10 atitudes de um bom líder

  •  Icone Calendario17 de janeiro de 2023
  •  Icone Relogio 15:21
  •  
  • Dianna Puertas
 lider

Trabalhar no mundo corporativo não é fácil, muitas questões podem tornar o ambiente profissional difícil de lidar e, com certeza, o comportamento de um gestor é uma delas. Ser um bom líder é uma competência importante para qualquer empresa ou negócio, isso porque é com uma boa liderança que os resultados aparecem.
Esses resultados são frutos de uma gestão clara e eficiente com seus funcionários e equipe que, por sua vez, conseguem desempenhar melhor suas atividades e serem mais produtivos.
Uma pesquisa levantada pela Gallup com 341.186 profissionais revelou que as empresas não escolhem bons líderes em 82% dos casos, e a cada dez pessoas contratadas, apenas uma consegue liderar. Com isso, fica clara a necessidade de desenvolver o perfil de liderança.
Além disso, sendo um bom líder, as relações dentro do ambiente de trabalho são melhores, trazendo mais leveza e um ótimo clima entre os colegas de equipe.

Quer saber como ser um bom líder e melhorar os negócios? Listamos abaixo 10 atitudes que a sua liderança deve ter!

1.Seja um bom ouvinte

Um bom líder precisa ser um bom ouvinte. Isso porque você terá que lidar e liderar pessoas, o que é um processo em que é preciso ouvir o que seu funcionário tem a dizer. Assim, você consegue entender o que sua equipe está passando e buscar as melhores soluções.

2.Pense a longo prazo

Pensar no futuro, e o que você pode fazer por ele no presente, é uma das atitudes de um bom líder. Pensar a longo prazo é ótimo para que você e sua equipe possam pensar e desenhar a melhor estratégia para alcançar seus objetivos. Isso não sobrecarregará ninguém com serviços de uma hora para a outra, e os resultados serão melhores.

3.Comunique com clareza

Uma comunicação clara e linear é uma das chaves principais para qualquer boa gestão. Sem uma comunicação eficiente, seu time não conseguirá entender o que deve ser feito e os desempenhos irão cair. Sempre pergunte se as pessoas têm dúvidas e se sua mensagem foi clara, isso evitará muitos ruídos e eventuais conflitos.

4.Respeite a diferença na sua equipe

As pessoas são diferentes e um bom líder entende isso. Algumas pessoas são boas em processos que outras não são, outros são melhores em executar e outros em planejar. Em uma liderança eficaz, o líder sabe quais são as competências de cada membro da equipe e respeita suas limitações, incentivando o seu desenvolvimento.

5.Dê feedbacks eficazes

Talvez esse seja um dos pontos mais importantes na gestão de um bom líder. Os feedbacks são retornos essenciais para qualquer negócio, isso porque o seu funcionário precisa saber quais são seus pontos positivos e em quais ele precisa melhorar. Dê feedbacks em que você reconheça o esforço do seu colaborador e o direcione para aperfeiçoar no que for preciso.

6.Delegue responsabilidades

Um bom líder precisa aprender a desenvolver sua equipe, por isso, delegue responsabilidades para cada um deles. Deixe que eles tomem a frente no planejamento de algum projeto ou processo, mas claro, sempre acompanhando de perto para ajudar no que for preciso.

7.Reconheça os resultados

Os feedbacks podem ser pontuais, mas o reconhecimento pode ser feito diariamente! Parabenize sua equipe pelo esforço na entrega de um relatório, por uma reunião bem realizada, por um trabalho bem feito. Isso motiva muito seus colaboradores.

8.Esteja sempre alinhado com sua equipe

Faça reuniões de alinhamento com sua equipe para saber o que está acontecendo e no que você pode ajudar. Um bom líder está sempre presente e alinhado com seus colegas de trabalho.

9.Peça feedbacks sobre sua gestão

Além de apontar pontos fortes e fracos, é preciso saber dos seus próprios pontos fortes e fracos. Sendo assim, pergunte a sua equipe o que eles acham da sua gestão e o que pode ser melhorado.

10.Aprimore suas habilidades

Um líder sempre deve buscar se desenvolver mais e mais para atender melhor a empresa e sua equipe. Busque por cursos na sua área e, até mesmo, cursos de liderança.



Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • Tem curiosos de plantão! 👀
Comenta aqui um cheiro estranho que você costuma gostar.
  • Tá na hora de inovar no penteado, né?
Nossa consumidora @gabicfo_ trouxe uma inspiração incrível usando elásticos, adicionando um toque de cor e personalidade.Ah! E o Óleo Reparador #todecacho não pode faltar! Ele vai dar brilho e controlar o frizz por 48 horas. 💖🥰💖🥰#penteado #hairstyle #óleocapilar #inspiração
  • Cuidado diário não pode faltar, né? E com o Kit HIDRA Nutrição&Definição, os benefícios vão te surpreender!✨ Ação nutritiva;
✨ Controle do frizz;
✨ Brilho natural;
✨ Definição dos cachos;
✨ Fórmula poderosa com 12 óleos e manteiga de karité.#hidratação #rotinacapilar #nutrição #karité
Tem curiosos de plantão! 👀
Comenta aqui um cheiro estranho que você costuma gostar.
Tem curiosos de plantão! 👀 Comenta aqui um cheiro estranho que você costuma gostar.
1 dia ago
View on Instagram |
1/3
Tá na hora de inovar no penteado, né? Nossa consumidora @gabicfo_ trouxe uma inspiração incrível usando elásticos, adicionando um toque de cor e personalidade.Ah! E o Óleo Reparador #todecacho não pode faltar! Ele vai dar brilho e controlar o frizz por 48 horas. 💖🥰💖🥰#penteado #hairstyle #óleocapilar #inspiração
2 dias ago
View on Instagram |
2/3
Cuidado diário não pode faltar, né? E com o Kit HIDRA Nutrição&Definição, os benefícios vão te surpreender!✨ Ação nutritiva;
✨ Controle do frizz;
✨ Brilho natural;
✨ Definição dos cachos;
✨ Fórmula poderosa com 12 óleos e manteiga de karité.#hidratação #rotinacapilar #nutrição #karité
Cuidado diário não pode faltar, né? E com o Kit HIDRA Nutrição&Definição, os benefícios vão te surpreender!✨ Ação nutritiva; ✨ Controle do frizz; ✨ Brilho natural; ✨ Definição dos cachos; ✨ Fórmula poderosa com 12 óleos e manteiga de karité.#hidratação #rotinacapilar #nutrição #karité
3 dias ago
View on Instagram |
3/3
Pular para o conteúdo