecer os fios.

Leia mais: Creme de reconstrução, hidratação ou nutrição: qual o tratamento ideal?

Dica Salon Line: melhores produtos para corte químico

Alguns produtos podem ser aliados na recuperação dos cabelos com corte químico. Confira algumas opções:

O corte químico é um problemão! Para evitá-lo, é essencial tomar precauções e cuidar adequadamente dos fios antes, durante e depois de qualquer procedimento químico. 

Se você já está enfrentando o corte químico, é importante buscar tratamentos específicos e produtos adequados para recuperar a saúde e a beleza dos cabelos, além de consultar um profissional para obter orientações personalizadas e melhores resultados.

Saiba também: Guia completo do acidificante capilar e como recuperar os cabelos danificados

Tire suas dúvidas sobre corte químico

Quanto tempo dura o corte químico no cabelo?

Bom, o tempo de recuperação pode variar bastante, mas, em média, o cabelo danificado leva cerca de dois anos para se recuperar totalmente. Esse tempo pode mudar dependendo de alguns fatores, como:
Altura do corte: se o corte químico ocorreu mais próximo à raiz, o tempo de recuperação pode ser maior. Casos onde a quebra é nas pontas podem ter uma recuperação um pouco mais rápida;


Cuidados com o cabelo: adotar uma rotina de cuidados intensivos pode acelerar a recuperação. Tratamentos de hidratação, nutrição e reconstrução são essenciais;


Produtos utilizados: usar produtos específicos para cabelos danificados, como máscaras reconstrutoras e óleos nutritivos, faz uma grande diferença;


Crescimento do cabelo: o cabelo cresce, em média, 1 a 1,5 cm por mês. Portanto, a velocidade de recuperação também depende do quão rápido seu cabelo cresce naturalmente.

Existe tratamento caseiro para o corte químico?

Embora o tratamento profissional seja sempre a melhor opção para tratar o corte químico, alguns ingredientes caseiros podem ajudar na recuperação dos fios. Máscaras capilares à base de abacate, mel, azeite de oliva e iogurte podem fornecer nutrientes e hidratação aos fios danificados.

Como saber se é corte químico ou cabelo novo?

Para saber se o seu cabelo está passando por um corte químico ou apenas crescendo naturalmente, observe alguns sinais. 
No caso do corte químico, os fios apresentam elasticidade exagerada, quebram facilmente, têm aparência opaca, textura porosa e perda de volume. 
Já o cabelo novo geralmente tem uma textura saudável, raiz forte, brilho natural, menos quebra e cor uniforme. Identificar esses sinais pode ajudar você a entender melhor o estado do seu cabelo e adotar os cuidados necessários.

Gostou das dicas? Quer saber mais sobre como cuidar bem dos seus fios? Confira nossos outros artigos no blog Universo Salon Line e fique por dentro de todas as novidades e truques para deixar seu cabelo ainda mais incrível!



Comentários

  1. Samantha Rezende disse:

    Queria muito uma ajuda no meu cabelo

    1. Salon Line disse:

      Oi, Samantha, tudo bem, linda? Nós temos linhas maravilhosas que são ideais para reparar, nutrir profundamente, dar muito brilho e maciez aos fios! Como a nossa “Maria Natureza Óleos Milenares”, vamos deixar o link dela aqui pra você! Beijos! ?? https://www.lojadasalonline.com.br/pesquisa?t=%C3%B3leos+milenares

    2. Salon Line disse:

      Sam, nós temos produtinhos específicos para hidratar, nutrir e reparar cada tipos de madeixa. A linha “S.O.S Hidratação” por exemplo, que é composta por máscaras de hidratação concentradas para cada nível de ressecamento, ela trata desde o fio com leve ressecamento até o cabelo mais opaco e danificado. Vem dar uma olhadinha na nossa lojinha online. ??❤? https://www.lojadasalonline.com.br/tratamento/nossas-marcas/sos-hidratacao

Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • Um penteado meio preso com volume é tudo o que queremos, né?
Então, se liga e já salva este vídeo porque você vai querer esse estilo todos os dias!🖤😍 @nathsilver#penteado #hairstyle #tutorial #meiopreso
  • Eu, você, e um cafuné que não bagunça meu cabelo.
Ahhh… como é lindo o amor. 😍❤️#cafuné #cabelocacheado #amor #namorados
  • Quem também está igual a carteira do @caradecacho?
De queixo caído com a beleza desses cachos. 🧡✨#cachos #beleza #humor #autoestima
Um penteado meio preso com volume é tudo o que queremos, né? Então, se liga e já salva este vídeo porque você vai querer esse estilo todos os dias!🖤😍 @nathsilver#penteado #hairstyle #tutorial #meiopreso
1 dia ago
View on Instagram |
1/3
Eu, você, e um cafuné que não bagunça meu cabelo.
Ahhh… como é lindo o amor. 😍❤️#cafuné #cabelocacheado #amor #namorados
Eu, você, e um cafuné que não bagunça meu cabelo. Ahhh… como é lindo o amor. 😍❤️#cafuné #cabelocacheado #amor #namorados
1 dia ago
View on Instagram |
2/3
Quem também está igual a carteira do @caradecacho? De queixo caído com a beleza desses cachos. 🧡✨#cachos #beleza #humor #autoestima
2 dias ago
View on Instagram |
3/3
Qual o melhor tônico de crescimento capilar? Como fazer hidratação para cabelo cacheado ressecado e com frizz? Curtain bangs em cabelo ondulado: o poder da franja cortina Cortes de cabelo feminino médio para você aproveitar em grande estilo Penteados para festa junina que vão inspirar seu arraiá
Pular para o conteúdo