Nevou: conheça a moda do cabelo platinado masculino

  •  Icone Calendario12 de setembro de 2023
  •  Icone Relogio 12:33
  •  
  • Carolina Glogovchan
 homem negro com bandana vermelha e mão para o céu

Uma tendência que está dominando o visual dos jovens, principalmente no Instagram e TiTok, é o cabelo “nevou”. Esse estilo é mais procurado pelos meninos e trata-se de uma nova forma de descolorir o cabelo, até que fique totalmente branco ou acinzentado. Nas redes sociais, as hashtags que exibem os diversos tipos da coloração nevou já somam mais de 100 mil publicações, ou seja, é uma febre!

Conheça mais sobre esse fenômeno – bastante parecido com o loiro pivete – e descubra como fazer o cabelo nevado em casa, usando poucos ingredientes.

O que é o nevou no cabelo?

Nevou no cabelo é uma tendência capilar que conquistou jovens de todas as idades, muito influenciados pelas redes sociais. Esse visual, geralmente, apresenta cabelos raspados e com a cor bem branca em todo o comprimento dos fios, lembrando a neve.

Nos anos 20, os cabelos platinados ou brancos já faziam parte do visual dos jovens da época, porém, a nova versão aposta em cabelos raspados ou mais curtos, muitas vezes, combinados ao corte degradê. Recentemente, o nevou no cabelo se popularizou em 2021 por meio da adesão ao estilo por jogadores de futebol e cantores de funk. 

Aprenda como platinar o cabelo masculino

Para aderir o nevou no cabelo é preciso, antes de tudo, escolher o corte que deseja antes da coloração – os curtos são os mais indicados. Após a escolha do visual, prepare o cabelo para receber a química, realizando um cronograma capilar, pelo menos, uma semana antes ao procedimento, uma vez que o branqueamento capilar pode danificar os fios.

Além disso, vale aqui uma dica muito importante: procure um profissional experiente e faça uma análise prévia sobre o seu cabelo e condições do couro cabeludo, só assim é possível conquistar um nevou de respeito no cabelo.

Passo a passo para ter o cabelo masculino platinado

Confira o passo a passo de como conquistar seu nevou em casa. Mas, claro, pra ter um resultado profissional, vale considerar um cabeleireiro especializado em descoloração capilar.

A primeira dica antes de iniciar o processo de descoloração é: certifique-se que o cabelo esteja natural, sem tintura. Caso contrário, o processo de clareamento das madeixas pode não alcançar a tonalidade branca que deseja. Confira também se existe alguma ferida no couro cabeludo, isso pode machucar a região e causar ardência.

Além disso, é recomendado não lavar o cabelo antes do processo para evitar aderências ou irritações, tá? Se tudo estiver ok, é hora de começar a aplicação:

  • Passo 1: Aplique um protetor de pele ao redor do cabelo e no couro cabeludo. Isso ajuda a aliviar um pouco a ardência causada pelos produtos;
  • Passo 2: Misture em um recipiente, o pó descolorante e a água oxigenada 40 volumes até virar uma mistura homogênea;
  • Passo 3: Comece a aplicar a mistura nas laterais e nuca, pois são as superfícies mais frias da cabeça e demoram mais para clarear. Por fim, passe o produto no topo da cabeça;
  • Passo 4: Agora, deixe agir de 20 a 40 minutos. Vale lembrar que o tempo de ação varia de acordo com a tonalidade de cada cabelo, ou seja, quanto mais claro for o cabelo, menos tempo ele vai precisar para clarear, e quanto mais escuro, mais tempo será necessário. Observação: Neste momento evite exposição ao sol para não causar ardência ao couro cabeludo. Se a região estiver ardendo mais do que o normal, é recomendado entrar em contato com seu cabeleireiro.
  • Passo 5: Quando o cabelo estiver bem clarinho, lave e retire todo o descolorante. Aqui recomendamos usar um shampoo matizador, uma máscara matizadora ou um tonalizante para ajudar o cabelo a atingir a cor branca. Prontinho! 

5 tipos de cabelo platinado masculino

Agora que você já sabe como é possível dar vida ao nevou, é hora de conferir os principais modelos de cabelo platinado masculino e, então, decidir pelo estilo desejado. Vamos lá?

Mechas e luzes platinadas

homem branco com cabelo platinado

Os cabelos com mechas platinadas masculinos são uma variação moderna do nevou. Este estilo destaca-se pela sua tonalidade de prata ou cinza claro, quase metálica, que contrasta com cores de cabelo mais escuras. As mechas platinadas podem ser feitas em cabelos de qualquer comprimento, desde cortes bem curtos até fios mais longos, ou apenas sobre o topete. Elas podem ser sutis, criando apenas um leve brilho prateado, ou mais intensas, dominando grande parte do cabelo.

Mecha isolada e listra colorida

homem com faixa vermelha no cabelo

Tanto a mecha isolada, como a listra colorida no cabelo masculino representam uma abordagem ousada da estilização capilarl. Ambas as técnicas oferecem a oportunidade de variar cores e tons mais naturais e até cores vibrantes e neon, dependendo da mensagem ou do impacto que se deseja transmitir. Para muitos, essa escolha de estilo é uma forma de expressar individualidade, criatividade e até mesmo uma fase da vida. 

homem negro usando jaqueta jeans

Platinado só em cima

homem negro sorrindo com cabelo amarelo

O platinado só em cima no cabelo masculino é uma tendência que combina a audácia do tom platinado com uma abordagem mais focada. Esse estilo é, muitas vezes, ligado a cortes de cabelo mais modernos, como o undercut ou o fade, e tem como característica um tom prateado ou cinza claro apenas no topo, enquanto o restante permanece em sua cor natural ou é aparado bem curto. Essa técnica cria um contraste marcante entre a parte platinada e a base natural do cabelo, conferindo profundidade e dimensão ao penteado.

Reflexo platinado

O reflexo platinado apresenta uma sutileza elegante que traz luminosidade e profundidade ao visual sem a intensidade total de uma coloração platinada completa. Diferente das mechas tradicionais ou da coloração global, o reflexo platinado apresenta tons cinza claro dispersos pelo cabelo de forma mais sutil e menos definida. O resultado é uma iluminação delicada, oferecendo um brilho metálico sem sobrecarregar o look.

Platinado global

homem negro com cabelo platinado

O nevou que ganhou destaque é o próprio cabelo branco platinado, ou seja, o famoso platinado global. Diferentemente de abordagens mais sutis, esse platinado transforma toda a cor do cabelo em prateado ou cinza claro, conferindo uma aparência uniformemente metálica e brilhante. Este estilo não faz distinção entre as partes do cabelo, garantindo que cada fio, do topo à nuca e laterais, esteja totalmente platinado. 

Dicas, cuidados e manutenção do nevou

Após o “nevou”, o cabelo pode apresentar ressecamento, opacidade, rigidez e embaraço (no caso dos fios mais longos). O cronograma capilar é, sem dúvidas, o tratamento ideal tanto antes do procedimento, como após, para recuperar a saúde capilar. 


Essa rotina de cuidados acontece em três etapas de tratamentos principais: hidratação, nutrição e reconstrução. Cada uma tem como função repor água, nutrientes e vitaminas que o cabelo acaba perdendo no procedimento químico. Assim, você vai precisar de um produto para cada etapa e seguir essa tabela em dias intercalados:

  • Semana 1: Hidratação – Nutrição – Hidratação
  • Semana 2: Nutrição – Reconstrução – Hidratação
  • Semana 3: Nutrição – Hidratação – Nutrição
  • Semana 4: Hidratação – Nutrição – Reconstrução

Men Essence

Pensando na praticidade e nas necessidades do cabelo masculino, Men Essence tem finalizadores de alta performance, com fórmulas pensadas para estilizar os cabelos masculinos. É longa duração, controle do penteado do seu jeito, e muita praticidade!

salon line men essence

FAQ

Quanto tempo dura o “nevou” no cabelo?

O tempo de duração do nevou vai depender do crescimento dos fios da raiz, por isso recomenda-se realizar a manutenção do loiro platinado, ou branco, sempre que a raiz escura começar a aparecer, isso pode ser uma vez por mês ou a cada dois meses.

Como cuidar do seu nevou?

O indicado é que a frequência de lavagens diminua para dia sim, dia não. Lembre-se que os fios estão fragilizados por causa da química. O indicado são shampoos matizadores com ativo hidratante, como óleos de argan, vegetais ou macadâmia.

Pode passar shampoo no nevou?

Sim! Você pode usar um shampoo matizador com ação condicionante uma vez por semana no cabelo nevou, para garantir a manutenção da cor. Lembre-se que, no dia a dia, os fios estão expostos a fatores que podem danificar a cor, por isso, é fundamental manter uma rotina de cuidados. 

Pode lavar o cabelo depois do nevou?

Não é recomendado lavar o cabelo no mesmo dia em que você saiu do salão ou até no dia seguinte. Esperar pelo menos 48 horas para lavar os fios após a transformação do nevou é essencial para evitar o desbotamento e a oxidação precoce da cor. Além disso, para manter o resultado por mais tempo, aplique o shampoo matizador e/ou máscara matizadora por 5 minutos a cada lavagem.

Como saber se o cabelo aguenta o nevou?

De maneira simplificada, é possível descobrir a saúde capilar para o procedimento fazendo um teste de mecha. Para realizar o teste de mecha, separe uma mecha do cabelo (preferencialmente da nuca), faça a aplicação da coloração, e aguarde a reação dos fios para identificar se o resultado ficará como esperado e se o cabelo suportará o processo de maneira tranquila.

Há riscos em platinar os cabelos?

Sim! O processo químico que deixa o cabelo platinado é bastante agressivo para o fio e pode causar danos no curto e longo prazo. Como a descoloração agride de forma profunda as fibras capilares, é preciso considerar esse como um processo arriscado e que exige mais cuidados pré e pós procedimento. Existem outras técnicas para clarear o cabelo sem descolorir, mas se o seu desejo é o nevou, prepare a saúde dos fios para a descoloração. 


Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • A mamãe Clarice (@radarpets_laemcasa) ensinou a beleza e o poder dos cachos para sua filha. 💖💖"Tivemos muita conversa e diálogo com a nossa pequena. Porém, não foi fácil, sofremos muito aqui.
Infelizmente, antigamente, os comentários vinham primeiramente de parentes que tristemente falavam sobre o cabelo black da criança. Sim, isso na frente da minha filha, ouvíamos absurdos. Aconselhavam a fazer escova, chapinha e até a alisar. Algumas vezes cheguei a levá-la ao salão para escovar; ela pedia e até chorava pedindo para escovar o cabelo, querendo ter o cabelo igual ao da mãe.
Mas eu lutei contra tudo e todos. Mostrei e ensinei a ela que o cabelo dela é lindo e maravilhoso! "Minha filha, @lehh_cardoso, seu cabelo é sinônimo de força, garra, coragem, determinação, empoderamento e luta. 🥰 Muito orgulho de ti!".#Empoderamento #SalonLine
  • 🤔 hmm, são tantas opções, né?
Comenta aqui e diz pra gente!#mudança #cortedecabelo #cabelonovo
  • Cabelo com frizz e sem brilho? É hora de conhecer os efeitos do Óleo Reparador Extra Forte da #todecacho!✨ Com super silicone;
🩵 48 horas de controle de frizz;
✨ Combate à porosidade;
🩵 Brilho e maciez;
✨ Proteção térmica até 230°.E sabe o melhor? Use em diferentes cuidados do dia: pré-shampoo, tratamento dos fios, misturinhas, protetor térmico e finalizador.#óleo #reparadordepontas #antifrizz #tratamentocapilar
A mamãe Clarice (@radarpets_laemcasa) ensinou a beleza e o poder dos cachos para sua filha. 💖💖"Tivemos muita conversa e diálogo com a nossa pequena. Porém, não foi fácil, sofremos muito aqui.
Infelizmente, antigamente, os comentários vinham primeiramente de parentes que tristemente falavam sobre o cabelo black da criança. Sim, isso na frente da minha filha, ouvíamos absurdos. Aconselhavam a fazer escova, chapinha e até a alisar. Algumas vezes cheguei a levá-la ao salão para escovar; ela pedia e até chorava pedindo para escovar o cabelo, querendo ter o cabelo igual ao da mãe.
Mas eu lutei contra tudo e todos. Mostrei e ensinei a ela que o cabelo dela é lindo e maravilhoso! "Minha filha, @lehh_cardoso, seu cabelo é sinônimo de força, garra, coragem, determinação, empoderamento e luta. 🥰 Muito orgulho de ti!".#Empoderamento #SalonLine
A mamãe Clarice (@radarpets_laemcasa) ensinou a beleza e o poder dos cachos para sua filha. 💖💖"Tivemos muita conversa e diálogo com a nossa pequena. Porém, não foi fácil, sofremos muito aqui. Infelizmente, antigamente, os comentários vinham primeiramente de parentes que tristemente falavam sobre o cabelo black da criança. Sim, isso na frente da minha filha, ouvíamos absurdos. Aconselhavam a fazer escova, chapinha e até a alisar. Algumas vezes cheguei a levá-la ao salão para escovar; ela pedia e até chorava pedindo para escovar o cabelo, querendo ter o cabelo igual ao da mãe. Mas eu lutei contra tudo e todos. Mostrei e ensinei a ela que o cabelo dela é lindo e maravilhoso! "Minha filha, @lehh_cardoso, seu cabelo é sinônimo de força, garra, coragem, determinação, empoderamento e luta. 🥰 Muito orgulho de ti!".#Empoderamento #SalonLine
1 dia ago
View on Instagram |
1/3
🤔 hmm, são tantas opções, né?
Comenta aqui e diz pra gente!#mudança #cortedecabelo #cabelonovo
🤔 hmm, são tantas opções, né? Comenta aqui e diz pra gente!#mudança #cortedecabelo #cabelonovo
2 dias ago
View on Instagram |
2/3
Cabelo com frizz e sem brilho? É hora de conhecer os efeitos do Óleo Reparador Extra Forte da #todecacho!✨ Com super silicone;
🩵 48 horas de controle de frizz;
✨ Combate à porosidade;
🩵 Brilho e maciez;
✨ Proteção térmica até 230°.E sabe o melhor? Use em diferentes cuidados do dia: pré-shampoo, tratamento dos fios, misturinhas, protetor térmico e finalizador.#óleo #reparadordepontas #antifrizz #tratamentocapilar
Cabelo com frizz e sem brilho? É hora de conhecer os efeitos do Óleo Reparador Extra Forte da #todecacho!✨ Com super silicone; 🩵 48 horas de controle de frizz; ✨ Combate à porosidade; 🩵 Brilho e maciez; ✨ Proteção térmica até 230°.E sabe o melhor? Use em diferentes cuidados do dia: pré-shampoo, tratamento dos fios, misturinhas, protetor térmico e finalizador.#óleo #reparadordepontas #antifrizz #tratamentocapilar
3 dias ago
View on Instagram |
3/3
Salon Line indica os melhores produtos para cabelos ressecados Qual a melhor forma de cuidar dos cachos no inverno? Como fazer reconstrução capilar para cabelos cacheados Adote você também o penteado com faixa de cabelo Gel para cabelo feminino: como usar?
Pular para o conteúdo