Fitagem: a técnica queridinha das cacheadas e crespas
Entenda os benefícios do óleo de girassol para a pele!
- 18 de agosto de 2022
- 14:37
O óleo de girassol, feito a partir das sementes e das flores da “flor do sol” (Helianthus annuus), possui propriedades antioxidantes, altas quantidades de ômega 3,6 e 9 em sua composição, além de ser rico em ácidos graxos. Fora isso, apresenta grande valor nutricional e quando ingerido tem a capacidade de auxiliar na prevenção de doenças degenerativas e ajudar no aumento da produção de hormônios essenciais. Pode contribuir ainda no controle do colesterol e da pressão cardiovascular, além de ser uma excelente fonte de vitamina E.
Os benefícios para o uso do óleo de girassol são inúmeros, mas destaca-se o fator hidratante que, assim como o óleo de rosa mosqueta, pode ser um excelente aliado na hidratação da pele, principalmente as mais secas.
Ficou interessada em saber mais sobre esse poderoso óleo e o que ele pode fazer pela sua pele? Vem que a gente te mostra!
Para que serve o óleo de girassol na pele?
O óleo de girassol pode ser usado na pele para diferentes funções, e uma de suas vantagens é o baixo teor comedogênico, ou seja, tem uma chance muito pequena de causar obstrução dos poros, podendo ser usado, na dosagem correta e com cuidado, por peles acneicas ou oleosas.
Por possuir propriedades antioxidantes, o ingrediente pode atuar diretamente nos radicais livres e promover uma melhora na qualidade da pele, proporcionando o efeito antienvelhecimento. Além disso, pode ainda acelerar processos cicatrizantes, já que possui em sua composição elementos que auxiliam na recuperação da pele e ajudam nesse processo.
E, por ser um ótimo elemento hidratante, pode não só turbinar a hidratação, como trazer nutrição para a pele e até clarear algumas manchas, principalmente olheiras.
Pode usar óleo de girassol no rosto?
O óleo de girassol pode sim ser utilizado no rosto, no entanto, alguns cuidados devem ser tomados. O mais indicado é não aplicar o óleo de girassol diretamente na pele.
Assim como qualquer óleo, o de girassol é extremamente denso, por isso, usar uma pequena quantidade junto a um sérum é o mais adequado, já em outras partes da pele só existe contraindicação para aplicação direta se região não estiver limpa, ou em casos de machucados se não houver sido feita a desinfecção, já que dessa forma o óleo pode promover uma maior proliferação de bactérias e agentes danosos na ferida.
Outro ponto importante a se lembrar: o óleo de girassol que pode ser aplicado na pele, seja no rosto ou qualquer outra parte, é diferente do óleo de girassol culinário, aquele que se compra no mercado.
O óleo de girassol para uso tópico é encontrado em casas de óleos essenciais e em muitas farmácias, ou até mesmo em lojas especializadas pela internet.
Como usar o óleo de girassol na pele?
Existem diversas maneiras de usar o óleo de girassol na pele, já que este ingrediente possui diferentes propriedades e diferentes ativos para as mais diversas funções. Saiba como potencializar o uso desse óleo de acordo com a finalidade que você pretende.
Como usar óleo de girassol para clarear manchas?
Por possuir uma propriedade emoliente, o óleo de girassol é rapidamente absorvido pela derme e cria uma camada capaz de proteger um pouco a pele dos raios ultravioletas do sol.
Para ajudar a clarear as olheiras, pode-se despejar algumas gotas de óleo de girassol em um algodão e colocar ao redor dos olhos. Deixe agir por alguns minutos e, depois, lave bem o rosto, retirando todo o óleo. Não utilize óleo de girassol dentro dos olhos.
Como usar óleo de girassol no rosto?
O óleo de girassol é rico em vitamina E e antioxidantes, ótimo para potencializar uma máscara antienvelhecimento, podendo ser usado em peles secas, normais, oleosas ou acneicas.
Para isso, você pode misturar 1 colher de chá de mel, 1 colher de sopa de suco de limão,1 colher de sopa de iogurte natural e adicionar 1 colher de chá de óleo de girassol. Misture tudo muito bem e aplique no rosto. Depois deixe secar naturalmente por aproximadamente 20 minutos e lave bem o rosto com água morna. Se sobrar um pouco da misturinha, pode guardar na geladeira e usar em até 7 dias. Essa máscara pode ser aplicada no rosto semanalmente.
Não saia no sol durante a aplicação da máscara, já que ela leva suco de limão, o que pode causar queimaduras e manchas na pele. Essa máscara, além de ajudar a evitar rugas e trazer frescor para a pele, pode ajudar a clarear manchas.
Como usar o óleo de girassol para limpar a pele?
O óleo de girassol apresenta grandes propriedades limpantes e hidratantes. Dentre essas substâncias está o betacaroteno, que auxilia na formação da vitamina A, responsável por auxiliar no combate à acne e possui propriedade antioxidante.
Uma ótima forma de utilizar o óleo de girassol com foco em um efeito limpante é fazer uma esfoliação a partir de 1 colher de chá de óleo de girassol e uma colher de sopa de açúcar mascavo. Misture um pouco até formar uma mistura uniforme, aplique no rosto e massageie com movimentos circulares para limpar bem a pele. Após o procedimento, enxágue o rosto com água morna e hidrate o rosto com seu hidratante habitual.
Como usar o óleo de girassol para cicatrizar?
São encontrados no óleo de girassol vários ácidos graxos, como o ácido linoleico, o ácido oleico e outros. Esse conjunto de ácidos favorecem a reconstrução dos tecidos e ajudam na recuperação da pele lesionada, e podem, ainda, aliviar irritações em caso de eczemas. Para que esse efeito cicatrizante ocorra, pode-se aplicar o ingrediente na área afetada, que deve estar limpa e higienizada.
Algumas farmácias vendem cicatrizantes de óleo de girassol, para uso tópico. O procedimento para aplicá-los é o mesmo. E lembre-se: nunca utilize o óleo de girassol culinário, ele não é 100% puro e apresenta outros elementos em sua composição que podem piorar a situação.
Quais são os malefícios do óleo de girassol?
Como visto, o óleo de girassol para a pele possui vários benefícios e pode ser um ótimo aliado nos cuidados semanais com a cútis. No entanto, existem alguns pontos negativos e malefícios no uso do ingrediente. O primeiro deles é que se você tem histórico de alergia a sementes, nozes ou castanhas, é melhor tomar cuidado: antes de incluí-lo na sua rotina de skincare, procure seu médico de confiança e pergunte se pode fazer uso desse óleo específico.
Outro malefício do uso do óleo de girassol é que ele não pode ficar muito tempo em contato direto com a pele do rosto. O indicado é passar no máximo algumas horas, e depois lavar toda a região. Para quem tem pele mista ou oleosa, indica-se ainda que o uso do óleo seja misturado em algum um gel facial.
Além disso, se usado de maneira errada para o tratamento de feridas, dermatites ou machucados, quando aplicado diretamente em cima do machucado sem a devida higienização, o óleo favorece a multiplicação de possíveis bactérias e microorganismos, que podem causar uma infecção maior e piorar todo o quadro.
Como ele não deve ser utilizado?
O uso do óleo de girassol não possui muitos contras, e ainda, não possui muitas maneiras equivocadas de se utilizar. Porém, alguns cuidados e precauções devem ser tomadas para não tornar um óleo tão rico em benefícios para a saúde do corpo, do cabelo e da pele em um vilão.
O primeiro ponto a ser levado em consideração é se atentar ao fato de que existem diferenças significativas entre o óleo de girassol para uso tópico (cosmético) e o óleo de girassol culinário. O primeiro, possui uma textura menos densa, sua produção – ainda que de maneira industrial – leva em consideração a aplicação em locais sensíveis do corpo humano; já o óleo culinário, depois de sua extração, passa por processos químicos que mudam um pouco sua composição, e acabam por transformá-lo em um óleo ruim para uso na pele e nos cabelos, mas ótimo para complementar a alimentação, desde que não seja usado como substituto do óleo de cozinha já conhecido, como o de soja.
Outro grande erro que deve ser evitado se está pensando em utilizar o óleo de girassol é nunca o aquecer. O óleo de girassol, além de poder queimar a pele, já que por ser um óleo pode atingir altas temperaturas antes de entrar em combustão, ao aquecê-lo ele passa por processos químicos que alteram sua estrutura molecular e o tornam um composto cancerígeno. É por isso que o processo de extração do óleo de girassol se dá por meio de uma prensagem fria das sementes e flores da planta.
Por fim, agora que já vimos como o óleo de girassol pode ser um importante aliado para potencializar sua rotina de skincare, a recomendação para o uso dele é a mesma que para qualquer outro óleo ou substância: use com moderação! E a qualquer sinal de irritação da pele, descamação, vermelhidão ou qualquer outra reação adversa, suspenda o uso do óleo e procure orientação médica imediatamente.
Dúvidas Frequentes
O óleo de girassol é adequado para todos os tipos de pele?
O óleo de girassol é geralmente considerado adequado para todos os tipos de pele, incluindo pele seca, normal, oleosa e sensível. No entanto, cada pessoa é única e pode reagir de maneira diferente, portanto, é recomendado fazer um teste de sensibilidade antes de usar o óleo em grandes áreas da pele.
O óleo de girassol obstrui os poros?
O óleo de girassol é considerado um óleo não comedogênico, o que significa que tem menos probabilidade de obstruir os poros e causar acne. No entanto, algumas pessoas podem ter uma reação adversa ao óleo, por isso é importante observar como sua pele responde e ajustar o uso de acordo.
O óleo de girassol pode ajudar a reduzir a acne?
O óleo de girassol possui propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas que podem ajudar a reduzir a inflamação e a acne. No entanto, seu efeito pode variar de pessoa para pessoa, e é importante lembrar que cada caso de acne é único. Consultar um dermatologista é sempre recomendado para um tratamento adequado da acne.
Posso usar o óleo de girassol como hidratante facial?
Sim, o óleo de girassol pode ser usado como hidratante facial. Ele ajuda a reter a umidade na pele, deixando-a hidratada e suave. No entanto, se você tiver pele oleosa, é recomendado usar o óleo com moderação ou procurar uma opção de óleo mais leve.
O óleo de girassol é seguro para uso em crianças?
O óleo de girassol é considerado seguro para uso na pele das crianças. No entanto, é sempre importante monitorar a reação da pele da criança e evitar o uso em áreas sensíveis ou irritadas.