loader image

Como descolorir o cabelo corretamente sem danificar

  •  Icone Calendario18 de abril de 2022
  •  Icone Relogio 14:20
  •  
 Descolorir cabelo 1

Descubra como descolorir o cabelo corretamente em casa ou no salão com segurança e obtenha um visual deslumbrante. Saiba mais aqui!

Quem não gosta de mudar o visual de vez em quando, não é mesmo? Esse é um desejo comum de muitos homens e mulheres! E uma das formas mais eficientes de fazer isso é mudando a cor das madeixas.

Se você deseja aderir fios loiros, platinados ou mechas, precisa aprender primeiro como descolorir o cabelo sem causar ressecamento ou danos aos fios. Mesmo sendo um processo simples e rápido, a descoloração exige alguns cuidados antes e depois do clareamento dos fios. Por isso, separamos orientações necessárias sobre o assunto para evitar surpresas desagradáveis. Saiba mais a seguir.

Qual é a maneira correta de descolorir o cabelo?

                                     cabelo descolorido

Apesar de ser um procedimento fácil, a descoloração capilar é um assunto muito polêmico, afinal, caso seja feito de forma indevida, pode causar danos irreparáveis aos cabelos.

O que precisa para descolorir o cabelo?

Para descolorir o cabelo opte por produtos de boa qualidade, que possam atender às suas necessidades, sem danificar os fios.

Você vai precisar de uma água oxigenada e um pó descolorante. Lembre-se sempre que a água oxigenada varia de 10 a 40 volumes, quanto maior o volume, mais rápido é o efeito clareador.

Cuidados com o cabelo com a pré- descoloração

Mulher com cabelo cacheado descolorido

Antes de descolorir os fios, avalie as condições do seu cabelo. Se ele estiver frágil, quebradiço e elástico, o processo de descoloração deve ser adiado. 

E lembre-se: capriche no cronograma capilar com sessões de hidratação, nutrição e reconstrução para devolver aos fios todos os ingredientes que eles precisam, como proteínas, vitaminas, queratina e outros. Só depois do tratamento considere descolorir.

Teste de elasticidade

Outro teste que também pode ajudar a verificar a saúde das madeixas é o teste de elasticidade. Nele você precisará apenas retirar um fio de cabelo do topo da sua cabeça e segurá-lo pelas duas pontas, como se fosse um fio dental entre os dedos. Em seguida,  puxe o fio levemente e solte antes que ele se quebre.

Alguns resultados podem ser observados no teste:

  1. Se o fio voltar à forma original, ele resiste a descoloração;
  2. Se o fio esticar um pouco e não voltar ao estado normal, ele pode não aguentar o procedimento;
  3. Caso o fio quebre ao ser puxado, isso mostra que ele não tem força e nem elasticidade, então não é recomendado realizar o procedimento.

Sugerimos antes de concluir o diagnóstico capilar, procurar um cabeleireiro especializado em descoloração para se certificar que o cabelo esteja preparado ou não para a descoloração.

Teste de mecha

Antes da descoloração os profissionais aconselham realizar um teste de mecha para evitar quebras, quedas e alergias. A técnica trata-se de uma descoloração em uma pequena área, geralmente na região atrás da orelha ou na nuca. É necessário aplicar o descolorante em uma mecha e observar durante, mais ou menos, 40 minutos.

Verifique o local da aplicação, e se houver irritação na pele, coceira, ardência no local ou em regiões próximas e quebra dos fios, não use o produto. ​

Cuidados para descolorir cabelo preto

Antes de descolorir o cabelo preto, é importante buscar ajuda de um profissional para avaliar as condições do cabelo e quais cuidados deverão ser tomados. Assim como qualquer tipo de cabelo, é necessário realizar o teste de mecha e elasticidade.

Além disso, é importante saber que a descoloração só é feita em cabelos virgens, ou seja, aqueles que nunca foram tingidos. Se o cabelo preto está tingido, será necessário fazer antes uma decapagem um procedimento que remove os pigmentos de cor. Importante: platinar os fios pretos de uma só vez é altamente perigoso, pois a fibra capilar pode não resistir. Por isso, faça a descoloração em etapas, ok? 

Corte químico por descoloração

Um dos maiores medos de quem está pensando em clarear as madeixas, é o terrível corte químico! Ele acontece porque as substâncias usadas no procedimento podem causar alterações na estrutura do fio, deixando o cabelo elástico e quebradiço. 

Em muitos casos, a recuperação total da fibra capilar após o corte químico é longa, aproximadamente, 2 anos. Mas já existem tratamentos e cuidados para disfarçar a agressão e acelerar a recuperação dos fios.

Hidratação para cabelo descolorido

cabelo crespo descolorido

Quando estiver com os cabelos descoloridos, é fundamental seguir um cronograma capilar, isso vai ajudar a manter os fios bem hidratados, nutridos e saudáveis. 

Isso porque as madeixas descoloridas tendem a ser mais sensíveis. Por isso a hidratação para os cabelos descoloridos é tão necessária! Conheça os produtos para cabelos descoloridos da Salon Line, indicados para todas as curvaturas. 

Cabelo danificado por descoloração, como tratar?

Essas três dicas vão te ajudar a recuperar o cabelo danificado por descoloração, confira:

  1. Reconstrução capilar: tratamento quinzenal indicado para recompor a fibra do cabelo danificado;
  2. Cauterização capilar: procedimento mensal que ajuda a repor a queratina do cabelo, recuperando os danos causados pela descoloração;
  3. Hidratação profunda: tratamento semanal para repor a umidade, vitaminas e proteínas perdida no procedimento.

Produtos para cabelos descoloridos

Shampoo 

Os cuidados com os cabelos descoloridos começam na lavagem. Use um shampoo indicado para cabelos quimicamente tratados e com ação hidratante, isso vai ajudar a recuperar e manter a saúde dos fios. Conheça a linha de shampoo Salon Line e escolha o produto indicado para a sua curvatura.

Condicionador 

Após o shampoo, o condicionador é responsável por selar as cutículas do cabelo. Conheça o Condicionador S.O.S Bomba Original que conta com ingredientes que garantem hidratação, desembaraço e força.

Óleo nutritivo

Os óleos nutritivos são os melhores amigos dos cabelos ressecados, desnutridos e danificados. Eles repõem os nutrientes que estão faltando, devolvendo o brilho natural aos fios descoloridos. Escolha o óleo nutritivo Salon Line ideal para o seu tipo de cabelo.

Máscara matizadora

Todo cabelo descolorido precisa de uma máscara matizadora para reparar a cor, é ela que vai ajudar a tirar aquele aspecto amarelado. Escolha a máscara matizadora indicada para sua curvatura e cor de cabelo, além disso, respeite o modo de uso sugerido na embalagem para não ter surpresas com o resultado final.

Máscara super hidratante 

A Máscara de Hidratação S.O.S Bomba Original é indicada para todos os tipos de cabelo e conta com fórmula exclusiva para promover hidratação dos fios e restaurar a fibra capilar, além disso, garante desembaraço e auxilia no crescimento saudável dos cabelos. 

Pronto, agora você já sabe tudo sobre como descolorir o cabelo, então coloque todas as orientações em prática e cuide muito bem dos fios antes e depois do procedimento. É ideal consultar um especialista antes de realizar a descoloração, para evitar danos profundos e até o corte químico do cabelo, ok?!

Perguntas frequentes de como descolorir o cabelo

Como descolorir o cabelo de forma segura em casa?

Para descolorir o cabelo em casa de forma segura, é importante seguir as instruções do kit de descoloração, fazer um teste de mecha, usar luvas protetoras, aplicar o produto uniformemente e enxaguar completamente após o tempo recomendado.

É possível descolorir o cabelo escuro sem danificá-lo?

A descoloração sempre causa algum nível de danos ao cabelo. No entanto, para minimizar danos, é recomendado fazer um tratamento prévio de fortalecimento capilar, usar produtos de qualidade e seguir um bom regime de cuidados pós-descoloração.

Posso descolorir o cabelo em casa mesmo sendo iniciante?

Se você é iniciante, é recomendado buscar a ajuda de um profissional de cabelo para obter melhores resultados. Eles têm experiência em aplicar produtos químicos e podem evitar danos desnecessários aos fios.

Qual é o tempo de espera ideal para descolorir novamente o cabelo?

O tempo de espera ideal entre as descolorações varia conforme o estado e a saúde do seu cabelo. É importante dar um intervalo de pelo menos algumas semanas para permitir que o cabelo se recupere antes de realizar uma nova descoloração.

Como cuidar do cabelo descolorido após o processo?

Após a descoloração, é essencial hidratar profundamente o cabelo com máscaras nutritivas, evitar o uso excessivo de ferramentas de calor, proteger o cabelo dos danos solares e usar produtos específicos para cabelos descoloridos.



Comentários

  1. HEVERTON Oliveira de mattos disse:

    Por quanto tempo posso deixa descolorindo o cabelo que já tem uma cor para depois fingi com outra cor.

    1. Salon Line disse:

      Heverton, indicamos que procure um profissional de sua confiança, para fazer uma avaliação dos teus fios e realizar o melhor procedimento. Beijos!

  2. maria eduarda disse:

    oi, gostaria de saber se a linha ligth color de vcs permite descoloração sem danificar o cabelo como em tinturas normais, no caso, eu usei a cor preta da linha e queria descolorir apara usar tintas fantasias. meu cabelo já era descolorido antes de passar a color ligth preta.

    1. Salon Line disse:

      Maria, a “Light Color” não protege os fios para realizar uma descoloração! Recomendamos que para esses procedimentos você consulte um profissional cabeleireiro! ❤️❤️

Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • Cadê as Salon Lovers que amam mimos? 🎉
Fiquem de olho porque as promos estão incríveis nesse Salon Show de aniversário!Vem acompanhar o que caiu no “Gira, Gira Salon Line” e depois, já sabe: corre pra loja online www.salonline.com.br ou ligue (11) 5026-6416 para pegar o seu cupom de um jeitinho especial. LIGA, LIGA, LIGA! 📞@carolmanprim @euryansilva @juuhguedes_
  • Expectativa x realidade
Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
  • Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
Cadê as Salon Lovers que amam mimos? 🎉 Fiquem de olho porque as promos estão incríveis nesse Salon Show de aniversário!Vem acompanhar o que caiu no “Gira, Gira Salon Line” e depois, já sabe: corre pra loja online www.salonline.com.br ou ligue (11) 5026-6416 para pegar o seu cupom de um jeitinho especial. LIGA, LIGA, LIGA! 📞@carolmanprim @euryansilva @juuhguedes_
1 dia ago
View on Instagram |
1/3
Expectativa x realidade
Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
Expectativa x realidade Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
2 dias ago
View on Instagram |
2/3
Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
3 dias ago
View on Instagram |
3/3
Como usar gelatina para cabelo cacheado? Tratamentos para o crescimento capilar Qual a função do matizador loiro? Salon Line indica os melhores produtos para cabelos ressecados Qual a melhor forma de cuidar dos cachos no inverno?
Pular para o conteúdo