Yoga facial: técnica natural para rejuvenescimento do rosto e pescoço

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  • Luana Queiroz
 Mulher negra de cabelo liso, sentada no sofá, em posição de borboletinha, fazendo exercícios de yoga facial

A yoga facial é uma prática milenar nascida na Ásia que, assim como outras técnicas e procedimentos de saúde e cuidados, rompeu as barreiras culturais e geográficas alcançando o ocidente como uma grande aliada no combate à flacidez facial, aos sinais de idade e promoção do rejuvenescimento da pele.

Conheça um pouco mais sobre a yoga facial, seus benefícios, alguns exercícios que podem ser feitos e descubra como encaixá-la em sua rotina de cuidados faciais, trazendo mais beleza, saúde e vitalidade para o rosto!

O que é yoga facial?

A yoga facial é um conjunto de movimentos de alongamentos e massagem facial que permite tonificar e alongar os músculos da face.

Tendo sua eficácia comprovada por estudos, a yoga facial, se praticada de forma adequada e consistente, pode, em termos de aparência, rejuvenescer a pele, deixando o rosto com traços mais delineados, com aspecto mais jovial e músculos mais fortes. Além disso, a prática ajuda a manter a pele mais estruturada, evitando assim o aparecimento de linhas de expressão, como bigode chinês ou rugas causadas pela flacidez.

Assim como as posturas de yoga promovem maior tônus muscular para o corpo, a yoga facial mistura movimentos de alongamento dos músculos que perpassam olhos, cabeça e rosto. Algumas posturas e alongamentos específicos para a face, junto de alguns dos movimentos da massagem facial, tonificam os músculos do rosto e promovem maior saúde para toda a região da face, cabeça e pescoço.

Benefícios da yoga para o rosto

A yoga facial, assim como a corporal, traz inúmeros benefícios para a saúde e para o rosto: pele com maior tônus, menos rugas, redução de marcas de expressão da testa e bigode chinês. Promove, também, uma aparência mais jovem para a pele e deixa os contornos bem mais acentuados.

A yoga facial ainda atua de maneira interna melhorando a qualidade dos músculos da face, ajudando na circulação do rosto, promovendo com isso aumento da oxigenação da pele e entrega de nutrientes para essa região. Além disso, ainda auxilia na melhora do sistema linfático, promovendo diminuição da retenção de líquidos pela face e facilitando a expulsão de toxinas.

Mulher branca de cabelo liso castanho, se olhando no espelho e fazendo exercícios de yoga facial

7 exercícios para rejuvenescer o rosto

Os movimentos e posturas da yoga facial trazem ótimos resultados e são super simples de serem feitos. Eles podem ser facilmente inseridos na rotina diária, na parte da manhã – logo após o despertar – ou à noite – antes de ir deitar.

Veja a seguir alguns exercícios para incluir em sua rotina de cuidados com a pele.

1. Para a testa:

  1. Posicione o dedo indicador na região entre as duas sobrancelhas e aplique uma leve pressão;
  2. Após aplicar a pressão, inicie pequenos movimentos circulares no sentido horário por aproximadamente 30 segundos;
  3. Amplie esse movimento para o resto da testa posicionando os 4 dedos de cada mão (indicador, médio, anelar, mínimo) em cima de cada uma das sobrancelhas;
  4. Aplique pressão e faça movimentos circulares com os dedos por aproximadamente 30 segundos. Esses movimentos irão relaxar a musculatura da região e trazer uma sensação de bem-estar.

2. Um outro exercício para região da testa pode ser feito da seguinte maneira:

  1. Posicione a região abaixo da palma das mãos na parte inicial da testa (próximo ao cabelo) e puxe gentilmente a pele da testa para cima;
  2. Ao mesmo tempo, apoie as pontas dos dedos no topo da cabeça;
  3. Em seguida, com os dedos no topo da cabeça e a pele da testa sendo puxada pelas mãos, feche os olhos e faça pequenos movimentos circulares com os dedos;
  4. Faça mais ou menos 10 movimentos circulares.

3. Para a região dos olhos:

  1. Posicione de um a dois dedos ao lado do nariz, logo acima das narinas.
  2. Deslize levemente os dedos em direção da testa;
  3. Quando eles estiverem deslizando acima das sobrancelhas, mude a direção dos dedos seguindo agora em direção das têmporas;
  4. Inspire profundamente enquanto desliza os dedos e expire ao final do movimento;
  5. Faça esse exercício 5 vezes.

4. Outra opção para região dos olhos:

  1. Posicione os dedos indicadores próximo aos cantos internos dos olhos, na região próxima a lateral do nariz;
  2. Aplique um pouco de pressão nos dedos por aproximadamente 6 segundos;
  3. Repita o processo mais 2 vezes.

5. Também para a região dos olhos:

  1. Posicione a cabeça de maneira a olhar para frente e deixar o queixo paralelo ao chão;
  2. Movimente os olhos lentamente para olhar para cima sem mover a cabeça ou forçar a região;
  3. Agora, mova o olhar lentamente para baixo;
  4. Faça 10 repetições deste exercício;
  5. Em seguida, movimente os olhos lentamente para um lado e para o outro, ainda sem franzir ou mover a testa ou a cabeça, mova apenas os olhos;
  6. Faça 10 repetições.

6. Para as bochechas e boca:

  1. Com auxílio das mãos na região dos lábios para que não dobrem ou enruguem, encha uma das bochechas de ar;
  2. Feito isso, expanda o máximo possível sua bochecha, deixando a pele bem esticada, mas sem rugas na região da boca;
  3. Desloque o ar dessa bochecha para a outra, expandindo bastante essa outra bochecha;
  4. Continue efetuando as transferências de ar de uma bochecha para outra por aproximadamente 30 segundos.

7. Um outro movimento para fortalecimento dos lábios, pescoço e região da papada pode ser feito da seguinte maneira:

  1. Com o queixo alinhado ao chão e o olhar voltado para frente, deite a cabeça para trás de modo a esticar a região frontal do pescoço;
  2. Enquanto faz isso, coloque as mãos sobrepostas no pescoço e, ao mesmo tempo em que inclina a cabeça, deslize as mãos em direção ao colo puxando a pele do pescoço suavemente para baixo;
  3. Após a extensão completa da cabeça para trás e as mãos posicionadas próximo a base do pescoço, estique os lábios em direção ao teto como se quisesse mandar um beijo ou assoprar uma vela;
  4. Após alguns segundos retorne à posição inicial;
  5. Faça 10 repetições.
Mulher branca de cabelo ondulado castanho claro, fazendo exercícios no pescoço para evitar a flacidez da pele

Atenção: Não se esqueça do pescoço!

Por vezes negligenciado nas rotinas de skincare, muitas pessoas se esquecem dos cuidados com o pescoço. A yoga facial pode fazer verdadeiras maravilhas para a região, diminuindo e prevenindo rugas, reduzindo a flacidez e auxiliando na redução e diminuição da papada, veja um ótimo exercício:

  1. Mantenha a cabeça olhando para frente de modo a manter o queixo alinhado ao chão;
  2. Após isso, gire o pescoço em direção ao seu ombro direito ainda mantendo o alinhamento do queixo;
  3. Após aproximadamente 5 segundos, faça uma leve rotação da cabeça para trás, até sentir a lateral esquerda do pescoço sendo alongada;
  4. Mantenha essa posição por aproximadamente 8 segundos e retorne à posição inicial;
  5. Repita os mesmos movimentos, dessa vez girando o pescoço para o lado esquerdo e sentindo alongar a lateral direita do pescoço quando fizer o movimento de rotação da cabeça para trás;
  6. Aguarde mais ou menos 8 segundos e retorne à posição inicial.
  7. Repita os passos de 1 a 6 mais uma vez.

Quais produtos utilizar na yoga facial?

Por ser uma atividade que, além de alongamentos e movimentos dos músculos faciais, envolve o contato direto entre as mãos e a pele do rosto, a prática de yoga facial deve ser feita sob alguns cuidados para que o atrito gerado durante a prática não seja nocivo à pele. Para isso, você pode utilizar um pouco de creme hidratante facial na região do rosto antes de iniciar a prática.

Um outro grande aliado, mas dessa vez para potencializar os efeitos das posturas e exercícios da yoga facial, é utilizar um gha-sha, já que ele também promove estímulos no sistema linfático e reduzir marcas de expressão, além ainda de prevenir o aparecimento de rugas. Uma vez por semana, na sua rotina de yoga facial, faça uma sessão de massagem com o gua-sha se quiser turbinar os efeitos da prática e melhorar ainda mais a qualidade de sua pele.

Qual a frequência ideal para fazer os exercícios faciais?

Os exercícios faciais podem ser ótimos para sua rotina de cuidados com a pele – eles podem ser feitos diariamente e os resultados se intensificam e se mantém com a constância da prática.

Mas nada de passar o dia todo fazendo os exercícios, ok? Isso pode sobrecarregar os músculos da face e prejudicar a sua saúde cutânea. O ideal mesmo é dedicar aproximadamente 10 minutos para a prática de yoga facial todos os dias. Você pode ainda alinhá-la junto a seu cronograma facial, inserindo a prática como mais um elemento de sua rotina semanal de skincare.

Agora que você já conhece os benefícios da yoga facial, alguns exercícios e como inserir tudo isso em sua rotina de cuidados com a pele, é só colocar em prática e melhorar o tônus e a saúde do seu rosto!



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