loader image

Descubra como fortalecer o cabelo fraco e quebradiço com essas dicas

  •  Icone Calendario13 de julho de 2022
  •  Icone Relogio 18:13
  •  
 Como fortalecer o cabelo fraco e quebradico

Cabelos fracos e quebradiços precisam de atenção e cuidados redobrados. Acesse e confira as melhores dicas de como fortalecer o cabelo!

Está com o cabelo fraco, fininho, sem vida e que tem quebrado ou caído com mais facilidade? Não se preocupe, dá para saber como fortalecer o cabelo, pois o erro pode estar na maneira de cuidar.

Cada pessoa tem um tipo de cabelo, seja ele fino, mais grosso, com muito ou sem volume. Porém, se os seus têm mudado com o tempo, é preciso mudar algumas maneiras de cuidar e encontrar como fortalecer os fios, pois esse pode ser o efeito de fios fracos.  Por isso, vai aqui uma forcinha!

O que causa o enfraquecimento capilar?

Há diversos motivos para o cabelo apresentar enfraquecimento. Ele pode acontecer por excesso de química, falta de cuidados, uma alimentação desequilibrada, problemas hormonais, produtos não indicados para o seu tipo de cabelo ou por predisposição genética.

Características do cabelo fraco e quebradiço

O cabelo que está fraco e quebradiço apresenta algumas características próprias que podem ser identificadas. As principais delas são:

  • O cabelo fica muito fino;
  • Tem um aspecto áspero;
  • Aparecem pontas duplas;
  • Há um aumento na quebra;
  • Os fios ficam sem brilho;
  • Os cabelos embaraçam mais facilmente.

Assim, quanto antes você perceber esses detalhes, melhor será para fazer um tratamento para fortalecer o cabelo

6 dicas de como fortalecer o cabelo

Para saber como fortalecer o cabelo, existem algumas técnicas que você pode usar e que são bastante eficazes na recuperação dos fios e que contribuem para deixá-los mais saudáveis e bem cuidados.

Por isso, separamos dicas importantes que podem te ajudar a trazer mais saúde, brilho, maciez e, principalmente, vida para suas madeixas. Afinal, todo mundo merece ter os cabelos bonitos e bem cuidados, para poder arrasar por onde for! Confira:

1. Química? Jamais, sem antes um teste!

Se você está sofrendo com os cabelos fracos e quebradiços, cuidado com a química! Apesar de muitas pessoas arriscarem, não é a melhor opção.

O excesso de química é um fator que prejudica o fortalecimento capilar e, quando se faz um novo processo sem antes ter cuidado do fio, o enfraquecimento pode se agravar e até mesmo causar queda.

Por isso, antes de realizar qualquer mudança química, seja coloração ou progressiva, procure um profissional. Ele fará um teste de mecha para verificar a força do cabelo.

2. Higiene é fundamental

Para um cabelo forte, a higiene é a principal dica. Afinal, não tem nada melhor do que um fios bonitos e saudáveis. E tudo isso começa desde a limpeza. 

Você pode lavar o cabelo em dias alternados e massagear apenas com as pontas dos dedos o couro cabeludo para não machucar.

Aliás, o shampoo irá limpar o fio, a máscara vai hidratar, nutrir ou reconstruir (de acordo com o produto e necessidade) e o condicionador desembaraçar, fechar as cutículas e proporcionar brilho e maciez.

Para um resultado incrível, antes de dormir, seque bem os fios ou espere secar naturalmente, caso contrário, a coceira, caspa e fios fracos podem aparecer.

3. Máscara reconstrutora como melhor amiga!

As máscaras reconstrutoras são as mais indicadas para quem sofre com o enfraquecimento dos fios. Além de reconstruir, elas ajudam a recuperar dos danos capilares e dão toda a força que o cabelo precisa.

4. Babosa é tudo de bom!

Sabe aquela receitinha de vó usando o gel da babosa no cabelo? É uma ótima ideia. A babosa possui aminoácidos, vitaminas e minerais que, juntos, hidratam, regeneram, dão força e ainda contribuem na hora de fechar as cutículas. 

Por isso, ela é uma planta poderosa que não trata apenas o enfraquecimento, mas também a queda e diversos danos capilares. Para quem adora produtos com Babosa, a linha #todecacho Babosa é PERFEITA! Liberada, vegana e, além disso, possui fórmula 5 em 1, ou seja, todos os produtos hidratam, fortalecem, rejuvenescem, dão brilho e ainda ajudam no crescimento.

5. Alimentação balanceada faz diferença!

Ter uma alimentação balanceada, rica em zinco, ferro e vitaminas, além de fazer bem para o corpo, também traz benefícios para o cabelo. Afinal, para ter um cabelo saudável e com vida é preciso uma boa alimentação!

6. Fale com um profissional

Se mesmo mudando os hábitos, ainda assim os fios apresentam fraqueza, é hora de procurar um médico dermatologista. 

Assim, você conseguirá saber a fundo o que está causando esse feito. Pode ser falta de vitaminas ou mesmo transtornos emocionais.

Principais vitaminas para fortalecer o cabelo

A falta de vitaminas também pode ser um fator que gera queda de cabelo e, por isso, é importante ingeri-las para que o organismo absorva e trabalhe para trazer esse fortalecimento necessário para os cabelos.

Afinal, hoje em dia, com a rotina corrida e mesmo que haja uma alimentação mais balanceada, pode ser que o seu corpo ainda esteja precisando de alguma vitamina para fortalecer o cabelo. Assim, confira algumas delas que podem te ajudar:

  • Vitamina A: ela ajuda a produzir uma espécie de sebo que é saudável no couro cabeludo e que serve para manter os fios hidratados;
  • Vitaminas do Complexo B: de todas desse grupo, 3 delas são fundamentais para os cabelos: biotina, Inositol e ácido pantotênico, que auxiliam no crescimento capilar e evitam queda;
  • Vitamina D: ajuda a recuperar a estrutura dos cabelos e sua falta pode causar enfraquecimento capilar, inclusive até de outras áreas também, como unhas, por exemplo.

Mas não se esqueça, é importante procurar um profissional nutricionista que vai te dar todas as orientações necessárias de como fortalecer o cabelo com alimentação adequada.

3 alimentos que fortalecem o cabelo para incluir na sua dieta

Além das vitaminas, existem alguns alimentos que fortalecem os cabelos e evitam a queda e podem ser grandes aliados de quem busca recuperação da saúde capilar, como:

  • Ovos: são ricos em proteínas, vitaminas e minerais, como o zinco, o ferro e o selênio, por exemplo;
  • Peixes: contêm Ômega 3 e outras vitaminas que ajudam a combater inflamações e facilitam a melhor circulação e absorção desses nutrientes pelo corpo, auxiliando no crescimento;
  • Frutas cítricas: laranja, limão, tangerina, morango, abacaxi, entre outras, têm vitamina C, que é a responsável por produzir o colágeno, o que é ótimo pra estrutura capilar. 

Até porque, esses alimentos possuem nutrientes que ajudam o organismo a ficar muito mais saudável, o que impacta diretamente nas madeixas.

Hidratação caseira para crescimento e fortalecimento capilar

Confira uma dica especial de máscara de hidratação caseira para fortalecer o cabelo. Você vai precisar de:

  1. ½ abacate, 1 gema de ovo, 1 colher de sopa de óleo vegetal, 1 tampinha de bepantol, 1 colher de sopa de extrato de aloe e vera, 4 gotas de óleo essencial de alecrim e 4 gotas de óleo essencial de hortelã;
  1. Bata o abacate e o ovo em um liquidificador ou mixer, depois acrescente as gotas dos óleos;
  1. Acrescente o bepantol e misture tudo;
  1. Passe a máscara no couro cabeludo e, o que sobrar, na extensão. Coloque uma touca e deixe agir por 30 minutos;
  1. Lave com o shampoo e o condicionador de costume.

Se você perceber que o seu cabelo está muito fraco, use uma vez por semana. Mas se ver que ele já está melhor, pode ampliar para cada 20 dias.

Receita caseira de tônico para fortalecimento de cabelos

Se você procura por uma receita de tônico para fortalecimento de cabelos, ou ainda de hidratação para fortalecer e crescer o cabelo caseira, confira a dica e o passo a passo que preparamos para você:

  1. Você vai precisar de 3 tipos de plantas: o tomilho, para queda, a hortelã, para fortalecimento, e o gengibre, que ajuda no crescimento lento;
  1. Outros elementos são o vinagre de maçã orgânico, babosa (que pode ser industrializada mesmo) e o óleo essencial de alecrim;
  1. Você vai precisar de 100ml de chá dessas ervas, 10ml de vinagre de maçã e aloe vera e 10 gotas do óleo essencial de alecrim;
  1. Após separar todos os ingredientes, coloque o chá das ervas em um recipiente, acrescente o vinagre, a babosa e depois as 10 gotas do óleo;
  1. Misture tudo e coloque em um borrifador;
  1. Depois é só borrifar no couro cabeludo até deixá-lo umedecido e fazer massagem por alguns minutos;
  1. Deixe secar naturalmente e, depois de uma hora mais ou menos, pode lavar os cabelos.

Assim, você pode usar esse produto todos os dias mesmo ou naqueles em que você faz a lavagem, isso durante 3 meses.

Cronograma capilar para crescimento e fortalecimento

Uma ótima opção para ajudar na saúde dos fios e do couro cabeludo é seguir um cronograma capilar para crescimento e fortalecimento.

Para as pessoas que estão apresentando quebra ou enfraquecimento dos fios, a dica é seguir as três etapas mais comuns de um cronograma durante um mês: hidratação para fortalecer o cabelo, a nutrição e reconstrução, a partir do seguinte calendário:

1ª semana: Hidratação – Nutrição – Hidratação

2ª semana: Hidratação  – Hidratação  – Nutrição

3ª semana: Hidratação  – Nutrição – Nutrição

4ª semana: Hidratação – Nutrição – Reconstrução

Mas, mais do que seguir um cronograma comum, nesse momento, os fios merecem mais atenção. Por isso, contar com os produtos certos é fundamental! O Cronograma Capilar S.O.S Cachos Salon Line é uma ótima pedida.

E o motivo é muito simples: é um cronograma completo, com: 1 Máscara de Hidratação S.O.S Cachos Cronograma Capilar Mandioca, 1 Máscara de Reconstrução S.O.S Cachos Cronograma Capilar Vinagre de Maçã, 1 Máscara de Nutrição S.O.S Cachos Cronograma Capilar Argan e 1 Máscara de Força e Crescimento S.O.S Cachos Cronograma Capilar Bambu.

Juntos, formam a combinação perfeita para um cronograma capilar que garante fios hidratados, nutridos, reconstruídos, fortes e saudáveis.

Produtos para fortalecer o cabelo

Existem muitos produtos no mercado que são bons para ajudar a como fortalecer o cabelo, são óleos, tônicos, cremes, shampoos e muitos outros, específicos e com características próprias para essa finalidade.

Aliás, você pode optar pelos produtos antiqueda, que também são bastante úteis e trazem muitos benefícios. Conheça alguns dos itens principais para que você possa tratar suas madeixas de uma maneira mais eficiente e que traga bons resultados:

Tônico Capilar

Quando falamos em tônico, um ótimo produto é o Tônico Fortalecedor S.O.S Bomba Crescimento Acelerado, que estimula o crescimento saudável, nutre e fortalece os fios. Com café, biotina e whey protein em sua fórmula, ele traz muito mais vida para as madeixas.

Shampoo Fortalecedor

Contar com um bom shampoo faz toda diferença! Um shampoo para fortalecer e crescer o cabelo ótimo, e que já vem em kit com o condicionador, é o S.O.S Bomba Original. Esses dois itens juntos ajudam a combater a queda, trazer crescimento capilar e fortalecer os fios.

Óleo Capilar

Você encontra muitas opções de óleo para fortalecer o cabelo e, às vezes, é difícil escolher aquele que seja realmente eficaz. Por isso, a dica é apostar nos óleos vegetais que ajudam a evitar ou diminuir a queda capilar, além daqueles que estimulam um crescimento saudável, como os de rícino, de coco, de abacate ou de argan, por exemplo. Nossas indicações são os maravilhosos: Óleo de Umectação #todecacho Uhulll! Coco Puríssimo, Óleo de Umectação #todecacho Rícino Puro! e o Óleo em creme Maria Natureza Nutrição Extraordinária.

Ter um cabelo forte requer cuidados. Portanto, siga as dicas para deixar seus cabelos lindos, saudáveis, cheio de vida e força!



Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • Cadê as Salon Lovers que amam mimos? 🎉
Fiquem de olho porque as promos estão incríveis nesse Salon Show de aniversário!Vem acompanhar o que caiu no “Gira, Gira Salon Line” e depois, já sabe: corre pra loja online www.salonline.com.br ou ligue (11) 5026-6416 para pegar o seu cupom de um jeitinho especial. LIGA, LIGA, LIGA! 📞@carolmanprim @euryansilva @juuhguedes_
  • Expectativa x realidade
Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
  • Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
Cadê as Salon Lovers que amam mimos? 🎉 Fiquem de olho porque as promos estão incríveis nesse Salon Show de aniversário!Vem acompanhar o que caiu no “Gira, Gira Salon Line” e depois, já sabe: corre pra loja online www.salonline.com.br ou ligue (11) 5026-6416 para pegar o seu cupom de um jeitinho especial. LIGA, LIGA, LIGA! 📞@carolmanprim @euryansilva @juuhguedes_
1 dia ago
View on Instagram |
1/3
Expectativa x realidade
Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
Expectativa x realidade Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
2 dias ago
View on Instagram |
2/3
Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
3 dias ago
View on Instagram |
3/3
Pular para o conteúdo