Guia completo do acidificante capilar e como recuperar os cabelos danificados

  •  Icone Calendario11 de janeiro de 2024
  •  Icone Relogio 14:45
  •  
  • Carolina Glogovchan
 mulher mexendo no cabelo

O uso de químicas como alisamentos, tinturas e descolorações é usado amplamente para transformações capilares. Mas é preciso ficar atenta aos cuidados pós-química para evitar danos profundos ao fio. Além de tratamentos regulares para repor as proteínas, nutrientes e a água das madeixas, o pH do cabelo também é importante: ele precisa ser preservado em sua propriedade alcalina através do uso do acidificante capilar.

Por isso, se você está procurando uma solução para cabelos danificados e sem vida, o acidificante capilar pode ser a resposta. Vamos conhecer mais?

O que é acidificação capilar?

mulher com cabelo desarrumado

O acidificante capilar é um produto que, industrializado ou feito em casa, serve para equilibrar o pH do cabelo, tornando-o mais ácido. O pH é uma escala que indica o nível de acidez ou alcalinidade de uma substância. No caso do cabelo, o pH ideal está entre 4,5 e 5,5. Quando o pH está desequilibrado, o cabelo tende a ficar ressecado, quebradiço e com aspecto opaco.

A acidificação capilar é especialmente importante para cabelos que usam substâncias químicas, como descolorantes e alisamentos. Isto porque as fórmulas usadas nos procedimentos costumam ter o pH por volta de 13 para abrir as cutículas capilares, o que fragiliza ainda mais o fio. É por isso que é comum notar aspereza, quedas e fios quebradiços nos cabelos pós-química.

A acidificação pode ser feita em todos os tipos de fios, mas é especialmente indicada para cabelos danificados, que tenham passado por procedimentos químicos. 

Afinal, o que é o pH do cabelo?

O pH é a sigla que significa “potencial de hidrogênio”, e serve para indicar se o cabelo é ácido, neutro ou alcalino. Sendo o pH do cabelo naturalmente ácido, é necessário que esta característica seja equilibrada e mantida, caso contrário, o cabelo estará alcalino, ou seja, danificado e poroso, apresentando escamas abertas, com textura áspera e fragilizada. Além disso, por estarem abertas, essas escamas deixam o fio mais vulnerável a ações externas e também apresentam maior dificuldade em reter líquidos e nutrientes.

Para que serve o acidificante para cabelo?

O acidificante para cabelo serve para equilibrar o pH dos fios, restaurando sua acidez natural. Ao fazer isso, ele ajuda a selar as cutículas do cabelo, promove a retenção de umidade, diminui a porosidade e melhora a aparência e a saúde dos fios. Além disso, o acidificante capilar também ajuda a prolongar a duração da coloração e outros tratamentos capilares.

Como usar acidificante no cabelo?

O uso do acidificante costuma causar bastante confusão, principalmente porque algumas marcas indicam o uso do produto antes da máscara hidratante e outros depois, por isso é sempre bom ler as orientações antes de utilizá-lo. Mas, de maneira geral, o melhor é utilizar o produto antes da hidratação. Isto porque, ao contrário do que se pensa, as cutículas seladas pelo acidificante garante que o fio com escamas abertas não retenha os nutrientes e a água repostas pelo tratamento. 

A frequência de uso varia com a situação do fio. Cabelos porosos, quebradiços e frágeis e madeixas que foram submetidas recentemente a tratamento químicos podem receber o acidificante uma vez por semana. Se os cabelos não estiverem tão danificados, uma ou duas vezes por mês é o suficiente.

Como fazer uma boa acidificação capilar?

Para fazer uma boa acidificação capilar em casa, é importante escolher um produto de qualidade e seguir as instruções de uso. Comece lavando o cabelo com um shampoo suave e enxágue bem. Em seguida, aplique o acidificante nos fios, garantindo que todas as áreas sejam cobertas. Deixe o produto agir por alguns minutos e enxágue completamente. Finalize com o condicionador, se desejar.

Acidificante capilar caseiro: receitas fáceis

mulher lavando o cabelo

Se você prefere utilizar ingredientes naturais, existem algumas receitas caseiras de acidificante capilar que você pode experimentar. Duas opções populares são o acidificante capilar com vinagre de maçã e o acidificante capilar com limão.

Acidificante capilar com vinagre de maçã

O vinagre de maçã é um dos maiores aliados na hora dos cuidados capilares. Sua composição ácida é responsável por baixar o pH do cabelo, ou seja, torná-lo mais ácido, fechando as escamas da fibra, protegendo-a de danos externos e de quebra, dando brilho radiante às madeixas.

Você vai precisar de:

  • 1 colher de sopa de vinagre de maçã;
  • 3 colheres de sopa de condicionador da sua preferência;

Lave e hidrate os cabelos como de costume e tire o excesso de água. Misture os dois ingredientes em um recipiente e aplique-os nos fios ainda úmidos, deixando agir por 5 minutos. Enxágue e finalize como preferir.

Acidificante capilar com limão

Um ingrediente super popular e que não pesa no bolso, o limão é ideal para usar nos cabelos. Além de fazer a acidificação dos fios, ele ainda promove uma limpeza profunda no couro cabeludo, reduzindo a oleosidade da raiz e promovendo a renovação celular. 

Você vai precisar de:

  • 30ml de suco de limão;
  • 150ml de água;

Lave e hidrate os cabelos como de costume e tire o excesso de água. Misture os dois ingredientes em um recipiente e aplique-os nos fios ainda úmidos, deixando agir por 5 minutos. Enxágue, finalize com uma máscara de hidratação e seu condicionador favorito.

Cronograma capilar com acidificação

A acidificação capilar ainda pode ser incluída em um cronograma capilar para cuidar dos cabelos danificados. Recomenda-se fazer a acidificação a cada 15 dias ou conforme a necessidade dos seus fios. No entanto, é importante equilibrar o uso do acidificante com hidratação, nutrição e reconstrução para obter resultados ainda melhores.

Produtos para acidificação capilar

mulher olhando um produto de cabelo

Existem diversos produtos disponíveis no mercado que são específicos para a acidificação capilar. Procure por aqueles que sejam livres de sulfatos e parabenos, pois esses ingredientes podem ser agressivos para os cabelos danificados. Além disso, verifique se o produto é adequado para o seu tipo de cabelo e sempre siga as instruções de uso corretamente.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o acidificante capilar, é hora de recuperar seus cabelos danificados e devolver a eles o brilho e a saúde que merecem. Bora?

Dúvidas frequentes sobre acidificante capilar:

O acidificante capilar é indicado para todos os tipos de cabelo?

Muitas pessoas questionam se o acidificante capilar pode ser usado em todos os tipos de cabelo. A resposta é sim. O acidificante capilar pode ser utilizado em cabelos lisos, ondulados, cacheados, crespos e também em cabelos submetidos a processos químicos. Ele beneficia todos os tipos de cabelo, ajudando a equilibrar o pH e promover a saúde dos fios.

O acidificante capilar deixa os cabelos mais oleosos?

Algumas pessoas têm receio de que o acidificante capilar deixe os cabelos mais oleosos. No entanto, quando utilizado corretamente e na medida adequada, o acidificante capilar não causa aumento da oleosidade. Pelo contrário, ao equilibrar o pH do couro cabeludo, ele pode ajudar a regular a produção de óleo natural, mantendo os cabelos saudáveis e equilibrados.

Posso usar o acidificante capilar todos os dias?

Há dúvidas sobre a frequência de uso do acidificante capilar. O ideal é não usar o acidificante capilar diariamente, pois o pH ácido pode desequilibrar os fios a longo prazo. O uso semanal ou a cada duas semanas é geralmente recomendado para manter os benefícios do produto sem prejudicar o equilíbrio natural dos cabelos.

O acidificante capilar substitui o condicionador?

Algumas pessoas se perguntam se o acidificante capilar pode substituir o condicionador. Embora o acidificante capilar ajude a selar as cutículas dos fios, ele não tem a mesma função de hidratação profunda que o condicionador. Portanto, é recomendado utilizar o acidificante capilar como um complemento ao condicionador, aplicando-o após a lavagem e enxágue do condicionador.

O uso excessivo de acidificante capilar pode danificar os cabelos?

É comum a preocupação de que o uso excessivo de acidificante capilar possa causar danos aos cabelos. No entanto, quando utilizado de acordo com as instruções e dentro da frequência adequada, o acidificante capilar não causa danos. É importante seguir as recomendações de uso e adaptar a frequência de acordo com as necessidades do seu cabelo.



Comentários

  1. Giselma gomes disse:

    Muito confusa essa explicação.
    Se sela as cutículas como elas estariam um pouco aberta?

    1. Salon Line disse:

      Gi, após o uso do acidificante as cutículas estarão sempre fechadinhas!

Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Segue a gente no Insta Instagram

salonlinebrasil

IconOfficial
  • Para completar a linha S.O.S Bomba Antiqueda e Resistência, chegou o novo Creme para Pentear que promove 12x menos queda por quebra, além de fácil desembaraço, definição natural com movimento, controle de frizz e melhor penteabilidade - tudo com eficácia comprovada e aprovada por dermatologistas. 

✅ Com creatina, queratina vegetal e biotina;
✅ Fragrância floral frutal amadeirado. 

#antiqueda #novidade #creme #cabelosaudável
  • Imagina um potão de gelatina ganhando vida? 📸

Para não passar vontade, não esquece: Gelatina é #todecacho, #todecacho é Gelatina. 💚

#GelatinaTDC
  • Se afastar de pessoas tóxicas - e sentir a energia renovada - é a indicação do dia no papo com as apresentadoras @keiththammy e @eusaabrina. 🤙

Quer acompanhar essa conversa incrível? Confira essa edição do programa Talk Talk  na íntegra no YouTube. 📹

#batepapo #podcast #programa #tvsalonline
Para completar a linha S.O.S Bomba Antiqueda e Resistência, chegou o novo Creme para Pentear que promove 12x menos queda por quebra, além de fácil desembaraço, definição natural com movimento, controle de frizz e melhor penteabilidade - tudo com eficácia comprovada e aprovada por dermatologistas. 

✅ Com creatina, queratina vegetal e biotina;
✅ Fragrância floral frutal amadeirado. 

#antiqueda #novidade #creme #cabelosaudável
Para completar a linha S.O.S Bomba Antiqueda e Resistência, chegou o novo Creme para Pentear que promove 12x menos queda por quebra, além de fácil desembaraço, definição natural com movimento, controle de frizz e melhor penteabilidade - tudo com eficácia comprovada e aprovada por dermatologistas. ✅ Com creatina, queratina vegetal e biotina; ✅ Fragrância floral frutal amadeirado. #antiqueda #novidade #creme #cabelosaudável
24 horas ago
View on Instagram |
1/3
Imagina um potão de gelatina ganhando vida? 📸 Para não passar vontade, não esquece: Gelatina é #todecacho, #todecacho é Gelatina. 💚 #GelatinaTDC
2 dias ago
View on Instagram |
2/3
Se afastar de pessoas tóxicas - e sentir a energia renovada - é a indicação do dia no papo com as apresentadoras @keiththammy e @eusaabrina. 🤙 Quer acompanhar essa conversa incrível? Confira essa edição do programa Talk Talk na íntegra no YouTube. 📹 #batepapo #podcast #programa #tvsalonline
3 dias ago
View on Instagram |
3/3
Máscara de nutrição: como conquistar fios fortes, nutridos e brilhantes Cortes de cabelo feminino médio: lindas opções para você apostar nesta estação Morena iluminada cabelo curto: inspirações para você adotar já esse visual Tudo o que você precisa saber sobre o óleo capilar e seus benefícios Hidratação para cabelo liso: como recuperar e trazer brilho aos fios?
Pular para o conteúdo